Celso de Souza Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9302088274733068
  • Última atualização do currículo em 01/06/2018


? Mestrado em Engenharia Computação (IPT/USP), certificado em ITIL e COBIT, inglês fluente e noções de espanhol; professor universitário; ? 32 anos de experiência nas áreas de Serviços e TI, entre RSI, Capgemini-CPMBraxis, BSI, Indra-Politec, Sonda e IBM, atuando 17 anos como executivo sênior em Gerenciamento Serviços, Administratação Financeira e Operacional de Contratos,Produtos, Desenvolvimento, Gestão de Pessoas, Gestão Comercial, envolvendo até 1800 profissionais e 12 diretos e até R$ 63/ano. ? Amplo domínio de TI e Gestão Operacional de Infraestrutura, Produtos, Aplicativos, soluções BPM e SOA, usando melhores práticas de excelência ITIL, COBIT, PMBOK e ISO 20000 e Gestão de Projetos ? Gestão e Formação de Equipes Comerciais ; Empreendedorismo e Inovação ? Comunicação Empresarial e Marketing Digital ? Gestão de Pessoas: atuando com área de RH, em todo ciclo de gestão de pessoal, participando ativamente de recrutamento, seleção, desenvolvimento, avaliação 360, gestão de equipes de alta performance/ equipes autônomas / team building, formação de líderes, Planos de remuneração, Pesquisa e Clima Organizacional, Motivação, Legislação Trabalhista e Gestão de Outsourcing. Também tenho formação em Coaching. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Celso de Souza Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, C. S.


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2009
Mestrado em ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO.
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, IPT, Brasil.
Título: Proposta de Gestão de Manutenção de Software Utilizando a Abordagem de Serviços do Modelo ITIL,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: PROF. DR IVANIR COSTA.
1988 - 1997
Graduação em Análise de Sistemas.
Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.
1986 - 1988
Graduação em Ciências.
Centro Universitário Moura Lacerda, CUML, Brasil.
1981 - 1984
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Eletronica.
INSTITUTO PENTAGONO DE ENSINO, SP, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Adminstração de Condomínios. (Carga horária: 60h).
Sindicato das Empresas de Comp., Vd., Loc., Adm., de Im., Resd. e Com. SP, SECOVI-SP, Brasil.
2007 - 2007
COBIT Foundations. (Carga horária: 16h).
World Pass, WP, Brasil.
2007 - 2007
Introdução ao Coaching. (Carga horária: 34h).
Sociedade Brasileira de Coaching, SBC, Brasil.
2007 - 2007
workshop BW. (Carga horária: 2h).
Politec Informática - Matriz, POLITEC, Brasil.
2006 - 2006
Gerenciamento de Serviços ITIL. (Carga horária: 20h).
Politec Informática - Matriz, POLITEC, Brasil.
2005 - 2005
CMM. (Carga horária: 3h).
Politec Informática - Matriz, POLITEC, Brasil.
2005 - 2005
Alinhamento Estratégico de TI. (Carga horária: 2h).
Fundação Carlos Alberto Vanzolini, FCAV, Brasil.
2004 - 2004
Como Falar em Público. (Carga horária: 4h).
Politec Informática - Matriz, POLITEC, Brasil.
2004 - 2004
Fábrica de Software. (Carga horária: 2h).
Politec Informática - Matriz, POLITEC, Brasil.
2003 - 2003
Gestão de Projetos. (Carga horária: 16h).
Sonda do Brasil, SONDA, Brasil.
2003 - 2003
Balanced Scorecard. (Carga horária: 3h).
Sociedade dos Usuários de Informática e Telecomunicações de São Paulo, SUCESU/SP, Brasil.
2002 - 2002
Proficiency in English. (Carga horária: 40h).
Aspect International Languages Academies, ASPECT, Grã-Bretanha.
2000 - 2000
Gerência de Projetos. (Carga horária: 80h).
Dinsmore Compass, DC, Brasil.
2000 - 2000
Segurança em TI. (Carga horária: 16h).
Security Magazine, SM, Brasil.
1998 - 1998
Suporte das Tecnologias do Microsoft NT 4.0. (Carga horária: 40h).
TBA Informática, TBA, Brasil.
1995 - 1995
Análise de Problemas e Tomada de Decisão. (Carga horária: 24h).
Kepner Tregoe, KT, Estados Unidos.
1994 - 1994
Treinamento Gerencial Básico. (Carga horária: 15h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
1994 - 1994
Iniciando a Empresa na Importação. (Carga horária: 4h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
1994 - 1994
Iniciação Empresarial. (Carga horária: 15h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
1992 - 1992
Introdução ao AUTOCAD. (Carga horária: 40h).
Autodesk do Brasil, AUTODESK, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Instituto Paulista de Ensino, FIPEN, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor universitário, Carga horária: 8
Outras informações
atuei como professor convidado de agosto à dezembro 2016; titulação de Mestre


RSI Informática, RSI, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente Senior de Serviços de Tecnologia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
 Gerente Sênior de Serviços ? Fábrica de Testes ? Santander, 300 profissionais


CAPGEMINI, CAP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Senior de Serviços de Tecnologia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
 Gerente Sênior de TI ? Infrastructure Services ? CAIXA ? 5 contratos, 200 profissionais Gestão Operacional de Data Center, Infraestrutura de TI e Suporte: ? Gerenciamento de ambiente centralizado, Data Center missões críticas e alta disponibilidade, envolvendo Operação, Produção, Suporte e Segurança, de ambiente mainframe e UNIX/Intel , com VMs, Storage Area Network e Aplication Servers, LAN e WAN, baseado em SLA, com boa resposta para o negócio, ? Gerenciamento descentralizado de Service Desk, Outsourcing de Impressão, Digitalização e Monitoração ? Gerência de Mudanças, Migração, Capacity Planning, projetos de remodelagem e modernização de Data Centers. ? Resolution Management: Gerência de Incidentes e Problemas, com aplicação de metodologia de análise, determinação de problemas e solução permanente, minimizando tempo de solução e reincidência. ? Gerenciamento de Projetos com conceitos PMBOK resultando em alta disponibilidade, performance, segurança e valor agregado aos produtos e serviços. ? Gerência de Segurança: criação e aplicação de Security Office envolvendo procedimento de backup, continuidade dos serviços, disaster recovery, prevenção a intrusões, contaminações e violações (Firewall). ?

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Senior de Serviços de Tecnologia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
 Gerente Sênior de TI ? Infrastructure Services ? CAIXA ? 5 contratos, 200 profissionais Gestão Operacional de Data Center, Infraestrutura de TI e Suporte: ? Gerenciamento de ambiente centralizado, Data Center missões críticas e alta disponibilidade, envolvendo Operação, Produção, Suporte e Segurança, de ambiente mainframe e UNIX/Intel , com VMs, Storage Area Network e Aplication Servers, LAN e WAN, baseado em SLA, com boa resposta para o negócio, ? Gerenciamento descentralizado de Service Desk, Outsourcing de Impressão, Digitalização e Monitoração ? Gerência de Mudanças, Migração, Capacity Planning, projetos de remodelagem e modernização de Data Centers. ? Resolution Management: Gerência de Incidentes e Problemas, com aplicação de metodologia de análise, determinação de problemas e solução permanente, minimizando tempo de solução e reincidência. ? Gerenciamento de Projetos com conceitos PMBOK resultando em alta disponibilidade, performance, segurança e valor agregado aos produtos e serviços. ? Gerência de Segurança: criação e aplicação de Security Office envolvendo procedimento de backup, continuidade dos serviços, disaster recovery, prevenção a intrusões, contaminações e violações (Firewall). ?


BSI TECNOLOGIA, SP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor de Serviços, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
www.bsitecnologia.com.br  Executivo Sênior de Serviços de TI - Delivery de Aplicações no BRADESCO.


MEMORA Processos Inovadores, DF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor de Serviços, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Principais responsabilidades:  Gestão de serviços de TI, projetos e consultoria envolvendo tecnologias ORACLE e SOFTWARE AG.  Projetos de melhoria de processos organizacionais, automação, SOA, BPM e BPMS, ECM ? gestão de conteúdo, portal web e integração middleware.  Atendimento à clientes corporativo.


Politec Informática - Matriz, POLITEC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor de Serviços, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Empresa de TI multinacional brasileira que teve participação da Mitsubishi Corporation e em 2011 passaou a ser controla pela espanhola INDRA, 5000 colaboradores, faturamento de R$ 530M (2008) Cargo: Gerente de Serviços, Superintendente e Diretor de Serviços, Principais responsabilidades:  Gestão de Serviços de TI envolvendo dezenas de profissionais diretos, nas áreas de infraestrutura, produção, operação, suporte, help-desk, GED e segurança, R$ 65M/ano  Experiência no atendimento cliente interno e corporativo para grandes clientes, tais como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Santander, Petrobrás e áreas de governo.  Gerenciamento de Operação, Produção, Digitalização, Suporte e Segurança de Data Center de missões críticas, mainframe e plataforma baixa, com alta disponibilidade baseado em SLA, gerando boa resposta para o negócio.  Resolution Management: Gerência de Incidentes e Problemas, com aplicação de metodologia de análise, determinação de problemas e solução permanente, minimizando tempo de solução e reincidência.  Gerenciamento de equipes de suporte MVS/ZoS, CICS, DB2, WebServer, plataforma UNIX e Windows.  Perfil voltado para negócios - apoio às unidades de negócio para melhor uso de TI no negócio e aumento de produtividade em vendas e serviços.  Monitoramento no negócio e gestão por processos usando melhores práticas operacionais visando eficácia e garantia da qualidade, baseado no modelo COBIT (certificado), Gestão de Serviços ITIL (certificado), Metodologia ISO 9001, ISO 20000.  Planejamento e gerenciamento financeiro envolvendo budget, P & L, CAPEX, OPEX, investimentos em TI garantindo ROI e redução do custo de propriedade de TI (TCO).  Inovação tecnológica, Business Plan, implantação e Gerenciamento de Projetos de TI (com noções de PMBOK) resultando em alta disponibilidade, performance, segurança e valor agregado aos produtos.  Facilidade de comunicaçã


Sonda do Brasil, SONDA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Operações, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Empresa de TI resultado da fusão da Sonda do Chile com Procwork, 1800 colaboradores Cargo: Gerente de Operações Principais responsabilidades:  Gerente Técnico no CITIBANK envolvendo 132 profissionais  Gerenciamento de Operação, Produção, Suporte e Segurança de Data Center de missões críticas, mainframe e plataforma open, com gerenciamento de disponibilidade baseado em SLA, gerando bom tempo de resposta para TI.  Gestão de equipes de Suporte em LAN/WAN, voz e processos ITIL.


CPM Braxis, CPM, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: analista de suporte técnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Cargos: Gerente de Infraestrutura de TI (06/01 - 06/02), Gerente de Informática / Suporte Técnico (12/97 - 06/01), Analista de Suporte Técnico (09/88 - 11/97) Principais responsabilidades:  Gerenciamento de Operação, Produção, Suporte e Segurança de Data Center de de rprodução e desenvolvimento interno da CPM; plataforma média e baixa, com alta disponibilidade.  Gerência de Mudanças e Capacity Planning, projetos de remodelagem de Data Center e novos ambientes de TI.  Criação e estruturação de Service Desk com base de conhecimento e utilização de ferramenta de suporte remoto, que permite fechamento da maioria dos chamados em 1º nível, minimizando custo de atendimento.  Criação e aplicação de Security Office envolvendo procedimento de backup, continuidade dos serviços, disaster recovery, prevenção a intrusões, contaminações e violações (Firewall).  Redução de custos de telecom em até 25% através de soluções técnicas e renegociação com fornecedores (VOIP, tarifação, fidelização, rota de menor custo e videoconferência).  Otimização de planos de aquisição de TI com padronização e negociação com fornecedores para a redução de preços e manutenção.  Participação na aquisição, implantação e gestão de ERP (SAP e DATASUL), CRM, BI, Portal Intranet, Sales Force Automation, ferramenta de Service Desk e Configuration Management.  Pensamento estratégico ? visão de curto, médio e longo prazo. Participação na criação e implantação de Plano Diretor de TI focado em Business Intelligence e Management Information System.  Gestão de Configuração e Asset Manegement ? gerência de itens de hardware/software e processos de documentação, padronização, reusabilidade, descarte e redução de software irregular.  Administração de contratos de parceria, incluindo Microsoft e Oracle trazendo benefícios e franquia de recursos.  Inovação tecnológica, Business Plan, implantação e Gerenciamento de Pr


BASF - Matriz São Paulo, BASF, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1988
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: analista de suporte técnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
empresa multinacional de grande porte que atuou na área de mainframes Hitachi. Cargo: Analista Técnico de Suporte Principais responsabilidades  Analista de Suporte em mainframes Hitachi


IBM BRASIL IND.MAQ. E SERVICOS LTDA, IBIS_FORN, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1985
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: estágio técnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
 Estagiário Técnico em Suporte Mainframe



Outros Projetos


2017 - 2017
Projeto do Curso Lato Sensu ? MBA em Marketing Digital
Descrição: Projeto do Curso Lato Sensu ? MBA em Marketing Digital para o Instituto Paulista de Ensino ? FIPEN ? SP..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração da Produção.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica

Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, C. S.. CERTIFICAÇÃO COBIT. 2007. (GOVERNANÇA DE TI).

2.
LIMA, C. S.. CERTIFICAÇÃO ITIL. 2006. (GESTÃO DE SERVIÇOS).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, C. S.; MASSI, M. L.. Participação em banca de Mayara Cistina da Silva Dias.Consultoria em RH, uma ferramenta eficiente no processo de recrutamento e seleção.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Recursos Humanos) - Faculdade Instituto Paulista de Ensino.

2.
MASSI, M. L.; LIMA, C. S.; PINTO, D. P.; SILVA, G. M.. Participação em banca de Anna Luísa Santos,.Avaliação de Desempenho. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Recursos Humanos) - Faculdade Instituto Paulista de Ensino.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
VARISAYA, L. M.; BUDACS JUNIOR, W.; LIMA, C. S.. Ociosidade operária redução nos custos de operação padronização de trabalho.. 2016. Faculdade Instituto Paulista de Ensino.

2.
LIMA, C. S.; CLEMENTINO, A.; ROCHA, T. O.. Estudo sobre o uso da tecnologia de informação móvel nas organizações.. 2016. Faculdade Instituto Paulista de Ensino.

3.
CARDOSO, A.; OLIVEIRA, K. S.; LIMA, C. S.. Diagnóstico da situação de negócio do empreendedor liberal. 2016. Faculdade Instituto Paulista de Ensino.

4.
CLEMENTINO, A.; LIMA, C. S.; LUCENA, A. N. S.. REDE SOCIAIS PARA PEQUENOS NEGÓCIOS. 2016. Faculdade Instituto Paulista de Ensino.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SETII Seminário em TI Inteligente. 2016. (Seminário).

2.
2º Seminário de Legado e Evolução nas Instituições Financeiras. 2006. (Seminário).

3.
X Encontro Politec de TI. 2005. (Encontro).

4.
IX Encontro Politec de TI.Gestão de Serviços com o Modelo ITIL. 2004. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jefferson Kochnoff. Desafios do Sindico Morador em um cenário de caos financeiro no condomínio. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Instituto Paulista de Ensino. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Lucas Signoretti Lima; Valdek F Sena; Wesley Oliveir. Car fast sales. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Faculdade Instituto Paulista de Ensino. (Orientador).

2.
Rodrigo Gonçalves Guislande. DO BRIEFING PARA O MERCADO - A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA DE MERCADO PARA O LANÇAMENTO DE UM PRODUTO DE MATERIAL ESPORTIVO. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Faculdade Instituto Paulista de Ensino. (Orientador).

3.
Jaddy Santos. Fidelização dos clientes versus satisfação com o atendimento. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Faculdade Instituto Paulista de Ensino. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Marília Prado Lopes; Evelyn C. C. de Albuquerque. FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS QUE ATUAM NO MERCADO DE LUXO. 2017. Orientação de outra natureza. (Gestão Comercial) - Faculdade Instituto Paulista de Ensino. Orientador: Celso de Souza Lima.

2.
Lucas Borges de Oliveira. A influência da IOT em indústrias do setor alimentício ? Como a empresa pode se preparar.. 2017. Orientação de outra natureza. (Gestão Comercial) - Faculdade Instituto Paulista de Ensino. Orientador: Celso de Souza Lima.

3.
Mônica De Paula. GUIA PRÁTICO PARA ATRAIR O PÚBLICO CERTO: A IMPORTÂNCIA DO INBOUND MARKETING NO OCEANO DE OPORTUNIDADES. 2017. Orientação de outra natureza. (Gestão Comercial) - Faculdade Instituto Paulista de Ensino. Orientador: Celso de Souza Lima.

4.
Benjamin Szilagyi, Brenda Pereira Vieira, Erika de Holanda. NOVO MODELO DE NEGÓCIOS COM O MARKETING DIGITAL. 2017. Orientação de outra natureza. (Administração) - Faculdade Instituto Paulista de Ensino. Orientador: Celso de Souza Lima.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 12:37:54