Gilnadson da Silva Bertuleza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0250851236154646
  • Última atualização do currículo em 26/09/2017


Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (UFRN), vinculado à linha de pesquisa Configurações contemporâneas no território metropolitano da RMNatal e pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa Estudos Contemporâneos do Habitat -ECOHabitat/DARQ/UFRN. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gilnadson da Silva Bertuleza
Nome em citações bibliográficas
BERTULEZA, Gilnadson S.


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: "Aqui não é mais como era antes": as transformações no espaço urbano da área do antigo Centro Social Urbano no bairro da Cidade da Esperança, Natal/RN.,Orientador: Angela Lucia Araujo Ferreira.
Palavras-chave: Centro Social Urbano; Cidade da Esperança; Espaço Urbano; Vida cotidiana.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia.
2010 - 2014
Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: O Espaço da Conversa: anteprojeto de reestruturação de um espaço público de esporte, cultura e lazer no bairro da Cidade da Esperança, Natal/RN..
Orientador: Hélio Takashi Maciel de Farias.




Atuação Profissional



Ricardo Dantas Arquitetos Associados, RD, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou no escritório contribuindo com o levantamento arquitetônico de edifícios e elaborando maquetes eletrônicas dos projetos desenvolvidos. Além disso, teve participação no desenvolvimento dos projetos arquitetônicos da fase inicial de concepção, com os estudos de referência, até o detalhamento final.


Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiário na Superintendência de Infraestrutura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Responsável pelo acompanhamento e desenvolvimento dos projetos instituicionais.


Cunha Lanfermann Engenharia e Urbanismo, CL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Participação na realização do Projeto de Reabilitação do Centro Histórico de Natal. Com o treinamento de manuseio de trena à laser. Desenho de plantas dos edifícios, bem como das fachadas. Além de levantamento arquitetônico de edifícios monumentais do Centro Historico, e confecção de Mapa de Danos para a etapa de Diagnose do Projeto.


Ecocil Empresa de Construcões Civis, ECOCIL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Responsável pelo acompanhamento de contratação e elaboração de projetos, relatórios e demais atividades relacionadas ao licenciamento e projetos executivos de empreendimentos; elaboração e organização de documentação, protocolo e acompanhamento dos processos de licenciamento de empreendimentos nos órgãos licenciadores, concessionárias e agentes financiadores. Incluindo acompanhamento e monitoramento dos processos nas unidades físicas das entidades supracitadas; elaboração e controle de atas, diários de projetos, controle de custos de projetos e relatórios; atividades relacionadas ao dia-a-dia do setor de projetos e licenciamento; arquivamento e organização de documentos dos empreendimentos referente às etapas de licenciamento, projeto e execução da obra; participação em medições de obras dos estandes de vendas e atividades relacionadas aos estandes; elaboração e organização de documentação, protocolo e acompanhamento dos processos de incorporação de empreendimentos nos cartórios e demais entidades relacionadas.


Rita Macêdo Escritório de Arquitetura, RM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Arquiteto Colaborador, Enquadramento Funcional: Arquiteto Colaborador, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como arquiteto colaborador no escritório, contribuindo com a realização dos projetos desde a fase de concepção (com levantamentos arquitetônicos e estudos de referência) até a fase do projeto executivo.



Projetos de extensão


2015 - 2015
Cidades Invisíveis: para compreender a paisagem urbana
Descrição: O curso se inspirou no livro Cidades Invisíveis (1972), do escritor cubano ítalo Calvino, uma referência na literatura arquitetônica, e teve o objetivo de provocar a reflexão nos participantes sobre a vida na cidade, explorando as dificuldades que os moradores desses centros urbanos enfrentam na realidade cotidiana. O curso utilizou fundamentos e princípios da educação ambiental e técnicas como poesia, desenho, fotografia e pintura..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
Ideias e Croquis: propostas e alternativas em função do projeto de reestruturação da Av. Moema Tinoco (PRÓ-TRANSPORTE)
Descrição: Este documento refere-se à contribuição dos alunos e professores da disciplina de Atelier Integrado de Arquitetura e Urbanismo do Curso de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para a 45ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente(MP/RN), à luz da reestruturação da Avenida Moema Tinoco..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (28) .
Integrantes: Gilnadson da Silva Bertuleza - Integrante / Miss Lene Pereira da Silva - Coordenador.
2013 - 2013
Campus Virtual: Ferramentas de interação com patrimônio edificado da UFRN
Descrição: Este projeto visa contribuir com a preservação da memória da UFRN e criar ferramentas interativas de orientação no Campus Central, a partir da construção de modelos tridimensionais das edificações existentes, de registros fotográficos e de levantamento de dados sobre as construções, informações que serão disponibilizadas para consulta pública em meio digital. As principais ferramentas que serão utilizadas são softwares e serviços gratuitos on-line disponibilizados pela Google, Inc.: Sketchup, Google Earth e Panoramio, que possibilitam a localização e identificação de edifícios em qualquer parte do mundo. O Sketchup é um programa utilizado para criação virtual de modelos tridimensionais muito utilizado para representação de projetos de arquitetura. O Google Earth é um software capaz de apresentar um modelo tridimensional e interativo do Planeta Terra. Através de um reticulado de imagens de satélite e aéreas, associadas a informações de georreferenciamento, é possível identificar e localizar edificações, ruas, praças, sítios históricos e outros elementos urbanos, periurbanos e rurais. O Panoramio, outro serviço do Google, permite fazer o armazenamento e compartilhamento de fotos de locais diversos e associá-las a pontos georreferenciados no Google Earth, possibilitando a visualização em detalhes das paisagens no entorno destes pontos. Os três serviços podem ser utilizados de forma integrada como instrumentos de orientação espacial. Após modelagem com o uso do Sketchup e registro fotográfico de edificações no Panoramio, tais informações podem ser carregadas na plataforma do Google Earth, tornando-se disponível para qualquer pessoa que deseje realizar a consulta. O Campus Central da UFRN, com área de 1.221.516,00 m² e cerca de 529 construções, pode ser integrado a esse sistema de localização virtual, através da modelagem tridimensional de seus edifícios e estruturas diversas, a partir da aplicação destas ferramentas associadas. Esta virtualização do Campus Central da UFRN possibilitará à comunidade uma melhor visualização e auto-orientação de forma interativa de toda a área da Universidade, melhorando a integração e o conhecimento dos diversos espaços acadêmicos existentes. Além de facilitar a orientação dos usuários da UFRN, a ação representa uma iniciativa de preservação da memória e valorização do patrimônio edificado da universidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) .
Integrantes: Gilnadson da Silva Bertuleza - Integrante / Petterson Michel Dantas - Coordenador.
2013 - 2013
Interface entre Google Sketchup x Google Earth
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Promoção de Ambiência Saudável em 44 unidades básicas de saúde do município de Natal
Descrição: Participação na realização do Projeto de Recuperação da Unidades Básicas de Saúde de Natal. Com a realização do levantamento arquitetônico das unidades básicas de saúde de todo o município, e posterior digitalização das plantas de situação, plantas baixas, cortes, fachadas, para posterior elaboração de orçamentos estimativos pelos técnicos responsáveis, e também para realização dos projetos finais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Arquitetura Contemporânea Sustentável: a obra do Fontana Atelier (Itália).
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Revolução da Energia Solar
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
SEMANAU 2011 - Patrimônio Histórico e Arquitetônico da Cidade Alta: discutindo uma ação articulada com vistas à sua proteção
Descrição: De acordo com o Projeto Político Pedagógico, a SEMANAU - Semana Acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo ocorre para reunir professores e alunos, refletir e avaliar o curso e compartilhar as produções dos alunos matriculados nos diversos períodos letivos do curso. A versão 2011, contou com a participação dos professores do Curso, que selecionaram uma amostra dos melhores trabalhos desenvolvidos em suas disciplinas. O objetivo principal foi dar conhecimento interno dessa produção e discutir temas específicos que tratam do curso, seu Projeto Pedagógico, assim como temas específicos que serão abordados em disciplinas específicas, mas que são de interesse de todos os alunos do CAU. Como inovação, esta SEMANAU 2011 foi compartimentada em duas etapas, uma acadêmica interna, organizada pela Coordenação do Curso (a qual será registrada no sistema da UFRN) e outra, denominada como O GOIABEIRA, organizada pela Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo, que contou com uma programação específica, com palestras, mesas redondas e oficinas, que teve como objetivo ampliar com os outros cursos da UFRN e com o Curso de Arquitetura e Urbanismo da UnP. Esclarecemos que a programação d´O GOIABEIRA foi acompanhada pela Coordenação do Curso e contou também com o apoio do Departamento de Arquitetura e Centro de Tecnologia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
SEMANAU 2011 - O curso de Arquitetura e Urbanismo no contexto da expansão e reestruturação da UFRN;
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2010
Primeiro Curso de Acessibilidade ambiental da UFRN
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2010 - 2011
Bolsista de Apoio Técnico da SIN / Núcleo de Acessibilidade da UFRN.
Descrição: Responsável da análise técnica tratando da acessibilidade de toda UFRN, bem como da realização do Projeto de Acessibilidade de algumas áreas da Universidade..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2010 - 2011
Monitor da área de Representação Gráfica ? UFRN.
Descrição: Responsável por sanar as dúvidas dos alunos que estão estudando a disciplinas que se enquadrem nessa área..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
BERTULEZA, Gilnadson S.. Insurgências Urbanas: a emergência de novos movimentos sociais no cenário do bairro da Cidade da Esperança, Natal/RN.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
BERTULEZA, Gilnadson S.. Espaço da Conversa: anteprojeto de reestruturação de um espaço público de esporte, cultura e lazer no bairro da Cidade da Esperança, Natal/RN.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
BERTULEZA, Gilnadson S.. Planejamento participativo e o processo de projetação: uma análise do método participativo aplicado com usuários de um espaço público no bairro da Cidade da Esperança, Natal/RN.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
BERTULEZA, Gilnadson S.. Capela do Campus - UFRN. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SOUSA, N. G. ; MELO, F. R. L. V. ; BERTULEZA, Gilnadson S. . Acessibilidade na UFRN: guia de orientações básicas (Ilustrações e Fotos). 2012.

Trabalhos técnicos


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Insurgências Urbanas: Buscando a Efetivação do Direito à Cidade. 2015. (Seminário).

2.
Justiça social e dereito à cidade: uma discussão sobre o planjanejamento urbano em Natal.. 2015. (Seminário).

3.
Minicurso Direito à Cidade. 2015. (Outra).

4.
XXXIV ENSEA - Encontro Nacional sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo e XVIII CONABEA - Congresso Nacional da ABEA. Planejamento participativo e o processo de projetação: uma análise do método participativo aplicado com usuários de um espaço público no bairro da Cidade da Esperança, Natal/RN.. 2015. (Congresso).

5.
Arquiteto Empreendedor. 2014. (Outra).

6.
III Fórum de Arquitetura. 2014. (Outra).

7.
XVI Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo ? O Goiabeira 2013. 2013. (Congresso).

8.
4º Seminário Docomomo Norte/Nordeste. Capela do Campus - UFRN. 2012. (Exposição).

9.
XV Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo ? SEMANAU 2011. 2011. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BERTULEZA, Gilnadson S.. Seminário Internacional Urbicentros V: Centralidades periféricas | Periferias centrais. 2016. (Outro).



Inovação



Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 11:09:34