Tatiane Peratz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3810085573774459
  • Última atualização do currículo em 01/11/2018


Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus Francisco Beltrão. Especialista em Gestão Estratégica de Custos, e, em Docência do Ensino Superior. Bacharel em Administração - Habilitação em Comércio Internacional pela Fundação Educacional Machado de Assis (2007). Experiência de 15 anos na área administrativa. Docente com dedicação exclusiva no Instituto Federal do Paraná - Campus Avançado de Barracão - PR. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tatiane Peratz
Nome em citações bibliográficas
PERATZ, T.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Paraná, Campus Avançado Barracão.
Rodovia BR 163, Km 01, s/n
Industrial
85700000 - Barracão, PR - Brasil
Telefone: (49) 36441684
URL da Homepage: http://www.ifpr.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em EDUCAÇÃO.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil. Orientador: Angela Portelinha.
2013 - 2015
Especialização em Docência do Ensino Superior. (Carga Horária: 400h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
Título: Andragogia: aprendizagem e construção de saberes na fase adula.
2010 - 2011
Especialização em Gestão Estratégica de Custos. (Carga Horária: 468h).
Fundação Educacional Machado de Assis, FEMA, Brasil.
Título: Gestao de uma distribuidora de alimentos sob a otica da Teoria Contingente e do Balanced Scorecard.
Orientador: Jair Antonio Fagundes.
2002 - 2006
Graduação em Administração.
Fundação Educacional Machado de Assis, FEMA, Brasil.
Título: Aperfeiçoamento do Processo de Recrutamento e Seleção em uma Distribuidora de Alimentos.
Orientador: Andrea Maria Cacenote.




Atuação Profissional



Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Fundação Educacional Machado de Assis, FEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor


Cooperativa de Trabalho Educacional Cooperconcórdia Ltda, CONCÓRDIA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Professor


Cereais De Conti Ltda, DE CONTI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Vendas


DEISICON DISTRIBUIDORA DE CHOCOLATES LTDA, DEISICON, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Faturamento


Eidt e Cia Ltda, EIDT, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Secretária



Projetos de pesquisa


2015 - 2017
Perfil de gestão das empresas importadoras e exportadoras dos municípios do Consórcio Intermunicipal da Fronteira
Descrição: O projeto pretende pesquisar, analisar e descrever o perfil das empresas importadoras e exportadoras dos municípios pertencentes ao consórcio Intermunicipal da Fronteira - CIF. A coleta de dados no CIF será para relacionar as empresas deste ramo e posterior construção dos formulários de entrevista. Os discentes visitarão as empresas com durante o período pré-determinado, com o intuito de interagir com o gestor da organização e entender as características das empresas do ramo através do questionário elaborado. As perguntas formuladas para as entrevistas tratarão de temas como: negócio e público alvo, aspectos tributários, indicadores de desempenho, estruturação da empresa e estratégias. Há um grande número de empresas importadoras, exportadoras e de despachos aduaneiros na região, e acredita-se que isso se deve ao fato destes municípios estarem localizados na fronteira com a Argentina, país marcante no comércio do Mercosul. O presente trabalho contribuirá para o enriquecimento dos conhecimentos dos discentes, pois se trata de um tema pouco trabalhado no curso Técnico em Administração e poderá motivá-los ao aprofundamento dos estudos acerca do empreendedorismo além do próprio tema do trabalho. Ao término das visitas e entrevistas haverá uma fase onde os dados serão compilados, analisados e descritos, o que resultará no relatório final da pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2015
A Paradiplomacia dos Municípios Transfronteiriços: Diálogos e Perspectivas
Descrição: O projeto de pesquisa objetivou analisar as políticas externas federativas realizadas pelos municípios transfronteriços dos estados do Paraná e de Santa Catarina, bem como suas relações internacionais com os demais países do Mercosul. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizada a revisão bibliográfica, a pesquisa documental a fontes primárias e o diálogo com gestores. Como recorte temporal foram analisados os últimos três governos municipais para os municípios de Barracão (PR) e Dionísio Cerqueira (SC). Após essa análise se buscou identificar a relevância dos municípios transfronteiriços, no campo da política externa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2017
Logística Reversa: recolhimento, depósito e destinação adequada para pilhas e baterias.
Descrição: O trabalho visa contribuir com a comunidade de forma geral e principalmente fomentar o interesse dos estudantes quanto ao conhecimento na área, colaborando com sua formação, tem por objetivos pesquisar Logística Reversa, especificamente no que tange o recolhimento e destino corretos de pilhas e baterias, conscientizar em relação ao descarte correto destes materiais e destiná-los para armazenamento ou descarte adequado.Sabe-se que o ciclo dos produtos não acaba após sua utilização e seu descarte. Ecologicamente se ressalta a preocupação com a reciclagem, reaproveitamento dos materiais e descarte que geralmente é feito em local inadequado, e, a diminuição do impacto sobre a natureza. Estrategicamente, as empresas podem se utilizar de sua preocupação com o meio ambiente e ações nesse sentido, para atrair, conquistar e fidelizar os clientes através das políticas de logística reversa.A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi instituída pela Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010regulamentada pelo Decreto Nº 7.404 de 23 de dezembro de 2010, entre os conceitos introduzidos na legislação ambiental pela PNRS estão a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, a logística reversa e o acordo setorial.Assim, percebe-se a importância e justifica-se a escolha do tema. Inicialmente foi realizado um levantamento para identificar as escolas nas quais seriam feitas as palestras e quais as empresas e instituições poderiam ser consideradas pontos estratégicos para a distribuição de panfletos informativos e colocação dos coletores confeccionados pelos colaboradores discentes, os quais serão trocados uma vez ao mês ou conforme a necessidade. Os materiais coletados serão depositados no Campus até somar a quantidade ou peso necessário para que uma empresa especializada faça o recolhimento.Paralelo ao desenvolvimento de todo o projeto será desenvolvido o estudo sobre Logística - Logística Reversa, com o intuito produzir artigos científicos. Além do conhecimento científico que será desenvolvido através das pesquisas para realização deste trabalho, o estudo e aprendizado referente ao impacto causado pelo descarte incorreto desses materiais no meio ambiente refletirão principalmente nas ações dos envolvidos, tornando-os conscientes e facilitando o processo de transmissão de informação e orientação deste para outras pessoas, família, grupo social, instituição de ensino e comunidade em geral..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2016
Gestão dos resíduos gerados pelo IFPR - Campus Avançado Barracão
Descrição: Gerenciamento dos resíduos gerados pela comunidade interna do Campus, separando materiais recicláveis, resíduos orgânicos e rejeitos. Realização de compostagem a partir dos resíduos orgânicos coletados. Doação dos materiais recicláveis e assistência administrativa para a Associação de Recicladores local. Palestras de conscientização e divulgação do projeto para a comunidade externa, com foco na educação ambiental para alunos de ensino fundamental da rede pública...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.


Idiomas


Espanhol
Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PERATZ, T.; PORTELINHA, Â. M. S . Docentes não licenciados e a formação continuada no Instituto Federal do Paraná: realidades e possibilidades. In: X SINCOL ? X SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, IV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES E II ENCONTRO DE REDES DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 2018, Frederico Westphalen. X SINCOL ? X SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, IV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES E II ENCONTRO DE REDES DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 2018. p. 618-632.

2.
PERATZ, T.. Apropriação de conhecimento teórico na atividade de estudo a partir da realização de um trabalho interdisciplinar. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE MEMÓRIA & FORMAÇÃO DOCENTE - CIMFor, 2017, Realeza - PR. FORMAÇÃO DOCENTE NO SUDOESTE DO PARANÁ: PRESENTE, PASSADO E FUTURO, 2017. v. 2.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PERATZ, T.; LORENÇATTO, C.Z. . Os processos logísticos de uma Distribuidora de Alimentos: um estudo de caso. In: II JORNADA INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA FEMA, 2010, SANTA ROSA. ANAIS DA II JORNADA INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA FEMA 2010 ISSN 2177-1103, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
PERATZ, T.; PORTELINHA, Â. M. S . DOCENTES NÃO LICENCIADOS E A FORMAÇÃO CONTINUADA NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ: REALIDADES E POSSIBILIDADES. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PERATZ, T.. APROPRIAÇÃO DE CONHECIMENTO TEÓRICO NA ATIVIDADE DE ESTUDO A PARTIR DA REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PERATZ, T.; LORENÇATTO, C.Z. . Os processos logísticos de uma Distribuidora de Alimentos: um estudo de caso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Reunião Científica da Regional Sul - XII ANPEd Sul.?FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO IFPR: DOCENTES BACHARÉIS E A COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA. 2018. (Outra).

2.
X SINCOL ? X Simpósio Nacional de Educação, IV Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores e II Encontro de Redes de Pesquisa em Educação.DOCENTES NÃO LICENCIADOS E A FORMAÇÃO CONTINUADA NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ: REALIDADES E POSSIBILIDADES. 2018. (Simpósio).

3.
II Congresso Internacional de Memória e Formação Docente - CIMFOR. APROPRIAÇÃO DE CONHECIMENTO TEÓRICO NA ATIVIDADE DE ESTUDO A PARTIR DA REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR. 2017. (Congresso).

4.
Oficina Institucional sobre Lousa Digital. 2015. (Outra).

5.
Educação Cooperativista. 2013. (Outra).

6.
II Jornada Interdisciplinar de Pesquisa.Os processos logísticos de uma distribuidora de alimentos: um estudo de caso. 2010. (Outra).

7.
Ciclo de Debates de Administração do RS. 2005. (Simpósio).

8.
III Fórum Criatividade e Inovação. 2004. (Seminário).

9.
IV Seminário Internacional de Administração e Contabilidade. 2004. (Seminário).

10.
V Seminário Internacional de Arte - Educação. 2004. (Seminário).

11.
1 Jornada Integracion de Comércio Exterior. 2002. (Outra).

12.
I Fórum do Empreendedorismo. 2002. (Outra).

13.
II Fórum de Criatividade e Inovação. 2002. (Outra).

14.
III Seminário Internacional de Administração e Contabilidade. 2002. (Seminário).

15.
IV Seminário Internacional de Arte - Educação. 2002. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
SCHMIDT, K. T.; VEIT, Y. M. D.. A atuação da gestão na qualidade de vida dos colaboradores. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Instituto Federal do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
SCHMIDT, K. T.; STURM, E. L.; VEIT, Y. M. D.. Logística Reversa: recolhimento, depósito e destinação adequada para pilhas e baterias. 2017. Iniciação Científica - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Tatiane Peratz.

2.
BRIZOLLA, P. C. de O.. Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF) e as Relações Territoriais. 2015. Iniciação Científica - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Tatiane Peratz.

Orientações de outra natureza
1.
WERLE, Graciele; ZORZI, Taise. Criação e Desenvolvimento de Logotipo e Slogan de uma Empresa Artesanal. 2014. Orientação de outra natureza - Fundação Educacional Machado de Assis. Orientador: Tatiane Peratz.

2.
TUMELINI, Gislaine de Oliveira; LIMBERGER, Paula.. Análise de Satisfação do Cliente em Relação ao Atendimento e Entrega de uma Empresa de Bebidas. 2014. Orientação de outra natureza - Fundação Educacional Machado de Assis. Orientador: Tatiane Peratz.

3.
RATHKE, Dienifer; BAUKEN, Bianca.. Estratégias de Marketing de uma Empresa de Calçados para a Divulgação de seus Produtos nos Meios de Comunicação e Míedia. 2014. Orientação de outra natureza - Fundação Educacional Machado de Assis. Orientador: Tatiane Peratz.

4.
GELESKI, Veridiane. Segurança do trabalho em empresa prestadora de serviços na área de segurança do trabalho. 2014. Orientação de outra natureza - Fundação Educacional Machado de Assis. Orientador: Tatiane Peratz.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 2:25:26