Francielle de Cassia Coelho Moreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0780727466688243
  • Última atualização do currículo em 26/09/2018


Atualmente é aluna do oitavo período da graduação em Educação Física Bacharelado (PUCPR), estagiária na Academia New Fire Gym, participa como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC-PUCPR) 2017-2018 e integrante do Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Qualidade de Vida (GPAQ) desde 2015. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Francielle de Cassia Coelho Moreira
Nome em citações bibliográficas
MOREIRA, F. C. C.


Formação acadêmica/titulação


2015
Graduação em andamento em Educação Física.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
2004 - 2007
Ensino Médio (2º grau).
Colegio Estadual Jayme Canet, PR, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em Natação infantil e disturbios da aprendizagem: TDAH, TOD, ANSIEDADE E AUTIS. (Carga horária: 5h).
Jopef, JOPEF, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Indorr Cycle Experience. (Carga horária: 12h).
Studio Corpo Livre, SCL, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Circuito caixa de maratoninha. (Carga horária: 5h).
Caixa Econômica Federal, CEF/DF, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em 39º sIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE IN ATIVIDADE FÍSICA DE AZ. (Carga horária: 30h).
Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul, CELAFISCS, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em 13º Semana acadêmica do curso de Educação Física. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em 1º Torneio de futebol de areia sub 11 CEL Agostinho Legró. (Carga horária: 6h).
Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, SMELJ, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Dia Mundial do Brincar 2015. (Carga horária: 8h).
Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, SMELJ, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Projeto #IDENTIFICA da escola de saúde e biociências e escola de medicina. (Carga horária: 10h).
Pontificia Universidad Católica de Puerto Rico, PUCPR, Porto Rico.
2015 - 2015
Extensão universitária em Circuito caixa de maratoninha. (Carga horária: 5h).
Caixa Econômica Federal, CEF/DF, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação cientifica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
?RELAÇÃO ENTRE ATRIBUTOS DOS ESPAÇOS PÚBLICOS DE LAZER DE CURITIBA, COM OS NÍVEIS DE ATIVIDADE FÍSICA DE IDOSOS, EM DIFERENTES REGIÕES DA CIDADE?,

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação cientifica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto intitulado: Atividade Física no Lazer em Adultos de Curitiba: Quais Tipos de Atividades São Realizadas?


Acqua Bol Fitness Serviços, ABFS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estagiaria, Carga horária: 20


New Fire Gym, NFG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiaria, Carga horária: 20


Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Qualidade de Vida, GPAQ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisa, Carga horária: 20

Atividades

06/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Qualidade de Vida, .



Linhas de pesquisa


1.
Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Qualidade de Vida


Projetos de pesquisa


2017 - 2018
Relação entre atributos dos espaços públicos de lazer de curitiba, com os níveis de atividade física de idosos, em diferentes regiões da cidade
Descrição: Introdução: Aspectos como maior acessibilidade e menor percepção de distância até as instalações de lazer, maior densidade residencial, uso misto do solo, percepção de segurança e conectividade entre as ruas são atributos do ambiente, os quais apresentam consistente associação com a prática de atividade física. Objetivos: Verificar a associação entre a distância percebida e o número de instalações de lazer no bairro com a prática de atividade física no tempo livre em idosos de Curitiba. Método: Este estudo faz parte do projeto Hulap, realizado simultaneamente no Brasil e Irlanda do Norte, no ano de 2017. O estudo possui delineamento transversal na forma de inquérito domiciliar. Para a seleção da amostra, foram selecionados 32 setores censitários de acordo com walkability e renda. Os domicílios foram selecionados de maneira sistemática, totalizando 296 entrevistados, com idade acima de 60 anos. Para avaliação do ambiente comunitário e a prática de atividade física foi utilizada a versão longa do IPAQ. Os dados foram analisados com distribuição de frequências (absoluta e relativa) e teste de Qui-quadrado, utilizando o software SPSS 20.0. Resultados e Discussão: Os resultados mostraram que não houve associação entre a distância percebida e a prática da atividade física (p=0,05). Os idosos que percebem a presença de igrejas, academia a ar livre e praças próximos a suas residências. Estudos mostram que a presença desses locais próximos a residência tendem prática de atividade física. Considerações Finais: Esses achados sugerem que a distância pode afetar a prática de atividade física e diferentes níveis..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Francielle de Cassia Coelho Moreira - Coordenador / Marcelo Ponesteki Oliveira - Integrante.
2015 - 2016
Atividade Física no Lazer em Adultos de Curitiba: Quais Tipos de Atividades São Realizadas?

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Adriano Akira Ferreira Hino em 18/02/2017.
Descrição: Resumo Introdução: A prática regular de atividade física em níveis recomendados tem o potencial de promover inúmeros benefícios para a saúde em diversas faixas etárias e pode ser influenciada por diversos fatores. Apesar da importância em se conhecer quais as preferências para a prática, ainda são poucos os estudos que abordaram o tema entre adultos. Objetivo: Descrever o tipo de atividade física realizada no lazer em adultos de Curitiba ? PR. Metodologia: Dados do presente estudo fazem parte de um projeto maior intitulado IPEN-Study, realizado em 13 países, e no Brasil foi desenvolvido na cidade de Curitiba. O estudo possui delineamento transversal de inquérito domiciliar. Foram entrevistados 699 adultos de 18 a 65 anos (53% mulheres). Foram selecionados para o estudo 32 setores censitários de acordo com o índice de walkability e renda. Cada setor censitário foi arrolado e os domicílios foram selecionados de maneira aleatória (aproximadamente 22 domicílios/setor censitário). A seleção dos participantes foi realizada por meio de sorteio de entre os moradores da residência que possuíam entre de 18 e 65 anos, sendo selecionado apenas um adulto para a participação no estudo. Para avaliar os níveis de atividade física e os tipos de atividades físicas realizadas pelos entrevistados, foi utilizado a versão longa do questionário internacional de atividade física (IPAQ). Os dados foram analisados com distribuição de frequências (absoluta e relativa) e teste de Qui-quadrado para proporções, utilizando o software SPSS 20.0. Resultados: Os tipos de atividade física moderada mais realizadas por adultos em seu tempo de lazer foram o uso de bicicleta (3,0%), seguida pelo futebol (2,4%) e caminhada (2,0%). As atividades físicas vigorosas mais realizadas são a corrida (5,6%) seguida pelo futebol e musculação (4,4% para ambos). Entre os homens, a principal atividade física moderada realizada é o futebol (5,2%), e a vigorosa também foi o futebol (9,1%). Entre as mulheres, a principal atividade física moderada é a bicicleta (3,4%), e a vigorosa corrida (4%). Conclusões: Conclui-se que as principais atividades físicas realizadas no lazer por adultos em Curitiba são a corrida, bicicleta e o futebol. Os dados deste estudo são relevantes pois geram evidências cientificas que poderiam basear ações e intervenções no sentido de aumentar a prática de exercícios nessa população. Palavras-chave: Atividade motora; Atividade de Lazer; Estudos Transversais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Francielle de Cassia Coelho Moreira - Integrante / Adriano Akira Ferreira Hino - Coordenador / ALICE TATIANE DA SILVA - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
MOREIRA, F. C. C.; GONÇALVES P. B. ; HINO A. A. F. ; REIS R. S. . Descrição do tipo de atividade física no lazer realizada por adultos de Curitiba-PR. In: 39o. Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2016, São Paulo-SP. (In) Atividade Física de A a Z. São Caetano do Sul: Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul, 2016. v. 22. p. 142-142.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
39º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte - CELAFISC. 2016. (Simpósio)..Descrição do tipo de atividade física no lazer realizada por adultos de Curitiba-PR. 2016. (Simpósio).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 3:15:57