André Luis Bitencourt Fernandes

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  • Última atualização do currículo em 10/11/2018


Graduando no curso de Engenharia de Computação oferecido pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Neste curso é aplicada a metodologia de aprendizagem PBL (Problem Based Learning), este método estimula a autonomia e o trabalho em grupo para a resolução de problemas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
André Luis Bitencourt Fernandes
Nome em citações bibliográficas
FERNANDES, A. L. B.;FERNANDES, ANDRÉ


Formação acadêmica/titulação


2013
Graduação em andamento em Engenharia de Computação.
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2005 - 2012
Ensino Médio (2º grau).
Colegio Santo Antonio, CSA, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientando, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientando, Carga horária: 20

Atividades

2/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , DEXA, GICE(Grupo de Informática, Conhecimento e Educação).

01/2016 - 07/2016
Pesquisa e desenvolvimento , DEXA, GICE(Grupo de Informática, Conhecimento e Educação).



Linhas de pesquisa


1.
Desenvolvimento de um objeto de aprendizagem para crianças com deficiência visual
2.
Mudança de plataforma de um objeto de aprendizagem para deficientes visuais


Projetos de pesquisa


2017 - 2018
Criação de uma plataforma Web para a divulgação dos trabalhos do GETI (Grupo de Estudos em Tecnologias Inclusivas).

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Claudia Pinto Pereira em 07/02/2018.
Descrição: Construir um site para disponibilizar informações, recursos, materiais e softwares produzidos pelo grupo GETI (Grupo de Estudos em Tecnologias Inclusivas) tornando seu trabalho mais visível e acessível à comunidade.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2017 - 2017
Ampliação de acesso ao jogo BEM, a partir da mudança de plataforma de uso

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Claudia Pinto Pereira em 07/02/2018.
Descrição: Ampliar o desenvolvimento do software denominado BEM (Blinds, Education and Mathematics), mais especificamente um OA, com características próximas de um jogo educativo, voltado para o ensino-aprendizagem de matemática para crianças com deficiência visual, a partir da modificação para a plataforma Web e da inserção de elementos de Gamification..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2016
Ampliando as possibilidades do jogo BEM, com a inserção de expressões aritméticas.
Descrição: Ampliar o desenvolvimento do software denominado BEM (Blinds, Education and Mathematics), mais especificamente um OA, com características próximas de um jogo educativo, voltado para o ensino-aprendizagem de matemática para crianças com deficiência visual, a partir da inserção de expressões aritméticas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de Computação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
FERNANDES, ANDRÉ; SENA, C. P. P. ; SANTANA, K. C. ; SANTOS, A. J. O. S. ; VOGEL, B. G. M. . Eixo 2: Jogos digitais e gamificação. In: Everson Mario Novak. (Org.). BEM Expressões: Jogo digital voltado para o ensino inclusivo da matemática. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2018, v. , p. 78-93.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTANA, KAYO ; PEREIRA, CLAUDIA PINTO ; FERNANDES, ANDRÉ ; SANTOS, ANA JAIZE DE OLIVEIRA SILVA ; MACEDO, RAFAEL . Blinds, Basic Education: jogo digital inclusivo para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem das pessoas com deficiência visual. In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2017, Recife. org.crossref.xschema._1.Title@755c8f35, 2017. p. 877.

2.
MACEDO, RAFAEL ; PEREIRA, CLAUDIA PINTO ; FERNANDES, ANDRÉ ; SANTANA, KAYO ; SANTOS, ANA JAIZE DE OLIVEIRA SILVA . Blinds, Education And Mathematics: Objeto De Aprendizagem Sobre As Operações Básicas Da Matemática Com O Uso Dos Recursos De Síntese E Reconhecimento De Voz. In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2017, Recife. org.crossref.xschema._1.Title@5ecf8b55, 2017. p. 445.

3.
SANTANA, K. C. ; FERNANDES, A. L. B. ; SANTOS, A. J. O. S. ; MACEDO, R. S. ; SENA, C. P. P. . Blinds, Basic Education: um jogo multidisciplinar para a educação básica de crianças com deficiência visual e videntes. In: ERBASE, 2016, Maceió. WInDBASE, 2016.

4.
SANTOS, A. J. O. S. ; FERNANDES, A. L. B. ; SENA, C. P. P. ; SANTANA, K. C. ; MACEDO, R. S. . Análise do uso do Objeto de Aprendizagem BEM no processo educacional de pessoas com deficiência visual e videntes. In: ERBASE, 2016, Maceió. WTICGBASE, 2016.

5.
MACEDO, R. S. ; FERNANDES, A. L. B. ; SENA, C. P. P. ; SANTANA, K. C. ; SANTOS, A. J. O. S. . Blinds, Education and Mathematics: jogo eletrônico de tabuleiro como estratégia educativa para o ensino aprendizagem das quatro operações básicas da matemática. In: ERBASE, 2016, Maceió. WEIBASE, 2016.

6.
MACEDO, R. S. ; SENA, C. P. P. ; SANTOS, A. J. O. S. ; PINTO, G. R. P. R. ; FERNANDES, A. L. B. . A utilização de jogos na educação matemática para crianças com deficiência visual e videntes. In: ERBASE, 2015, Salvador. WTICGBASE, 2015.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FERNANDES, A. L. B.; SENA, C. P. P. . Criação de um website para a divulgação de trabalhos relacionados a tecnologias inclusivas. In: XXII Seminário de Iniciação Cientifica, 2018, Feira de Santana. XXII Seminário de Iniciação Cientifica, 2018.

2.
FERNANDES, A. L. B.; SENA, C. P. P. . Ampliando o acesso ao jogo BEM a partir da mudança de plataforma de uso. In: XXI Seminário de Iniciação Cientifica, 2017, Feira de Santana. XXI Seminário de Iniciação Cientifica, 2017.

3.
FERNANDES, A. L. B.; SENA, C. P. P. . Ampliando as possibilidades do jogo BEM, a partir da inserção de expressões aritmeticas. In: XX Seminário de Iniciação Científica, 2016, Feira de santana. XX Seminário de Iniciação Científica, 2016.

Artigos aceitos para publicação
1.
MACEDO, R. S. ; FERNANDES, A. L. B. ; SENA, C. P. P. ; SANTOS, A. J. O. S. ; SANTANA, K. C. . Blinds, Education and Mathematics: jogo eletrônico de tabuleiro como estratégia educativa para o ensino aprendizagem das quatro operações básicas da matemática. ERBASE 2011, 2016.

2.
SANTOS, A. J. O. S. ; FERNANDES, A. L. B. ; SENA, C. P. P. ; SANTANA, K. C. ; MACEDO, R. S. . Análise do uso do Objeto de Aprendizagem BEM no processo educacional de pessoas com deficiência visual e videntes. ERBASE 2011, 2016.

3.
SANTANA, K. C. ; SENA, C. P. P. ; SANTOS, A. J. O. S. ; FERNANDES, A. L. B. ; MACEDO, R. S. . Blinds, Basic Education: um jogo multidisciplinar para a educação básica de crianças com deficiência visual e videntes. ERBASE 2011, 2016.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXI Seminário de Iniciação Científica.Ampliando as possibilidades do jogo BEM a partir da mudança de plataforma. 2017. (Simpósio).

2.
JSDay Brazil Conference. 2016. (Outra).

3.
SIECOMP.Oficina sobre computação desplugada. 2016. (Oficina).

4.
XX Seminário de Iniciação Científica.Ampliando as possibilidades do jogo BEM, a partir da inserção de expressões aritmeticas. 2016. (Simpósio).

5.
SIECOMP.Oficina de jogos para a educação inclusiva. 2015. (Oficina).




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