Karolyne Amancio de Paula

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2973290401949591
  • Última atualização do currículo em 12/01/2019


Mestranda da linha de pesquisa: História e Políticas da Educação, na área de Educação,pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUCPR, especialista em Alfabetização e Letramento pelo Centro Universitário Internacional- Uninter, formada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUCPR. Atualmente é professora de ensino fundamental pela Prefeitura de São José dos Pinhais, possui experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Karolyne Amancio de Paula
Nome em citações bibliográficas
PAULA, K. A.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Título: REVISTA FAMÍLIA CRISTÃ E O DISCURSO PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DA SEÇÃO CARTA DO MÊS (1960 A 1993),Orientador: Evelyn de Almeida Orlando.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Seção de Cartas, Discurso Pedagógico.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação.
2013 - 2014
Especialização em Alfabetização e Letramento. (Carga Horária: 420h).
Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
Título: A contribuição da contação de histórias em turma de alfabetização.
2005 - 2009
Graduação em Pedagogia.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Título: Contação de histórias na educação infantil: crianças de 4 a 5 anos..
Orientador: Vera Lúcia Casteleins.
Bolsista do(a): .
2000 - 2002
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto, CEBMRN, Brasil.
1993 - 1999
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual Dona Carola, EEDC, Brasil.




Formação Complementar


2018
Disciplina Isolada: Análise do Discurso II. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS. (Carga horária: 60h).
Centro de Línguas UFPR, CELIN UFPR, Brasil.
2018 - 2018
Grupo de pesquisa: mídia, espaço público e educação. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2018 - 2018
Disciplina Isolada: Estudos Avançados em História III. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2018 - 2018
Espanhol - básico. (Carga horária: 60h).
Centro de Línguas CELIN -UFPR, CELIN - UFPR, Brasil.
2016 - 2016
PNAIC-Aperfeiçoamento para formação de professores de alfabetização: Didáti. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Práticas pedagógicas aplicadas a matemática. (Carga horária: 60h).
Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Jogos e Brincadeira na Alfabetização. (Carga horária: 40h).
Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Trilhas da Aprendizagem. (Carga horária: 40h).
Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em A avaliação da Aprendizagem e suas Inquietações. (Carga horária: 40h).
Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Jogos e brincadeiras musicais na sala de aula. (Carga horária: 60h).
Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
2015 - 2015
PNAIC-Aperfeiçoamento para formação de professores de alfabetização: Interd. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2013 - 2014
PNAIC:Aperfeiçoamento para professores do ciclo de alfabetização-matemática. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2013 - 2013
Inglês Básico. (Carga horária: 80h).
Centro de Idiomas CNA, CNA, Brasil.
2012 - 2013
PNAIC:Aperfeiçoamento para professores do ciclo de alfabetização- linguagem. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2011 - 2012
Aperfeiçoamento para Professores em Linguagem e Alfabetização para as Série. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2007 - 2007
Desenvolvimento de Habilidades e Competências. (Carga horária: 80h).
Prefeitura Municipal de Curitiba, P/CURITIBA, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Representação da Identidade Indígena. (Carga horária: 20h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
2006 - 2006
Pesquisa de Materiais no Ensino da História da Arte. (Carga horária: 20h).
Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro, GUIDO VIARO, Brasil.
2006 - 2006
Jogos Recreativos. (Carga horária: 20h).
Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro, GUIDO VIARO, Brasil.


Atuação Profissional



Prefeitura de São Jose dos Pinhais, PMSJP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Escola Terra Firme, TERRA FIRME, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Auxiliar de professor, Enquadramento Funcional: Auxiliar de professor de educação básica., Carga horária: 36


Prefeitura Municipal de Curitiba, P/CURITIBA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estagiária em Educação, Enquadramento Funcional: Estagiária educação infantil no AMAS, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Educação, Religião e Cultura
Descrição: Descrição: O projeto aborda a relação entre educação, religião e cultura, buscando compreender a religião como objeto cultural e, de forma privilegiada, a ação das mulheres voltadas para a manutenção e reprodução dessa cultura em diferentes espaços, sobretudo o doméstico. Para tanto, as lentes são ampliadas e serão considerados não apenas os processos de educação formal (escolar), como também os não-formais, os quais, de inúmeras maneiras, se tornam efetivamente, constitutivos dos sujeitos. Demarcado no século XX, sobretudo pela crença na escolarização que se instaura nesse período, o projeto aborda, de forma privilegiada, três eixos: a ação dos intelectuais, suas produções impressas e outras práticas educativas, não necessariamente constituídas no processo de escolarização. Entender os modos pelos quais tais personagens produziram e fizeram circular saberes, considerando suas interlocuções e suas redes de sociabilidade (SIRINELLI, 1996), suas estratégias e táticas (CERTEAU, 1994) é o caminho teórico-metodológico para a condução desta pesquisa. O caminho escolhido foi o das religiões como campo de tensões que disputa o cenário educacional e a legitimidade sobre a formação dos indivíduos (BOURDIEU, 2004). A história dos sujeitos é a história dos seus grupos e seus saberes, suas crenças, seus avanços e conquistas, seus recuos e fracassos, suas práticas, sua cultura e seus modos de ser e estar no mundo. A educação é compreendida no âmbito da formação cultural, tendo as religiões como a via privilegiada de análise. Os referenciais teóricos metodológicos estão ancorados em conceitos da Historia Cultural, dos Estudos de Gênero (privilegiadamente, da História das Mulheres) e das Ciências das Religiões. Busca-se, com isso, lançar luz sobre personagens da nossa história educacional, muitas vezes obscurecidos, como as mulheres, por exemplo, as quais exerceram papéis formativos fundamentais na casa, na escola e em diversos outros espaços ainda pouco registradas em nossa historiografia. Interessa aqui entender como as mulheres, por meio da educação e da religião, construíram caminhos possíveis de ampliação social e circulação na vida pública. Por fim, buscam-se compreender a religião como objeto cultural carregada de sentidos e sensibilidades, fruto das experiências dos sujeitos como indícios dos modos como estes constroem a si mesmos e o mundo em que vivem. No bojo dessa proposta mais ampliada de pesquisa situam-se o seguinte sub-projeto em desenvolvimento: Educação, Gênero e Cristianismo: circulação, representação, formação e práticas femininas em cenário religioso e educativo, com financiamento do CNPq (Edital Universal/2016)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
PAULA, K. A.. Brinquedo: Prática Interdisciplinar em primeiro ano do Ensino Fundamental. In: Antonella Carvalho Oliveira. (Org.). Grandes Temas da Educação Nacional. 1ed.Ponta Grossa: Editora Atenas, 2018, v. 1, p. 65-72.

2.
PAULA, K. A.. A Contribuição da Contação de Histórias em turma do Primeiro ano do Ensino Fundamental. In: Antonella Carvalho Oliveira. (Org.). Grandes Temas da Educação Nacional. 1ed.Ponta Grossa: Editora Atena, 2018, v. 1, p. 108-120.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PAULA, K. A.. Brinquedo: prática interdisciplinar em primeiro ano do Ensino Fundamental. In: XIII Congresso Nacional de Educação EDUCERE IV Seminário Internacional de Representações Sociais Subjetividade e Educação SIRSSE e VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente SIPD/Cátedra UNESCO, 2017, Curitiba. Brinquedo: prática interdisciplinar em primeiro ano do Ensino Fundamental, 2017. p. 19871-19878.

2.
PAULA, K. A.. A contribuição da contação de histórias em turma de primeiro ano do Ensino Fundamental.. In: XIII Congresso Nacional de Educação EDUCERE IV Seminário Internacional de Representações Sociais Subjetividade e Educação SIRSSE e VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente SIPD/Cátedra UNESCO, 2017, Curitiba. A contribuição da contação de histórias em turma de primeiro ano do Ensino Fundamental., 2017. p. 3226-3239.

Apresentações de Trabalho
1.
PAULA, K. A.; ORLANDO, E. A. . O diálogo na seção ' A carta do mês' da Revista Família Cristã. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PAULA, K. A.. A contribuição da contação de histórias em turma do primeiro ano do Ensino Fundamental.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PAULA, K. A.. Prática Interdisciplinar em primeiro ano do Ensino Fundamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PAULA, K. A.. Sequência didática sobre o brinquedo, apresentado ao PNAIC 2016. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
PAULA, K. A.. Ciências: relato de experiência : filtro de água com 2º ano, apresentado ao PNAIC 2016. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
PAULA, K. A.. A contribuição da contação de histórias em turma de alfabetização. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PAULA, K. A.. Sequência didática do livro Camilão o comilão de Ana Maria Machado apresentado ao PNAIC 2014. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
PAULA, K. A.. Jogo Matemático: cubra o dobro e situações problemas para 1º ano, apresentado ao PNAIC 2014. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
PAULA, K. A.. Sequência didática do Jogo Matemático: formas geométricas, apresentado ao PNAIC 2014. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
PAULA, K. A.. Contação de Histórias na Educação Infantil: crianças de 4 a 5 anos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
20 anos da linha de História e Historiografia da Educação - UFPR. 2018. (Seminário).

2.
Atrios dos Gentios: "Mundo, sentido e transcedência", diálogo Sonia Bridi e Tomás Hálik. 2018. (Seminário).

3.
Educação e Teologia : a herança da Ratio studiorum (Plano de estudos) dos jesuítas, primeiro currículo impresso para os colégios no final do século XVI. 2018. (Seminário).

4.
I Congresso Internacional do PPGT; XIII Congresso de Teologia da PUC. O diálogo na seção " A carta do mês" da Revista Família Cristã. 2018. (Congresso).

5.
Palestra de Prof. Dr. José Costa D?Assunção Barros da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2018. (Encontro).

6.
Seminário Avançado: Educação e teologia: o plano de estudos (ratio studiorum) dos jesuítas: primeiro programa escolar feito para os colégios no final do século XVI. 2018. (Seminário).

7.
Palestra de Prof.ª Dr.ª Ariana Cosme da Universidade do Minho de Portugal. 2017. (Encontro).

8.
Palestra e lançamento do livro-E o verbo se fez rede: religiosidade em reconstrução no ambiente digital.. 2017. (Encontro).

9.
Palestra e lançamento do livro- Midiatização: um novo modo de ser e viver em sociedade. 2017. (Encontro).

10.
Seminário Avançado: Educação na Cibercultura. 2017. (Seminário).

11.
Seminário Avançado: Formação de Professores em Diferentes Contextos. 2017. (Seminário).

12.
Seminário Avançado: Recursos Digitais na Educação. 2017. (Seminário).

13.
XIII Congresso Nacional de Educação EDUCERE IV Seminário Internacional de Representações Sociais Subjetividade e Educação SIRSSE e VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente SIPD/Cátedra UNESCO. Brinquedo: prática interdisciplinar em primeiro ano do Ensino Fundamental.. 2017. (Congresso).

14.
XIII Congresso Nacional de Educação EDUCERE IV Seminário Internacional de Representações Sociais Subjetividade e Educação SIRSSE e VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente SIPD/Cátedra UNESCO. A contribuição da contação de histórias em turma de primeiro ano do Ensino Fundamental.. 2017. (Congresso).

15.
Assessoramento de Alfabetização. 2015. (Seminário).

16.
Educação para o trânsito I. 2015. (Encontro).

17.
Educação para o trânsito II. 2015. (Encontro).

18.
Encontro de Alfabetização. 2015. (Seminário).

19.
Fórum SM de Educação: A educação integral no século XXI. 2015. (Seminário).

20.
Fórum SM de Educação: Construindo competências e habilidades para avaliações oficiais.. 2015. (Seminário).

21.
Diversidade e Curriculo. 2012. (Seminário).

22.
Palestra de Prof. Dr. Miguel Arroyo, Encontro Pedagógico SEMED- Prefeitura Municipal de são José dos Pinhais. 2012. (Encontro).

23.
III Congresso Ibero- Americano sobre Violência nas Escolas- C. 2008. (Congresso).

24.
Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em situações de risco:Possibilidades e limites no Alcance dos Objetivos. 2008. (Oficina).

25.
VIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR - Educere. 2008. (Congresso).

26.
I Feira de Ciências e Tecnologia da RME. 2007. (Feira).

27.
I Seminário de Pesquisa em Educação. 2007. (Seminário).

28.
Maus tratos- Consequências - encaminhamentos e cura CECOVI. 2007. (Encontro).

29.
Educação e Lazer. 2006. (Oficina).

30.
III Jornada Científica e Artística -Cultural de Educação e Relações Étnicas. 2006. (Seminário).

31.
O ensino fundamental de 9 anos. 2006. (Encontro).

32.
VI Educere- Congresso Nacional de Educação PRAXIS. 2006. (Congresso).

33.
II Jornada Científica e Artístico Cultural de Educação e Relações Étnicas. 2005. (Seminário).

34.
V Educere e III Congresso Nacional da Área de Educação. 2005. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 10:50:21