Marcos Antonio Alves Filho

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  • Última atualização do currículo em 28/09/2018


Licenciando em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Goiás (UFG). Bolsista Prolicenciatura. É integrante dos grupos de pesquisa KADJÓT (Grupo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre as relações entre as Tecnologias e a Educação) e COLLIGAT - [(Re)pensado a formação de professores de Ciências e Biologia]. Tem experiência na área de educação, com ênfase nas relações entre educação e tecnologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcos Antonio Alves Filho
Nome em citações bibliográficas
ALVES FILHO, M. A.;ALVES FILHO, Marcos Antonio;Marcos Antonio Alves Filho;ALVES FILHO;Marcos A. , ALVES FILHO;M. A. , ALVES FIL|HO


Formação acadêmica/titulação


2015
Graduação em andamento em Ciências Biológicas.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2010 - 2013
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Antares, CA, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estudante


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Pesquisador Kadjót, Carga horária: 4



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
As fundamentações teóricas que orientam as produções acadêmicas relacionadas ao uso do laptop do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) no ambiente escolar
Descrição: A partir dos 1990, o governo brasileiro focou suas ações na construção de um governo eletrônico, estabelecendo três principais programas: o Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), o Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo) e o SerPro Cidadão. Dentro deste mesmo governo foi criado o Programa Sociedade da Informação (SocInfo) que culminou a criação do livro Verde ? no ano 2000 - que buscava apresentar propostas para a inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no contexto nacional. Dentro desta perspectiva o Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) foi proposto no Brasil em 2005, influenciado pelas ideias do programa da One Laptop Per Child (OLPC), com o intuito de distribuir laptops para crianças de escolas públicas, tanto para uso individual como fins pedagógico, visando a inclusão digital. Pretto e Bonilla (2011) enfatiza que as políticas públicas são extremamente permeadas pelos termos de inclusão e exclusão social. Sendo que esta discussão é caraterizada equivocadamente pela sua forma dual, ou seja, há indivíduos inclusos na sociedade e que participa efetivamente de um organismo social e indivíduos que então excluídos do convívio social. Dentro deste contexto, as políticas públicas de inclusão, neste caso o PROUCA, não ampliam sua discussão além de uma perspectiva técnica, ignorando diferentes contextos históricos de cada região e distanciando os sujeitos envolvidos no programa. Sustentando ideários neoliberais, onde as implantações das TIC são pautadas pelas demandas do mercado. Sendo assim, é clara uma necessidade de estudo que não contempla apenas uma perspectiva técnica do programa pautada numa visão dicotômica entre inclusão e exclusão, mas sim, trata-lo como uma ação política vinculado a uma prática social articulada as condições históricas nas quais o Programa foi gestado. Dentro desta perspectiva, buscaremos compreender a inclusão digital nos ambientes escolares analisando as produções acadêmicas do PROUCA. Delimitando o problema da pesquisa em: quais perspectivas teóricas que fundamenta as produções acadêmicas relacionadas ao PROUCA, no que tange ao uso do laptop em sala de aula?.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcos Antonio Alves Filho - Integrante / Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar - Coordenador.
2016 - Atual
O trabalho pedagógico em questão: trajetórias de usos e apropriações de tecnologias por professores da educação básica pública
Descrição: Dando prosseguimento a pesquisa anterior (Edital Universal CNPq nº 14/2012) que trabalhou com professores da educação básica do estado de Goiás, propomos como objetivo geral compreender o trabalho pedagógico escolar a partir da análise dos usos e das apropriações das tecnologias pelos professores da educação básica pública do estado de Goiás. Dentre os 76 professores entrevistados nesta pesquisa anterior, será selecionada uma amostra entre 3 e 10 professores - que possuem uma ativa prática pessoal e profissional com uso de tecnologias - de maneira a abranger diferentes estágios da vida profissional, faixa etária, disciplinas ministradas e níveis de ensino. Como procedimentos de coleta de dados serão adotadas entrevistas aprofundadas e observações. Cada professor será acompanhado e observado pelo período de um ano letivo por uma dupla de pesquisadores. Tais observações visam particularmente a investigação das relações entre as diferentes formas de usos e as distintas apropriações decorrentes de práticas com tecnologias. Com vistas ao resgate da trajetória profissional e de vida dos professores serão realizadas, pelo menos, duas entrevistas aprofundadas no período de um ano letivo, com cada um dos professores selecionados. Propomos dois produtos para a presente pesquisa: um e-book que apresentará o processo de realização da mesma, seus resultados, análise e interpretação dos dados e um vídeo documental. O vídeo documental deverá servir aos próprios professores em seus diálogos com as instituições e políticas educacionais que orientam suas formações no que tange o uso das tecnologias na educação. Ele será distribuído a todas as escolas que fizeram parte da pesquisa e órgãos-instituições relacionados à educação pública e à formação de professores, de modo a possibilitar o debate sobre as práticas educacionais com o uso das tecnologias envolvendo diretamente seus atores...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Marcos Antonio Alves Filho - Integrante / Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar - Integrante / Joana Peixoto - Coordenador / Jhonny David Echalar - Integrante / Claudia Helena dos Santos Araújo - Integrante / Denise Cristina Bueno - Integrante / Renata Luiza da Costa - Integrante / Rose Mary Almas de Carvalho - Integrante / Natalia Carvalhaes de Oliveira - Integrante / Arianny Grasielly Baião Malaquias - Integrante.
2015 - 2017
Os conteúdos digitais de Ciências e Biologia presentes no trabalho pedagógico com os laptops do PROUCA
Descrição: Esta pesquisa busca de compreender quais são os conteúdos pedagógicos digitais existentes para o ensino de Ciências da Natureza nos laptops do PROUCA, almejamos buscar respostas aos seguintes questionamentos: quais concepções pedagógicas estão presentes nos recursos digitais disponíveis nos laptops no PROUCA?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Marcos Antonio Alves Filho - Integrante / Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar - Coordenador / Ingrid dos Santos Gonçalves - Integrante / Simone Sendin Moreira Guimarães - Integrante.
Número de produções C, T & A: 8


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALVES FILHO, M. A.2018ALVES FILHO, M. A.; PEIXOTO, Joana ; ECHALAR, A. D. L. F. . O uso do laptop em contexto escolar: um inventário das produções acadêmicas relacionadas ao PROUCA. REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONAL (PUCPR. IMPRESSO), v. 18, p. 693-712, 2018.

2.
ALVES FILHO, M. A.2017ALVES FILHO, M. A.; ECHALAR, A. D. L. F. . O EXERCÍCIO DO PENSAR PEDAGOGICAMENTE OS OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (OVA): UMA SUPERAÇÃO À LÓGICA INSTRUMENTAL. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 23, p. 1-12, 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALVES FILHO, M. A.; ECHALAR, A. D. L. F. . OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (OVA) PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA E A LÓGICA INSTRUMENTAL. In: IV Encontro Regional do Ensino de Biologia, 2017, Uberlândia. Anais do IV EREBIO. Uberlândia: UFU, 2017. p. 314-323.

2.
ALVES FILHO, M. A.; ECHALAR, A. D. L. F. . Os conteúdos digitais de ciências e biologia existentes para trabalho pedagógico com os laptops do Programa um Computador por Aluno (PROUCA). In: XI Jornadas Latino americanas de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia ? ESOCITE 2016, 2016, Curitiba. Anais do ESOCITE 2016. Curitiba: UFTPR, 2016. p. 300.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ALVES FILHO, M. A.; ECHALAR, A. D. L. F. . A RACIONALIDADE INSTRUMENTAL COMO ELEMENTO CENTRAL DOS CONTEÚDOS DIGITAIS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO COM OS LAPTOPS DO PROUCA. In: 14º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão- CONPEEX, 2017, Goiânia. Anais do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão - CONPEEX. Goiânia: UFG, 2017. p. 1315-1319.

2.
ALVES FILHO, M. A.; ECHALAR, A. D. L. F. . Os (des)contextos do trabalho pedagógico para o ensino de Ciências e Biologia no Programa Um Computador por Aluno (PROUCA). In: 13º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão- CONPEEX, 2016, Goiânia. Anais do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão - CONPEEX. Goiânia: UFG, 2016. p. 3307-3311.

Apresentações de Trabalho
1.
ALVES FILHO, M. A.; ECHALAR, A. D. L. F. . A RACIONALIDADE INSTRUMENTAL COMO ELEMENTO CENTRAL DOS CONTEÚDOS DIGITAIS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO COM OS LAPTOPS DO PROUCA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ALVES FILHO, M. A.; ECHALAR, A. D. L. F. . OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (OVA) PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA E A LÓGICA INSTRUMENTAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ALVES FILHO, M. A.; ECHALAR, A. D. L. F. . Os conteúdos digitais de ciências e biologia existentes para trabalho pedagógico com os laptops do Programa um Computador por Aluno (PROUCA). 2016. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ALVES FILHO, M. A.; ECHALAR, A. D. L. F. . Os (des)contextos do trabalho pedagógico para o ensino de Ciências e Biologia no Programa Um Computador por Aluno (PROUCA). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALVES FILHO, M. A.. O processo de formação docente e a escolha de objetos virtuais de aprendizagem (OVA). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Boas Práticas em Pesquisa. 2017. (Outra).

2.
Ciclo de Debates das Licenciaturas 2017. 2017. (Encontro).

3.
Data Center. 2017. (Outra).

4.
IV Encontro Regional de Ensino de Biologia.OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (OVA) PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA E A LÓGICA INSTRUMENTAL. 2017. (Encontro).

5.
VII Encontro Estadual de Didática e Práticas de ensino (EDIPE). 2017. (Encontro).

6.
Como preencher o Currículo Lattes. 2016. (Outra).

7.
Docência e identidade profissional: O trabalho do professor em evidência. 2016. (Outra).

8.
XI Jornadas Latino americanas de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia ? ESOCITE 2016. Os conteúdos digitais de ciências e biologia existentes para trabalho pedagógico com os laptops do Programa um Computador por Aluno (PROUCA). 2016. (Congresso).

9.
26ª Semana do ICB. 2015. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALVES FILHO, M. A.. VII Encontro Estadual de Didática e Práticas de ensino (EDIPE). 2017. (Congresso).




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