Max Kühn Barcellos da Rocha

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  • Última atualização do currículo em 19/09/2018


Graduando em Composição Musical pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Composição Musical (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Max Kühn Barcellos da Rocha
Nome em citações bibliográficas
ROCHA, M. K. B. da;KÜHN, M. B. da Rocha;BARCELLOS, M. da Rocha

Endereço


Endereço Profissional
Espaço das Músicas.
Travessa Manoel Benício
Fonseca
24130040 - Niterói, RJ - Brasil
Telefone: (21) 26251743


Formação acadêmica/titulação


2014
Graduação em andamento em Música - Composição.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2011 - 2013
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Salesiano Região Oceânica, CSRO, Brasil.
2005 - 2010
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Salesiano Região Oceânica, CSRO, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Extensão universitária em MusMaT: aplicações de modelos matemáticos à composição e análise musical. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2015 - 2015
Taller de Iniciación a La Música de Mariachi.. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Espaço das Músicas, ESPAÇO DAS MÚSIC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor (sem vínculo), Enquadramento Funcional: Professor (sem vínculo), Carga horária: 8
Outras informações
Ensino, Música, Nível: Técnico Disciplinas Ministradas: Composição Musical, Análise Musical, Instrumentação e Orquestração, Teoria Musical, Percepção Musical, Apreciação Musical, Harmonia, Harmonia Avançada, Instrumento (Piano)



Linhas de pesquisa


1.
ABORDAGENS SISTEMÁTICAS DE ASPECTOS ESTRUTURAIS EM MÚSICA POPULAR
2.
A LINGUAGEM HARMÔNICA NA OBRA DE ANTÔNIO CARLOS JOBIM, A PARTIR DE FUNDAMENTOS DA TEORIA NEORRIEMANIANA
3.
Modelagem sistêmica a partir de gestos harmônico-melódicos de pequenas peças brasileiras.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
A LINGUAGEM HARMÔNICA NA OBRA DE ANTÔNIO CARLOS JOBIM, A PARTIR DE FUNDAMENTOS DA TEORIA NEORRIEMANIANA
Descrição: Projeto de Pesquisa em nível de Iniciação Científica. Este projeto de Iniciação Científica apresenta-se como uma ramificação do projeto de pesquisa "Abordagens sistemáticas de aspectos estruturais em música popular", vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Toma como principal fundamentação elementos da Teoria Neorriemaniana, reelaborados por David Kopp (2006) e por formulações teóricas originais associadas. O projeto consiste em um ponto de partida para uma série de abordagens semelhantes, direcionadas a cancioneiros de compositores renomados no universos da música popular. A principal motivação para a criação do presente projeto está na busca pela sistematização de estudos sobre a estrutura de gêneros musicais populares, o que é sintonizado à pesquisa abrangente acima mencionada. Mais especificamente, até onde se sabe, nenhum trabalho acadêmico contemplou até hoje o repertório considerado neste projeto (a saber, a integral das canções de Antônio Carlos Jobim) com o enfoque que é aqui proposto. Objetivos Geral Contribuir para a expansão do conhecimento em relação a aspectos estruturais da música popular brasileira. Específicos  Analisar as relações harmônicas presentes na integral das canções de A. C. Jobim;  Investigar se as escolhas composicionais no aspecto específico das relações harmônicas podem estar associadas a um traço estilístico, a partir da maior ou menor recorrência dos procedimentos na análise;  Considerar se os resultados obtidos no processo analítico podem ser empregados para composição por modelagem sistêmica;  Ampliar o escopo da TNR, considerando o universo da música popular;  Redigir artigos documentando aspectos teóricos envolvidos e aplicações. Metodologia Compreende as seguintes etapas: 1. Seleção das canções em relação às datas de suas composições, agrupadas como se segue: (a) 1940-60; (b) 1960-80; (c) 1980-94; 2. Revisão da harmonia das canções selecionadas e transcrição dos acordes em tabelas específicas para inclusão como dado de entrada em software de análise (ver próximo ítem); 3. Desenvolvimento de um software destinado à análise harmônica de acordo com os princípios teóricos adotados, tendo como input as sequências de acordes das canções. A partir de uma biblioteca dos vetores J, pré-estabelecida também por meios computacionais, o software retornará a sequência de operações correspondente, em formatos de listagem e gráfico. Os dados obtidos em cada análise serão emtão armazenados em matrizes, visando à comparação posterior (próximo ítem); 4. Finalizado o processo analítico, serão processados os dados compilados nas várias matrizes, contemplando a elaboração de gráficos comparativos; 5. Redação de artigos sobre o processo, visando à publicação em periódico idexado ou anais de evento científico, relacionados aos seguintes aspectos: (a) descrição teórica do sistema idealizado, considerando elementos diversos; (b) descrição do processo metodológico e (c) discussão dos resultados obtidos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Max Kühn Barcellos da Rocha - Integrante / Carlos de Lemos Almada - Coordenador / Claudia Usai Gomes - Integrante / João Travassos Penchel - Integrante / Igor Borges das Chagas - Integrante.
2017 - Atual
ABORDAGENS SISTEMÁTICAS DE ASPECTOS ESTRUTURAIS EM MÚSICA POPULAR
Descrição: O presente projeto, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi idealizado a partir da constatação de que há no meio acadêmico atual poucos estudos sistemáticos voltados a aspectos da música popular, se comparados àqueles vinculados à área da música de concerto. Ainda que observe-se atualmente uma saudável e bem vinda tendência crescente de novas abordagens voltadas para tal sistematização, tratam-se, via de regra, de iniciativas isoladas, não correlacionadas a um projeto abrangente. Além disso, o campo de estudos mostra-se como potencialmente vasto e relativamente inexplorado. Considero que a conjunção de tais argumentos justifica, por si só, a viabilização deste projeto. Contudo, motivações mais específicas (abaixo detalhadas), relacionadas a pesquisas idealizadas e em andamento (como ramificações de outros projetos) vêm ao encontro dos objetivos essenciais da presente proposta. Objetivos Retomando estudos isolados previamente realizados sobre aspectos estruturais da música popular (especialmente brasileira), a presente proposta tem como objetivo essencial empreender uma sistematização abrangente de diversas perspectivas possíveis, englobando gêneros e abordagens distintas. Como objetivos específicos: ? Realizaçãode investigações voltadas a aspectos e repertórios selecionados através de subprojetos em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado; ? .Desenvolvimento eventual de programas computacionais de auxílio à análise; ? Aproveitamento de resultados obtidos para composição musical (com finalidades de pesquisa, pedagógicas e/ou artísticas); ? Redação de artigos científicos, focalizando aspectos teóricos, analíticos e metodológicos envolvidos na pesquisa. Metodologias e fundamentações teóricas associadas A serem establecidas e detalhadas de acordo com as naturezas dos subprojetos específicos. No entanto, considerando os trabalhos já realizados, seria possível relacioanr como principais pontos de partida dois eixos: (1) a Teoria da Análise Schenkeriana, contemplando seus inúmeros desdobramentos (especialmente aqueles que tocam o cerne desta proposta) e (2) a Teoria Neorriemaniana, envolvendo especialmente as contribuições propostas por David Kopp (2006), que têm sido por mim empregadas recentemente como base para estudos teóricos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Max Kühn Barcellos da Rocha - Integrante / Carlos de Lemos Almada - Coordenador / Claudia Usai Gomes - Integrante / João Travassos Penchel - Integrante / Igor Borges das Chagas - Integrante.
2015 - Atual
Modelagem sistêmica a partir de gestos harmônico-melódicos de pequenas peças brasileiras.
Descrição: Propomos, neste projeto de pesquisa, uma metodologia para a geração e interconexão de repositórios composicionais a partir da análise de intertextos. Essa metodologia, denominada Modelagem Sistêmica, nos permite determinar sistemas composicionais hipotéticos aos quais se associam estruturas arquetípicas fundamentadas no princípio da generalização de propriedades paramétricas. Utilizaremos como objetos de estudo, nesse experimento analítico-composicional, obras selecionadas de diversos períodos históricos, incluindo fortemente o repertório brasileiro, com o intuito de, a partir da modelagem dessas obras, planejar uma série de novas obras para formações instrumentais distintas das originais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Max Kühn Barcellos da Rocha - Integrante / Pauxy Gentil Nunes Filho - Integrante / Liduino José Pitombeira de Oliveira - Coordenador / Carlos de Lemos Almada - Integrante / Claudia Usai Gomes - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arranjo.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Menção Honrosa -Centro de Letras e Artes - XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural UFRJ, UFRJ.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, M. K. B. da; GOMES, C. U. ; PENCHEL, J. T. ; CHAGAS, I. B. ; ALMADA, Carlos de L . Sgt. Pepper: Uma abordagem neorriemaniana' vinculado ao projeto de pesquisa 'ABORDAGENS SISTEMÁTICAS DE ASPECTOS ESTRUTURAIS EM MÚSICA POPULAR'.. In: XXVII Congresso Anual da Associação de Pós-Graduação em Música, 2017, Campinas. Anais do XXVII Congresso Anual da Associação de Pós-Graduação em Música, 2017.

2.
KÜHN, M. B. da Rocha; GOMES, C. U. ; PASCALE, R. V. ; Pitombeira, Liduino . Publicação do trabalho 'Modelagem sistêmica aplicada à música popular: Imagina, de Tom Jobim no XXVII Congresso da ANPPOM. 2017.. In: XXVII Congresso da ANPPOM. 2017, 2017, Campinas. XXVII Congresso da ANPPOM. 2017, 2017.

3.
ROCHA, M. K. B. da; GOMES, C. U. ; ALMADA, Carlos de L ; CHAGAS, I. B. ; PENCHEL, J. T. . Relações neorriemanianas de acordes de sétima na primeira fase composicional de Antônio Carlos Jobim' vinculado ao projeto de pesquisa 'ABORDAGENS SISTEMÁTICAS DE ASPECTOS ESTRUTURAIS EM MÚSICA POPULAR',. In: V Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical, 2017, São Paulo. Anais do IV Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical, 2017.

4.
KÜHN, M. B. da Rocha; GOMES, C. U. ; Pitombeira, Liduino . Publicação do artigo 'Modelagem sistêmica do primeiro movimento de Brinquedo de Roda, de Heitor Villa-Lobos, como uma metodologia para o planejamento composicional de Villa',. In: XXVI Congresso da ANPPOM, 2016, Belo Horizonte. Anais do XXVI Congresso da ANPPOM, 2016.

5.
KÜHN, M. B. da Rocha; GOMES, C. U. ; Pitombeira, Liduino . Publicação do trabalho: Geração de repositórios composicionais a partir da modelagem sistêmica de Lilian.. In: 14º Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ., 2016, Rio de Janeiro. Anais do 14º Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ, 2016.

6.
KÜHN, M. B. da Rocha; GOMES, C. U. ; PASCALE, R. V. ; Pitombeira, Liduino . Publicação do trabalho 'Planejamento composicional do primeiro movimento de 'Cinco Mulheres' a partir da modelagem sistêmica do 'Prelúdio No. 1' para piano de Claudio Santoro'. In: 15º Colóquio de Pesquisa do PPGM - UFRJ., 2016, Rio de Janeiro. Anais do 15º Colóquio de Pesquisa do PPGM - UFRJ., 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
KÜHN, M. B. da Rocha; GOMES, C. U. ; Pitombeira, Liduino . Publicação do Resumo do Trabalho 'Modelagem sistêmica aplicada à música popular: Imagina, de Tom Jobim na XXXVII JICTAC. 2016.. In: XXXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, 2016. Anais da XXXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, 2016.

2.
ROCHA, M. K. B. da. PLANEJAMENTO COMPOSICIONAL DE 'QUARTETO DE CORDAS' A PARTIR DA MODELAGEM SISTÊMICA DA 'MODINHA' DA 'BRASILIANA N.1', DE OSVALDO LACERDA. In: XXXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural UFRJ 416, 2015, Rio de Janeiro. Livro de Resumos da XXXVII JICTAC, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
ROCHA, M. K. B. da; GOMES, C. U. ; ALMADA, Carlos de L ; CHAGAS, I. B. ; PENCHEL, J. T. . Apresentação de comunicação oral do trabalho 'Relações neorriemanianas de acordes de sétima na primeira fase composicional de Antônio Carlos Jobim' vinculado ao projeto de pesquisa 'ABORDAGENS SISTEMÁTICAS DE ASPECTOS ESTRUTURAIS EM MÚSICA POPULAR', no IV Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical, na Universidade de São Paulo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ROCHA, M. K. B. da; ALMADA, Carlos de L ; GOMES, C. U. ; PENCHEL, J. T. ; CHAGAS, I. B. . Apresentação de comunicação oral do trabalho 'Sgt. Pepper: Uma abordagem neorriemanianar' vinculado ao projeto de pesquisa 'ABORDAGENS SISTEMÁTICAS DE ASPECTOS ESTRUTURAIS EM MÚSICA POPULAR'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ROCHA, M. K. B. da; ALMADA, Carlos de L ; GOMES, C. U. ; CHAGAS, I. B. ; PENCHEL, J. T. . Apresentação de comunicação oral do trabalho 'A geometria das relações parcimoniosas em música popular' vinculado ao projeto 'ABORDAGENS SISTEMÁTICAS DE ASPECTOS ESTRUTURAIS EM MÚSICA POPULAR'.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ROCHA, M. K. B. da; GOMES, C. U. ; CHAGAS, I. B. ; PENCHEL, J. T. . Apresentação de comunicação oral do trabalho 'Relações neorriemannianas de acordes de sétima na segunda fase composicional de Antônio Carlos Jobim'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
KÜHN, M. B. da Rocha; GENTIL-NUNES, P. ; GOMES, C. U. ; PASCALE, R. V. ; Pitombeira, Liduino . Apresentação do trabalho 'Utilização do aplicativo de operações lineares OPLIN como ferramenta de modelagem sistêmica.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
KÜHN, M. B. da Rocha; GOMES, C. U. ; PASCALE, R. V. ; Pitombeira, Liduino . Apresentação do trabalho 'Valsa de Nepomuceno: uma proposta de modelagem sistêmica markoviana'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
KÜHN, M. B. da Rocha; GOMES, C. U. ; PASCALE, R. V. ; Pitombeira, Liduino . Apresentação do trabalho 'Modelagem sistêmica aplicada à música popular: Imagina, de Tom Jobim. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
KÜHN, M. B. da Rocha; GOMES, C. U. ; Pitombeira, Liduino . Apresentação do trabalho: Geração de repositórios composicionais a partir da modelagem sistêmica de Lilian. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
KÜHN, M. B. da Rocha; GOMES, C. U. ; Pitombeira, Liduino . Apresentação do trabalho 'Modelagem sistêmica aplicada à música popular: Imagina, de Tom Jobim. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
KÜHN, M. B. da Rocha; GOMES, C. U. ; PASCALE, R. V. ; Pitombeira, Liduino . Apresentação do trabalho 'Planejamento composicional do primeiro movimento de 'Cinco Mulheres' a partir da modelagem sistêmica do 'Prelúdio No. 1' para piano de Claudio Santoro'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ROCHA, M. K. B. da; Pitombeira, Liduino ; GOMES, C. U. . Apresentação do trabalho 'Modelagem sistêmica do primeiro movimento de Brinquedo de Roda, de Heitor Villa-Lobos, como uma metodologia para o planejamento composicional de Villa'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ROCHA, M. K. B. da. PLANEJAMENTO COMPOSICIONAL DE 'QUARTETO DE CORDAS' A PARTIR DA MODELAGEM SISTÊMICA DA 'MODINHA' DA 'BRASILIANA N.1', DE OSVALDO LACERDA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
KÜHN, M. B. da Rocha; VELLOSO, R. C. . Apresentação da peça acusmática 'Estudo Concreto' no Programa Eletroacústicas da MEC-FM. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica

Produção artística/cultural
Música
1.
ROCHA, M. K. B. da. Astro (B612). 2015. Composição (estréia).



Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROCHA, M. K. B. da. IV Mostra de Composição Horizonte. 2017. (Concerto).

2.
ROCHA, M. K. B. da. II Mostra de Composição Triboz - Impulso. 2017. (Concerto).

3.
ROCHA, M. K. B. da. I Mostra de Composição Triboz - Impulso. 2016. (Concerto).

4.
ROCHA, M. K. B. da. III Mostra de Composição Horizonte. 2016. (Concerto).

5.
ROCHA, M. K. B. da. Mostra de Composição Horizonte. 2015. (Concerto).

6.
ROCHA, M. K. B. da. II Mostra de Composição Horizonte. 2015. (Concerto).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ROCHA, M. K. B. da. PLANEJAMENTO COMPOSICIONAL DE 'QUARTETO DE CORDAS' A PARTIR DA MODELAGEM SISTÊMICA DA 'MODINHA' DA 'BRASILIANA N.1', DE OSVALDO LACERDA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




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