Bruna Iansen Basile

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4527971747169971
  • Última atualização do currículo em 23/07/2018


Possui Licenciatura Plena em Letras (Português/Francês) no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF). É membro da Associação de Professores de Francês do Estado do Rio de Janeiro (APFERJ) e da Associação dos Professores de Português Língua Estrangeira do Estado do Rio de Janeiro (APLE-RJ). Foi estagiária na escola bilíngue francesa - Lycée Molière, desenvolvendo atividades pedagógicas para o Ensino Fundamental I e II, bolsista de iniciação à docência (PIBID) no Instituto Intercultural Brasil-França (Ciep 449 Leonel de Moura Brizola) e instrutora no PULE (Programa de Universalização de Línguas Estrangeiras) na UFF. Tem experiência na elaboração de conteúdos para o ensino a distância na área de Redação e Língua Portuguesa, além de ser monitora das respectivas disciplinas em colégios e cursos particulares do Rio de Janeiro. Atualmente cursa especialização em Língua Portuguesa no Liceu Literário Português. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bruna Iansen Basile
Nome em citações bibliográficas
BASILE, B. I.


Formação acadêmica/titulação


2017
Especialização em andamento em Língua Portuguesa.
Liceu Literário Português, CELLP, Brasil.
2012 - 2018
Graduação em Abi - Letras Francês.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2009 - 2011
Ensino Médio (2º grau).
Sistema Elite de Ensino, ELITE, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
A Língua Portuguesa e o Romantismo Brasileiro. (Carga horária: 8h).
Liceu Literário Português, CELLP, Brasil.
2016 - 2016
Produção Textual em Contexto Escolar. (Carga horária: 8h).
Liceu Literário Português, CELLP, Brasil.
2016 - 2016
Produção e avaliação de textos escritos no ensino de PBE. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2016 - 2016
Tipologia textual e ensino de língua. (Carga horária: 2h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2014 - 2016
Curso Regular. (Carga horária: 60h).
Alianca Francesa - Delegação Geral, AF/RJ, Brasil.
2015 - 2015
A estilística da expressão na MPB. (Carga horária: 8h).
Liceu Literário Português, CELLP, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Formação Contínua. (Carga horária: 45h).
Associação de Professores de Francês do Estado do Rio de Janeiro, APFERJ, Brasil.
2015 - 2015
Oficina de Sintaxe e Estilo. (Carga horária: 8h).
Liceu Literário Português, CELLP, Brasil.
2015 - 2015
Aspectos Históricos da Língua Portuguesa. (Carga horária: 8h).
Liceu Literário Português, CELLP, Brasil.
2015 - 2015
Ressonâncias do Latim na Língua Portuguesa. (Carga horária: 10h).
Liceu Literário Português, CELLP, Brasil.
2015 - 2015
Da competência linguageira ao discurso de persuasão.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2014 - 2014
Revisão II (revisão em arquivo .doc e .pdf ). (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2014 - 2014
Revisão I. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Lycée Molière, LM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 8
Outras informações
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) visa proporcionar aos discentes de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. Bolsista do PIBID-Francês e atuação no Liceu Intercultural Brasil-França, em Niterói.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Instrutora, Carga horária: 4
Outras informações
O Programa de Universalização em Línguas Estrangeiras (PULE) busca promover a igualdade de oportunidades entre os discentes no processo de inserção nos programas de universalização da Universidade Brasileira. O PULE vem oferecer gratuitamente o ensino de cinco línguas estrangeiras, alemão, espanhol, francês, inglês e italiano, para o aluno da UFF. Além disso, espera-se também que esse aluno, ao entrar em contato com outras línguas e culturas, possa agregar valor a sua formação acadêmica e profissional.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
BASILE, B. I.. ATUAÇÃO DO PIBID-FRANCÊS NO LICEU INTERCULTURAL BRASIL-FRANÇA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
BASILE, B. I.. Reforço de Redação. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - EAD - Descomplica).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Oficina "A Redação no Vestibular Unicamp". 2018. (Oficina).

2.
Enseigner le FLE aux enfants de 6 à 10 ans: quelles pratiques de classe pour une pédagogie active?. 2016. (Seminário).

3.
I CONELP - Congresso Internacional de Ensino de Língua Portuguesa. 2016. (Congresso).

4.
XII Encontro de Português Língua Estrangeira e do 3º Congresso de Português Língua Internacional. 2016. (Congresso).

5.
XI Encontro de Português Língua Estrangeira do Rio de Janeiro & II Congresso de Português Língua Internacional. 2015. (Congresso).

6.
Museu da língua portuguesa na Análise do Discurso. 2014. (Seminário).

7.
X Encontro de Português Língua Estrangeira do Rio de Janeiro & I Congresso de Português Língua Internacional. 2014. (Congresso).

8.
XIXº Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. 2013. (Congresso).



Outras informações relevantes


Certificado DELF (Diplôme d'études en langue française), nível B2.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 17:59:35