Escarllat Ferreira Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1502658509474503
  • Última atualização do currículo em 10/11/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: comunidades de aprendizagem; jogos de matemática em grupos interativos; jogos digitais e tabuada. Mestranda em Ensino na Educação Básica, pelo Centro de Pesquisa Aplicada a Educação, Universidade Federal de Goiás. Estudante pesquisadora do grupo de pesquisa KADJÓT "Kadjót- Grupo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre as relações entre as tecnologias e a educação". (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Escarllat Ferreira Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, E. F.


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado profissional em andamento em Ensino na Educação Básica.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: O jogo digital, o ensino das quatro operações fundamentais da matemática e a questão da mediação na perspectiva histórico-cultural, Ano de Obtenção: .
Orientador: Elisabeth Cristina de Faria.
Coorientador: Marcos Antônio Gonçalves Júnior.
Grande área: Ciências Humanas
2017
Especialização em andamento em Ensino Interdisciplinar em Infância e Direitos Humanos.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: SOCIEDADE ESPÍRITA TRABALHO E ESPERANÇA (SETE): PERSPECTIVAS DE PERMANÊNCIA E FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
Orientador: Eloane Aparecida Rodrigues Carvalho.
2012 - 2016
Graduação em Abi - Pedagogia.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: O uso dos jogos digitais para a compreensão da tabuada.
Orientador: Maria de Fátima Teixeira Barreto.
2005 - 2011
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual de Cezarina, CEC, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Extensão universitária em Matemática e Mundo-Vida. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Iniciação a Docência, Carga horária: 20

Atividades

01/2014 - 03/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

Linhas de pesquisa
Matemática e Tecnologias


Linhas de pesquisa


1.
Matemática e Tecnologias


Projetos de pesquisa


2015 - 2015
Softwares para o estudo da matemática nos anos Iniciais do Ensino Fundamental: ampliando espaços para o estudo da matemática e formação de professores
Descrição: Esta proposta de investigação surge de inquietações do grupo PEMSI- Pesquisa e estudo em Matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental- acerca da inserção de tecnologias no espaço escolar. Pretende-se realizar a proposta em fases que inclui a pesquisa bibliográfica, a pesquisa de desejos e expectativas de professores e alunos em torno de softwares educacionais, e a criação e vivência de um software para o estudo de matemática por alunos e de formação continuada para professores. No decorrer desta investigação pretende-se: contribuir para a discussão acerca da inserção das tecnologias digitais em ambientes educacionais; investigar expectativas de professores e alunos com relação à inserção de jogos digitais nos anos iniciais do Ensino Fundamental para o estudo da matemática; desenvolver um software par ao estudo da matemática nos anos Iniciais do Ensino Fundamental que favoreça uma ação criativa e investigativa e comunicativa dos alunos; criar um ambiente digital para a investigação em Educação Matemática com vistas a qualificar e integrar professores que atuam nos anos Iniciais do Ensino Fundamental, ampliando a discussão e atualizando informações sobre o estado da arte da pesquisa que investiga a inserção das tecnologias em ambientes educacionais, em especial nos anos iniciais do Ensino Fundamental..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Escarllat Ferreira Silva - Integrante / MARIA DE FATIMA TEIXEIRA BARRETO - Coordenador / ANA PAULA PURCINA BAUMANN - Integrante / CLEIDE APARECIDA CARVALHO RODRIGUES - Integrante / RICARDO ANTÔNIO GONÇALVES TEIXEIRA - Integrante / ANA CARLA CHAVES FERNANDES - Integrante / BEATRIZ PITA STIVAL - Integrante / BEATRIZ TELES VALADÃO - Integrante / CLEONICE MARIA COELHO OLIVEIRA - Integrante / DANUBIA RODRIGUES AMORIM DE OLIVEIRA - Integrante / DEBORA ARAUJO ABRANTES ROSA - Integrante / MARINARA GUIMARAES DOS SANTOS - Integrante / RAISSA RODRIGUES DE LIMA - Integrante / SUSANNA VIGÁRIO PÔRTO ASSIS FERNANDES - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Goiás - Outra.
2015 - Atual
COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM EM GOIÂNIA-GO: POSSIBILIDADE DE INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE E DE MELHORIA DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DO PIBID
Descrição: Este projeto de pesquisa, financiado pelo CNPq (2015-2017), se insere no âmbito do desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, cujo foco é o desenvolvimento do projeto Comunidades de Aprendizagem em duas escolas da rede municipal de ensino de Goiânia-GO. O objetivo da investigação é identificar avanços e desafios na formação inicial e continuada de professores a partir do desenvolvimento da proposta Comunidades de Aprendizagem e analisar, em conjunto com professores, comunidade escolar e estudantes da universidade (bolsistas Pibid), o desenvolvimento e o impacto das atuações educativas de êxito (atividades próprias das Comunidades de Aprendizagem) que ocorrem nas duas escolas municipais (e instituições parceiras) vinculadas ao Pibid-Pedagogia: tertúlias literárias dialógicas; biblioteca tutorada; grupos interativos e; formação de familiares..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Escarllat Ferreira Silva - Integrante / MARIA DE FATIMA TEIXEIRA BARRETO - Integrante / SUSANNA VIGÁRIO PÔRTO ASSIS FERNANDES - Integrante / Vanessa Gabassa - Coordenador / Letícia Marques Velasco - Integrante / Keila Matida de Melo - Integrante / JANAINA SILVA DE ASSIS - Integrante / JANETE LOPES DA SILVA ARAÚJO - Integrante / Pollyana Martins Santana - Integrante / Cintia da Silva Nascimento - Integrante / Renata Araujo Silva Salgado - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, E. F.; FERNANDES, S. V. P. A. ; BARRETO, M. F. T. . JOGOTECA COMO ATIVIDADE PARA APRENDIZAGEM DIALÓGICA. In: Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão 'Luz, Ciência e Vida', 2015, Goiânia. ANAIS DO XII CONPEEX Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão Universidade Federal de Goiás, 2015. v. 12.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2º Colóquio de Linguagens Midiáticas.O uso dos jogos digitais para a compreensão da tabuada. 2018. (Outra).

2.
III ENCONTRO DA ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO INTERDISCIPLINAR EM INFÂNCIA E DIREITOS HUMANOS E AULA INAUGURAL DA ESPECIALIZAÇÃO EM INFÂNCIA E DIREITOS HUMANOS. 2018. (Encontro).

3.
II Seminário PIBID Subprojeto Matemática. 2018. (Seminário).

4.
Seminário de Educação Inclusiva - Lei Brasileira de Inclusão. 2018. (Seminário).

5.
12º CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão,. JOGOTECA COMO ATIVIDADE PARA APRENDIZAGEM DIALÓGICA. 2015. (Congresso).

6.
12º CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, "Luz, Ciência e Vida". ". 2015. (Congresso).

7.
A situação politica e a greve dos Trabalhadores da Educação no estado de Goiás: Criminalização e Legitimidade".. 2015. (Outra).

8.
V Encontro de Comunidades de Aprendizagem. 2015. (Encontro).

9.
11º CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão / Conhecimento, Inclusão Social e Desenvolvimento. 2014. (Congresso).

10.
V Seminário de Estágio do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação com o tema " Imagens do trabalho docente: o estágio do curso de Pedagogia e a práxis educativa"..A Cultura Goiana como Auxílio para a Compreensão da Leitura e da Escrita na EAJA.. 2014. (Seminário).

11.
Jornada da Cidadania / Literatura: leitura e pesquisa. 2013. (Outra).

12.
Minicurso "Contos de Fadas: entre o tradicional e o moderno", no XXI Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação - UFG / Pedagogia e Psicologia: Formação e Identidade Social. 2013. (Outra).

13.
Psicologia e Educação: Formação, Pesquisa e Demandas da Escola. 2013. (Outra).

14.
Seminário de Estágio do Curso de Pedagogia - FE UFG / Relação Teoria e Prática no Estágio: Tessituras das Atividades Discente e Docente. 2013. (Seminário).

15.
Seminário Estadual de Educação do Campo. 2013. (Seminário).

16.
V Congresso de Fenomenologia da Região Centro-Oeste. 2013. (Congresso).

17.
VI Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo / Roda de Conversa II e III - Ocupação e Resistência nas Cidades e Etnias Gênero e Resistência. 2013. (Outra).

18.
XXI Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação - UFG / Pedagogia e Psicologia: Formação e Identidade Social. 2013. (Simpósio).

19.
32º Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia. 2012. (Encontro).

20.
História da Escola Primária no Brasil. 2012. (Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 21:26:24