Rafaela Cristine Pozovski

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6914311403806134
  • Última atualização do currículo em 24/09/2018


Acadêmica do curso de Bacharelado em Educação Física pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atualmente, é aluna do Programa de Iniciação Científica 2017/2018 pela UTFPR. É integrante do Grupo de Pesquisa em Ambiente, Atividade Física e Saúde (GPAAFS). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rafaela Cristine Pozovski
Nome em citações bibliográficas
POZOVSKI, R. C.


Formação acadêmica/titulação


2015
Graduação em andamento em Bacharelado em Educação física.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Título: Percepção de segurança e prática de caminhada em idosos de Curitiba-PR.
Orientador: Rogério César Fermino.
2010 - 2013
Graduação em Educação Física.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Título: ESTUDO TRANSCULTURAL DO PERFIL DE DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESCOLARES.
Orientador: Claudio Marcelo Tkac.




Formação Complementar


2016 - 2016
Formação em Pilates de Solo e Acessórios. (Carga horária: 60h).
Espaço Arte do Movimento Pilates, EAMP, Brasil.
2016 - 2016
Formação em Pilates Equipamentos. (Carga horária: 70h).
Espaço Arte do Movimento Pilates, EAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Aluna do Programa de Iniciação Científica, com projeto intitulado "Distância percebida até os espaços públicos para a prática de atividade física e a sua associação com a atividade física de idosos de Curitiba-PR". Orientador: Prof. Dr. Rogério César Fermino.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Aluna voluntária do "Programa de Voluntariado em Iniciação Científica e em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação" no projeto intitulado "Associação entre comportamento sedentário e indicadores de risco cardiovasculares em universitários. Orientador: Prof. Dr. Rogério César Fermino.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Monitora da disciplina "Epidemiologia da Atividade Física" no curso de bacharelado em Educação Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.


Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 8
Outras informações
Bolsista pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Healthy Urban Living and Ageing in Place: Physical Activity, Built Environment and Knowledge Exchange in Brazilian Cities (HULAP).
Descrição: Este projeto irá desenvolver ferramentas políticas, parcerias e evidências para o aumento da atividade física (AF), os níveis de adultos mais velhos nas cidades brasileiras, uma questão preventiva fundamental para garantir o futuro da saúde e bem-estar. Ele reúne uma equipe internacional e multidisciplinar de pesquisadores retirados de estudos de saúde pública, geografia, planejamento e gestão, bem como um conjunto de intervenientes-chave que são centrais para promover esta agenda política no Brasil, Reino Unido e internacionalmente. Adotamos uma abordagem comparativa Brasil-Reino Unido que se baseia na pesquisa anteriormente financiado pelo ESRC, CAPES, CNPq e outros. Nosso objetivo é capturar o PA de uma amostra de idosos em Curitiba (Brasil) e Belfast (Reino Unido) e medir atributos do ambiente construído, o que pode influenciar isso. Vamos desenvolver e testar novos protocolos de metodologias para fazer isso que tem mais ampla relevância internacional. Nós vamos investigar as associações entre medidas objetivas e percebidos de ambiente com o funcionamento físico de adultos mais velhos. Nós também irá mapear comparativamente os contextos de governança do Brasil e do Reino Unido envolvidos no envelhecimento e ambientes tranquilas e avaliar a capacidade dessa abordar estrategicamente a estes desafios. Trabalhando com as principais partes interessadas, o projeto irá sintetizar os resultados da investigação para desenvolver uma gama de ferramentas e orientações políticas que podem ser usados para fazer intervenções concretas nas cidades brasileiras. O projeto irá, portanto, fazer uma contribuição para a economia e o bem-estar do Brasil, destacando uma estratégia preventiva chave para a saúde dos idosos nas cidades brasileiras, e por meio do engajamento com as comunidades-chave praticante irá criar um círculo virtuoso de pesquisa-implementação-investigação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2015
Projeto Universitários UTFPR
Descrição: Descrição: O comportamento sedentário é definido como atividades que não aumentam substancialmente o dispêndio energético, com intensidade entre 1,0 e 1,5 METS, e que normalmente são caracterizadas por as pessoas permanecerem na posição sentada enquanto assistem televisão, usam o computador ou quanto estão no trabalho ou no deslocamento no carro, moto ou ônibus. Embora existam na literatura alguns questionários desenvolvidos e validados para avaliar o comportamento sedentário, o estilo de vida de adultos, jovens e que frequentam a Universidade pode apresentar diferenças substanciais de comportamentos, quando comparados a outras faixas etárias. Este projeto tem o objetivo de desenvolver, adaptar e testar a validade de um instrumento para avaliar o comportamento sedentário em adultos jovens universitários. Será realizada uma ampla revisão da literatura nacional e internacional para localizar e identificar diferentes instrumentos de medida do comportamento sedentário em crianças, adolescentes, adultos e idosos. A escala será desenvolvida, adaptada ao estilo de vida de universitários e submetida a avaliação de especialistas na área de atividade física e saúde, experientes na construção e testagem psicométricas de instrumentos em atividade física. Posteriormente, a escala será aplicada em 30 universitários para verificar a clareza do instrumento para que possíveis ajustem sejam realizados. Aplicações repetidas em teste e reteste serão conduzidas em um grupo de 100 universitários para verificar a estabilidade temporal da medida de comportamento sedentário..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
POZOVSKI, R. C.; CZESTSCHUK, B. ; FERMINO, R. C. . Associação entre comportamento sedentário e indicadores de risco cardiovascular em universitários da UTFPR. In: XXI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR, 2016, Francisco Beltrão. Anais do XXI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR, 2016.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR. 2018. (Seminário).

2.
Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde. 2018. (Seminário).

3.
XI Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde. Associação entre comportamento sedentário e indicadores de risco cardiovascular em universitários. 2017. (Congresso).

4.
XI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR.Associação entre comportamento sedentário e indicadores de risco cardiovascular em universitários da UTFR. 2016. (Seminário).

5.
XI Congresso Nacional de Educação. 2013. (Congresso).

6.
VI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde. 2010. (Seminário).



Outras informações relevantes


Aprovada em 34º lugar no Concurso público para professor de Educação Física, edital 08/2013, pela Prefeitura Municipal de Fazenda Rio Grande. Aprovada no exame de proficiência de língua inglesa pela Escola Cultura Inglesa.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 3:22:11