Andressa Ohse Sperling

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0635602828516437
  • Última atualização do currículo em 21/05/2018


Acadêmica de Enfermagem do 7º semestre da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões-RS. Bolsista do Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX), do Projeto Enfermagem e Atividades Grupais em Saúde, UFSM, Campus Palmeira das Missões. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andressa Ohse Sperling
Nome em citações bibliográficas
SPERLING, A. O.


Formação acadêmica/titulação


2015
Graduação em andamento em Enfermagem.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2011 - 2013
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual de Ensino Médio Castro Alves, EEEMCA, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Cuidados de Enfermagem em Neonatologia. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2017 - 2017
Exames Laboratoriais. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2016 - 2016
Normas para Redação de Trabalhos Científicos e Projetos de Pesquisa. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2016 - 2016
Interpretação de Exames Laboratoriais. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2015 - 2015
Tecnologias de Tratamento em lesões de Pele. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2015 - 2015
Interpretação de Eletrocardiograma. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Enfermagem e Atividades Grupais em Saúde, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Aprovada em 2017 no processo seletivo inicialmente como bolsista voluntária. Em 2018 contemplada com uma bolsa do Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX), no determinado projeto


Associação do Hospital de Caridade de Palmeira das Missões, HC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Estagiária Voluntária, Enquadramento Funcional: Estagiária Voluntária, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio voluntário na Associação do Hospitalar de Caridade de Palmeira das Missões, no período de 30/01/2017 a 10/02/2017, perfazendo um total de 60 horas, sob a supervisão do Enfermeiro Coordenador Luís Antônio Mullher



Projetos de pesquisa


2017 - 2018
PERFIL DE ALEITAMENTO MATERNO EM CRIANÇAS ATENDIDAS EM ESTRATÉGIAS DA SAÚDE DA FAMÍILIA DE PALMEIRA DAS MISSÕES - RS.
Descrição: Objetivos: Estudo com o objetivo geral de verificar a situação de aleitamento materno, incluindo-se o AME, em crianças menores de um ano atendidas em Estratégias Saúde da Família do município de Palmeira das Missões/RS. Material e Métodos: estudo transversal, descritivo com abordagem quantitativa, a ser desenvolvido em município do noroeste do Rio Grande do Sul. Os participantes da pesquisa serão crianças adstritas às sete Estratégias de Saúde da Família (ESF) de Palmeira das Missões, menores de um ano de idade, que coabitem com a mãe. A população de crianças, tendo em vista dados acerca das sete ESF em dezembro de 2016, é de 292 crianças. A amostra será do tipo probabilística estratificada sendo composta por um total de 155 crianças. O cálculo levou em conta um nível de confiança de 95%, erro de 6% e proporção de AM em crianças de 9 a 12 meses de 50,19%, esta última determinada a partir dos resultados desse estudo recém citado (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2009). Acrescentou-se 10% devido ao efeito dos estratos (ESF) no plano de amostragem. Assim, esse total de 155 crianças, é constituído por 13, 21, 29 17, 21, 26 e 28 de cada uma das Estratégias, respectivamente. Os dados serão coletados nos meses de maio a julho de 2017, por meio de formulário adaptado à investigação o qual, originalmente, foi utilizado na ?II Pesquisa de Prevalência de Aleitamento Materno nas Capitais Brasileiras e Distrito Federal?, realizada pelo Ministério da Saúde em 2009. Os dados serão digitados em Planilha Excel e serão analisados por meio do pacote estatístico SPSS (StatisticalPackage for Social Sciences) para Windows, versão 8.0. Para análise será utilizada a estatística descritiva (tabelas cruzadas, média, mediana, range e desvio padrão) e Teste de Qui-Quadrado. O nível de significância de p < 0,05 será adotado para todas as análises. O estudo respeitará os preceitos éticos constantes na Resolução 144/2012 do Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde. Resultados Esperados: com a prevalência de aleitamento materno exclusivo até quatro e seis meses e aleitamento materno até um ano espera-se oferecer subsídios para o município redirecionar e planejar novas estratégias que visem o incentivo do Aleitamento Materno Exclusivo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Andressa Ohse Sperling - Coordenador / Adriana de Fatima Zuliani Lunkes - Integrante / ANA PAULA POSOWITZ - Integrante / FERNANDA BEHEREGARAY CABRAL - Integrante / GREISSE VIERO DA SILVA LEAL - Integrante / ISABEL CRISTINA PACHECO VAN DER SAND - Integrante / LUANA CAROLINE GAVIRAGHI - Integrante / VANESSA RAMOS KIRSTEN - Integrante.
2017 - 2017
Doença de Chagas: Conhecimento dos profissionais de saúde de um município do norte do Rio Grande Do Sul
Descrição: A Doença de Chagas (DC) também denominada tripanossomíase americana ou esquizotripanose é uma antroponose frequente nas Américas, principalmente no cone sul. Essa doença tem como agente etiológico o protozoário flagelado Trypanossoma cruzi. As manifestações clínicas são variáveis, indo desde quadros assintomáticos até manifestações cardíacas e/ou digestivas que podem progredir para óbito Os mecanismos de transmissão da DC ocorrem pelas fezes do "barbeiro" depositadas sobre a cutis da pessoa. Pode ocorrer também pela mucosa dos olhos, do nariz e da boca ou por feridas e cortes recentes. Outros mecanismos de transmissão são a transfusão de sangue ou por hemoderivados, acidentes de laboratório, transmissão oral e transplantes. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, transversal com abordagem quantitativa dos dados. O estudo será realizado nas Unidades Básicas de Saúde de Palmeira das Missões, município situado no norte do Rio Grande do Sul. Os critérios de inclusão do estudo serão enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de endemias atuantes nas Unidades Básicas de Saúde do Município. A coleta de dados será realizada através de um instrumento, o teste de conhecimento sobre doença de Chagas, adaptado a partir do instrumento construído por Colosio et al,. (2007). Os dados serão analisados com o auxílio de estatística descritiva e inferencial utilizando análise de variância, médias, mediana, moda e desvio padrão. Espera-se que os profissionais de saúde possuam conhecimento adequado para realizar uma assistência efetiva ao paciente chagásico. Após a pesquisa, será realizado uma capacitação conforme necessidade dos profissionais, afim de capacitar/atualizar o conhecimento dos profissionais de saúde..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Andressa Ohse Sperling - Coordenador / PAOLA ELIZAMA CAURIO ROCHA - Integrante / JONATA DE MELLO - Integrante / YOHANA PEREIRA VIEIRA - Integrante / SIDNEI PETRONI - Integrante.
2017 - Atual
DETERMINANTES SOCIAIS DE SAÚDE EM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, FAMÍLIAS E REDE DE APOIO NO CENÁRIO RURAL: MÚLTIPLAS VULNERABILIDADES
Descrição: Esta proposta vincula-se a Universidade Federal de Santa Maria em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande e Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Centra sua investigação nos Determinantes Sociais em Saúde de pessoas com deficiência em cenário rural e elenca-se os seguintes objetivos: Avaliar os determinantes sociais de saúde que envolve o vivido das pessoas com deficiência e suas famílias em cenário rural; Analisar as políticas públicas municipais de saúde na dimensão do planejamento e da agenda de ações voltadas às pessoas com deficiências e suas famílias residentes no rural, na perspectiva de gestores e planos locais de saúde; Analisar o processo de trabalho das equipes multiprofissionais na atenção a saúde de pessoas com deficiência e suas famílias no cenário rural; Identificar e compreender a rede de apoio das famílias de pessoa com deficiência no cenário rural; Conhecer e analisar a trajetória e os itinerários terapêuticos percorridos pelas pessoas com deficiências residentes em contextos rurais na busca por serviços de saúde, nos três níveis de complexidade; Conhecer e compreender os significados das violências implicadas no contexto de vida, familiar e social das pessoas com deficiências em cenário rural, na perspectiva dos direitos humanos; Construir materiais educativos para os serviços de saúde, a fim de subsidiar as práticas dos profissionais no cuidado a pessoa com deficiência, considerando a singularidade dos contextos rurais; Elaborar cartilhas informativas com orientações às pessoas com deficiência e suas famílias que auxiliem no cuidado, além de esclarecer os recursos disponíveis na rede de atenção. O estudo será desenvolvido por meio de abordagens quantitativa e qualitativa, com perspectiva definida como híbrida. Elege-se como base geográfica os municípios da região norte/noroeste do Rio Grande do Sul. Os participantes da pesquisa serão divididos em dois grupos, o primeiro será constituído pelas pessoas com deficiências e seus familiares residentes em cenário rural, e o segundo grupo compreenderá gestores e profissionais dos serviços que atuam em áreas rurais. A geração dos dados se dará em duas etapas, a primeira compreende a coleta de informações quantitativas, por meio da utilização de questionário estruturado que investigará determinantes sociais de saúde. A segunda abrange os dados qualitativos; numa primeira aproximação será realizada pesquisa documental nos planos municipais de saúde e em busca de elementos discursivos mais complexos, desenvolver-se-á entrevistas. A análise quantitativa dos resultados será desenvolvida por meio dos softwares Epidata, Stata 10.0 e SPSS 22.0. Para a organização e análise dos dados qualitativos, opta-se pela análise de conteúdo e como ferramenta de apoio o software Nvivo 10. Esse projeto segue a legislação sobre pesquisa com seres humanos, expressa na Resolução nº. 466, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) / Doutorado: (8) .
Integrantes: Andressa Ohse Sperling - Coordenador / ANDRESSA DA SILVEIRA - Integrante / ANDRESSA DE ANDRADE - Integrante / ANDRIELI DE MOURA VIEIRA REMPEL - Integrante / ANNA CAROLINE ELICKER KOHL - Integrante / ARLINI FATIMA DOS SANTOS - Integrante / BIANCA DE MOURA SANTOS - Integrante / CARMEM LAYANA JADISCHKE BANDEIRA - Integrante / CRISTIANE DUARTE CHRISTOVAN - Integrante / DARIELLI GINDRI RESTA FONTANA - Integrante / ETHEL BASTOS DA SILVA - Integrante / FERNANDA SARTURI - Integrante / ISABEL CRISTINA DOS SANTOS COLOME - Integrante / JAQUELINE RAIMUNDI - Integrante / LARISSA LUMA TOMASI FEBRAS - Integrante / LETICIA FUSSINGER - Integrante / LILIANE TALAMINI MACIEL - Integrante / LUCIANE CEZAR PADILHA - Integrante / MARTA COCCO DA COSTA - Integrante / NEILA SANTINI DE SOUZA - Integrante / PAOLA ELIZAMA CAURIO ROCHA - Integrante / TAUANA BUENO DE QUADROS DA SILVA - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Viva Criança: Atenção interdisciplinar à criança, adolescente e família
Descrição: Trata-se de um programa de extensão universitária com ações interdisciplinares, que visa melhorar a qualidade de vida de crianças, adolescentes e famílias na 15º regional de saúde pertencente ao município de Palmeira das Missões - RS..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Andressa Ohse Sperling - Integrante / JAQUELINE RAIMUNDI - Integrante / NEILA SANTINI DE SOUZA - Coordenador / PAOLA ELIZAMA CAURIO ROCHA - Integrante / Adriana de Fatima Zuliani Lunkes - Integrante / JANAINA BARBIERI - Integrante / BRUNA DA ROSA - Integrante.
2015 - Atual
ENFERMAGEM E ATIVIDADES GRUPAIS EM SAÚDE
Descrição: Este programa apresenta o delineamento das atividades de extensão junto a diferentes grupos, no Município de Palmeira das Missões/RS e região. Dentre eles pode-se citar Grupos de idosos, Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde Mental e Gerontologia (GEPESMG); Grupo de familiares de estudantes da APAE, Grupo de estudantes de ensino fundamental de escolas municipais de Palmeira das Missões. Além destes, outros poderão ser inclusos a depender da demanda da comunidade. O referido Programa está adstrito ao Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria/Campus Palmeira das Missões e sua duração é por tempo indeterminado. Tem por objetivo principal desenvolver atividades de natureza grupal junto a diferentes segmentos populacionais vinculados a comunidade local e regional. O público-alvo é constituído de idosos, familiares de estudantes da APAE, estudantes do ensino fundamental, estudantes de graduação e docentes da universidade ao qual o programa está vinculado. Projeta-se que as atividades a serem desenvolvidas alcancem diretamente cerca de 200 pessoas idosas; 15 familiares de estudantes da APAE; 40 estudantes do ensino fundamental de Palmeira das Missões; 4º acadêmicos e duas docentes do Curso de Enfermagem da UFSM/Campus Palmeira das Missões. Além disso, espera-se integrar o tripé extensão, pesquisa e ensino, a partir da vivência concreta em campo de prática, seja de modo individual ou coletivo..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (28) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Andressa Ohse Sperling - Coordenador / Adriana de Fatima Zuliani Lunkes - Integrante / MIKAELA CHRISTOVAN FLORENCIO - Integrante / JONATA DE MELLO - Integrante / FERNANDA BEHEREGARAY CABRAL - Integrante / ISABEL CRISTINA PACHECO VAN DER SAND - Integrante / BRUNA PAOLA DE LIMA BRIDI - Integrante / CAROLINE EGGER CORDEIRO CECHET - Integrante / CAROLINE PIOVESAN - Integrante / CAROLINE RUVIARO DALMOLIN - Integrante / CAROLINE THAIS BOTH - Integrante / CASSIELE HENDGES BRAVOSI - Integrante / FRANCIELI FRANCO SOSTER - Integrante / GIOVANA BINELO AGUIAR - Integrante / GLACIELE MARIA SANTOS ECKERT - Integrante / ISADORA STEFANI DA SILVA DOS SANTOS - Integrante / JANAINA ALVARES STEHLIRK - Integrante / LALESCA TARONE - Integrante / LEILA MARIZA HILDEBRANDT - Integrante / MARIANA PADILHA WERLE - Integrante / MARINES TAMBARA LEITE - Integrante / MARISE TERESINHA RENNER ELSENBACH - Integrante / POLLYANA STEFANELLO GANDIN - Integrante / RAFAELLA FRANÇA TORRES - Integrante / RENATO VARGAS FERNANDES - Integrante / ROBERTA SIMIONI MEZZAROBA - Integrante / SABRINA FLORENCIO - Integrante / SUELEN CAROLINE DILL - Integrante / TAINARA GIOVANA CHAVES DE VARGAS - Integrante / THAUANA FERREIRA ALVES - Integrante / THAYLANE DEFENDI - Integrante / TÍFANI DE VARGAS BUENO - Integrante.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BOTH, C. T.2016 BOTH, C. T. ; NUMER, C. ; SILVA, T. B. Q. ; ROSA, B. ; SPERLING, A. O. ; CABRAL, F. B. . DEPRESSÃO PÓS-PARTO NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA ENFERMAGEM BRASILEIRA: REVISÃO NARRATIVA. Revista Espaço Ciência & Saúde,, v. 4, p. 67-81, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LUNKES, A. F. Z. ; SPERLING, A. O. ; ROCHA, P. E. C. ; LEITE, M. T. . ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (DSTs) EM PESSOAS IDOSAS. In: IV Congresso Internacional de Estudos do Envelhecimento Humano 2018: Envelhecimento, Diversidade e Longevidade, 2018, Passo Fundo. ANAIS CIEEH 2018: Congresso Internacional de Estudos do Envelhecimento Humano. Passo Fundo-RS: Universidade de Passo Fundo, 2018. v. 4. p. 1-522.

Apresentações de Trabalho
1.
SPERLING, A. O.; LUNKES, A. F. Z. ; ROCHA, P. E. C. ; COSTA, M. C. ; SILVA, E. B. . Cuidado de Enfermagem na Prevenção do Câncer de Pele em Mulheres Rurais: Promovendo um Envelhecimento Saudável. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SPERLING, A. O.; COSTA, M. C. ; FONTANA, D. G. R. ; ROCHA, P. E. C. ; FLORENCIO, M. C. ; LUNKES, A. F. Z. . EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA COMO POTENCIALIZADORA NA PRODUÇÃO DO CUIDADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário da Pessoa com Deficiência e a Ruralidade no Contexto do SUS..... 2018. (Seminário).

2.
IV Congresso Internacional de Estudos do Envelhecimento Humano: Envelhecimento, Diversidade e Longevidade. Cuidado de Enfermagem na Prevenção do Câncer de Pele em Mulheres Rurais: Promovendo um Envelhecimento Saudável. 2018. (Congresso).

3.
II Fórum Regional de Saúde do Trabalhador: Trabalho Intersetorial na Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. 2017. (Outra).

4.
Setembro Amarelo em Defesa da Vida. 2017. (Outra).

5.
VIDEOCONFERÊNCIA tendo como temática " INTERCÂMBIO: Um Relato de Experiência na Colômbia". 2017. (Oficina).

6.
X Feira da Saúde. Participante. 2017. (Feira).

7.
O Curso de Enfermagem da UFSM EM Palmeira das Missões:10 Anos de História em 2016. 2016. (Encontro).

8.
Aula Inaugural do Curso de Enfermagem da UFSM, Campus Palmeira das Missões intitulada " A Enfermagem em Diferentes Cenários: Vivências no Âmbito da Atenção à Saúde e Produção Acadêmica". 2015. (Outra).

9.
I Encontro de Saúde Coletiva e as Interfaces com o Território Indígena Kaingang: Aproximando Saberes. 2015. (Encontro).

10.
Interpretação de Eletrocardiograma. 2015. (Outra).

11.
Tecnologias de tratamento em Lesões de Pele. 2015. (Outra).

12.
VI Semana Acadêmica de Enfermagem da UFSM/Campus Palmeira das Missões-Enfermagem, Educação e Serviço na Rede de Atenção à Saúde. 2015. (Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 10:40:31