Lúcia Maria Leopoldino Fernandes Candido

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3853432185502515
  • Última atualização do currículo em 21/01/2018


Mestre em educação pela Unini de Porto Rico, graduada em Letras - Português/Inglês pela Universidade Santa Úrsula (1983) e Pedagogia pela Uninter (2017). Atualmente é coordenadora pedagógica da Sociedade Educacional Grupo Neo Master e professora no IESSA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Análise Linguística e na área de coordenação pedagógica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lúcia Maria Leopoldino Fernandes Candido
Nome em citações bibliográficas
CANDIDO, L. M. L. F.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Mestrado em Mestrado.
Universidad Internacional Iberoamericana, UNINI, México.
Título: A eficácia da utilização das TICs nas escolas de educação básica,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Prof. Dra. Viviane Sartori.
Coorientador: prof. Dra. Viviane Sartori.
2003 - 2004
Especialização em Docência do ensino superior. (Carga Horária: 360h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: Gestão e avaliação: qual é a relação?.
2001 - 2002
Especialização em Reengenharia e gestão de recursos humanos. (Carga Horária: 360h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: Motivação em educação: um desafio para todos.
1998 - 1999
Especialização em Administração Escolar. (Carga Horária: 480h).
Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
Título: Gestão e avaliação - Proposta de modelo para docentes.
2016 - 2017
Graduação em Pedagogia.
Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
Título: A EFICACIA DAS TICS.
Orientador: ANDREA DE BEM MACHADO.
1979 - 1983
Graduação em Letras - Português.
Universidade Santa Úrsula, USU, Brasil.
Orientador: Não Houve.




Formação Complementar


2014
Pacto Nacional para o Fortalecimendo do EM. (Carga horária: 200h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2013 - 2013
Formação das equipes multidisciplinares. (Carga horária: 60h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2013 - 2013
Grupo de trabalho em rede. (Carga horária: 64h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2012 - 2012
Educação, diversidade e inclusão. (Carga horária: 80h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2012 - 2012
Formação das equipes multidisciplinares. (Carga horária: 60h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2011 - 2011
O que um educador precisa saber para ser diretor?. (Carga horária: 70h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2011 - 2011
Grupo de trabalho em rede. (Carga horária: 64h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2010 - 2010
Formação para professores de EM por blocos. (Carga horária: 6h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2010 - 2010
Educação, tecnologia e ensino. (Carga horária: 64h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2010 - 2010
Grupo de estudos aos sábados. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2009 - 2009
Formação de coordenadores e orientadores. (Carga horária: 36h).
Escolas associadas Pueri Domus, PD, Brasil.
1990 - 1990
Construção do livro - Sala de Leitura. (Carga horária: 12h).
Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo, SEE/RJ, Brasil.


Atuação Profissional



Sociedade Educacional Grupo Neo Master, NEO%20MASTER, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 50


Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: QPM, Carga horária: 20
Outras informações
Aposentadoria com 26 anos de serviço público.


Centro experimental e educacional Jean Piaget, CEEJP, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1986
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30


Escola Dínamis, ED, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 48


Instituto Cultural Brasil-Inglaterra, ICBI, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1989
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12


Colégio Metropolitano, CM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 18


Centro de Educação regiliosa israelita colégio Barilan, CERICB, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12


Colégio Marista Pio XII, MARISTA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 18


Sociedade Educativa e Cultural Amélia, SECAL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6


Instituição de Ensino Superior Sant'Ana, IESSA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Análise Linguistica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
CANDIDO, L. M. L. F.. A tecnologia na vida do surdo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
CANDIDO, L. M. L. F.. Aplictivos em Libras 1. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CANDIDO, L. M. L. F.. Aplicativos em Libras 3. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
CANDIDO, L. M. L. F.. Aplicativos em Libras 2. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PEDROSO, S. M. D.; CANDIDO, L. M. L. F.; SOUZA, B.. Participação em banca de Maria Carolina Ciola Dalazoana e Sandra Monique Van Dongen.A contribuição do aprendizado da língua inglesa e da música no desenvolvimento cognitivo da criança. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Instituição de Ensino Superior Sant'Ana.

2.
PACHECO, D. D.; CANDIDO, L. M. L. F.; ROSSI, V.. Participação em banca de Cíntia Machado da Rosa.Influência da atuação do psicólogo na escola para a prevenção e resolução de conflitos morais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Instituição de Ensino Superior Sant'Ana.

3.
WISNIEWSKI, M.; CANDIDO, L. M. L. F.; BARSCZ, M. V.. Participação em banca de Suelen Bronoski Szaluf.A importância da empatia no atendimento às crianças violentadas sexualmente. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Instituição de Ensino Superior Sant'Ana.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CANDIDO, L. M. L. F.. Banca de Correção das Provas de Redação do Concurso Vestibular da UFF. 1995. Universidade Federal Fluminense.

2.
CANDIDO, L. M. L. F.. Concurso de Vestibular Unificado. 1986. Fundação Cesgranrio.

3.
CANDIDO, L. M. L. F.. Concurso de Vestibular Unificado. 1985. Fundação Cesgranrio.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semana Nacional do Surdo.A tecnologia na vida do surdo. 2017. (Outra).

2.
Semana Nacional do Surdo.Aplicativos em Libras para ceclular. 2017. (Outra).

3.
Ciclo de Palestras. 1980. (Outra).

4.
V Encontro Nacional de Linguística. 1980. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CANDIDO, L. M. L. F.. Semana nacional do surdo 2017. 2017. (Outro).

2.
CANDIDO, L. M. L. F.. Libras: 15 anos - Minha Língua, sua língua, nossa língua. 2017. (Outro).

3.
CANDIDO, L. M. L. F.. XIV Jornada Científica dos Campos Gerais. 2016. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 11:23:57