Tamires Nogueira da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9725753741469593
  • Última atualização do currículo em 17/09/2018


É graduada em História na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com profundo interesse nos temas de memória, violência, literatura e história do tempo presente. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tamires Nogueira da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, T. N.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2018
Graduação em História.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Memórias de uma enfermeira: a presentificação da Primeira Guerra Mundial na autobiografia de Vera Brittain (1933).
Orientador: Sílvia Adriana Barbosa Correia.
2009 - 2011
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Pedro II, CP II, Brasil.




Atuação Profissional



Caixa Econômica Federal, CEF/DF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Escritório, Carga horária: 25


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20


Associação Cultural do Arquivo Nacional, ACAN, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20


Museu de Astronomia e Ciências Afins, MAST, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2011 - Atual
Laboratório Nacional de Astrofísica: história em construção
Descrição: O Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) foi inaugurado em 1981, ainda com o nome de Observatório Astrofísico Brasileiro, e localiza-se no sul de Minas Gerais. Seu principal instrumento é o maior telescópio em território brasileiro, mas o LNA também é responsável pelo gerenciamento da participação de astrônomos brasileiros em telescópios localizados em território estrangeiro, construídos por meio de parcerias e projetos de cooperação internacional. A história desta instituição científica é portanto muito recente, e deu-se paralelamente à formação de toda uma nova geração de astrônomos profissionais no campo da astrofísica, boa parte dela ainda viva e atuante. O principal objetivo do projeto é realizar entrevistas com alguns desses atores, de maneira a incorporar seus depoimentos às fontes da pesquisa tradicionais, aprofundando a reflexão sobre o papel dos indivíduos na história desta instituição científica. Além disso, a realização desse projeto pretende ser o ponto de partida para a constituição de um Programa de História Oral no Museu de Astronomia e Ciências Afins..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Tamires Nogueira da Silva - Integrante / Sérgio Lamarão - Integrante / Christina Helena da Motta Barboza - Coordenador.Financiador(es): Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação - Bolsa.


Projetos de extensão


2012 - 2013
Jovens Talentos para a Ciência
Descrição: O programa de incentivo à iniciação científica, Jovens Talentos para a Ciência, é destinado a estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento e tem o objetivo de inserir precocemente os estudantes no meio científico. Os estudantes recém-ingressos em universidades federais e institutos federais de educação são inscritos pela instituição de ensino superior. (CAPES).
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Tamires Nogueira da Silva - Integrante / William de Souza Martins - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARBOZA, C. H.2017BARBOZA, C. H. ; LAMARAO, S. ; SILVA, T. N. . O Observatório do Pico dos Dias: lugar de uma memória fluida. HISTÓRIA ORAL, v. 20, p. 7-32, 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, T. N.. A ciência na fala dos cientistas: o estudo de caso dos astrônomos do Laboratório Nacional de Astrofísica. In: Encontro de Pesquisa em História da Universidade Federal de Minas Gerais, 2017, Belo Horizonte. Brasil em perspectiva: passado e presente. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2017. p. 1316-1325.

2.
BARBOZA, C. H. ; SILVA, T. N. . Telescópio Perkin-Elmer: as contribuições da História Oral para as pesquisas em Patrimônio de Ciência e Tecnologia. In: XVII Encontro em História da Anpuh- RIO, 2016, Nova Iguaçu. Anais do XVII Encontro em História da Anpuh-RIO: entre o local e o global. Rio de Janeiro: Anpuh- RIO, 2016. p. 1-8.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, T. N.. Memória Feminina da Primeira Guerra Mundial: o desafio de representação na autobiografia de Vera Brittain (1933). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, T. N.. Memória e Trauma: a ritualização da experiência da Primeira Guerra Mundial na autobiografia de Vera Brittain (1933). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA, T. N.. Memórias de uma enfermeira: a ritualização do trauma na autobiografia de Vera Brittain (1933). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Encontro Fluminense de Teoria d Historia e Historigrafia.Memória Feminina da Primeira Guerra Mundial: o desafio de representação na autobiografia de Vera Brittain (1933). 2018. (Encontro).

2.
Semana de História da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2018).Memória e Trauma: a ritualização da experiência da Primeira Guerra Mundial na autobiografia de Vera Brittain (1933). 2018. (Simpósio).

3.
II Semana de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro.Memórias de uma enfermeira: a ritualização do trauma na autobiografia de Vera Brittain (1933). 2017. (Simpósio).

4.
V Encontro de Pesquisa em História da Universidade Federal de Minas Gerais.A Ciência na fala dos cientistas: o estudo de caso dos astrônomos do Laboratório Nacional de Astrofísica. 2016. (Encontro).

5.
XVII Encontro de História da Anpuh-RIO.Telescópio Perkin-Elmer: as contribuições da História Oral para as pesquisas em Patrimônio de Ciência e Tecnologia. 2016. (Encontro).

6.
XXI Jornada de Iniciação Científica PIBIC/ MAST.A constituição da astrofísica no Brasil. 2016. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SHIVJI, I. ; SOUZA, M. L. E. ; SILVA, T. N. . EncontrÁfrica: Os Dilemas do Pan-africanismo. 2015. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SHIVJI, I. ; SOUZA, M. L. E. ; SILVA, T. N. . EncontrÁfrica: Os Dilemas do Pan-africanismo. 2015. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 12:35:02