Bruno Augusto Lorenz

Graduated in Design from Feevale University (2014). Master in Design (2018) by the University of Vale dos Sinos River (UNISINOS), with Bolsa Capes / CNPq. He is a researcher at Artefato Lab., Research group on Strategic Design and Project Culture (UNISINOS). As a researcher, he is interested in the areas of Research through Design, Critical Practice and Critical & Speculative Design. Managing Partner of B.Pró Communication Agency since 2013. Has experience in the area of ​​Graphic and Strategic Design, with emphasis on the development of Corporate Identities and packaging. Founder of Effêmera (effemera.com), a laboratory dedicated to study Critical and Speculative Design.
(Text informed by the author)

Last updated 09/16/2018
Address to access this CV:
http://lattes.cnpq.br/7384480301058227

16/09/2018

Personal Information
NameBruno Augusto Lorenz
Bibliographic CitationLORENZ, B. A.;LORENZ, BRUNO;LORENZ, BRUNO AUGUSTO

Formal Education/Degree
2016 - 2018Master´s in Design .
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil. Year of degree: 2018.
Advisor: Celso Carnos Scaletsky.
Grantee of: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ,CAPES ,Brasil .
2007 - 2014Graduation in Design .
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
Advisor: Igor Escalante Casenote.



Complementary Education
2018 - 2018Exploração de Futuros | Métodos de Foresight. (Credit Hours: 10h).
WTF! School, WTF, Brasil.
2018 - 2018Design para Resolução de Dilemas. (Credit Hours: 4h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2018 - 2018Workshop - The Making of Collaborative Cities. (Credit Hours: 8h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2018 - 2018Workshop - Positive Design: Projetando para Forças de Caráter. (Credit Hours: 6h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2018 - 2018Workshop - Design para Mudança de Comportamento. (Credit Hours: 4h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2017 - 2017Workshsop - Identidade do Pampa Gaúcho. (Credit Hours: 9h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2017 - 2017Workshop Positive Design: Design Para Forças de Caráter. (Credit Hours: 5h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2014 - 2014Design Intro. (Credit Hours: 12h).
Valkiria Inteligência Criativa, VLK, Brasil.
2012 - 2012Desenho de Figura Humana. (Credit Hours: 12h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2011 - 2011Criatividade e Princípio Beatles do Sucesso. (Credit Hours: 8h).
Editora sCHDs, EDSCHDS, Brasil.
2008 - 2008Workshop Typedesign. (Credit Hours: 20h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.


Professional Experience
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
Contract
2018 - Present Type of contract: Hired Under Employment Laws, Functional Placement: , Credit Hours: 8
B.Pró Agência de Comunicação, B.PR%F3, Brasil.
Contract
2013 - Present Type of contract: Other, Functional Placement:
Contract
2005 - 2012 Type of contract: Hired Under Employment Laws, Functional Placement: , Credit Hours: 40, Exclusive Dedication.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Contract
2016 - 2018 Type of contract: Bolsista, Functional Placement: , Credit Hours: 10
Activities
03/2016 - PresentResearch and Development , Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa, .
2014 - PresentProject participation activities, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Área de Conhecimento e Aplicação de Arquitetura.
Research Projects
O Design para Potencializar o Uso de Plataformas de Estudo
08/2017 - 12/2017Trainee Activities , Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa, .
Trainee Activities
Estágio Docente na Disciplina de Teoria e Crítica do Design..


Research Projects
2014 - PresentO Design para Potencializar o Uso de Plataformas de Estudo
Description: Não é desconhecido que as mídias digitais estejam cada vez mais presentes no cotidiano escolar de jovens e crianças. O uso de smartphones e tablets, a maneira como os estudantes manuseiam mensagens, fotos, músicas e vídeos, revelam algumas das transformações no uso de informações na escola. São ainda insipientes os estudos sobre como jovens e crianças se comportam em relação a esse complexo processo de gerenciamento de informações escolares. Que tipo de plataformas de escrita, registro, leitura e compartilhamento eles utilizam? Como as informações são ali dispostas e articuladas? Que papel esses dispositivos de estudo desempenham e que dinâmica eles promovem na vida escolar? Questões dessa natureza costumam ser evidenciadas em alguns modelos emergentes de práticas de design (tais como o HCD ou o Codesign, [Sanders, 2008]). Sob tais perspectivas, as diretrizes de projeto surgem da boa compreensão dos contextos habitados pelos atores da rede de um artefato. A análise das práticas culturais de grupos é objeto comum da etnografia, que tem alcançado expressivos resultados quando utilizada em práticas de design (Forlano, 2013; Meyer, 2013). O foco deste projeto de pesquisa passa pelas estratégias relacionadas a potencialização do uso de plataformas de estudo (entendidas aqui como dispositivos de registro, escrita, leitura e comparilhamento de informações na escola). Mais precisamente, propõe-se o seguinte problema de pesquisa: De que forma o uso de técnicas da etnografia em projetos de design pode auxiliar na potencialização do uso de plataformas de estudo? Uma das técnicas que vem ao encontro desse propósito chama-se Cultural Probes (Gaver, Dunne e Pacenti, 1999), que permite alcançar (a) estímulos sobre a maneira como as pessoas utilizam e constroem significados sobre um artefato, bem como (b) avaliar os mais amplos aspectos do desempenho de um protótipo sob o ponto de vista do usuário. O método desta pesquisa envolve duas etapas exploratórias. A primeira, propõe observações e uma primeira aplicação da técnica de cultural probes com jovens e crianças nas redes de utilização de plataformas de estudo, para avaliar os significados construídos em torno do uso desses dispositivos. A segunda etapa realizará projetos de protótipos digitais rápidos de plataformas de estudo (por meio de aplicativos de desenvolvimento rápido como Quartz Composer, Bootstrap e Zurbs Foundation) que serão avaliadas mediante a perspectiva dos usuários por meio de uma segunda seção de cultural probes..
Situation: in Progress; Nature: Research.
Participant Students: Graduation ( 1) / Master's ( 5) / Ph.D. ( 1) .
Participants: Bruno Augusto Lorenz - Participant / Guilherme Corrêa Meyer - Co-ordinator / Roberta Rech Mandelli - Participant / Celso Carnos Scaletsky - Participant / Stan Ruecker - Participant / Débora de Oliveira Lemos Rocha de Souza - Participant / Marcelo Vianna Batista - Participant / Isadora Longo Makariewicz - Participant / Camila Andrade - Participant / Elisa Tergolina Teixeira - Participant.
.

Areas of Expertise
1. Major Area: Applied Social Sciences / Area: Industrial Design / Subarea: Programação Visual.

Languages
Portuguese Comprehends Well, Speaks Well, Reads Well, Writes Well.
English Comprehends Well, Speaks Little, Reads Well, Writes Little.
Spanish Comprehends Reasonably, Speaks Little, Reads Reasonably, Writes Little.

Awards and Titles
2017VENCEDOR OURO - EMBALAGEM DE ALIMENTOS SALGADOS (Embalagem nat. Verde), ABRE - Associação Brasileira de Embalagem.
2017VENCEDOR PRATA - EMBALAGENS PARA A REDUÇÃO DE PERDAS E DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS (Embalagem nat. Verde), ABRE - Associação Brasileira de Embalagem.
201510º Salão Jovem Designer - 2º Lugar (Categoria Egresso) - Convite ARQ/URB, Universidade Feevale.
2015Startup Weekend - 3º Lugar - Projeto Guiabetes, Universidade Feevale.
2014Prêmio Bornancini - 1º Lugar na categoria Design Digital e Design de Interfaces (Projeto JUNTOS - Interface Para Sistema de Educação à Distância), ApDesign.
2014Prêmio Bornancini - 2º Lugar na categoria Design Gráfico Visual (projeto UMA - Marca de Chocolates Caseiros), ApDesign.
2014Prêmio Bornancini - 1º Lugar na categoria Design Estratégico (projeto OTTO: Design Assinado por Você), ApDesign.
2014Prêmio Bornancini - 3º Lugar categoria Design de Ambientação (projeto 15 Anos do Curso de Design Feevale), ApDesign.
2014Vencedor Prata - Design de Gráfico de Alimentos Salgados (nat. Linha Festa), ABRE - Associação Brasileira de Embalagem.
20138º Salão Jovem Designer - 1º Lugar (categoria Produto) - projeto Chás Yang, Universidade Feevale.
20116º Salão Jovem Designer - Condecoração Andrea Guanabara (projeto MIGRA), Universidade Feevale.


Scientific, Technological, Artistic and Cultural Production
Bibliographical Production
Articles in Scientific Journals
1.   LORENZ, B. A. ; FRANZATO, C. . . Revista de Design, tecnologia e sociedade, v. 5, p. 16-33, 2018.
2. KUSSLER, L. M. ; LORENZ, B. A. . . Revista de Design, tecnologia e sociedade, v. 5, p. 34-47, 2018.
3.   BATISTA, M. V. ; LORENZ, BRUNO ; COSTA, F. C. X. . One step forward and two steps back: the female aggression on gamers? context and the spaces that game design occupies. Revista de Design, Tecnologia e Sociedade, v. 4, p. 1-16, 2017.
Complete works published in proceedings of conferences
1. LORENZ, BRUNO AUGUSTO ; FRANZATO, CARLO ; BORBA, GUSTAVO SEVERO ; FREIRE, KARINE DE MELLO . , 2018, Minas Gerais. Blucher Design Proceedings. São Paulo : Editora Blucher, 2017. v. 4. p. 634-645.
2.   LORENZ, BRUNO AUGUSTO ; LAZZAROTTO, MARCO ; MEYER, GUILHERME CORRÊA ; WOLFF, FABIANE . , 2018, Minas Gerais. Blucher Design Proceedings. São Paulo : Editora Blucher, 2017. v. 4. p. 742-754.
3.   ROSA, VALENTINA MARQUES DA ; MANDELLI, ROBERTA ; LORENZ, BRUNO . , 2016, Belo Horizonte. Blucher Design Proceedings, 2016. v. 2. p. 2907-2914.
Presentations of Work
1. LORENZ, BRUNO . . 2017. (Presentation/Conference or Colloquium).
2.   LORENZ, BRUNO ; LAZZAROTTO, M. ; MEYER, G. C. ; WOLFF, F. . . 2017. (Presentation/Congress).
3. LORENZ, B. A. ; FRANZATO, C. ; BORBA, G. S. ; FREIRE, K. M. . . 2017. (Presentation/Congress).
4. LORENZ, B. A. . . 2015. (Presentation/Conference or Colloquium).
5. LORENZ, B. A. . . 2015. (Presentation/Other).
6. LORENZ, B. A. . . 2014. (Presentation/Conference or Colloquium).
7. LORENZ, B. A. . . 2014. (Presentation/Other).
8. LORENZ, B. A. . . 2013. (Presentation/Conference or Colloquium).
Technical Production
Technical Works
1. MANDELLI, R. R. ; LORENZ, B. A. ; SMITH, N. . . 2017.
2. LORENZ, B. A. ; MANDELLI, R. R. ; SMITH, N. . . 2017.
3. LORENZ, B. A. ; MOTTA, A. L. . . 2017.
4. LORENZ, B. A. ; MOTTA, A. L. . . 2017.
5. LORENZ, B. A. ; MOTTA, A. L. . . 2017.
6. LORENZ, B. A. ; MOTTA, A. L. . . 2017.
7. LORENZ, B. A. ; MOTTA, A. L. . . 2017.
8. LORENZ, B. A. ; MOTTA, A. L. . . 2017.
9. LORENZ, B. A. ; MOTTA, A. L. . . 2017.
10. LORENZ, B. A. ; MOTTA, A. L. ; BECKER, K. . . 2016.
11. LORENZ, B. A. ; MOTTA, A. R. ; MOTTA, A. L. . . 2016.
12. LORENZ, B. A. ; MOTTA, A. L. . . 2016.
13. LORENZ, B. A. ; MOTTA, A. L. . . 2016.
14. MOTTA, A. R. ; LORENZ, B. A. . . 2016.
15. LORENZ, B. A. ; MOTTA, A. L. . . 2016.

Events
Participation in events
1. . 2018. (Participation In Events/ Seminary).
2. . 2018. (Participation In Events/ Workshops).
3. . 2017. (Participation In Events/ Congresses).
18. . 2008. (Participation In Events/ Seminary).
Page generated by Lattes Database System - CNPq at 18/10/2018 - 7:10:04