Lúcio Mauro da Cruz Tunice

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5018417356457688
  • Última atualização do currículo em 27/12/2018


Graduado em Direito, Pós Graduado em Formação Docente para o Ensino Superior pelo Centro Universitário Salesiano ( U. E. de Lorena) e Mestre em Educação pela Universidade de Taubaté (UNITAU) com linha de pesquisa em Formação Docente e Desenvolvimento Profissional, é advogado e professor nas licenciaturas de Pedagogia, Letras e Biologia e nos Cursos de Pós-Graduação em Educomunicação e Gestão Escolar no Centro Universitário Teresa D`Ávila (UNIFATEA/Lorena). É professor convidado de Legislação do Curso Técnico de Segurança do Trabalho no SENAC Guaratinguetá/SP e de Legislação e Políticas Públicas para o Ensino Superior no curso de Pós-Graduação em Formação Docente para o Ensino Superior no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL/Lorena). No Estado de São Paulo, atuou como Assessor da Chefia de Gabinete da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo nos anos de 2004 a 2006. Foi membro dos seguintes Conselhos Estaduais: Conselho Estadual do Bem-Estar do Menor, da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (FEBEM/SP/ 2004 a 2006); Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA/ 2004 a 2006) com expedição de diploma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao referido conselho; Conselho Curador da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor( PROCON/ 2005 a 2006). No âmbito Municipal, foi chefe de gabinete da Secretaria da Educação da Prefeitura Municipal de Lorena de maio de 2014 a janeiro de 2016. Foi Secretário da Educação do Município de Lorena e Presidente do Conselho Municipal de Educação de Lorena de janeiro de 2016 a março de 2017 e membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de 2014 a 2015. Em abril de 2017 foi nomeado Assessor Especial de Gabinete na Secretaria de Negócios Jurídicos da Prefeitura do Municipal de Lorena. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lúcio Mauro da Cruz Tunice
Nome em citações bibliográficas
TUNICE, L. M. C.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado profissional em Educação.
Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
Título: CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL APÓS MUDANÇAS ADMINISTRATIVAS NUMA UNIDADE ESCOLAR DE ENSINO, Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Prof. Dra. Maria Teresa de Moura Ribeiro.
Grande área: Ciências Humanas
2015 - 2016
Especialização em Docência do Ensino Superior. (Carga Horária: 360h).
Centro Universitário Salesiano São Paulo, UNISAL, Brasil.
Título: PROFISSIONALISMO E PROFISSIONALIDADE DOCENTE: Os desafios do Ensino Superior.
Orientador: Profa. Ms. Maria Aparecida Félix do Amaral e Silva.
1999 - 2003
Graduação em Direito.
Centro Universitário Salesiano São Paulo, UNISAL, Brasil.
Título: Segurança e Medicina do Trabalho.
Orientador: Dra. Maria Aparecida Alkimim.




Formação Complementar


2017 - 2018
Docência e Fundamentos da Educação a Distância. (Carga horária: 60h).
Centro Universitário Teresa D`Ávila, UNIFATEA, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Infância e Juventude - Convênio OAB/DPSP. (Carga horária: 48h).
Escola Superior de Advocacia da OAB ? Seção SP, OAB/SP, Brasil.
2004 - 2004
Desenvolvimento Gerencial - G2. (Carga horária: 76h).
Fundação do Desenvolvimento Administrativo, FUNDAP, Brasil.
2004 - 2004
Melhoria Qual. Proc. Inter. e Desburocratização. (Carga horária: 14h).
Fundação do Desenvolvimento Administrativo, FUNDAP, Brasil.
2003 - 2003
Conciliador do Juizado Especial CIvil. (Carga horária: 16h).
Centro Universitário Salesiano São Paulo, UNISAL, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Teresa D`Ávila, UNIFATEA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações
Professor das disciplinas de Didática e Organização e Políticas da Educação Básica no Curso de Letras e Biologia, Tópicos Avançados em Educação no Curso de Letras e Pedagogia, Gestão do Projeto Político Pedagógico e Prática de Organização e Gestão Escolar no Curso de Pedagogia, Organização e Políticas da Educação Básica no Curso de Pós-Graduação em Educomunicação.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar como Professor da disciplina de Legislação e Políticas em Educação. Curso de Graduação em Pedagogia como Professor da disciplina Direito e Legislação Escolar.

Atividades

01/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Universitário Teresa D`Ávila - SP - Brasil, .

01/2017 - Atual
Ensino, Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Organização e Políticas Públicas da Educação Básica
08/2015 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Organização e Políticas Públicas para Educação Básica
Tópicos Avançados em Educação
08/2015 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia e História da Educação
Gestão do Projeto Político Pedagógico
Prática de Organização e Gestão Escolar
Sociologia da Educação
Organização e Políticas Públicas da Educação Básica
Teoria e Organização Curricular da Educação Básica
Didática
08/2015 - Atual
Ensino, Educomunicação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Política e Organização da Educação Básica no Brasil
Projeto Político Pedagógico do Ensino Superior

Prefeitura Municipal de Lorena, PML, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor Especial de Gabinete

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Secretário Municipal da Educação

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Chefe de Gabinete


Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assitente Técnico de Direção III
Outras informações
Período: de fevereiro 2004 a maio de 2006, exercendo os seguintes cargos: - Assistente Técnico de Gabinete II e Assistente Técnico de Direção III, com as seguintes atribuições: -Atuação junto à Assistência Técnica do Gabinete da Secretaria de Estado da Educação na análise e pareceres de Projetos de Lei, Requerimentos e Indicações da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo dirigidos à educação. -Manifestação e pareceres de processos administrativos, convênios firmados com municípios e instituições e também ofícios dirigidos a Secretaria. -Acompanhamento e análise de processos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e do Conselho do Patrimônio Imobiliário do Estado. ? Ex - Membro do Conselho Estadual do Bem-Estar do Menor, da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor - FEBEM-SP, atual Fundação Casa. ? Ex - Membro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente ? CONDECA, conforme Decreto de 22/11/04 publicado no Diário Oficial do Estado em 23/11/2004 e reconduzido ao referido Conselho, conforme Decreto de 25/05/2005 publicado em 26/05/2005 no Diário Oficial do Estado, com expedição de Diploma de Reconhecimento pelo Exmo. Sr. Governador Geraldo Alckmin, em virtude dos relevantes serviços prestados ao Conselho. ? Ex - Membro do Conselho Curador da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor ? PROCON.



Linhas de pesquisa


1.
Formação e atuação profissional do magistério

Objetivo: Objetivo: 1- discutir a constituição da profissão docente em seu contexto histórico e atual; 2- compreender a formação como elemento essencial no processo de construção da identidade profissional do professor..


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Revista EIE


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: FORMAÇÃO DOCENTE.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Teorias da Instrução.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Menção Honrosa no XV Encontro de Iniciação Científica, XIII Mostra de Pós-Graduação e V Mostra de Extensão, Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA.
2017
Professor homenageado pelos licenciados em Pedagogia, Centro UNIFATEA.
2016
Professor homenageado pelos licenciados em Letras, Centro UNIFATEA.
2011
Paraninfo dos formandos do 3º Ano de Pedagogia, FATEA.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RIBEIRO, S. L. S.2018 RIBEIRO, S. L. S. ; RIBEIRO, M. T. M. ; TUNICE, L. M. C. . A Influência da Cultura e do Clima Escolar na construção e fortalecimento da Cultura de Paz. ECCOM - EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO, v. 9, p. 309-320, 2018.

2.
TUNICE, L. M. C.2018TUNICE, L. M. C.; RIBEIRO, M. T. M. ; BENTO, M. C. M. . Direitos Humanos também se aprende nos ambientes educativos. Revista EIE, v. 01, p. 84-91, 2018.

3.
BENTO, M. C. M.2018BENTO, M. C. M. ; SILVA FILHO, C. A. ; TUNICE, L. M. C. ; OLIVEIRA, D. A. C. R. . Histórias da Escola: memórias de adolescentes en cumprimento de medidas socioeducativas. Estudos Interdisciplinares em Educação, v. 1, p. 49-58, 2018.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TUNICE, L. M. C.; RIBEIRO, M. T. M. . As Mudanças na cultura e no clima escolar e seus impactos no papel de liderança na escola: um estudo de caso.. In: III CONISE ? Congresso Internacional Salesiano de Educação, III Fórum de Educação e 4º Seminário PIBID, 2017, Lorena. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, 2017.

Artigos aceitos para publicação
1.
TUNICE, L. M. C.; RIBEIRO, M. T. M. ; RIBEIRO, S. L. S. . A Influência da Cultura e do Clima Escolar na construção e fortalecimento da Cultura de Paz. ECCOM - EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
MARIANO, G. J. S. ; SILVA, M. M. ; OLIVEIRA, N. A. A. ; TUNICE, L. M. C. . Uma proposta pedagógica sobre a abordagem do racismo em sala de aula por meio da Música 'Identidade'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, A. W. L. ; SATURNO, A. F. ; RIBEIRO, F. C. ; TUNICE, L. M. C. . A importância da prevenção e resolução não violenta de conflitos: Cultura de Paz no Ambiente Escolar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
TUNICE, L. M. C.. Os Desafios da Formação de Professores e a Reforma do Ensino Médio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
TUNICE, L. M. C.. Reforma do Ensino Médio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
TUNICE, L. M. C.. Educação, Ética e Profissionalidade Docente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
TUNICE, L. M. C.; RIBEIRO, M. T. M. . As Mudanças na cultura e no clima escolar e seus impactos no papel de liderança na escola: um estudo de caso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
TUNICE, L. M. C.; TUNICE, K. F. M. C. . Os Desafios da Docência no Ensino Superior - Competências para atuação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SILVA, M. M. ; TUNICE, L. M. C. ; OLIVEIRA, N. A. A. . Direitos Humanos e Formação Docente: A importância da abordagem das sexualidades em cursos de licenciatura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
TUNICE, L. M. C.. Conselho Municipal de Educação de Lorena. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
TUNICE, L. M. C.. Período Integral: Escola ou aluno?. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
TUNICE, L. M. C.. Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante (GE) - Cursos de Pedagogia e Letras. 2018. (Parecerista).

2.
TUNICE, L. M. C.. Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante (GE) - Curso de Pedagogia. 2017. (Parecerista).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BARRETO, D. M.; OLIVEIRA, N. A. A.; TUNICE, L. M. C.. Participação em banca de Eloá Bonfim de Oliveira e Stephany dos Santos Ramos. Novas Tecnologias como Ferramenta Didática no Processo de Ensino e Formação de Educadores. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educomunicação) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

2.
TUNICE, L. M. C.; OLIVEIRA, N. A. A.; BENTO, M. C. M.. Participação em banca de Maria Isabel de Castro Silva. Legenda que transforma: Sugestão de criação de um Guia de Produção Closed Caption com aplicação no youtube. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educomunicação) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RODRIGUES, G. G. B.; LIMA, L. E. C.; TUNICE, L. M. C.. Participação em banca de Yasmim Valentim Zanoni e Maria Eduarda Gomes da Costa.Risco de porta de entrada de febre amarela urbana no município de Guaratinguetá. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

2.
TUNICE, L. M. C.; BENTO, M. C. M.; OLIVEIRA, W.. Participação em banca de Alan W. Leonio da Silva e Ana Maria de A. C. da Silva.Heterogeneidade no ambiente escolar e a influência na aprendizagem do discente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

3.
TUNICE, L. M. C.; ZAPPA, P.; MONTEMOR, R.. Participação em banca de Anne E. Santana, Isabela Takezawa, Larissa Kirstin, Thaysa C.A essência do voluntariado: Fazer para sentir ou sentir para fazer?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

4.
TUNICE, L. M. C.; BENTO, M. C. M.; PEREIRA, O.A.A.. Participação em banca de Érica I. Duarte, Juliana Souza, Maria Luiza Nascimento.Formação do professor na inclusão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

5.
TUNICE, L. M. C.; BENTO, M. C. M.; PEREIRA, O.A.A.. Participação em banca de Ana Laura Figueiredo, Leilaine Motta, Maria Júlia Mendonça.Construção da Identidade - Professor x Aluno. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

6.
TUNICE, L. M. C.; BENTO, M. C. M.; OLIVEIRA, N. A. A.. Participação em banca de Evelyn Morais, Francine Santos, Leticia Oliveira, Lilian Cam.Formação Continuada e Tecnologia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

7.
TUNICE, L. M. C.; BENTO, M. C. M.; MONTEMOR, R.. Participação em banca de Karina Ribeiro, Larissa Souza, Tamara Martins.Preconceito racial no fundamental I - Construindo a identidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

8.
BENTO, M. C. M.; OLIVEIRA, N. A. A.; TUNICE, L. M. C.. Participação em banca de Carmem Oliveira, Isabela Jesus, Jéssica Freitas, Tamires Sil.Olhar do aluno do EFI sobre a escola - Um estudo de caso em escola pública e privada no interior do Estado de São Paulo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

9.
BENTO, M. C. M.; TUNICE, L. M. C.; SENA, P. S.. Participação em banca de Edriely Silva, Eliane PRado, Giovanna Castro.Inversão do programa da escola da família - um estudo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

10.
DOMINGOS, B. S. M.; TUNICE, L. M. C.; SILVA, M. C. A.. Participação em banca de Adriana da Silva Ribeiro, Fernanda Helena Fernandes.Pedagogia e Recursos Humanos: Estudo de Caso Interdisciplinar em uma Escola Estadual de Cunha/SP. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

11.
LIMA, L. E. C.; SANTOS, R. M. N.; TUNICE, L. M. C.. Participação em banca de Ana Paula Ribeiro Silva e Jacqueline R. G. Galvão da Silva.Conceitos, Carências e Expectativas da Educação Inclusiva. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

12.
TUNICE, L. M. C.; SENA, P. S.; OLIVEIRA, N. A. A.. Participação em banca de Joice Amaral Carvalho e Ruth Lima Alves.Metodologia do fab lab com "design thinking" para desenvolver coordenação motora fina e resolução de problemas em smartclass infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

13.
TUNICE, L. M. C.; PEREIRA, O.A.A.; OLIVEIRA, N. A. A.. Participação em banca de Júlia F. Castro, Monique V. Rodrigues, Claudinéia V. Almeida.Pressupostos Filosóficos e Metodológicos da Pedagogia Montessoriana para Educação Infantil: articulações possíveis do seu método. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

14.
TUNICE, L. M. C.; SOARES, S.; BENTO, M. C. M.. Participação em banca de Lorena Ariane Grilo de Deus, Joice de Castro Paulino.Propostas Pedagógicas e Educativas para o Desenvolvimento da Cultura de Paz dentro do âmbito escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

15.
TUNICE, L. M. C.; SOARES, S.; OLIVEIRA, W.. Participação em banca de Nathalia Pereira Corrêa, Anna Júlia Silva dos Santos.O Projeto Político Pedagógico como fator importante na prevenção da indisciplina em Redes Públicas de Ensino. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

16.
TUNICE, L. M. C.; LAUERMANN, A. F. R.; BENTO, M. C. M.. Participação em banca de Jéssica Francine da Silva Gonçalves.Perfil dos alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

17.
TUNICE, L. M. C.; BENTO, M. C. M.; SOARES, S.. Participação em banca de Débora Diogo Barbosa, Adriana Fernandes Saturno.Avaliação da Aprendizagem Escolar no Ensino Superior em IES Salesianas: olhar do discente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

18.
TUNICE, L. M. C.; PEREIRA, O.A.A.; BENTO, M. C. M.. Participação em banca de Sabrina Coelho da Silva, Tamires Aparecida Vieira da Silva.Aspectos de como trabalhar o lúdico com crianças com deficiência intelectual. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

19.
TUNICE, L. M. C.; BENTO, M. C. M.; PEREIRA, O.A.A.. Participação em banca de Ariane Alves Guilherme, Querem Cristina Rois. de Oliveira.Ser e estar professor no século XXI - uma análise do perfil docente dos anos iniciais do EFI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

20.
TUNICE, L. M. C.; Ciliana Antero Guimarães da Silva Oliveira. Participação em banca de Rosilene de Siqueira e Daniele Baptista Pereira da Silva.Papel do pedagogo como formador de hábitos alimentares saudáveis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

21.
TUNICE, L. M. C.; PEREIRA, O.A.A.. Participação em banca de Daniela Fernanda Barbosa Farias e Marianne Barboza de Souza.Educação de Jovens e Adultos: Espaço para a andragogia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

22.
SENA, P. S.; TUNICE, L. M. C.. Participação em banca de Ana Laura Ramos Alves.Modelos de Metodologias de Ensino - Aprendizagem adotados pelos professores E.F.I sem ref. teórico - met. e sem memória de sua aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

23.
BENTO, M. C. M.; TUNICE, L. M. C.. Participação em banca de Jéssica Dias Fontes dos Santos e Janaína do Carmo da Silva.Comunicação entre equipe educativa e a comunidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6º Congresso Integrado do Conhecimento - Emoções: o ser e as coisas. 6º Congresso Integrado do Conhecimento - Emoções: o ser e as coisas. 2018. (Congresso).

2.
6º Congresso Integrado do Conhecimento - Emoções: o ser e as coisas.Mesa Redonda - Emoções: o ser e as coisas. 2018. (Outra).

3.
6º Congresso Integrado do Conhecimento - Emoções: o ser e as coisas.Palestra - Emoções clicadas com Luz, Câmera e Ação. 2018. (Outra).

4.
6º Congresso Integrado do Conhecimento - Emoções: o ser e as coisas.Palestra - O segredo da mente produtiva. 2018. (Outra).

5.
I Seminário de Prática de Ensino.I Seminário de Prática de Ensino. 2018. (Seminário).

6.
XXII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica.Uma proposta pedagógica sobre a abordagem do racismo em sala de aula por meio da Música. 2018. (Encontro).

7.
Encontro das Licenciaturas - Desafios da Educação Brasileira e a Formação de Professores.Os Desafios da Formação de Professores e a Reforma do Ensino Médio. 2017. (Encontro).

8.
Palestra para os bolsistas do PIBID/UNISAL.Reforma do Ensino Médio. 2017. (Outra).

9.
Pedagogia e Diálogos Interdisciplinares.Educação, Ética e Profissionalidade Docente. 2017. (Outra).

10.
As articulações da Interdisciplinaridade na Escrita Acadêmica. 2016. (Seminário).

11.
Desafios da Interdisciplinaridade. 2016. (Seminário).

12.
Educação e Formação de professores: questões atuais. 2016. (Outra).

13.
Identidade, Diversidade e Preconceito. 2016. (Outra).

14.
Palestras - Licenciatura em Filosofia.Conselho Municipal de Educação de Lorena. 2016. (Outra).

15.
Seminário Interdisciplinar - Desafios da Construção Epistemológica de Interdisciplinariedade. 2016. (Seminário).

16.
VI Jornada Pedagógica.Mesa Redonda - Período Integral: Escola ou aluno?. 2016. (Outra).

17.
5º Congresso Integrado do Conhecimento - Vida e Tecnologia: Fronteiras e Perspectivas. 2015. (Congresso).

18.
Educação Profissional. 2012. (Outra).

19.
Comércio de Armas de Fogo e Munição. 2005. (Seminário).

20.
I Seminário Equidade: Respeito às diferenças. 2005. (Seminário).

21.
II Semana Cultural. 2002. (Encontro).

22.
III Semana Cultural - Rumo aos 50 anos. 2001. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Karina Ribeiro, Larissa Souza, Tamara Martins. Preconceito Racial Educação Fundamental I: Construindo a Identidade. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. (Orientador).

2.
Anne Santana, Isabela Takezawa, Larissa Kirstin, Thaysa Cast. Projeto Somos Tão Jovens. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. (Orientador).

3.
Érica Duarte, Juliana Souza, Maria Luiza Nascimento. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INCLUSÃO. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. (Orientador).

4.
Evelyn Morais, Francine Santos, Letícia Gonçalves, Lilian Ca. Formação Continuada e Tecnologia. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. (Orientador).

5.
Alan W. L. Silva, Ana Maria C. Silva, Wiliane A Apolinário. Heterogeneidade no ambiente escolar e a influência na aprendizagem do discente. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. (Orientador).

6.
Ana Laura Figueiredo, Leilaine Motta, Maria Júlia Mendonça. CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ? PROFESSOR X ALUNO. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria Isabel de Castro Silva. Legenda que transforma: Sugestão de Criação de um Guia de Produção de Closed Caption com Aplicação no Youtube. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educomunicação) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Lúcio Mauro da Cruz Tunice.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Alan W. Leonio da Silva e Ana Maria A. C. da Silva. Heterogeneidade no ambiente escolar e a influencia na aprendizagem do discente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Lúcio Mauro da Cruz Tunice.

2.
Evelyn Brito, Francine Santos, Letícia Oliveira, Lilian Camp. Formação Continuada e Tecnologia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Lúcio Mauro da Cruz Tunice.

3.
Ana Laura Figueiredo, Leilaine Motta, Maria Júlia Mendonça. Construção da Identidade - Professor x Aluno. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Lúcio Mauro da Cruz Tunice.

4.
Karina Ribeiro, Larissa Souza, Tamara Martins. Preconceito racial no Fundamental I - Construindo a Identidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Lúcio Mauro da Cruz Tunice.

5.
Anne E. Santana, Isabela Takezawa, Larissa Kirstin, Thaysa C. A essência do voluntariado: Fazer para sentir ou sentir para fazer?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Lúcio Mauro da Cruz Tunice.

6.
Érica Duarte, Juliana Souza, Maria Luiza Nascimento. Formação do Professor na Inclusão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Lúcio Mauro da Cruz Tunice.

Iniciação científica
1.
Guilherme J. S. Mariano; Moisés M. Silva, Neide A. A. Oliv. Uma proposta pedagógica sobre a abordagem do racismo em sala de aula por meio da Música 'Identidade. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Lúcio Mauro da Cruz Tunice.

2.
Moisés Moreira da Silva. Direitos Humanos e Formação Docente: A importância da abordagem das sexualidades em cursos de licenciatura. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Lúcio Mauro da Cruz Tunice.

3.
Alan W. L. da Silva, Adriana F. Saturno, Fernanda C. Ribeiro. A importância da prevenção e resolução não violenta de conflitos: Cultura de paz no ambiente escolar. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Lúcio Mauro da Cruz Tunice.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 9:48:35