Guilherme Laux Kolling

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  • Última atualização do currículo em 16/08/2017


Estudante de Engenharia de Transportes e Logística na Universidade Federal de Santa Catarina. Participante do projeto "Desenvolvimento do plano de mobilidade urbana e regional de municípios do nordeste Catarinense". (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Guilherme Laux Kolling
Nome em citações bibliográficas
KOLLING, G. L.


Formação acadêmica/titulação


2014
Graduação em andamento em Engenharia de Transporte e Logística.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2008 - 2013
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Evangélico Martin Luther, C.E.M.L, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Planos de Mobilidade de Municípios do Nordeste Catarinense
Descrição: A mobilidade urbana é um dos principais desafios das cidades na atualidade. Desde 2012 a Lei 12.587-12, que instituiu as diretrizes para a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNUM), orienta os municípios a planejar o sistema de transporte e de infraestrutura viária para circulação de pessoas e cargas. Nesse contexto, esta pesquisa busca a sistematização das etapas de elaboração do Plano de Mobilidade para as diferentes realidades de oito municípios do nordeste catarinense, de modo a atender à Lei específica. Para tanto, a pesquisa conta com a participação de professores e alunos do Centro de Engenharias da Mobilidade da Universidade Federal de Santa Cataria, da sociedade (com a participação da população e dos representantes de diferentes grupos dos oito municípios), do Poder Público (secretarias e órgãos de cada Prefeitura), bem como de representantes da Associação dos Municípios do Nordeste Catarinense ? AMUNESC. O projeto tem como objetivo traçar uma visão metodológica no estudo das etapas de elaboração dos planos de cada uma das cidades, considerando suas diversas particularidades. Ao fim, pretende-se fornecer as diretrizes para a elaboração do Plano de Mobilidade Regional a partir da integração dos Planos Urbanos dos oito municípios junto com o Plano de Joinville, aprovado recentemente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Guilherme Laux Kolling - Integrante / Silvia Lopes de Sena Taglialenha - Integrante / Amanda Dognini - Integrante / Bruno Henrique Rocha Veiga - Integrante / Elyelton Cesar de Souza Lima - Integrante / Marcos de Carvalho Isídio Santana - Integrante / Natan Bissoli - Integrante / Renata Cavion - Coordenador / Simone Becker Lopes - Integrante / Christiane Wenck Nogueira Fernandes - Integrante / Andrea Holz Pfutzenreuter - Integrante.
2016 - Atual
Otimização com a linguagem de modelagem AMPL
Descrição: O acesso ao software de otimização avançada precisa de mais e mais sofisticadas ferramentas de modelagem. Pacotes de otimização são ferramentas para modelagem e resolução de problema de Programação Linear, Programação Linear Inteira, Programação Não Linear. De forma geral os pacotes adotam linguagens de modelagem para especificação dos problemas. AMPL (A Mathematical Programming Language) consiste em uma linguagem algébrica descritiva usada para modelar problemas de programação [Fourer, 1990] projetada especificamente para a programação matemática. AMPL permite separar o modelo (representação simbólica da classe de problemas) dos dados necessários para especificar uma instância particular do problema [Gay, 2001]. Permite expressar o problema na forma do modelador, mas de uma maneira que o computador possa compreender o modelo Evita erros ao traduzir o modelo em estruturas de dados computacionais que podem ser resolvidas pelos algoritmos É uma linguagem suportada por vários pacotes comerciais disponíveis no mercado. Neste trabalho será feita inicialmente uma introdução a modelagem de Programação Linear (PL) com AMPL e na sequência serão tratados problemas de Programação Inteira (PI) e programação não-linear (PNL)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
Aplicação da Pesquisa Operacional no Problema de Carregamento de Contêineres
Descrição: Com o crescimento da economia global também cresce a quantidade de produtos e mercadorias transportadas dentro de contêineres, caminhões, vagões ferroviários ou paletes. Se o carregamento for feito de forma eficiente, ou seja, de forma a maximizar o espaço ocupado pelas caixas, ou mercadorias, pode-se ter um grande impacto na economia das empresas envolvidas, e ainda, trazer benefícios ecológicos globais, uma vez que o fluxo de navios ou caminhões pode ser diminuído. Estas considerações motivam o Problema de Carregamento de Contêiner (PCC), o qual pode levar ou não em consideração a estabilidade do carregamento, a resistência ou fragilidade das caixas, limitação de peso da carga, múltiplos destinos da carga, etc. Embora sejam feitas algumas simplificações no modelo matemático do PCC, trata-se de um problema linear inteiro não polinomial de difícil solução e não existem técnicas exatas de solução que possam ser aplicadas de maneira eficiente. Estas considerações têm motivado o estudo e o desenvolvimento de diversos métodos aproximados (heurísticos e meta heurísticos) para resolver o PCC. Pretende-se neste trabalho realizar uma revisão bibliográfica, aplicar o Método Simplex e o Lingo para resolver um problema de pequeno porte e apresentar um método heurístico para solução de problemas de médio porte..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Guilherme Laux Kolling - Integrante / Silvia Lopes de Sena Taglialenha - Coordenador.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
KOLLING, G. L.2016KOLLING, G. L.; TAGLIALENHA, S. L. S. . A HEURISTIC METHOD FOR CONTAINER LOADING PROBLEM. XXVII CRICTE, v. 1, p. 1, 2016.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão - Universidade Federal de Santa Catarina. 2016. (Outra).

2.
XXVII Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia. A Heuristic Method For Container Loading Problem. 2016. (Congresso).

3.
II Congresso Nacional das Engenharias da Mobilidade. 2015. (Congresso).




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