Markenley Edmond

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  • Última atualização do currículo em 25/06/2018


Atualmente é estudante da UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA e bolsista de IC-UNILA. Formado no curso QUALICONSELHEIROS-Programa de Apoio à Politica Nacional de Educação Permanente para o Controle Social do SUS . Estudei dois anos de medicina na universidade " UNIVERSITE D'ETAT D'HAITI - UEH ", formado de dois anos em informática no " COLLEGE LA SAINTE FAMILLE " . Tenho a experiência nas áreas de Saúde Coletiva, Informática, Ecologia e com ênfase em Medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde, Prevenção e Promoção da Saúde, Coletividade, Direito Sanitário, Informática... (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Markenley Edmond
Nome em citações bibliográficas
EDMOND, M.;MARKENLEY,EDMOND;PRINCE MCKENLEY

Endereço


Endereço Profissional
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNIVERSIDADE FEDERAL.
Avenida Sílvio Américo Sasdelli,1842
Vila Residencial A
85866000 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil
Telefone: (45) 35292174


Formação acadêmica/titulação


2015
Graduação em andamento em Saúde Coletiva.
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
2012 interrompida
Graduação interrompida em 2014 em MEDICINA.
UNIVERSITE D'ETAT D'HAITI, UEH, Haiti.
Ano de interrupção: 2014
2004 - 2012
Ensino Médio (2º grau).
COLLEGE LA SAINTE FAMILLE, CSF, Haiti.




Formação Complementar


2015
Extensão universitária em SAÚDE COLETIVA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRACAO LATINOAMERICA, UNILA, Brasil.
2015 - 2015
ALEMAO A1.1.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRACAO LATINOAMERICA, UNILA, Brasil.
2009 - 2011
INFORMÁTICA.
COLLEGE LA SAINTE FAMILLE, CSF, Haiti.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ESTUDANTE, Regime: Dedicação exclusiva.


UNIVERSITE D'ETAT D'HAITI, UEH, Haiti.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ESTUDANTE



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
PLANO DE TRABALHO DO PROJETO QUINTAL AGROECOLÓGICO NAS ZONAS RURAIS 2016 / 2017
Descrição: Estabelecer conhecimentos no espaço e no território do mundo rural, são temas importantes, aliado a isto a agroecologia nos quintais rurais, que estão contribuindo em bom porcentagem de alimentos sadios, libres de agrotóxicos, e gerando saúde para a população é por elo, que precisam ser estudados, visando conhecer em que proporção melhora a economia do produto rural, em que proporção de plantas comestíveis abastecem uma família em função de membros do lar, que influencia tem a área do terreno com a produção nos quintais agroecológicos. Não queremos tornar esta pesquisa mais um levantamento florístico que ficara num artigo cientifico, queremos induzir ao morador rural a continuar, a motivar para que este esteja feliz com o que tem, tenha certeza de que alimentos produzidos sem agrotóxico são bom para a saúde. Nesse sentido a presente pesquisa visa iniciar aos alunos na pesquisa no campo, desta forma induzir ao acadêmico a gostar dos estudos aplicados ao mundo rural e a saúde do consumidor, torná-lo gerador de atitudes agroecológicas. Usando técnicas estruturadas no estudo de biodiversidade e cruzar com informações sociais, leva ao munda da pesquisa ao acadêmico torná-lo construtivo de ideologias com princípios sustentáveis. Para Kumar e Nair (2004), o quintal é uma integração de panorama onde ocorre um elevado número de espécies e as interações estabelecidas com os respectivos idealizadores satisfazem necessidades econômicas, sociais e culturais específicas do grupo envolvido. O estudo estará constituído de um plano de trabalho em donde os acadêmicos bolsista terão uma programação de 1 ano, tempo que dura a bolsa, para realizar as visitas técnicas e o estudo em cada propriedade rural conforme estabelecido no projeto: zona 1 localizado em Aparecidinha e zona 2 localizado perto do Aeroporto Cataratas ambos da cidade de Foz do Iguaçu Paraná / Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Markenley Edmond - Integrante / Jose Luis Soto Gonzales - Coordenador.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Educação ambiental e difusão das abelhas nativas brasileiras e sem ferrão em escolas municipais de Foz do Iguaçu PR, conhecer para preservar
Descrição: As abelhas sem ferrão são pouco conhecidas pelos agricultores e ainda mais pela população urbana, e a situação em questão piora ainda se referimo-nos as crianças das escolas da rede pública de ensino, é por isso que com este projeto de extensão pretendemos difundir o conhecimento das abelhas nativas brasileiras sem ferrão em escolas municipais de Foz do Iguaçu PR direcionando para alunos. Serão empregados médios audiovisuais sobre o conhecimento de abelhas sem ferrão, serão montados talheres de desenho de abelhas, palestras, e visitas técnicas a propriedades rurais visando levar aos alunos ao conhecimento direto sobre as abelhas em estudo. Serão empregados os mesmos espaços físicos dos alunos, previa gestão com a diretora das escolas selecionadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Markenley Edmond - Integrante / Jose Luis Soto Gonzales - Coordenador / DEYSI LISSETH CHANCHAY CASTRO - Integrante / PAZZIS MESTAS ZAPANA - Integrante / DEYSON ALEXANDER TURPO PEQQUEÑA - Integrante.
2016 - Atual
RASANBLEMAN: ENCONTROS COM AS CULTURAS DO HAITI
Descrição: RESUMO: Como tentativa de contribuir para o desenvolvimento de políticas de acolhimento linguísticas, culturais, sociais e acadêmicas para as comunidades migrantes haitianas, este projeto propõe uma série de dezoito Oficinas Temáticas acerca de questões culturais sobre o Haiti. A ideia do projeto é construir espaços heterogêneos de circulação de saberes intra e interculturais a partir do exercício dialógico e de alteridade. A abertura de tais espaços é importante para promover o conhecimento, descolonizado e destituído de preconceitos, sobre as culturas do Outro, no caso especial, dos migrantes haitianos em interlocução com as demais comunidades da região. PALAVRAS-CHAVE: culturas haitianas; políticas de acolhimento; diálogos culturais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
Melhoramento na renda do produtor rural e desenvolvimento de capacidades no manejo e produção de mel "Sem abelhas, sem alimentos" abelhas segurança alimentar, econômica e social nos agroecossistemas de foz do Iguaçu Paraná Brasil.
Descrição: Este projeto tem objetivo realizar práticas que visem a produção de mel, criação e multiplicação das espécies de abelhas, e indiretamente a sua importância na agricultura onde é responsável pela polinização e assim dando seguimento a vida de plantas, espécies e seres humanos, abelhas essas adequadas a cada região, serão contatados agricultores de 3 lugares diferentes ( Na cidade de Foz do Iguaçu, abelhas Jataí sem zerão, as comunidades, interessadas, como região oeste como São Miguel, o Assentamento Antonio Tavares, Medianeira aos agricultores interessados ao cultivo de abelhas tanto com zerão ou sem zerão, promovendo renda e asegurando a segurança alimentar das famílias)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Markenley Edmond - Integrante / Jose Luis Soto Gonzales - Coordenador.
2016 - Atual
Prevenção e Promoção à Saúde na Comunidade da Vila Bancária
Descrição: O projeto de extensão “Prevenção e Promoção à Saúde na Comunidade da Vila Bancária” tem por escopo a realização de atividades formativas em saúde, junto ao dois grupos da comunidade da Vila Bancária, bairro da região central de Foz do Iguaçu: a) um grupo de aproximadamente 70 adolescentes e jovens que participam do Projeto Aliança, realizando a prática de atividades esportivas; b) um grupo de mulheres, a ser constituído, mediante a intermediação dos agentes comunitários de saúde que atuam na Vila Bancária. As atividades formativas do projeto serão focadas nos seguintes aspectos: a) educação alimentar; b) prevenção à aquisição de enfermidades ambientais; c) prevenção ao contágio de doenças sexualmente transmissíveis; d) prevenção ao uso de álcool e outras drogas; e e) orientação para o planejamento familiar..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Especialização: (10) / Mestrado acadêmico: (10) / Mestrado profissional: (8) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Markenley Edmond - Integrante / Fernando Kenji Nampo - Coordenador / INDY PLANCHER - Integrante / CARLOS KUSANO BUCALEN FERRARI - Integrante / JAMES BERSON LALANE - Integrante.
2015 - 2016
GELADEIRA COLETIVA
Descrição: Este projeto consiste na instalação de uma geladeira em frente a Secretaria de Assistência Social, que será abastecido com doações de vizinhos e comercio da região, a mesma será de uso livre para moradores da região, principalmente, moradores de rua. Parte do cenário dos indivíduos moradores de rua, apontando para a necessidade de vê-los como sujeitos dentro do espaço urbano. Dando-lhes a possibilidade de acesso a uma refeição ou lanche dignos, de qualidade e gratuito. O projeto forma parte de uma iniciativa de acadêmicos do curso de saúde coletiva da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), que pretendem disponibilizar refeições dignas e gratuita, para aqueles que precisem, reduzindo a fome e diminuindo o desperdício de alimentos. Projetos de este tipo vêm sendo implantados em vários países, como Holanda, Arábia Saudita, Espanha e inclusive no Brasil. A primeira, no país foi instalada na capital do Estado de Goiás e a segunda, na cidade de Taubaté, no Litoral Norte de São Paulo. A "Geladeira Coletiva" consiste em um eletrodoméstico instalado em um espaço público, de livre acesso para as pessoas, e que é abastecido com alimentos que estão perto da data de vencimento e que não foram vendidos em supermercados ou restaurantes. Mas, na verdade, qualquer pessoa pode abastecer a geladeira e qualquer um pode abrir a geladeira e pegar os alimentos que quiser/precisar. A ideia original leva em consideração que alimentos em perfeito estado acabam passando da validade e estragando quando não são vendidos em supermercados ou mesmo em nossas próprias casas. Dessa forma, com esta iniciativa, os acadêmicos da UNILA, pretendem evitar desperdício de comida e ajudar muitas pessoas necessitadas, aplicando o projeto adaptado "Geladeira Coletiva" em Foz do Iguaçu. Espera-se disponibilizar alimentos a todos, sem distinção e burocracia. Pois, entendemos que são pequenas iniciativas que podem fazer a diferença na vida de muitas pessoas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (10) / Mestrado acadêmico: (10) / Mestrado profissional: (8) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Markenley Edmond - Integrante / CARMEN JUSTINA GAMARRA - Coordenador / DAIANI SCHEFFER - Integrante.
2015 - 2015
Curso de alemão para a comunidade
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Especialização: (10) / Mestrado acadêmico: (8) / Mestrado profissional: (7) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Markenley Edmond - Coordenador / PABLO MILITAO - Integrante.


Outros Projetos


2017 - Atual
Monitoria_2017.2_Estudos Epidemiológicos em Saúde
Descrição: Trata-se de uma proposta do projeto de monitoria para a disciplina Estudos Epidemiológicos em Saúde, componente obrigatório da grade curricular do quarto semestre do curso de Saúde Coletiva. Discentes que já tenham cursado e aprovado a disciplina e que tenham disponibilidade de 12 horas semanais poderão se candidatar como monitores. A monitoria será indispensável para se detectar e acompanhar as dificuldades que podem persistir após às aulas regulares dos estudantes matriculados, viabilizando o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem do componente curricular..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Markenley Edmond - Integrante / CARMEN JUSTINA GAMARRA - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Crioulo
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
EDMOND, M. ; MARKENLEY,EDMOND . SISTEMA DO SAÚDE NO HAITI .. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
EDMOND, M. ; MARKENLEY,EDMOND . A saúde mental dos imigrantes haitianos em Foz do Iguaçu.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
EDMOND, M. ; EDMOND, M. . II CONGRESO DE INTEGRACIÓN JUNVENIL LATINOAMERICANO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
EDMOND, M.. WORKSHOP SOBRE PARCERIAS PÚBLICO PRIVADAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
EDMOND, M.; EDMOND, M. . A formação e prática em Saúde Coletiva na fronteira, América Latina e Caribe. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
EDMOND, M.; EDMOND, M. . Foucault e interlocuções. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
EDMOND, M. ; EDMOND, M. . II FÓRUM DE DIREITO SANITÁRIO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
EDMOND, M. ; EDMOND, M. ; PLANCHER, I. ; LALANE, J. B. ; PIERRE-LOUIS, L. A. ; LEDIX, W. ; JOSEPH, B. B. . CHEGA AO RACISMO. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
EDMOND, M. ; EDMOND, M. . PRINCE MCKENLEY BLOG. 2014; Tema: FOTOS,VIDEOS,MUSIC,esportes. (Blog).

2.
EDMOND, M.; EDMOND, M. . WELCOME TO MCKENLEY SITE. 2014. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
EDMOND, M.; EDMOND, M. . ALEMÃO. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
EDMOND, M. ; EDMOND, M. . TANDEM E BONJOUR, FOZ DO IGUAÇU. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
EDMOND, M. ; EDMOND, M. . PORTUGUES PARA ESTRANGEIROS. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
EDMOND, M.. SEGURANCA DO TRABALHO. 2014. .

5.
EDMOND, M.; EDMOND, M. . INFORMATICA. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II ENCONTRO PROTAGONISMO JUVENIL. 2017. (Encontro).

2.
SENTINELAS ANIMAIS EM SAÚDE ÚNICA- PAPEL DO MÉDICO VETERINÁRIO. 2017. (Seminário).

3.
VI ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE SAÚDE COLETIVA DA REGIÃO DO SUL (ERESC-SUL) 2017.SISTEMA DE SAÚDE NO HAITI. 2017. (Encontro).

4.
Doenças prevalentes na população negra: conhecer para prevenir, identificar para combater o racismo institucional. 2016. (Oficina).

5.
PARTO NATURAL E SUAS POSSIBILIDADES.PARTO NATURAL E SUAS POSSIBILIDADES. 2016. (Seminário).

6.
Seminário Teresa de Benguela. 2016. (Seminário).

7.
A formação e prática em Saúde Coletiva na fronteira, América Latina e Caribe. Sistema de Saúde no caribe. 2015. (Congresso).

8.
FILOSOFIA E GEOGRAFIA: FOUCAULT E INTERLOCUÇÕES,.FOUCAULT E INTERLOCUÇÕES,. 2015. (Seminário).

9.
II CONGRESO DE INTEGRACIÓN JUNVENIL LATINOAMERICANO. OS JOVENS SÁO FONTES DE RIQUEZAS DO MUNDO. 2015. (Congresso).

10.
II FÓRUM DE DIREITO SANITÁRIO.DIREITO SANITÁRIO. 2015. (Seminário).

11.
WORKSHOP SOBRE PARCERIAS PÚBLICO PRIVADAS.PPP. 2015. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
EDMOND, M.; EDMOND, M. . A formação e prática em Saúde Coletiva na fronteira, América Latina e Caribe. 2015. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
EDMOND, M. ; EDMOND, M. . II CONGRESO DE INTEGRACIÓN JUNVENIL LATINOAMERICANO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
EDMOND, M. ; EDMOND, M. ; PLANCHER, I. ; LALANE, J. B. ; PIERRE-LOUIS, L. A. ; LEDIX, W. ; JOSEPH, B. B. . CHEGA AO RACISMO. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




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