Gabriela Schander Braga

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0175414732920438
  • Última atualização do currículo em 21/12/2018


Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Integra o Grupo de Pesquisa Transverso - Estudos em Jornalismo, Interesse Público e Crítica. Tem interesse nas áreas de gênero, linguagem e discurso. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gabriela Schander Braga
Nome em citações bibliográficas
SCHANDER, G. B.


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Jornalismo.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. Orientador: Daiane Bertasso Ribeiro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2014 - 2018
Graduação em Jornalismo.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Coimbra (Orientador: Gilmar Hermes).
Título: Análise discursiva da palavra "feminismo" em um veículo de ciberjornalismo em Portugal: o caso do Jornal de Notícias.
Orientador: Marislei da Silveira Ribeiro.
2010 - 2012
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Unificado, U, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Curso de Cobertura com Bases de Informações Eleitorais. (Carga horária: 15h).
Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, ABRAJI, Brasil.
2012 - 2012
Curso Básico de Fotografia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Extensão e Cultura, Carga horária: 20
Outras informações
Exercia atividades de organização de eventos, comunicação midiática/jornalística e editoração/organização de publicações/materiais resultantes da pesquisa.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Exercia atividades de comunicação midiática/jornalística e editoração/organização de publicações/materiais resultantes da pesquisa. Também realizava produção científica.


Em Pauta UFPel, EP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Editora de Economia e Política, Carga horária: 20
Outras informações
Exercia atividades como redatora e editora de textos de Economia e Política do site de notícias Em Pauta UFPel.


Maria Bonita Comunicação, MBC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estagiária Voluntária, Enquadramento Funcional: Estagiária
Outras informações
Exercia a função de produzir reportagens, notícias e fotos acerca de Pelotas e região a serem publicadas no jornal online O Sopapo, projeto da Maria Bonita Comunicação.


Associação Cultural Rádio Comunidade FM, RADIOCOM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Estagiária Voluntária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 4
Outras informações
Atuava como produtora e apresentadora do programa cultural Navegando RádioCom, nas terças e sextas-feiras das 16h às 18h.


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2016 - 2017
Mídia e Representação Feminina: Uma análise na mídia televisiva dos países Brasil e Portugal sob a perspectiva teórico-metodológico dos Estudos Culturais
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2017
Observatório da Educação: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Formação continuada de professores e melhoria dos índices de leitura e escrita no ciclo inicial de alfabetização (1º ao 3º ano do ensino fundamental)
Descrição: A temática deste projeto é o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Formação continuada de professores e melhoria dos índices de leitura e escrita no ciclo inicial de alfabetização (1º ao 3º ano do ensino fundamental). Seu objetivo é de acompanhar o processo de formação continuada dos professores vinculados às ações previstas pelo PACTO, verificando o efeito dessa formação sobre os índices de leitura e escrita das crianças. Para seu desenvolvimento, três são os focos de análise: dados do Inep-Censo Escolar, do Inep-IDEB, da Provinha do Brasil e da Avaliação Universal (3º ano); produções escritas das crianças do ciclo de alfabetização; materiais de sistematização resultantes do processo de formação continuada realizado com os professores alfabetizadores, pela UFPel, de acordo com as ações do PACTO. A metodologia de organização das atividades de formação continuada e a análise do processo seguem os pressupostos da pesquisa-ação. Para a análise da base de dados do INEP (Censo Escolar, Avaliação Anual Universal dos alunos concluintes do 3º ano, Provinha Brasil) os pressupostos da análise qualitativa serão utilizados. Com o projeto, espera-se a qualificação dos professores alfabetizadores, ampliando estratégias de ensino e de intervenção pedagógica voltadas para a garantia dos processos de aprendizagem da escrita no ciclo de alfabetização. Bem como, espera-se a observação de melhorias nos índices relativos ao processo de aquisição da escrita, especialmente nas turmas em que foram coletadas as produções, comparados aos dados anteriores do Censo Escolar/IDEB. O Projeto é financiado pelo programa OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO - CAPES...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Gabriela Schander Braga - Integrante / Igor Daniel Martins Pereira - Integrante / Marta Nörnberg - Coordenador / Luiza Kerstner Souto - Integrante / Josiane Jarline Jäger - Integrante / Edgar Kirchof - Integrante / Patrícia Moura Pinho - Integrante / Gilceane Caetano Porto - Integrante / Ana Ruth Moresco Miranda - Integrante / Ana Paula Nobre da Cunha - Integrante / Gabriele Donicht - Integrante / Roseli PIlonetto - Integrante / Carolina Rocke da Costa - Integrante / Carmen Regina Gonçalves Ferreira - Integrante / Glediane Saldanha Goetzke da Rosa - Integrante / Juliana Mendes Oliveira - Integrante / Letícia Pacheco dos Reis - Integrante / Liliana Fraga dos Santos - Integrante / Patricia Perleberg Gielow - Integrante / Silvia Nilceia Gonçalves - Integrante / Valeria Alessandra Coelho Islabão - Integrante / Aline Teixeira de Oliveira - Integrante / Ellem Rudijane Moraes de Borba - Integrante / Guilherme Guiraldelli - Integrante / Jessica Aline Leal da Rosa - Integrante / Raissa Cardoso Amaral - Integrante / Valeria Bach Pereira - Integrante / Katlen Böhn Grando - Integrante / Lélia Negrini Diniz - Integrante / Natália Devantier de Oliveira - Integrante / Rosiani Teresinha Soares Machado - Integrante / Arita Mendes Duarte - Integrante / Lissa Pachalski - Integrante / Jeruza Rosa da Rocha - Integrante / Daniela de Maman - Integrante / Aline Barbosa Batista - Integrante / Gisele Ramos Lima - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Bolsa Ibero-Americana para mobilidade acadêmica, Santander Universidades.
2015
Destaque na sessão correspondente no XXIV Congresso de Iniciação Científica, Universidade Federal de Pelotas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NÖRNBERG, M.2018NÖRNBERG, M. ; MIRANDA, A. R. M. ; SCHANDER, G. B. . Por uma política republicana de educação, alfabetização e formação de professores: uma entrevista com Artur Gomes de Morais. TEXTURA - ULBRA, v. 20, p. 298-310, 2018.

Capítulos de livros publicados
1.
SCHANDER, G. B.; NÖRNBERG, M. . A utilização de personagens midiáticos na prática de professores da educação básica e caminhos para leitura crítica dos meios. In: Ariane Pereira; Clauciane Pereira. (Org.). Transformações possíveis: comunicação e educação na perspectiva dos pesquisadores em formação. 1ed.São Paulo: Intercom, 2017, v. , p. 153-166.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ZINGLER, C. S. ; LEITE, R. B. ; SCHANDER, G. B. . Assessoria de Imprensa em um empreendimento de economia solidária: o caso da Feira Virtual Bem da Terra - Pelotas/RS. In: XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2016, Curitiba. Anais do XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2016. v. 17.

2.
SCHANDER, G. B.; NÖRNBERG, M. . Análise de personagens midiáticos na prática pedagógica. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016. v. 29.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SCHANDER, G. B.; RIBEIRO, M. S. . Análise Discursiva da palavra 'feminismo' na versão on-line do diário português Jornal de Notícias. In: XXVI Congresso de Iniciação Científica da UFPel, 2017, Pelotas. Anais 2017 - XXVI Congresso de Iniciação Científica da UFPel, 2017.

2.
SCHANDER, G. B.; NÖRNBERG, M. . II Seminário Integrador Obeduc-Pacto: Formação de professores, leitura e escrita no ciclo de alfabetização. In: IV Congresso de Extensão e Cultura da UFPel, 2017, Pelotas. Anais 2017 - IV Congresso de Extensão e Cultura da UFPel, 2017.

3.
SCHANDER, G. B.; NÖRNBERG, M. . A observação de personagens midiáticos na educação: formando cidadãos críticos. In: XXV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas, 2016, Pelotas. Anais do XXV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas, 2016. v. 25.

4.
LEITE, R. B. ; SCHANDER, G. B. ; ZINGLER, C. S. ; HERMES, G. . A sociedade do espetáculo de Debord em um episódio de Black Mirror. In: XXV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas, 2016, Pelotas. Anais do XXV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas, 2016. v. 25.

5.
SOUTO, L. K. ; JÄGER, J. J. ; SCHANDER, G. B. ; NÖRNBERG, M. . Constituição de um banco de dados: a experiência do projeto Obeduc-Pacto. In: XXIV Congresso de Iniciação Científica da UFPel, 2015, Pelotas. Anais 2015 - XXIV Congresso de Congresso de Iniciação Científica da UFPel, 2015.

6.
SCHANDER, G. B.; PEREIRA, I. D. M ; NÖRNBERG, M. . O uso de elementos midiáticos na prática pedagógica: uma análise de vídeos. In: XXIV Congresso de Iniciação Científica da UFPel, 2015, Pelotas. Anais 2015 - XXIV Congresso de Congresso de Iniciação Científica da UFPel, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
SCHANDER, G. B.; NÖRNBERG, M. . II Seminário Integrador Obeduc-Pacto: Formação de professores, leitura e escrita no ciclo de alfabetização. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SCHANDER, G. B.; RIBEIRO, M. S. . Análise Discursiva da palavra 'feminismo' na versão on-line do diário português Jornal de Notícias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ZINGLER, C. S. ; LEITE, R. B. ; SCHANDER, G. B. . Assessoria de Imprensa em um empreendimento de economia solidária: o caso da Feira Virtual Bem da Terra - Pelotas/RS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SCHANDER, G. B.; NÖRNBERG, M. . A observação de personagens midiáticos na educação: formando cidadãos críticos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SCHANDER, G. B.; NÖRNBERG, M. . Análise de personagens midiáticos na prática pedagógica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SCHANDER, G. B.; PEREIRA, I. D. M ; NÖRNBERG, M. . O uso de elementos midiáticos na prática pedagógica: uma análise de vídeos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
NÖRNBERG, M. ; NEVES, M. ; RAMIL, C. A. ; SCHANDER, G. B. . Seminário Integrador dos Observatórios da Educação - Caderno de Resumos. 2014. (Editoração/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
SCHANDER, G. B.; SILVA, R. L. V. . 'Tierra Mamá me enseña': a natureza e o Peru. 2018. Fotografia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Caminhada Cultural Cemitério Santa Casa e São José. 2018. (Outra).

2.
Jornada de Inovação no Jornalismo. 2018. (Outra).

3.
MÍdia e Feminismo: o que os meios de comunicação têm feito do feminismo?. 2018. (Seminário).

4.
Seminário Internacional Mídia, Política e Credibilidade da Informação Jornalística. 2018. (Seminário).

5.
VIII Jornada Discente do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC. 2018. (Outra).

6.
XVII Semana de Jornalismo da UFSC. 2018. (Outra).

7.
100 Anos da Revolução Russa - Reflexões para a atualidade. 2017. (Seminário).

8.
13º Mundos de Mulheres & Fazendo Gênero 11. 2017. (Congresso).

9.
A saúde mental do universitário. 2017. (Outra).

10.
As reformas atuais na economia de Cuba. 2017. (Outra).

11.
Construir Pontes Desconstruir Preconceitos. 2017. (Seminário).

12.
II Seminário Integrador Obeduc-Pacto: Formação de professores, leitura e escrita no ciclo de alfabetização. 2017. (Seminário).

13.
Investigação em Ciências da Comunicação. 2017. (Outra).

14.
Pesquisa e práticas em discussão. 2017. (Seminário).

15.
Desempenho ortográfico e classes fonológicas na escrita infantil. 2016. (Outra).

16.
Gênero e interseccionalidades: sensibilizando jornalistas no trato com a diferença. 2016. (Oficina).

17.
Mídia Alternativa: um outro jornalismo é possível. 2016. (Outra).

18.
XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. Assessoria de Imprensa em um empreendimento de economia solidária: o caso da Feira Virtual Bem da Terra - Pelotas/RS. 2016. (Congresso).

19.
XXV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas. A observação de personagens midiáticos na educação: formando cidadãos críticos. 2016. (Congresso).

20.
XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Análise de personagens midiáticos na prática pedagógica. 2016. (Congresso).

21.
XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Oficina Leitura Crítica da Mídia. 2016. (Oficina).

22.
Atividades de coleta de produções textuais com as crianças das escolas parceiras de Pelotas e de Porto Alegre.Aplicação de oficinas. 2015. (Oficina).

23.
III Semana Acadêmica Jornalismo UFPel - As multifaces do jornalismo. 2015. (Outra).

24.
I Pagu Debate. 2015. (Outra).

25.
XXIV Congresso de Iniciação Científica da UFPel. O uso de elementos midiáticos na prática pedagógica: uma análise de vídeos. 2015. (Congresso).

26.
5º Seminário de Jornalismo da UFPel - Papel do Jornalismo na formação da cidadania.. 2014. (Seminário).

27.
Comunicação e Política: a influência do jornalismo na política brasileira. 2014. (Encontro).

28.
Drogas: a Experiência do Uruguai, um Caminho Fora da Guerra. 2014. (Outra).

29.
I Ciclo de cinema Jornalismo UFPel. 2014. (Encontro).

30.
II Semana Acadêmica Jornalismo UFPel - As Veias Abertas do Jornalismo. 2014. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SCHANDER, G. B.; NÖRNBERG, M. ; SOUTO, L. K. ; JÄGER, J. J. ; PACHALSKI, L. ; MIRANDA, A. R. M. ; PORTO, G. C. ; PONICK, E. ; CAVA, P. P. . II Seminário Integrador Obeduc-Pacto: Formação de professores, leitura e escrita no ciclo de alfabetização. 2017. (Outro).

2.
SCHANDER, G. B.. Comunicação e Política: a influência do jornalismo na política brasileira. 2015. (Outro).

3.
SCHANDER, G. B.. III Semana Acadêmica do Jornalismo UFPel - As multifaces do jornalismo. 2015. (Outro).

4.
SCHANDER, G. B.. I Ciclo de Cinema Jornalismo UFPel. 2014. (Outro).

5.
SCHANDER, G. B.. II Semana Acadêmica Jornalismo UFPel - As Veias Abertas do Jornalismo. 2014. (Outro).



Outras informações relevantes


Até 03/2018 utilizava em suas publicações o nome "Gabriela Schander Braga" (citado como: BRAGA, Gabriela Schander). Após esse período, passou a utilizar o "Gabriela Braga Schander" (citado como: SCHANDER, Gabriela Braga).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 2:38:19