Jorge Tibilletti de Lara

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8476637135675220
  • Última atualização do currículo em 15/11/2018


Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Paranaguá (2018) e atualmente é mestrando em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). É membro associado da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC) e membro do grupo de pesquisa (CNPq) Intelectuais, Ciência e Nação. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências Biomédicas, História das Doenças e História da Saúde Pública. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jorge Tibilletti de Lara
Nome em citações bibliográficas
LARA, J. T.;LARA, JORGE TIBILLETTI DE


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em História das Ciências.
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil. Orientador: André Felipe Cândido da Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2014 - 2018
Graduação em História.
Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Brasil.
Título: Entre a saúde e a moléstia: Nilo Cairo e o vitalismo homeopático no início do século XX.
Orientador: Liliane da Costa Freitag.




Formação Complementar


2018 - 2018
Malária na Atenção Básica à Saúde (UNA - SUS). (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2017 - 2017
Oswaldo Cruz para Historiadores. (Carga horária: 20h).
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2015 - 2015
Curso de LIBRAS - I módulo.. (Carga horária: 26h).
Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Paraná - Paranaguá, UNESPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


ESCOLA MUNICIPAL ROSICLAIR DA SILVA COSTA, CAIC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Auxiliar na pesquisa de material de História, Carga horária: 30



Projetos de pesquisa


2016 - 2017
Trajetórias (in)visíveis. Práticas sociais de identidades e memórias: diálogos entre história e ciências sociais

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Liliane da Costa Freitag em 08/10/2017.
Descrição: O projeto "Trajetórias (in)visíveis. Práticas sociais de identidades e memórias: diálogos entre história e ciências sociais" pretende construir estudos acerca de praticas que engendram identidades sociais enredados na pluralidade de culturas (litorâneas) que perfilham o Estado do Paraná. Na pesquisa serão de particular interesse estudos sobre identidades, memorias, saberes e territorialidades. As trajetórias sociais - dos agentes e ou sujeitos da pesquisa serão recompostas pelo dialogo teoria(s)-metodologia(s) e critica documental , entendendo cada locus documental como produto de uma classificação, de uma escolha. Procuramos visibilidade aos personagens sociais através do estudo das narrativas provenientes de diferentes campos (político, científico, escolar, religioso, por ex. ) mas também visa recuperar as narrativas de si, sobre si e acerca do outro, através do acionamento das memórias coletivas. Recuperar a historicidade os significados e sentidos das praticas dos agentes e também sobre os agentes envolvidos na pesquisa é o grande desafio desta proposta.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Jorge Tibilletti de Lara - Integrante / Liliane da Costa Freitag - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 5
2015 - 2017
Entre a saúde e a moléstia: Nilo Cairo e o Vitalismo Homeopático no início do século XX
Descrição: O presente trabalho concentra-se no exame das concepções de saúde e de doença do médico paranaense Nilo Cairo (1874-1928). Através da contextualização do pensamento de Nilo Cairo, e de sua análise interna, buscamos compreender a relação entre este médico, o vitalismo e a homeopatia, inseridos num contexto onde a ascensão da teoria microbiana das doenças e da medicina de laboratório era algo hegemônico. Mediante uma abordagem focada em aspectos internos mas também sociais e culturais da História das Ciências e da Saúde, buscamos a compreensão de uma possível resistência do pensamento vitalista presente em Nilo Cairo e sua coexistência com os paradigmas hegemônicos das ciências médicas ocidentais.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Jorge Tibilletti de Lara - Coordenador / Liliane da Costa Freitag - Integrante.
Número de produções C, T & A: 5
2015 - 2015
PESCA COLETIVA DA TAINHA NA ILHA DO MEL: HISTÓRIA, PATRIMÔNIO E CULTURA
Descrição: O trabalho coletivo e as relações econômicas de uma comunidade de pescadores da Ilha do Mel é o objeto de pesquisa desta proposta, que tem como objetivo principal realizar um levantamento da história econômica da Ilha do Mel a partir das relações de reciprocidade e troca presentes na pesca artesanal da tainha.
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (32) .
Integrantes: Jorge Tibilletti de Lara - Coordenador / Evandro Cardoso do Nascimento - Integrante.


Outros Projetos


2016 - 2018
Programa Institucional de Iniciação a Docência. PIBID sub projeto História, Unespar, Campus Paranaguá, PR

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Liliane da Costa Freitag em 08/10/2017.
Descrição: Programa Institucional de Iniciação a Docência/ Ministério da Educação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. SUB-PROJETO PIBID/UNESPAR PROJETO PIBID/UNESPAR HISTÓRIA COORDENADORA. Liliane da Costa Freitag: Identidades e patrimônios culturais no ensino da história em Paranaguá. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na UNESPAR, é promovido por meio de convênio com a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/PIBID). De acordo com a Portaria 096 de 13 de julho de 2013, o PIBID visa fomentar a iniciação à docência [...] contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira [...] Os projetos apoiados no âmbito do PIBID são propostos por instituições de ensino superior (IES) e desenvolvidos por grupos de licenciandos sob supervisão de professores de educação básica e orientação de professores das IE.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Jorge Tibilletti de Lara - Integrante / Liliane da Costa Freitag - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LARA, JORGE TIBILLETTI DE2018LARA, JORGE TIBILLETTI DE. Resenha do livro: Em busca do Brasil: Edgard Roquette-Pinto e o retrato antropológico brasileiro (1905-1935).. Revista História em Reflexão - Revista Eletrônica, v. 12, p. 384-387, 2018.

2.
LARA, J. T.;LARA, JORGE TIBILLETTI DE2016 LARA, J. T.. Entre a saúde e a moléstia: Nilo Cairo e o vitalismo no início do século XX. Cadernos PET-Filosofia (UFPR), v. 16, p. 119, 2016.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LARA, J. T.. A mentalidade primitiva e o pensamento selvagem: Lèvy-Bruhl e Lèvy-Strauss. Revérbero, p. 1 - 1, 25 fev. 2018.

2.
LARA, J. T.. Resenha do livro ?Entre sapatos & livros: a trajetória de um sapateiro na militância comunista em Paranaguá-PR (1935-1964)?. Revérbero, p. 1 - 1, 09 fev. 2018.

3.
LARA, J. T.. Resenha do livro ?A Educação do Trabalho?, de Célestin Freinet. Revérbero, p. 1 - 1, 22 dez. 2017.

4.
LARA, J. T.. O que é doença?. Revérbero, p. 1 - 1, 21 set. 2017.

5.
LARA, J. T.. 'Distanciamento Psicopático': um caminho, uma analogia, uma insânia historiográfica. Gabinete de Sciencia Brazileira, 09 nov. 2016.

6.
LARA, J. T.. Uma reflexão acerca dos usos, apropriações e definições da História. Gabinete de Sciencia Brazileira, 05 maio 2016.

7.
LARA, J. T.. Na fronteira entre a superstição e a razão: a ciência médica no Brasil Colonial. Gabinete de Sciencia Brazileira, 21 abr. 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LARA, J. T.. FRAGMENTOS DE HISTÓRIA INTELECTUAL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA ACERCA DE LEOCÁDIO JOSÉ CORREIA. In: III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR, 2017, Apucarana. ANAIS do III Encontro Anual de Iniciação Científica. Apucarana: Unespar, 2017.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LARA, J. T.. AS CONCEPÇÕES DE SAÚDE E DOENÇA NO PENSAMENTO DE NILO CAIRO. In: X Semana de História de Irati: História e conflitos contemporâneos, 2015, Irati - PR. Anais da Semana de História de Irati, 2015. v. 2.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LARA, J. T.. Higienismo, saúde e doença: Trajano Joaquim dos Reis e Inspetoria Geral de Higiene do Paraná (1889-1919). In: 16º Simpósio Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2018, Campina Grande. Caderno de Resumos, 2018. v. 1. p. 60-61.

2.
LARA, J. T.. A ?febre dengue? de Trajano Joaquim dos Reis: apontamentos para uma história da dengue no Brasil do século XIX. In: XXIII Congresso Brasileiro de História da Medicina III Encontro Luso-brasileiro de História da Medicina Tropical - Medicina e ambiente: articulações e desafios no passado, presente e futuro, 2018, Manaus. Jornal Brasileiro de História da Medicina, 2018. v. 18. p. 49-50.

3.
LARA, J. T.. Arquivos da memória: fragmentos para a história intelectual de Leocádio José Correia. In: O Atlântico que nos separa: perspectivas de lá e de cá, 2017, Franca - SP. Encontro Luso-Brasileiro O Atlântico que nos separa: perspectivas de lá e de cá. Franca: UNESP/Franca, 2017. v. 1. p. 2-33.

4.
LARA, J. T.. FRAGMENTOS DE HISTÓRIA INTELECTUAL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA ACERCA DE LEOCÁDIO JOSÉ CORREIA. In: III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR, 2017, Apucarana. ANAIS EAIC V.3 (2017) - RESUMOS. Apucarana: Unespar, 2017. v. 3.

Apresentações de Trabalho
1.
LARA, J. T.. A epidemia de escarlatina em Curitiba e a atuação da Inspetoria de Higiene do Paraná (1895-1896). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LARA, J. T.. Arquivos da memória: fragmentos para a história intelectual de Leocádio José Correia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LARA, J. T.. Entre a saúde e a moléstia: Nilo Cairo e o Vitalismo Homeopático no início do século XX. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LARA, J. T.; CARDOSO, D. M. . HISTÓRIA E REPRESENTAÇÃO: A MÚSICA COMO CAMINHO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
LARA, J. T.. BIOGRAFIAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LARA, J. T.. DA CEFALOTRIPSIA À RETÓRICA MAÇÔNICA: A TRAJETÓRIA INTELECTUAL DE TRAJANO JOAQUIM DOS REIS (1875-1919). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LARA, J. T.. As concepções de saúde e doença no pensamento de Nilo Cairo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
LARA, J. T.; VIVOLO, V. M. . Gabinete de Sciencia Brazileira (Fundador e Colunista). 2016; Tema: Página sobre história da ciência e medicina no Brasil e no mundo.. (Site).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
16º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Higienismo, saúde e doença: Trajano Joaquim dos Reis e a Inspetoria Geral de Higiene do Paraná (1889-1919). 2018. (Seminário).

2.
XXIII Congresso Brasileiro de História da Medicina III Encontro Luso-brasileiro de História da Medicina Tropical - Medicina e ambiente: articulações e desafios no passado, presente e futuro.. A "febre dengue" de Trajano Joaquim dos Reis: apontamentos para uma história da dengue no Brasil do século XIX. 2018. (Congresso).

3.
A PELE ENFERMA - Augusto Esteves e seu museu de cera (Museu Histórico "Prof. Carlos da Silva Lacaz" - FMUSP). 2017. (Exposição).

4.
Iª Jornada Michel Foucault: Foucault Filósofo (FFLCH/USP). 2017. (Encontro).

5.
Mais que humanos. Arte no Juquery (Arquivo Público do Estado de São Paulo). 2017. (Exposição).

6.
O Altântico que nos separa: perspectivas de lá e de cá.Arquivos da memória: fragmentos para a história intelectual de Leocádio José Correia. 2017. (Encontro).

7.
Seminário - Loucura: memórias e fragmentos (Arquivo Público do Estado de São Paulo). 2017. (Seminário).

8.
8º Fórum Diocesano Leão XIII. 2016. (Outra).

9.
A História e o Ofício do Historiador - Professora Doutora Liliane da Costa Freitag - MAE-UFOR. 2016. (Outra).

10.
Aula Pública Interdisciplinar "O fim do "injusto" ensino superior gratuito?" - UNESPAR - Paranaguá. 2016. (Outra).

11.
Cinespar em Paranaguá (filmes: Paixão Nacional; Mutum). 2016. (Exposição).

12.
Ditadura Militar, vamos conversar sobre isso? Mostra de filmes seguidos de debates promovido pelo Departamento de História/Unespar e Sesc Paranaguá. 2016. (Exposição).

13.
Etnologia Indígena - Professor Doutor José Ronaldo Fessheber - MAE-UFOR. 2016. (Outra).

14.
Histórias da Infância - Museu de Artes de São Paulo - MASP 8.4. 2016. (Exposição).

15.
IX Seminário de Educação Histórica - "NARRATIVA HISTÓRICA: TEORIA, PESQUISA E PRÁTICA". - LAPEDUH - UFPR.. 2016. (Seminário).

16.
VII Seminário de Estudos Linguísticos e Literários - SELLF. 2016. (Seminário).

17.
XV Encontro Regional de História "100 anos da Guerra do Contestado - historiografia, acervos e fontes". 2016. (Encontro).

18.
"Dr. Leocádio" (Palestra proferida pela Dra. Gilka Borges Correia) - Centro de Letras e Club Litterario. 2015. (Outra).

19.
Documentário "Lata, Chumbo e Prata" - Centro de Letras e Club Litterario. 2015. (Exposição).

20.
Guerra do Paraguai e Revolução Federalista - Centro de Letras e Club Litterario. 2015. (Outra).

21.
Mesa de Debates: Aprendizagem histórica na Base Nacional Curricular Comum (MAE-UFPR). 2015. (Outra).

22.
Patrimônios e identidades no Litoral do Paraná (1º Jornada do PIBID-História da Unespar - Campus de Paranaguá) - MAE - UFPR. 2015. (Seminário).

23.
Revolução Federalista e Museu Paranaense - Prof. Renato Carneiro Junior - Centro de Letras e Club Litterario. 2015. (Outra).

24.
Teorias, Métodos e Abordagens em História Econômica (Prof. Dr. José Lannes de Melo) - MAE/UFPR. 2015. (Outra).

25.
VIII Seminário de Educação Histórica - JÔRN RÜSEN E O ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL - LAPEDUH - UFPR. 2015. (Seminário).

26.
Violência do Estado: Estudar o que é Ignorado, Escondido, e Negado Mesmo Quando Exposto - Brasil e Estados Unidos (1945-1982) - Martha Huggings - PRONEX/UFPR. 2015. (Outra).

27.
X SEMANA DE HISTÓRIA DE IRATI, III JORNADA DE INTEGRAÇÃO GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO E II SARAU CULTURAL AFRO-BRASILEIRO. (DEHIS/I - UNICENTRO).As concepções de saúde e doença no pensamento de Nilo Cairo. 2015. (Seminário).

28.
XVIII Simpósio Nacional de História - Lugares dos Historiadores: velhos e novos desafios (ANPUH). 2015. (Simpósio).

29.
50 anos do Golpe Militar no Paraná: para que não se esqueça, para que jamais aconteça.. 2014. (Outra).

30.
VI Seminário de História da Unespar. 2014. (Seminário).



Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
LARA, J. T.; VIVOLO, V. M. . Gabinete de Sciencia Brazileira (Fundador e Colunista). 2016; Tema: Página sobre história da ciência e medicina no Brasil e no mundo.. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 3:18:03