Andréa Silva D'Amato

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2632031672149121
  • Última atualização do currículo em 24/12/2018


Mestranda em Ciências Sociais na UNIFESP. Possui pós- graduação com especialização em Fotografia pela FAAP (2015) e graduação em Comunicação Social (jornalismo e produção editorial). Atualmente é docente do Centro Universitário Padre Anchieta e Pesquisadora associada do LA'GRIMA - laboratório antropológico de grafias e imagens, vinculado ao IFCH - UNICAMP. Tem experiência na áreas de Comunicação, Jornalismo, Produção Editorial, Arte e Antropologia com ênfase em Antropologia da Imagem, atuando principalmente nos seguintes temas: artes visuais, fotografia contemporânea, narrativas visuais, livros de artista, arquivos, memória, viagens e cultura popular. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andréa Silva D'Amato
Nome em citações bibliográficas
D'Amato. Andréa Silva

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário Padre Anchieta.
Avenida Doutor Adoniro Ladeira
Vila Nova Jundiainópolis
13210800 - Jundiaí, SP - Brasil
Telefone: (11) 45884444
Ramal: 4562
URL da Homepage: www.anchieta.br


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em CIÊNCIAS SOCIAIS.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Título: A comunidade do Alto da Bela Vista e o culto a Babá-Eguns no Ilê Agboulá: uma história (re)contada por imagens,Orientador: Valéria Mendonça de Macedo.
Coorientador: Andréa Claudia Miguel Marques Barbosa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ancestralidade; Memória; Fotografia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia da Imagem (visual).
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.
2013 - 2015
Especialização em Fotografia. (Carga Horária: 432h).
Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Título: Coleção de Incertezas.
Orientador: Lívia Aquino e Ronaldo Entler.
2001 - 2004
Graduação em Comunicação Social - Jornalismo.
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Título: Festa e Fé: Retratos do Festival Folclórico de Olímpia.
Orientador: Carlos Avelino de Arruda Camargo.
1997 - 2001
Graduação em Comunicação Social - Produção Editorial.
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Título: Lúcida Loucura.
Orientador: Carlos Avelino de Arruda Camargo.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em Modos de conhecimento e experiências, e o desafio das grafias. (Carga horária: 64h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2017 - 2017
Residência artística com Alexandre Sequeira. (Carga horária: 168h).
Residência São Jerônimo, SÃO JERÔNIMO, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Gravura Contemporânea: relações entre tempo e memória. (Carga horária: 64h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2016 - 2016
Breve panorama dos livros de artista no Brasil. (Carga horária: 12h).
Sesc Consolação, SESC, Brasil.
2016 - 2016
Arte contemporânea e memória: Arquivo como meio de investigação e produção. (Carga horária: 24h).
Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
2016 - 2016
Caderno Arquivo / Caderno Museu. (Carga horária: 20h).
Sesc Consolação, SESC, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Antropologia e suas grafias, as imagens e suas montagens. (Carga horária: 64h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Pesquisa Antropológica. (Carga horária: 64h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2015 - 2015
Gabinete de Leitura: A imagem sobrevivente, com Fabiana Bruno. (Carga horária: 15h).
Ateliê Fotô, FOTÔ, Brasil.
2015 - 2015
Fotografia no livro - com Fernanda Grigolin. (Carga horária: 28h).
Oficinas Culturais Oswald de Andrade, OA, Brasil.
2010 - 2015
Grupo de Estudo e Criação em Fotografia Contemporânea com Eder Chiodetto. (Carga horária: 720h).
Ateliê Fotô, FOTÔ, Brasil.
2014 - 2014
FotoBiografias - Arquivos de Família. (Carga horária: 20h).
Ateliê Fotô, FOTÔ, Brasil.
2014 - 2014
Residência Artística com Eustáquio Neves. (Carga horária: 168h).
Espaço ENA, ENA, Brasil.
2013 - 2013
OFICINA DE IMPRESSÃO FOTOGRÁFICA EM GOMA BICROMATADA. (Carga horária: 12h).
Oficina Cultural Casa Mário de Andrade, MA, Brasil.
2013 - 2013
Processos para desenvolvimento de uma ideia Com Eustáquio Neves. (Carga horária: 16h).
Instituto Itaú Cultural, ITAÚ CUTURAL, Brasil.
2013 - 2013
Daguerreotipia - Cris Bierrenbach. (Carga horária: 12h).
Sesc Pompéia, SESC, Brasil.
2012 - 2012
Fotografia e Pensamento do Instante com Maurício Lissovsky. (Carga horária: 8h).
Ateliê Fotô, FOTÔ, Brasil.
2012 - 2012
Oficina de Criatividade - Projeto Fotográfico com Lívia Aquino. (Carga horária: 128h).
Sesc Pompéia, SESC, Brasil.
2011 - 2011
Observatório.doc - Realização de documentários, a linguagem audiovisual. (Carga horária: 160h).
Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM, Brasil.
1999 - 1999
Curso Abril de Jornalismo. (Carga horária: 240h).
Editora Abril, ABRIL, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Padre Anchieta, UniAnchieta, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 21

Atividades

8/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Buzz Publicidade, .

Cargo ou função
Cooredenação da Buzz, agência experimental de publicidade do UniAnchieta..
02/2016 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fotografia I - Introdução a fotografia
Fotografia II - fotografia na comunicação
Introdução ao discurso publicitário
Redação publicitária

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Pesquisador Asociado, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 6

Atividades

08/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, .


Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador: Curso Livre, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8



Linhas de pesquisa


1.
Pesquisadora associada do LA'GRIMA - Laboratório Antropológico de Grafia e Imagem, vinculado ao IFCH (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas).

Objetivo: O LA?GRIMA é um laboratório antropológico dedicado à experimentação conceitual e metodológica, cujo objetivo central é fomentar estudos e reflexões acerca das grafias e das imagens em pesquisa no campo antropológico, abarcando proposições teóricas e etnográficas..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.
Palavras-chave: Artes Visuais; Imagem; Fotografia; Grafias; Etnografia; Metodologia.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia da Imagem (visual).
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
VI Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, Diário do Pará.
2012
Prêmio aquisição SESC-TV para novos talentos pelo documentário LOVELY, SESC-TV.
2009
Prêmio Abril de Jornalismo, finalista na categoria matéria completa: turismo, Editora Abril.
2003
Prêmio SESC-MG de fotografia, SESC-MG.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
D'Amato. Andréa Silva. FUTURO DO PRETÉRITO. 1. ed. São Paulo: Editora Quelônio, 2016. v. 3. 90p .

Apresentações de Trabalho
1.
D'Amato. Andréa Silva. Babá_Egun, imagens e outras forças no terreiro de Omo Ilê Agboulá. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
D'Amato. Andréa Silva. A comunidade do Alto da Bela Vista e o culto a Babá-Egun, uma história (re)contada por imagens. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
D'Amato. Andréa Silva. Futuro do Pretérito. São Paulo: Quelônio, 2016 (Livro de Artista).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
D'Amato. Andréa Silva. Futuro do Pretérito. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
D'Amato. Andréa Silva. Uma viagem pelos extremos. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
D'Amato. Andréa Silva. DOBRAS VISUAIS. Um pequeno recorte (ou uma visão muito particular) sobre a Documenta (13). 2012; Tema: A presença da fotografia em um das mais importantes exposições de arte contemporânea internacional, que ocorre a cada cinco anos na cidade de Kassel, na Alemanha.. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
D'Amato. Andréa Silva. Fotografia de Viagem: Olhar (o) outro. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
D'Amato. Andréa Silva. Stop Motion. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
D'Amato. Andréa Silva. FUTURO DO PRETÉRITO. 2016. Livro de Artista.

2.
D'Amato. Andréa Silva. COLEÇÃO DE INCERTEZAS. 2015. Fotografia.

3.
D'Amato. Andréa Silva. HORIZONTE DOBRADO EM QUATRO. 2015. Livro de Artista.

4.
D'Amato. Andréa Silva. FELIZES PARA SEMPRE. 2015. Instalação.

5.
D'Amato. Andréa Silva. OLHARES CRUZADOS: 10 ANOS. 2015. Fotografia.

6.
D'Amato. Andréa Silva. SERÁ O BENEDITO?. 2007. Fotografia.



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
D'Amato. Andréa Silva. Creative Collectibles. 2017. Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

2.
D'Amato. Andréa Silva. Trabalho Integrador de Publicidade. 2017. Centro Universitário Padre Anchieta.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II SIPA - Seminário Imagem, Pesquisa e Antropologia.Confidências das imagens na antropologia - modos de ver, pensar e interrogar. 2018. (Seminário).

2.
IV Forum Latino Americano de Fotografia (Instituto Itaú Cultural). 2016. (Congresso).

3.
O livro, um lugar para a fotografia (SESC). 2016. (Encontro).

4.
8ª Feira Tijuana de Arte Impressa. Tenda de Livros. (Casa do Povo). Revés. 2015. (Feira).

5.
III Forum Latino Americano de Fotografia (Instituto Itaú Cultural). 2015. (Congresso).

6.
IV Pensamento e Reflexão na Fotografia (MIS - Museu da Imagem e do Som ). 2015. (Encontro).

7.
V Festival de Fotografia de Tiradentes - Foto em Pauta.Horizonte dobrado em quatro. 2015. (Encontro).

8.
E agora, fotografia? (SESC). 2014. (Congresso).

9.
III Pensamento e Reflexão na Fotografia (MIS - Museu da Imagem e do Som ). 2014. (Encontro).

10.
A iminência das poéticas | Arquivar o futuro (Bienal de SP). 2012. (Simpósio).

11.
A invenção de um mundo (Instituto Itaú Cultural). 2009. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Arthur Queiroz Gili. É sempre um prazer ajudar. 2017. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Padre Anchieta. Orientador: Andréa Silva D'Amato.



Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
D'Amato. Andréa Silva. DOBRAS VISUAIS. Um pequeno recorte (ou uma visão muito particular) sobre a Documenta (13). 2012; Tema: A presença da fotografia em um das mais importantes exposições de arte contemporânea internacional, que ocorre a cada cinco anos na cidade de Kassel, na Alemanha.. (Blog).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 23:56:14