Allex de Lima Sousa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8273255243744062
  • Última atualização do currículo em 16/10/2017


Discente do oitavo período de Engenharia da Computação no UniNorte Laureate e pesquisador de iniciação científica na Embrapa Amazônia Ocidental, com bolsa fomentada pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Atua com técnicas de aprendizado supervisionado de máquinas e visão computacional aplicadas ao processo de distinção dos cultivares de guaranazeiros (Paullinia cupana var. sorbilis) desenvolvidos pela Embrapa. Possui experiência em robótica, desenvolvimento de softwares (WEB, Desktop e Embedded) e interesse em áreas como inteligência computacional, ciência de dados, computação gráfica, arquitetura e organização de computadores e sistemas operacionais (unix-like). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Allex de Lima Sousa
Nome em citações bibliográficas
LIMA, A. S.;SOUSA, A. L


Formação acadêmica/titulação


2014
Graduação em andamento em Engenharia de Computação.
Centro Universitário do Norte, UNINORTE, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Inventor Modeler. (Carga horária: 20h).
Intranorth Manaus, INTRANORTH, Brasil.


Atuação Profissional



Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Programa de Iniciação Científica realizado na Embrapa Amazônia Ocidental com o objetivo de estudar e aplicar técnicas de aprendizado supervisionado de máquinas no processo de classificação de cultivares guaranazeiros (Paullinia cupana var. sorbilis) através de imagens. Pesquisa fomentada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas -- FAPEAM.


Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica
Outras informações
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) realizado no Núcleo de Tecnologia Assistiva da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) envolvendo pesquisas com o robô humanoide NAO, da empresa francesa Aldebaran Robotics, sobre o ciclo mecânico da marcha humana, computação gráfica e inclusão digital com crianças de Manaus-AM.


Centro Universitário do Norte, UNINORTE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Monitor de Cálculo Diferencial e Integral, Carga horária: 20
Outras informações
Acompanhamento de alunos na realização de atividades em sala e auxílio no desenvolvimento e correção de listas de exercícios.


Unimed de Manaus Cooperativa de Trabalho Médico, UNIMED Manaus, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Desenvolvimento Web, Carga horária: 30
Outras informações
Membro da equipe de projeto, desenvolvimento e manutenção do software UniOuvidoria: sistema desenvolvido para auxiliar a gerência do departamento de Ouvidoria, na cooperativa de Manaus. Auxílio na manutenção de serviços internos e servidores Linux-like.


Reflect Indústria & Comércio LTDA., REFLECT, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Aprendiz de Tecnologia da Informação, Carga horária: 20
Outras informações
Suporte à usuários e serviços de impressão e e-mail; Instalação, configuração e manutenção de microcomputadores e desenvolvimento de pequenos sistemas para uso interno.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Processamento de imagens com o uso de inteligência artificial de forma automatizada para auxiliar na tomada de decisão da produção do guaraná.
Descrição: Um dos principais tipos de cultivo nas regiões amazônicas é o do guaraná. Sua constante procura por parte da indústria farmacêutica, química, de refrigerantes e energéticos, em um cenário global, destaca sua importância econômica. No entanto a produtividade do Estado do Amazonas é considerada baixa, acontecendo desperdícios, e o processo de produção carece do uso de tecnologias. O cultivo do guaraná dispõe de métodos variados de manutenção e análise da qualidade, porém ausentam-se processos computacionais automatizados que visam preservar a qualidade desse tipo de plantio. Dessa forma, este trabalho visa aproximar métodos automatizados de inspeção da qualidade dos guaranazeiros, utilizando combinação de técnicas de processamento de imagens, visão computacional e Inteligência Artificial a partir de imagens de áreas de plantio de guaraná, obtidas por meio de Aeronaves Remotamente Pilotadas e/ou smartphones convencionais diretamente. Com isso, espera-se contribuir com novos procedimentos e mais automatização no cultivo e manejo de guaranazeiros, alavancando o controle de qualidade do produto final, bem como economia nesse mercado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Allex de Lima Sousa - Integrante / Marcos Filipe Alves Salame - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.
2015 - 2016
Desenvolvimento de Protótipo de Bio- Prótese de Pé e Tornozelo em madeira laminada com avaliação clínica em pacientes Amputados, atravésdo Núcleo de Pesquisa de Tecnologia Assistiva da Universidade do Estado do Amazonas (NUTEC-UEA)

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marlene Araújo de Faria em 20/07/2017.
Descrição: Esse projeto contribuirá para o desenvolvimento científico, tecnológico e, principalmente, humano do Estado do Amazonas. Além da contribuição científica, esse projeto tem também como grande meta, se projetar nas modernas tecnologias de interesse do mercado industrial de aparelhos ortopédicos, introduzindo a inovação de uso de materiais biológicos da Amazônia para a fabricação de próteses de pé e tornozelo. Neste aspecto, aumentará a demanda das mesmas. Sob estas circunstâncias, visando dar uma solução rápida para essa grande demanda social e ciente das necessidades de projetar produtos em um mercado global e competitivo, é que programamos este estudo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Allex de Lima Sousa - Integrante / Marlene Araújo de Faria - Coordenador / Amanda Reis Maia Bastos - Integrante / Waldeyde Oderilda Magalhães dos Santos - Integrante / Ariel Amzalak Eremita - Integrante / Julio César Correia de Negreiro - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Outros Projetos


2015 - 2016
AtomsGame - Jogo Infantil para auxiliar o ensino e aprendizado da Química

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rebecca Freire de Castro em 24/05/2016.
Descrição: Jogo desenvolvido em JavaScript e HTML5 que buscou ajudar crianças e adolescentes na aprendizagem de elementos da tabela periódica. Este projeto foi apresentado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) para professores e alunos de escolas públicas de Manaus, AM. A equipe do projeto, ainda tem como objetivo expandir o jogo a fim de contribuir com aprendizagem da química através de jogos digitais e atraentes para público infantil. Site: https://atomsgame.github.io/.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Allex de Lima Sousa - Integrante / Daniel Bispo do Vale - Integrante / Rebecca Freire de Castro - Coordenador / Paulo Igor Moraes da Silva - Integrante / Renan Barroncas Silva - Integrante.
2015 - 2015
iL18: Robô autônomo para procurar vítimas e relatar seu status em ambientes devastados

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Francisca Sancha Azevedo da Silva em 14/03/2017.
Descrição: Situações de catástrofes envolvendo edifícios de qualquer tamanho causam enormes complicações para equipes de emergência, onde adversidades surgem a partir do momento em que a estrutura da construção é comprometida. Existem robôs capazes de trabalhar nesses ambientes com o intuito de maximizar a eficiência de uma equipe de emergência e, consequentemente, reduzir o número de baixas de vítimas. O desastre do World Trade Center, ocorrido no dia 11 de setembro de 2001, foi o primeiro episódio conhecido em que robôs desse tipo foram usados para identificar vítimas. Os robôs desenvolvidos no Center of Robot-Assisted Search and Rescue Texas A&M University (CRASAR), tinham a capacidade de detectar calor através da câmera infravermelha, mostrar imagens coloridas e prover conexão de áudio com microfone e fone. Assim foi planejado o iL18, um robô com competência de identificar, localizar e reportar os sinais vitais de uma vítima que se encontra em um ambiente devastado. O projeto foi submetido ao Laureate Award for Excellence in Robotics Engineering 2015, representando a Região Norte do Brasil, onde foi agraciado com a 7ª colocação internacional..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Allex de Lima Sousa - Integrante / Daniel Bispo do Vale - Integrante / Rebecca Freire de Castro - Integrante / Paulo Igor Moraes da Silva - Integrante / Francisca Sancha Azevedo da Silva - Coordenador / Orlewilson Bentes Maia - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Engenharia da Computação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Inteligência Computacional.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Processamento Gráfico (Graphics).


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, A. L; SALAME, M. F. A. . Uma abordagem comparativa de algoritmos de aprendizado supervisionado para classificação dos cultivares da planta Paullinia cupana. In: VI Encontro Regional de Computação e Sistemas de Informação, 2017, Manaus. Anais do Encontro Regional de Computação e Sistemas de Informação. Manaus: Fucapi, 2017. v. 6. p. 121-129.

2.
SOUSA, A. L; SALAME, M. F. A. ; NASCIMENTO FILHO, F. J. ; ATROCH, A. L. . Redes Neurais Convolucionais Aplicadas ao Processo de Classificação de Cultivares de Guaranazeiros. In: ENIAC - Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional, 2017, Uberlândia. Anais do XIV Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional. Porto Alegre: SBC, 2017. v. 14. p. 855-864.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, P. I. M. da ; SOUSA, A. L ; SALAME, M. F. A. . Recursos tecnológicos para auxiliar no comparativo dos custos padrão de produção do guaraná com os de produtores rurais. In: Congresso Amazônico de Iniciação Cientifica, 2017, Manaus. Anais 2° Congresso Amazônico de Iniciação Científica: Ensinando e Aprendendo Ciência. Manaus: Faculdade La Salle, 2017. v. 2. p. 98-100.

2.
SOUSA, A. L; SALAME, M. F. A. . Indução de hipóteses a partir de experiência passada com imagens para identificação de espécimes vegetais. In: Congresso Amazônico de Iniciação Cientifica, 2017, Manaus. Anais 2° Congresso Amazônico de Iniciação Científica: Ensinando e Aprendendo Ciência. Manaus: Faculdade La Salle, 2017. v. 2. p. 93-94.

3.
LIMA, A. S.; VALE, D. B. ; BRILHANTE, E. H. O. ; TAVARES, L. S. ; SIMÕES, W. C. S. S. . Identificação Visual de Objetos através de Segmentação de Cores e Bordas para Rastreamento da Trajetória. In: I Congresso Amazônico de Computação e Sistemas Inteligentes - CACSI 2015, 2015, Manaus. Anais do I Congresso Amazônico de Computação e Sistemas Inteligentes, 2015. v. 1. p. 224-227.

4.
LIMA, A. S.; BASTOS, A. R. M. ; ARAUJO, N. P. ; SIMÕES, W. C. S. S. ; FARIA, M. A. . Identificação de Cores através de Visão Computacional Aplicada ao Robô Humanoide NAO. In: I Congresso Amazônico de Computação e Sistemas Inteligentes - CACSI 2015, 2015, Manaus. Anais do I Congresso Amazônico de Computação e Sistemas Inteligentes, 2015. p. 220-223.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, A. S.; SALAME, M. F. A. . Aprendizado de máquina na classificação de plantas amazônicas: Uma introdução ao projeto W.A.V.A. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LIMA, A. S.. Tecnologia rest em python. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LIMA, A. S.; VALE, D. B. ; BRILHANTE, E. H. O. ; TAVARES, L. S. ; SIMÕES, W. C. S. S. . Identificação de objetos com visão computacional através de segmentação de cores e bordas para rastreamento da trajetória. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LIMA, A. S.. Amazonas teve representante no Hackathon Globo 2016. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
FARIA, M. A. ; COSTA, M. C. M. Q. ; LIMA, A. S. ; BASTOS, A. R. M. ; HAYASIDA, L. A. . Apresentação de projetos dos laboratórios da Universidade do Estado do Amazonas. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Conferência de Python do Norte do Brasil (PyCon Amazônia).Aprendizado de máquinas na classificação de plantas amazônicas. 2017. (Encontro).

2.
II Congresso Amazônico de Iniciação Científica: Ensinando e Aprendendo Ciência. Indução de hipóteses a partir de experiência passada com imagens para identificação de espécimes vegetais. 2017. (Congresso).

3.
VI Encontro Regional de Computação e Sistemas de Informação (ENCOSIS).Uma Abordagem Comparativa de Algoritmos de Aprendizado Supervisionado para Classificação dos Cultivares da Planta Paullinia cupana. 2017. (Encontro).

4.
XIV Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC).Redes Neurais Convolucionais Aplicadas ao Processo de Classificação de Cultivares de Guaranazeiros. 2017. (Encontro).

5.
Google Developers Group (GDG) DevFest Norte 2016. 2016. (Outra).

6.
II Globo Hackathon. Globo Ocular. 2016. (Olimpíada).

7.
II Meetup do grupo de desenvolvedores Python da região Norte - PyNorte.Tecnologia REST em Python. 2016. (Encontro).

8.
II Meetup do grupo Front-end Meet-up Group do Amazonas (FEMUG-AM). 2016. (Outra).

9.
Ciclo de Palestras - CAMPANHA DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO 2015 NO AMAZONAS.Apresentação do robô humanoide NAO da UEA. 2015. (Encontro).

10.
Homenagem ao dia da engenharia - Coordenação de Engenharia e Ciência da Computação Uninorte.O dia da engenharia e a engenharia da computação. 2015. (Outra).

11.
I Congresso Amazônico de Computação e Sistemas Inteligentes (CACSI). Identificação de Cores através de Visão Computacional Aplicada ao Robô Humanoide NAO. 2015. (Congresso).

12.
I Jornada Acadêmica e Tecnológica. Identificação de objetos com visão computacional através de segmentação de cores e bordas para rastreamento da trajetória. 2015. (Exposição).

13.
Mostra de cursos UEA - La Salle Manaus.Apresentação do robô humanoide NAO como veículo de estudo na engenharia. 2015. (Outra).

14.
Recepção dos Calouros de Engenharia 2015 - UEA. Apresentação do robô humanoide NAO como veículo de estudo na engenharia. 2015. (Exposição).

15.
Roadsec. 2015. (Outra).

16.
Android Coding Dojo - Google Developers Group Manaus. 2014. (Outra).

17.
I Congresso de Engenharia, Arquitetura e Tecnologia (CENARTEC). 2014. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 11:49:46