Gabrielli Ciasca Veloso

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7417227632886917
  • Última atualização do currículo em 28/12/2017


Possui graduação (bacharelado) em Tecnologias da Informação e Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016), fez seu estágio por meio do projeto denominado Digitalização do Acervo do Arquivo Histórico do Município de Araranguá, onde foi digitalizado todo acervo histórico-cultural fotográfico do município. Atualmente é mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação - PPGTIC da Universidade Federal de Santa Catarina, com pesquisa aplicada à preservação do patrimônio público cultural através da digitalização como forma de resgate e manutenção da identidade cultural individual e coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: digitalização, pesquisa, acervo, patrimônio histórico, identidade cultural, educação patrimonial e tecnologias da informação e comunicação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gabrielli Ciasca Veloso
Nome em citações bibliográficas
VELOSO, C. G.;VELOSO, C. GABRIELLI;VELOSO, GABRIELLI CIASCA


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Tecnologias da Informação e Comunicação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. Orientador: Andréa Cristina Trierweiller.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 - 2016
Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Avaliação da Interface de Interação para a Aplicação Multimídia do Totem Digital do Museu Histórico de Araranguá .
2006 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
Escola Técnica Parobé, CTP, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de extensão


2017 - Atual
Promovendo a Integração de Professores e Alunos de Escolas de Educação Básica da Rede Pública ao Patrimônio Histórico Digital
Descrição: O objetivo deste projeto é aplicar metodologia junto aos professores e alunos de escolas de Educação Básica da rede pública ? nas disciplinas de Geografia e História ? para seleção de informações e construção dinâmica do conhecimento referente ao Patrimônio Histórico do Município de Araranguá, a partir do acesso às imagens do acervo digital (documentos e fotografias), via aplicação Web já existente, resultante de trabalho denominado Memórias Digitais de Araranguá. A metodologia proposta foi criada pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e, baseia-se em quatro etapas: (1) Observação, (2) Registro, (3) Exploração e (4) Apropriação, para apreensão do conhecimento referente ao contexto da imagem estudada; para enfim, caracterizar-se em educação patrimonial. Então, por meio de pesquisa, oral e bibliográfica, os alunos serão integrados aos conteúdos do patrimônio local nas disciplinas de geografia e história. Pela identificação de cenas e fatos do patrimônio local, alunos e professores constroem o contexto e, esse conhecimento gera respeito e atitudes de conservação do patrimônio. Ou seja, a identificação do patrimônio se faz do ponto de vista do usuário, o que pode influenciar no aumento do interesse pela visitação ao Museu físico (real) do Município de Araranguá. A região tem baixos níveis de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Renda Per Capta, ao ser comparada com outras regiões do Estado de Santa Catarina, o que reforça a importância social deste projeto, a ser conduzido em escolhas públicas. Como maior impacto positivo, espera-se promover a inclusão digital de um grande número de alunos e professores da educação básica, que poderão a partir da utilização e aproveitamento das novas tecnologias baseadas na Internet, disponibilizar informações on-line, identificando e se apropriando do patrimônio histórico e cultural da sua localidade e assim, integrando os sujeitos à sua história, identidade local e consequentemente, construindo o respeito ao patrimônio público, de todos os cidadãos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Gabrielli Ciasca Veloso - Integrante / Paulo César Leite Esteves - Integrante / Robson Rodrigues Lemos - Integrante / Andréa Cristina Trierweiller - Coordenador / Pedro Rocha Salema Ferreira - Integrante.
2016 - Atual
Inglês Instrumental Intensivo
Descrição: O objetivo do projeto é fornecer conhecimentos básicos para tradução de textos do idioma inglês para o português e assim, auxiliar os alunos para prestarem o Exame de Proficiência em Inglês da UFSC..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Gabrielli Ciasca Veloso - Integrante / Andréa Cristina Trierweiller - Coordenador / Akassio Miranda Silva - Integrante.
2013 - 2014
Digitalização do Acervo do Arquivo Histórico do Município de Araranguá - Acervo Documental

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Paulo Cesar Leite Esteves em 01/08/2017.
Descrição: Este projeto tem como objetivo digitalizar o acervo documental do Arquivo Histórico de Araranguá do Museu Histórico de Araranguá - SC, pertencente ao Centro Cultural Máxima Astrogilda de Souza. Neste projeto foram analisados, identificados, organizados e digitalizados um total de 5.165 documentos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Gabrielli Ciasca Veloso - Integrante / Paulo César Leite Esteves - Coordenador / Mariana dos Reis - Integrante.
2011 - 2012
Digitalização do Acervo do Arquivo Histórico do Município de Araranguá - Acervo Fotográfico

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Paulo Cesar Leite Esteves em 19/10/2016.
Descrição: Este projeto tem como objetivo digitalizar o acervo fotográfico do Arquivo Histórico de Araranguá do Museu Histórico de Araranguá - SC, pertencente ao Centro Cultural Máxima Astrogilda de Souza. Neste projeto foram analisadas, identificadas, organizadas e digitalizadas um total de 3.670 fotografias..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Gabrielli Ciasca Veloso - Integrante / Paulo César Leite Esteves - Coordenador / Mariana dos Reis - Integrante / Gisele Fortunato Martins - Integrante.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1VELOSO, GABRIELLI CIASCA2017VELOSO, GABRIELLI CIASCA; TRIERWEILLER, ANDRÉA CRISTINA ; ESTEVES, PAULO CÉSAR LEITE . As TICs como suporte ao patrimônio público cultural: Projeto de Digitalização do Acervo do Arquivo Histórico do Município de Araranguá-SC. REVISTA DIGITAL DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, v. 16, p. 1-13, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
VELOSO, C. G.; Paulo César Leite Esteves . MÉTODO DE DIGITALIZAÇÃO E DE INTERFACE DO ACERVO DO ARQUIVO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ COM USO DE FERRAMENTAS DE TIC. In: MÁRCIO VIEIRA DE SOUZA; KAMIL GIGLIO. (Org.). MÍDIAS DIGITAIS, REDES SOCIAIS E EDUCAÇÃO EM REDE: EXPERIÊNCIAS NA PESQUISA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. 1ed.São Paulo: Bulcher, 2015, v. 1, p. 15-170.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VELOSO, GABRIELLI CIASCA; Jandir Bassani ; TRIERWEILLER, A. C. ; ESTEVES, P. C. L. ; SILVA, S. M. . Relevância do tema sustentabilidade entre os trabalhos de conclusão de curso de bacharelado em Tecnologias da Informação e Comunicação.. In: V Encontro de Sustentabilidade em Projeto - ENSUS, 2017, Florianópolis. Anais [do] ENSUS 2017 - V ?Encontro de Sustentabilidade em Projeto?, 2017. v. 5.

2.
Cássia Emidio Maciel ; TRIERWEILLER, A. C. ; LEMOS, R. Robson. ; VELOSO, C. GABRIELLI . PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: AVALIAÇÃO DA INTERFACE DE INTERAÇÃO DA PLATAFORMA SUCUPIRA. In: VII Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção, 2017, Ponta Grossa. VII Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção - Anais, 2017.

3.
VELOSO, C. GABRIELLI; TRIERWEILLER, A. C. ; CANTO, J. Z. . UNA METODOLOGÍA PARA LA INTEGRACIÓN DE PROFESORES Y ALUMNOS DE LA ENSEÑANZA BÁSICA AL PATRIMONIO HISTÓRICO CULTURAL POR MEDIO DE LAS TECNOLOGÍAS DE LA INFORMACIÓN Y COMUNICACIÓN. In: III Congreso Nuevos Horizontes, 2017, Mendoza. III Congreso Nuevos Horizontes - Anais, 2017.

4.
VELOSO, GABRIELLI CIASCA; TRIERWEILLER, A. C. ; Paulo César Leite Esteves ; SORATTO, R. B. . DIGITALIZAÇÃO DO ACERVO DO ARQUIVO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ - SC. In: ENGEMA ? Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente, 2016, São Paulo. XVIII ENGEMA - Anais, 2016. v. 18.

5.
SORATTO, R. B. ; TRIERWEILLER, A. C. ; Maria Paula Corrêa Angeloni ; VELOSO, GABRIELLI CIASCA . ECONOMIA CRIATIVA: LEVANTAMENTO SISTEMÁTICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DO DESIGN DE MODA. In: ENGEMA ? Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente, 2016, São Paulo. XVIII ENGEMA - Anais, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CANTO, J. Z. ; VELOSO, C. GABRIELLI ; TRIERWEILLER, A. C. . Patrimônio cultural, TIC e escola: alunos como principais sujeitos na construção do conhecimento. In: V Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino - SNIPE, 2017, Curitiba. V Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino - Anais, 2017.

2.
CANTO, J. Z. ; VELOSO, C. GABRIELLI ; TRIERWEILLER, A. C. . Patrimônio cultural, TIC e escola: alunos como principais sujeitos na construção do conhecimento. In: III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS, 2017, Curitiba. V Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino - Anais, 2017.

3.
VELOSO, C. G.; REIS, M. ; Paulo César Leite Esteves . DIGITALIZAÇÃO DO ACERVO DOCUMENTAL DO ARQUIVO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ. In: 2º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense SICT-Sul, 2014, Araranguá - SC. DIGITALIZAÇÃO DO ACERVO DO ARQUIVO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ, 2014. v. 2º.

Apresentações de Trabalho
1.
VELOSO, C. GABRIELLI; LEMOS, R. Robson. ; TRIERWEILLER, A. C. . Digital Totem for the Historical Museum of Ararangua, Santa Catarina, Brazil - Design and Evaluation of an Interactive Multimedia Application for a Digital Totem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
VELOSO, C. G.; Paulo César Leite Esteves . DIGITALIZAÇÃO DO ACERVO DOCUMENTAL DO ARQUIVO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Congreso Nuevos Horizontes. UNA METODOLOGÍA PARA LA INTEGRACIÓN DE PROFESORES Y ALUMNOS DE LA ENSEÑANZA BÁSICA AL PATRIMONIO HISTÓRICO CULTURAL POR MEDIO DE LAS TECNOLOGÍAS DE LA INFORMACIÓN Y COMUNICACIÓN. 2017. (Congresso).

2.
10ª Amostra de Cinema e Direitos Humanos. 2016. (Exposição).

3.
II Congreso Internacional de Museología y Museos. Digital Totem for the Historical Museum of Araranguá, Santa Catarina, Brazil: Design and Evaluation of an Interactive Multimedia Application for the Digital Totem. 2016. (Congresso).

4.
Semana Acadêmica de Tecnologias da Informação e Comunicação. 2015. (Outra).

5.
I Seminário regional de Mídia e Conhecimento. 2014. (Seminário).

6.
11ª Semana Acadêmica de Ensino Pesquisa e Extensão - SEPEX.Digitalização do Acervo do Arquivo Histórico do Município de Araranguá. 2012. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VELOSO, C. G.; Tiago Beduschi Siewerdt ; Paulo Henrique Cardoso ; João Carlos Cichaczewski . I Semana Acadêmica do Campus UFSC Araranguá. 2011. .



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
1VELOSO, GABRIELLI CIASCA2017VELOSO, GABRIELLI CIASCA; TRIERWEILLER, ANDRÉA CRISTINA ; ESTEVES, PAULO CÉSAR LEITE . As TICs como suporte ao patrimônio público cultural: Projeto de Digitalização do Acervo do Arquivo Histórico do Município de Araranguá-SC. REVISTA DIGITAL DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, v. 16, p. 1-13, 2017.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 13:34:56