Adilson Cristiano Habowski

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2627205889047749
  • Última atualização do currículo em 15/01/2019


Mestrando em Educação pela Universidade La Salle - Canoas/RS, na linha de pesquisa: Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. Possui o Ensino Médio na modalidade normal (magistério), com habilitação para atuar como professor nas áreas de Educação Infantil e Séries Iniciais (2014), e Graduação em Teologia pela Universidade La Salle - Canoas/RS (2017). Tem experiência prática nas áreas de Educação Infantil, Séries Iniciais e na área de Pastoral Escolar, desde 2014, com ênfase em Formação humana. Tem interesse principalmente nos seguintes temas: filosofia das tecnologias; tecnologias e educação; teoria crítica; filosofia da educação; hermenêutica e educação; sexualidade, gênero e educação. Participante do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/UNILASALLE/CNPq. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adilson Cristiano Habowski
Nome em citações bibliográficas
HABOWSKI, A. C.;HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Educação.
Universidade La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.
Título: AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS E ENFRENTAMENTOS À TRADIÇÃO INSTRUMENTAL,Orientador: Elaine Conte.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Teoria crítica; Filosofia das Tecnologias; Andrew Feenberg; Educação.
Grande área: Ciências Humanas
2018
Especialização em andamento em Docência no Ensino Superior: Práxis Educativa. (Carga Horária: 360h).
Universidade La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.
2014 - 2017
Graduação em Teologia.
Universidade La Salle, UNILASALLE, Brasil.
Título: HOMOFOBIA NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE REVISÃO DO PARADIGMA RELIGIOSO-CRISTÃO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES.
Orientador: Ruben Marcelino Bento da Silva.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil.
2011 - 2014
Curso técnico/profissionalizante em Curso Normal (Magistério).
Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã, IEEEM, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em CURSO DE EXTENSÃO EM LÍNGUA ESPANHOLA. (Carga horária: 96h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2015 - 2017
Extensão universitária em Visão Global da Bíblia. (Carga horária: 375h).
Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, FAJE, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em O Ensino Religioso nas Escolas de Educação Básica. (Carga horária: 240h).
Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Questões de gênero na vida comunitária: um desafio para todas as pessoas. (Carga horária: 10h).
Faculdade EST, EST, Brasil.
2015 - 2015
Inglês I e II. (Carga horária: 108h).
UNIDIOMAS, UNIDIOMAS, Brasil.
2014 - 2014
Introdução à Educação. (Carga horária: 40h).
Prime Cursos, PRIME, Brasil.
2014 - 2014
Alfabetização e Letramento. (Carga horária: 35h).
Prime Cursos, PRIME, Brasil.
2013 - 2013
Normativas de Defesa Integral da Criança. (Carga horária: 100h).
Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.
2013 - 2013
O Papel do Coordenador Pedagógico na Educação. (Carga horária: 80h).
Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador bolsista da CAPES, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle. Integrante do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/UNILASALLE/CNPq, coordenado pela professora Dr. Elaine Conte. Representante Discente do Mestrado Acadêmico em Educação. Integrante do Fórum das Representações Discentes dos Programas de Pós-graduação do Rio Grande do Sul. Pesquisador bolsista CAPES conforme Edital 014/2018/CAPES/PROSUC de seleção da Universidade La Salle. Aluno PEC da UFRGS nas disciplinas "Abordagens sobre Conhecimento/Aprendizagem" e "Educação Superior no século XXI", ambos com o professor Sérgio Roberto Kieling Franco. Colaboração nas orientações de TCC´s sob orientação da professora Dr. Elaine Conte.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisador bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) no grupo de pesquisa NETE: Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação.


Escola Estadual de Ensino Fundamental Moisés Cândido Veloso, EEEFMCV, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor voluntário, Carga horária: 40
Outras informações
Atuei como monitor voluntário, no turno da manhã, nos meses de março a julho de 2014, no projeto do Programa Novo Mais Educação. Neste mesmo período, na parte da tarde e na mesma instituição de ensino, realizei o Estágio Profissional do Curso Normal em uma turma do 3° ano do Ensino Fundamental.


Colégio Marista São Pedro, CMSP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Auxiliar Educação Infantil e Pastoral, Carga horária: 12
Outras informações
VOLUNTÁRIO VINCULADO À AVESOL: Associação do Voluntariado e da Solidariedade. Carga horária total durante o ano certificadas: 256 horas. Atividades desenvolvidas: auxiliar de Educação Infantil e atividades de Formação humana. Iniciei na iniciação científica no projeto de Pesquisa: Tecnologias na Educação: uma questão somente técnica?, coordenado pela professora Dra. Elaine Conte.


Centro Social Marista Irmão Bortolini, CESMAR BORTOLINI, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário na área da Pastoral Escolar, Carga horária: 8
Outras informações
VOLUNTÁRIO VINCULADO À AVESOL: Associação do Voluntariado e da Solidariedade. Atividades desenvolvidas: Pastoralista Voluntário na área de formação humana na Pastoral Juvenil Marista (PJM) e na Escola Marista de Educação Infantil Menino Jesus. Total de horas certificadas: 400 horas.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Educação Permanente e Inclusão Tecnológica: rumo à democratização dos saberes
Descrição: Projeto contemplado no Edital Universal MCTI/CNPq Nº 01/2016. Desde 2014 por meio do projeto Tecnologias na Educação: uma questão somente técnica?, temos realizado pesquisas hermenêuticas analisando as teses de doutorado produzidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação do país sobre o tema das tecnologias educacionais, para identificar os impactos e efeitos dessas pesquisas à inclusão tecnológica e ao diálogo com os diferentes contextos educativos. Os resultados, entre outros pontos, vêm evidenciando as contradições e dificuldades entre as políticas de ensino instituídas e muito bem elaboradas e a implementação na prática, que apresenta deficiências em termos de formação humana, recursos tecnológicos à escolarização, deficiência no acesso à internet nas escolas (banda larga) e no atendimento social, demandando novos investimentos. Tudo indica que o direito ao conhecimento tecnológico é substituído pelas aprendizagens mínimas, que inviabilizam o pesquisar, o pensar e o aprender com o outro através das tecnologias digitais virtuais. Para ampliar os conhecimentos dessa investigação, agora propomos um estudo sob a forma de pesquisa-ação envolvendo a comunidade de Canoas/RS, visando uma educação permanente e a inclusão tecnológica dos participantes. O objetivo é contribuir para o processo de inclusão tecnológica e formação humana através de oficinas que serão desenvolvidas no Centro Universitário La Salle (UNILASALLE/Canoas) e oferecidas em uma sala de informática pelo grupo NETE (Núcleo de Estudos em Tecnologias na Educação), do PPGEDU/UNILASALLE. De forma colaborativa com esses sujeitos da pesquisa e os profissionais da educação propomos construir estratégias pedagógicas que favoreçam o processo de inclusão tecnológica, de ensino e aprendizagem, para que todos aprendam a usar e a pensar com as tecnologias de forma permanente. Ressaltamos que pesquisas envolvendo a educação permanente e a inclusão tecnológica são escassas em nosso país. Nessa direção, esse projeto além de contribuir com a formação recíproca de professores e cidadãos de Canoas, poderá contribuir com a produção de conhecimento na área de inclusão tecnológica e educação permanente, especialmente no processo de democratização e ampliação de acesso à internet de pessoas com seus próprios estilos de aprendizagem. O projeto de pesquisa Educação Permanente e Inclusão Tecnológica: rumo à democratização dos saberes propõe repensar as tecnologias na educação a partir dos seus próprios limites, alcances e impactos na produção discursiva contemporânea, tendo em vista a necessidade de propor um modelo de formação sensível à prevenção da exclusão tecnológica ou inclusão ingênua das tecnologias na vida em sociedade. Além disso, trata-se de mapear as abordagens paradigmático-epistemológicas utilizadas para analisar as tecnologias empregadas na educação nas teses de doutorado defendidas em universidades públicas brasileiras no último quadriênio de avaliação CAPES (2012, 2013, 2014, 2015), disponibilizadas no portal Domínio Público. Buscamos, nas investigações que tratam sobre o assunto, apontar elementos e cruzamentos entre as noções que possam permitir uma interação comunicativa no equacionamento dos problemas levantados, para compreender os efeitos dessas pesquisas sobre as teorias pedagógicas e práticas sociais na contemporaneidade. A proposta é ampliar as oportunidades formativas de inclusão e letramento tecnológico na era do conhecimento e construir uma rede virtual de formação, pesquisa e democratização dos saberes, através de um AVA interativo, que repense as tecnologias num espaço de interatividade e interlocução formativa entre os participantes da pesquisa do município de Canoas/RS e o grupo de pesquisa NETE, composto por professores e pesquisadores, alunos da pós-graduação e de iniciação científica. O projeto visa criar um nexo pertinente entre o universo da pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Adilson Cristiano Habowski - Integrante / Elaine Conte - Coordenador.
2016 - Atual
Educação a distância, interação e democratização dos saberes
Descrição: A perspectiva da universalização das tecnologias e a própria gestão compartilhada de conhecimentos no cenário brasileiro oferece rica matéria-prima para que se produzam deslocamentos nas verdades pedagógicas naturalizadas em relação à educação mediada pelos computadores, projetores multimídia, internet, lousa digital interativa e redes de celulares móveis. As redes de computador podem oferecer suporte propício para que a organização horizontal em redes de aprendizagem funcione de forma mais ampla envolvendo criações coletivas, participativas, a partir de recursos midiáticos que colaboram com as práticas educativas na totalidade do mundo em transformação. Daí que uma capacidade continuamente melhorada de aprender e inovar com o ensino a distância requer metodologias interativas, engajadas em contextos variáveis e imprevisíveis, próprios da criação e expressão do ser humano no mundo (em termos de linguagens virtuais compartilhadas), onde reside o nosso esforço de pesquisa. O projeto de pesquisa ?Educação a distância, interação e democratização dos saberes? propõe repensar as tecnologias na educação a partir de suas problemáticas, limites, descontinuidades e possibilidades na formação contemporânea, tendo em vista a necessidade de propor uma formação pedagógica sensível às novas tecnologias, prevenindo a tecnificação, abstração, pedagogização, desconhecimento e o desuso dos artefatos tecnológicos nas escolas. O presente projeto centra o foco sobre as produções discursivas nas teses de doutorado desenvolvidas em universidades públicas brasileiras no triênio CAPES (2013, 2014, 2015), revendo as possibilidades de diálogo no equacionamento dos problemas levantados e procurando acompanhar as mudanças e efeitos dessas pesquisas sobre as práticas educativas na compreensão moderna do conhecimento...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (6) .
Integrantes: Adilson Cristiano Habowski - Integrante / Daniel Felipe Jacobi - Integrante / Elaine Conte - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
2015 - 2016
Tecnologias na Educação: uma questão somente técnica?
Descrição: O projeto de pesquisa: Tecnologias na Educação: uma questão somente técnica? propõe repensar as tecnologias na educação a partir dos seus próprios limites, alcances e impactos na produção discursiva contemporânea, tendo em vista a necessidade de propor um modelo de formação sensível à prevenção da mera tecnificação na educação. A proposta é investigar as possibilidades de uma aprendizagem de sentido comunicativo no tratamento dado às questões problemáticas da área de tecnologias na educação. Trata-se, fundamentalmente, de mapear as abordagens paradigmático-epistemológicas utilizadas para analisar as tecnologias empregadas na educação nas teses de doutorado defendidas em universidades federais brasileiras no último triênio de avaliação CAPES (2012, 2013, 2014), disponibilizadas no portal Domínio Público. Buscamos, nas investigações que tratam sobre o assunto, apontar elementos e cruzamentos entre as noções que possam permitir uma interação comunicativa no equacionamento dos problemas levantados, para compreender os efeitos dessas pesquisas sobre as concepções e práticas educativas na contemporaneidade. É um esforço para reconhecer a pluralidade e a objetividade que têm alicerçado as produções educacionais sobre o assunto, buscando elencar elementos para encontrar horizontes de compreensão que auxiliem nos usos do saber tecnológico, inteiramente contingente e transitório, revelado na atitude humana de narrar e atribuir sentido ao mundo. Ao reconhecer que a produção do conhecimento não se faz isoladamente, nem fora do mundo, mas se constitui na linguagem e mundanidade do sujeito, a pesquisa pretende elucidar como os elementos tecnológicos interferem diretamente na formação, linguagem e em todas as dimensões da atividade humana. Trata-se de ir além das atribuições meramente auxiliares de objetividade e eficiência da tecnologia educacional, procurando mostrar que o movimento constitutivo da humanidade é inseparável dos gestos técnicos e expressivos, do relacionamento intersubjetivo e da necessidade de dialogar. Por tudo isso, é preciso experimentar e analisar a ambivalência das tecnologias, instaurando novas competências críticas e expressivas de abertura linguística ao mundo, como forma de evitar o obscurecimento tecnológico...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Adilson Cristiano Habowski - Integrante / Daniel Felipe Jacobi - Integrante / Elaine Conte - Coordenador.


Projetos de extensão


2018 - Atual
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: redes de interação, debates e mobilização de linguagens
Descrição: O curso surgiu por uma demanda espontânea dos próprios estudantes de mestrado e doutorado em educação, dos professores e das escolas engajadas nessa proposta, e tem por base ações e oficinas experimentais vinculadas ao projeto ?Educação Permanente e Inclusão Tecnológica: rumo à democratização dos saberes?, aprovado na chamada Universal 2016, número do processo: 402138/2016-3. Esse projeto busca desenvolver uma perspectiva integradora das tecnologias na educação, tendo em vista favorecer as comunicações descentralizadas, a participação ativa dos sujeitos, o surgimento de novos ambientes socioculturais de educação permanente (com espírito colaborativo). Isso porque, diante da velocidade com que as mudanças técnicas se multiplicam na vida em sociedade não há, especialmente nas práticas cotidianas escolares, um constante exame, (re) criação dos propósitos e usos desses meios tecnológicos submetidos em pacotes de governo, especialmente no campo da educação. O simples acesso aos instrumentos culturais na prática pedagógica ou à rede de internet surge como uma espécie de socialização espontânea, naturalizando lógicas de conformidade com o mercado e com uma razão instrumental do progresso como fim em si. Mas, como fazer avançar na cultura escolar as formas de uso das tecnologias e seus diferentes sentidos nas práticas pedagógicas sem o diálogo vivo entre os sujeitos da educação? De que forma superar a mera rejeição ou a inserção automática das tecnologias, para abrir novas possibilidades para o trabalho pedagógico, sem pensar junto com os professores e discutir os processos de formação e educação tecnológica? Estas questões exprimem, de certa forma, a intenção de desenvolver essa iniciativa conjunta de extensão e apoiar os professores em suas atuações e análises críticas sobre os usos das tecnologias na escola. Trata-se de aproximar a sociedade dos recursos digitais, fornecendo a inclusão e o acesso à tecnologia, através de oficinas gratuitas disponibilizadas pela Universidade La Salle ? UNILASALLE, Canoas e fornecidas pelo grupo de pesquisa NETE/CNPq. Pensar a educação tecnológica, permanente e inclusiva de longo prazo exige oferecer à comunidade uma educação que dê acesso à internet e ao uso da tecnologia como linguagem, de modo cooperativo, em um horizonte de cultura democrática. Oferecer esse curso em um laboratório da instituição, disponibilizado aos sábados (no turno da manhã), tem em vista capacitar os professores participantes que trabalham nas escolas. Tal educação permanente compreendida no contexto histórico, econômico e social também visa auxiliar a integração social e a formação técnico-profissional no mundo do trabalho, por meio de diálogos com as pesquisas de mestrado e doutorado, seguindo os princípios de uma educação como prática de liberdade (FERNANDES, 2009; FREIRE, 1989). Daí que uma educação permanente para o aprender e o inovar com a tecnologia requer metodologias interativas, engajadas em contextos variáveis, próprios da criação e expressão humana no mundo, com vistas a encaminhar relações e linguagens virtuais para o desenvolvimento da autonomia, da capacidade de educabilidade por meio de ferramentas práticas no mundo, da cooperação e da criticidade fundamentais à inclusão tecnológica em permanente transformação, onde reside o nosso esforço de pesquisa. Nesse contexto, a pesquisa estimula ações mediadoras de leitura das tecnologias e a promoção da cultura e da cidadania, em oficinas promovidas pelo Grupo de pesquisa NETE/CNPq e ministradas e apoiadas por seus integrantes, bem como por profissionais que desenvolvem experiências na área. Trata-se do estímulo à alfabetização e à inclusão tecnológica, como forma de desenvolver aspectos de inserção social e intelectual dos sujeitos, contribuindo para o aperfeiçoamento de ações de criticidade, criatividade, humanização e revisão sobre as tecnologias na escola.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Adilson Cristiano Habowski - Integrante / CONTE, ELAINE - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Filosofia da tecnologia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Teoria crítica e educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Hermenêutica e educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Representante Discente do Mestrado Acadêmico em Educação, Universidade La Salle.
2017
Prêmio Destaque Acadêmico do Curso de Teologia, Universidade La Salle.
2017
1º Colocado na seleção de Pós-graduação em Educação (MESTRADO)., Universidade La Salle.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:5
Total de citações:6
Google Acadêmico - Adilson Cristiano Habowski  Data: 12/07/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
CONTE, ELAINE2019CONTE, ELAINE ; HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO ; RIOS, M. B. . RESSONÂNCIAS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 14, p. 31-45, 2019.

2.
HABOWSKI, A. C.;HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO2018 HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. ; PUGENS, N. B. . A PERSPECTIVA DA ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO. CONJECTURA: FILOSOFIA E EDUCAÇÃO (UCS), v. 23, p. 179-197, 2018.

3.
CONTE, E.2018CONTE, E. ; JACOBI, D. F. ; HABOWSKI, A. C. . Cisne Negro: metamorfoses constituidoras do aprender. CONHECIMENTO & DIVERSIDADE, v. 9, p. 82-94, 2018.

4.
JACOBI, D. F.2018JACOBI, D. F. ; HABOWSKI, A. C. ; CONTE, E. . DO CAOS AO COSMOS: A METAMORFOSE DO APRENDER. REVISTA DIÁLOGOS (REVDIA), v. 6, p. 7-22, 2018.

5.
HABOWSKI, A. C.;HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO2018HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. . O ÓCIO CRIATIVO E A EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI. ARTEFACTUM (RIO DE JANEIRO), v. 16, p. 1-12, 2018.

6.
HABOWSKI, A. C.;HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO2018HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. ; BRANCO, L. S. A. . A violência institucionalizada pela indústria cultural: debates educativos. REVISTA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, v. 4, p. 481-498, 2018.

7.
HABOWSKI, A. C.;HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO2018HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. ; JACOBI, D. F. . Alteridade e educação: um diálogo intersubjetivo pelo viés da diversidade. DOXA: REVISTA BRASILEIRA DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO, v. 20, p. 65-79, 2018.

8.
HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO2018 HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO; JACOBI, DANIEL FELIPE ; CONTE, ELAINE . GARIMPANDO IDEIAS PARA A RECONSTRUÇÃO DO CÍRCULO HERMENÊUTICO E DO CÍRCULO DE CULTURA. Teias (Rio de Janeiro), v. 19, p. 275-287, 2018.

9.
HABOWSKI, A. C.2018 HABOWSKI, A. C.; CONTE, ELAINE . Cultura digital versus autoridade pedagógica: tendências e desafios. LINHAS CRÍTICAS (ONLINE), v. 24, p. 278-301, 2018.

10.
HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO2018HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO; CONTE, ELAINE ; JUNG, H. S. . Reflexões acerca do uso das tecnologias digitais e as juventudes do campo / Reflections on the use of digital technologies.... CADERNOS CIMEAC, v. 8, p. 156, 2018.

11.
JACOBI, D. F.2018 JACOBI, D. F. ; CONTE, ELAINE ; HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO . INDÚSTRIA CULTURAL E CINEMA: PROJEÇÕES DA COMUNICABILIDADE DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO. EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA, v. 28, p. 374-390, 2018.

12.
PUGENS, N. B.2018PUGENS, N. B. ; HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO ; CONTE, ELAINE . OS PROCESSOS DE ENSINO ATRAVESSADOS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. REVISTA EMREDE - REVISTA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, v. 5, p. 496-509, 2018.

13.
HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO2018HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO; CONTE, ELAINE . As Manifestações Discursivas No Ciberespaço: Superando Deturpações e Banalizações. GESTÃO UNIVERSITÁRIA, v. 10, p. 1-17, 2018.

14.
HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO2018HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO; CONTE, ELAINE ; FLORES, H. R. F. . EDUCAÇÃO E VIOLÊNCIA NA TEORIA CRÍTICA DE ADORNO. FRAGMENTOS DE CULTURA, v. 28, p. 231-245, 2018.

15.
CONTE, ELAINE2018 CONTE, ELAINE ; HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO . A autoridade do educador no cenário tecnológico: interlocuções freireanas. REVISTA INTERINSTITUCIONAL ARTES DE EDUCAR, v. 4, p. 406, 2018.

16.
HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO2018HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO; CONTE, ELAINE . SOCIEDADE DO CANSAÇO. CRÍTICA CULTURAL, v. 13, p. 315-321, 2018.

17.
HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO2018HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO; CONTE, ELAINE . OS DESAFIOS DA EVANGELIZAÇÃO COM AS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. REVISTA PISTIS & PRÁXIS: TEOLOGIA E PASTORAL, v. 10, p. 703-721, 2018.

18.
HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO2018HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO; CONTE, ELAINE . A questão do exílio em Theodor Adorno e Paulo Freire. LINHAS CRÍTICAS (ONLINE), v. 24, p. 10-20, 2018.

19.
HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO2018HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO; CONTE, ELAINE . O PODER DAS IMAGENS E SÍMBOLOS - REPERCUSSÕES SÓCIO-HISTÓRICAS. Teias (Rio de Janeiro), v. 19, p. 227-243, 2018.

20.
HABOWSKI, A. C.;HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO2017HABOWSKI, A. C.; JACOBI, D. F. ; ROCHA, L. L. A. . IGREJA: UMA RETOMADA DO CONCEITO POVO DE DEUS NA LUMEN GENTIUM. GESTÃO UNIVERSITÁRIA, v. 2, p. 1-19, 2017.

21.
HABOWSKI, A. C.;HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO2017HABOWSKI, A. C.; JACOBI, D. F. . AS NOVAS PERSPECTIVAS MISSIONÁRIAS DA IGREJA A PARTIR DO CONCÍLIO VATICANO II.. Teologia e Espiritualidade, v. 4, p. 145-162, 2017.

22.
HABOWSKI, A. C.;HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO2017HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. . Homofobia no ambiente escolar: uma revisão de paradigmas. CAMINHANDO, v. 22, p. 97-117, 2017.

23.
JACOBI, D. F.2017JACOBI, D. F. ; HABOWSKI, A. C. . A RENOVAÇÃO DA IGREJA NO CONCÍLIO VATICANO II: EMBASAMENTO PARA O TRABALHO MISSIONÁRIO DOS IRMÃOS MARISTAS NA ÁSIA. Contemplação - Revista Acadêmica de Filosofia e Teologia da Faculdade João Paulo II, v. 1, p. 125-145, 2017.

24.
JACOBI, D. F.2017JACOBI, D. F. ; HABOWSKI, A. C. . DEUS PAI: O LIBERTADOR DOS OPRIMIDOS. CIPPUS - REVISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNILASALLE, v. 5, p. 41-52, 2017.

25.
CANNAVO, V. B.2017CANNAVO, V. B. ; HABOWSKI, A. C. . MINHA PALAVRA VALE UM TIRO E EU TENHO MUITA MUNIÇÃO: O DISCURSO TEOLÓGICO DO RAP E O NASCIMENTO DA TEOLOGIA DA RUA. GESTÃO UNIVERSITÁRIA, v. 7, p. 1-17, 2017.

26.
HABOWSKI, A. C.;HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO2017HABOWSKI, A. C.; ROCHA, L. L. A. ; CANNAVO, V. B. . A QUINTA FILOSOFIA: UMA PONTE ENTRE O HOMÉRICO JESUS HISTÓRICO DE REZA ASLAN E O CAMPONÊS DE NAZARÉ. GESTÃO UNIVERSITÁRIA, v. 7, p. 1-17, 2017.

27.
SANTOS, C. B.2017SANTOS, C. B. ; HOCHNADEL, S. B. ; CONTE, E. ; HABOWSKI, A. C. . BRINCAR, DIVERTIR-SE E APRENDER NA BRINQUEDOTECA ESCOLAR. GESTÃO UNIVERSITÁRIA, v. 7, p. 1-15, 2017.

28.
PUGENS, N. B.2017PUGENS, N. B. ; HABOWSKI, A. C. ; SILVA, R. S. ; CONTE, E. . A EDUCAÇÃO FORMATIVA PARA A CONVIVÊNCIA ENTRE OS ESTUDANTES: ALICERCE DOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. GESTÃO UNIVERSITÁRIA, v. 7, p. 1-17, 2017.

29.
TARRAGO, L. S.2017TARRAGO, L. S. ; HABOWSKI, A. C. ; CONTE, E. . A inclusão social por meio das artes: possibilidades e limites na educação. GESTÃO UNIVERSITÁRIA, v. 7, p. 1-15, 2017.

30.
AZAMBUJA, P. L.2017AZAMBUJA, P. L. ; CONTE, E. ; HABOWSKI, A. C. . O PLANEJAMENTO DOCENTE NA EDUCA--O INFANTIL: METAMORFOSES E SENTIDOS AO APRENDER. PESQUISA EM FOCO (UEMA), v. 22, p. 157-178, 2017.

31.
HABOWSKI, A. C.;HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO2017HABOWSKI, A. C.; ROCHA, L. L. A. . DEUS: DA REVELAÇÃO BÍBLICA À IDENTIDADE TRINITÁRIA, O DESENVOLVIMENTO DE UMA IDENTIDADE LIBERTADORA. REVISTA ELETRÔNICA ESPAÇO TEOLÓGICO, v. 11, p. 13-29, 2017.

32.
HABOWSKI, A. C.;HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO2017HABOWSKI, A. C.; JACOBI, D. F. ; CONTE, E. ; ROCHA, L. L. A. . CRUZ SUÁSTICA E O POTENCIAL DA PROPAGANDA NAZISTA: CONJUNTURA E RESQUÍCIOS HISTÓRICOS. TABULAE (FACULDADE VICENTINA), v. 10, p. 93-116, 2017.

33.
HABOWSKI, A. C.;HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO2016HABOWSKI, A. C.; JACOBI, D. F. ; ROCHA, L. L. A. . A PARÓQUIA: DA PROGÊNIE JUDAICO-HELENÍSTICO-CRISTÃ AO CONCÍLIO VATICANO II. Revista Eletrônica Espaço Teológico, v. 10, p. 18-33, 2016.

34.
HABOWSKI, A. C.;HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO2016HABOWSKI, A. C.; JACOBI, D. F. . A transcendência na arquitetura do espaço celebrativo cristão: Implicações do Concílio Vaticano II. Ciberteologia (São Paulo. Edição em Português), v. XII, p. 61-75, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO; CONTE, ELAINE . UMA ANÁLISE HERMENÊUTICA SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE NOS DISCURSOS BÍBLICOS DO NOVO TESTAMENTO. In: RENATA LUCIANE POLSAQUE YOUNG BLOOD. (Org.). Fenômenos Sociais e Direito ? Vol. 3. 3ed.Ponta Grossa (PR): Atena, 2018, v. 3, p. 100-111.

2.
CONTE, ELAINE ; HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO . Educação em Direitos Humanos e a democratização do acesso às tecnologias digitais na Educação Básica. In: Dirléia Fanfa Sarmento Jardelino Menegat Antonio Carlos Wolkmer (Organizadores). (Org.). Educação em Direitos Humanos: Dos dispositivos legais às práticas educativas. 1ed.Editora CirKula: Porto Alegre, 2018, v. 1, p. 207-220.

3.
HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO; CONTE, ELAINE ; BRANCO, L. S. A. . A AUTORIDADE PEDAGÓGICA NA CULTURA DIGITAL: DESAFIOS DO MUNDO HIPERCONECTADO E DESORIENTADO. In: Bettina Steren dos Santos; Carla Spagnolo; Camila de Barros Rodenbusch. (Org.). Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação. 1ed.EDIPUCRS: Porto Alegre, 2018, v. 1, p. 1-10.

4.
HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO; CONTE, ELAINE ; MARCHESE, E. . O MÉTODO MONTESSORI NA EDUCAÇÃO E AS NOVAS FORMAS DE SOCIABILIDADE. In: Bettina Steren dos Santos; Carla Spagnolo; Camila de Barros Rodenbusch.. (Org.). Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação.. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018, v. 1, p. 1-9.

5.
HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO; CONTE, ELAINE . Tecnologias digitais e autoridade pedagógica: reconstruindo a tradição pelo viés libertador. In: Éderson Luiz da Silveira. (Org.). Os efeitos do autoritarismo: práticas, silenciamentos e resistência (im)possíveis. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2018, v. 1, p. 119-143.

6.
HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO; CONTE, ELAINE . O ÓCIO CRIATIVO E SUAS PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO. In: Ivanio Dickmann. (Org.). RUMOS DA EDUCAÇÃO. 1ed.São Paulo: Dialogar, 2018, v. 1, p. 73-98.

7.
HABOWSKI, A. C.; BRANCO, L. S. A. ; CONTE, E. ; PUGENS, N. B. . A VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL NA SÉRIE GAME OF THRONES: DEBATES EDUCATIVOS. In: Ricardo Timm de Souza; Fábio Caires; Marcos Messerschmidt; Renata Guadagnin; Pedro Savi Neto; Marcelo Leandro dos Santos; Oneide Perius (Orgs.). (Org.). Theodor W. Adorno: a atualidade da crítica. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2017, v. 2, p. 549-565.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
HABOWSKI, A. C.; ROCHA, L. L. A. ; CANNAVO, V. B. . Nota Sobre Jesus e o Contexto Sócio-Político de Nazaré. Gestão Universitária, p. 1 - 17, 25 maio 2017.

2.
HABOWSKI, A. C.. EXPERIÊNCIA MISSIONÁRIA NA AMAZÔNIA. Circular PROVINCIAL | Província Marista Brasil Sul-Amazônia, Porto Alegre, p. 32 - 32.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRANCO, L. S. A. ; HABOWSKI, A. C. ; CONTE, E. . EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERSPECTIVAS SOBRE A QUESTÃO. In: CIET:EnPED - Congresso Internacional de Educação e Tecnologias. Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2018, São Carlos. Anais CIET:EnPED:2018 ? Educação e Tecnologias: Pesquisa e produção de conhecimento, 2018. v. 4. p. 1-10.

2.
CONTE, E. ; HABOWSKI, A. C. ; BRANCO, L. S. A. . AS INTERAÇÕES DIALÉTICAS COM OS MEIOS TECNOLÓGICOS. In: CIET:EnPED - Congresso Internacional de Educação e Tecnologias. Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2018, São Carlos. Anais CIET:EnPED:2018 ? Educação e Tecnologias: Pesquisa e produção de conhecimento. São Carlos, 2018. v. 4. p. 1-12.

3.
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. . A TEORIA CRÍTICA DA TECNOLOGIA EM ANDREW FEENBERG. In: CIET:EnPED - Congresso Internacional de Educação e Tecnologias. Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2018, São Carlos. Anais CIET:EnPED:2018 ? Educação e Tecnologias: Pesquisa e produção de conhecimento. São Carlos, 2018. v. 4. p. 1-12.

4.
CONTE, E. ; HABOWSKI, A. C. ; RIOS, M. B. . AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS FREIREANAS. In: CIET:EnPED - Congresso Internacional de Educação e Tecnologias. Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2018, São Carlos. Anais CIET:EnPED:2018 ? Educação e Tecnologias: Pesquisa e produção de conhecimento. São Carlos, 2018. v. 4. p. 1-11.

5.
BRANCO, L. S. A. ; HABOWSKI, A. C. ; CONTE, E. . O CINEMA E A REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA EM WALTER BENJAMIN: MOVIMENTOS NA EDUCAÇÃO. In: CIET:EnPED - Congresso Internacional de Educação e Tecnologias. Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2018, São Carlos. Anais CIET:EnPED:2018 ? Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica. São Carlos, 2018. v. 4. p. 1-9.

6.
PUGENS, N. B. ; HABOWSKI, A. C. ; CONTE, E. . O ENSINO E A APRENDIZAGEM PERMEADOS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. In: CIET:EnPED - Congresso Internacional de Educação e Tecnologias. Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2018, São Carlos. Anais CIET:EnPED:2018 ? Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica. São Carlos, 2018. v. 4. p. 1-11.

7.
PUGENS, N. B. ; HABOWSKI, A. C. ; CONTE, E. . REFLEXÕES SOBRE O DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PRODUÇÃO DE NOVOS SENTIDOS. In: CIET:EnPED - Congresso Internacional de Educação e Tecnologias. Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2018, São Carlos. Anais CIET:EnPED:2018 ? Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica. São Carlos, 2018. v. 4. p. 1-11.

8.
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. ; PUGENS, N. B. . TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS E DESAFIOS. In: IV SIPASE: Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação, 2018, Porto Alegre. Anais do IV SIPASE [recurso eletrônico]: Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação: a construção da profissionalidade docente: a pessoa em formação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018. v. 4. p. 1-10.

9.
PUGENS, N. B. ; HABOWSKI, A. C. ; CONTE, E. . AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. In: IV SIPASE: Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação, 2018, Porto Alegre. Anais do IV SIPASE [recurso eletrônico]: Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação: a construção da profissionalidade docente: a pessoa em formação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018. v. 4. p. 1-11.

10.
PUGENS, N. B. ; HABOWSKI, A. C. ; CONTE, E. . PARADOXOS DA DOCÊNCIA EM TEMPOS DE CULTURA DIGITAL. In: IV SIPASE: Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação, 2018, Porto Alegre. Anais do IV SIPASE [recurso eletrônico]: Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação: a construção da profissionalidade docente: a pessoa em formação.. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018. v. 4. p. 1-9.

11.
BRANCO, L. S. A. ; CONTE, E. ; HABOWSKI, A. C. . A OBSERVAÇÃO DA CULTURA ESCOLAR PARA A REVISÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. In: IV SIPASE: Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação, 2018, Porto Alegre. Anais do IV SIPASE [recurso eletrônico]: Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação: a construção da profissionalidade docente: a pessoa em formação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018. v. 4. p. 1-10.

12.
CELI, R. C. ; CONTE, E. ; HABOWSKI, A. C. . O PAPEL DO CONFLITO NA FORMAÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA NUMA EQUIPE DE TRABALHO. In: IV SIPASE: Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação, 2018, Porto Alegre. Anais do IV SIPASE [recurso eletrônico]: Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação: a construção da profissionalidade docente: a pessoa em formação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018. v. 4. p. 1-9.

13.
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. ; MARCHESE, E. . O USO DA RITALINA PARA O TRATAMENTO DA HIPERATIVIDADE NA INFÂNCIA: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NESTE CENÁRIO. In: IV SIPASE: Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação, 2018, Porto Alegre. Anais do IV SIPASE [recurso eletrônico]: Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação: a construção da profissionalidade docente: a pessoa em formação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018. v. 4. p. 1-10.

14.
HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO; CONTE, ELAINE ; RIOS, M. B. . PAULO FREIRE E A QUESTÃO DO EXÍLIO. In: XX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire 2018, 2018, São Leopoldo. ANAIS DO XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE Legado e presença de Freire no Rio Grande do Sul. São Leopoldo: Casa Leiria, 2018. p. 207-220.

15.
HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO; PUGENS, N. B. ; CONTE, E. . A DIALOGICIDADE EM PAULO FREIRE: DESAFIOS À ERA DIGITAL. In: XX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire 2018, 2018, São Leopoldo. ANAIS DO XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE Legado e presença de Freire no Rio Grande do Sul. São Leopoldo: CASA LEIRIA, 2018. p. 1931-1944.

16.
RIOS, M. B. ; HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO ; CONTE, ELAINE . PROGRAMAS DE IMPLANTAÇÃO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: HISTÓRICO E DESAFIOS PERANTE A FORMAÇÃO DOCENTE. In: XIV SEFIC Unilasalle - Ciència e Tecnologia para a redução das desigualdades, 2018, Canoas. Anais XIV SEFIC Unilasalle - Ciència e Tecnologia para a redução das desigualdades, 2018. v. 1. p. 1-10.

17.
HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO; CONTE, ELAINE . As tecnologias na educação - enfrentamentos e desafios à instrumentalização pedagógica. In: XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE TEORIA CRÍTICA, 2018, Araraquara-SP. Anais do XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE TEORIA CRÍTICA, 2018. p. 648-655.

18.
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. ; CELI, R. C. . O AGIR COMUNICATIVO DIRIGIDO POR INTERESSES: INTER-RELAÇÕES COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS. In: CIET:EnPED - Congresso Internacional de Educação e Tecnologias. Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2018, São Carlos. Anais CIET:EnPED:2018 ? Educação e Tecnologias: Pesquisa e produção de conhecimento. São Carlos, 2018. v. 4. p. 1-11.

19.
CONTE, E. ; HABOWSKI, A. C. ; MENEGAT, J. . JUVENTUDES, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: Uma perspectiva democrática dos saberes. In: IX Seminário Internacional: As Redes Educativas e as Tecnologias, 2017, Rio de Janeiro. Anais no eixo Estudos da infância e da juventude, 2017. v. 1. p. 1-14.

20.
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. ; FRANCISCO, S. H. . OBRAS FÍLMICAS COMO RECURSO CRÍTICO À DESMISTIFICAÇÃO DE TABUS. In: III Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica: diferenças e desigualdades no cotidiano escolar, 2017, Salvador. Anais do III Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica: diferenças e desigualdades no cotidiano escolar [recurso eletrônico]. Salvador: Sistema Integrado de Bibliotecas SIBI/UNIVASF, 2017. v. 1. p. 1937-1950.

21.
FRANCISCO, S. H. ; HABOWSKI, A. C. ; CONTE, E. . PERSPECTIVAS DO FILME ORACÕES PARA BOBBY: DESMISTIFICANDO A HOMOFOBIA NA ESCOLA. In: III COLÓQUIO DOCÊNCIA E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Diferenças e desigualdades no cotidiano escolar, 2017, Salvador. ANAIS III COLÓQUIO DOCÊNCIA E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Salvador: Ficha catalográfica elaborada pelo Sistema Integrado de Bibliotecas SIBI/UNIVASF, 2017. v. 1. p. 475-486.

22.
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. ; FRANCISCO, S. H. . HOMOFOBIA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE REVISÃO DO PARADIGMA RELIGIOSO CRISTÃO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES. In: III COLÓQUIO DOCÊNCIA E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Diferenças e desigualdades no cotidiano escolar, 2017, Salvador. Anais do III COLÓQUIO DOCÊNCIA E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Diferenças e desigualdades no cotidiano escolar. Salvador: Ficha catalográfica elaborada pelo Sistema Integrado de Bibliotecas SIBI/UNIVASF, 2017. v. 1. p. 13-25.

23.
HABOWSKI, A. C.; SANTOS, G. M. T. . ANÁLISE HERMENÊUTICA NAS PASSAGENS BÍBLICAS DO ANTIGO TESTAMENTO: O PARADIGMA CRISTÃO-RELIGIOSO FRENTE À HOMOSSEXUALIDADE EM FOCO. In: SOCIOLOGY OF LAW 2017: Perspectivas das relações entre direito e sociedade em um sistema Social Global, 2017, Canoas. ANAIS SOCIOLOGY OF LAW 2017: Perspectivas das relações entre direito e sociedade em um sistema Social Global. Canoas: Unilasalle - Canoas, 2017. v. 1. p. 1510-1523.

24.
HABOWSKI, A. C.; SANTOS, G. M. T. . ANÁLISE HERMENÊUTICA DO NOVO TESTAMENTO: REFLEXÕES SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE NOS DISCURSOS BÍBLICOS. In: SOCIOLOGY OF LAW 2017: Perspectivas das relações entre direito e sociedade em um sistema Social Global, 2017, Canoas. ANAIS SOCIOLOGY OF LAW 2017: Perspectivas das relações entre direito e sociedade em um sistema Social Global. Canoas: Unilasalle - Canoas, 2017. v. 1. p. 1500-1509.

25.
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. . Projeto brincar, divertir-se e aprender na brinquedoteca escolar. In: I Encontro Regional Educação de Qualidade: um direito de todos, 2017, Canoas. O artigo será publicado nos anais do evento, previsão início de 2018., 2017.

26.
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. . OLHARES E CONCEPÇÕES DA EDUCAÇÃO MUSICAL: DESAFIOS À EDUCAÇÃO INFANTIL. In: I Encontro Regional Educação de Qualidade: Um Direito de Todos, 2017, Canoas. O artigo será publicado nos anais do evento, previsão início de 2018., 2017.

27.
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. . A MÚSICA COMO DIMENSÃO SENSÍVEL E EXPRESSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: I Encontro Regional Educação de Qualidade: Um Direito de Todos!, 2017, Canoas. O artigo será publicado nos anais do evento, previsão início de 2018., 2017.

28.
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. . EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ? REFLEXÕES ACERCA DE PAULO FREIRE E A PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA. In: I Encontro Regional Educação de Qualidade: Um Direito de Todos!, 2017, Canoas. O artigo será publicado nos anais do evento, previsão início de 2018., 2017.

29.
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. . ENSAIOS PEDAGÓGICOS POR MEIO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DIGITAIS. In: I Encontro Regional Educação de Qualidade: Um Direito de Todos!, 2017, Canoas. O artigo será publicado nos anais do evento, previsão início de 2018., 2017.

30.
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. . IDEOLOGIAS EXCLUDENTES NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: INTERLOCUÇÕES COM A EDUCAÇÃO. In: I Encontro Regional Educação de Qualidade: Um Direito de Todos, 2017, Canoas. O artigo será publicado nos anais do evento, previsão início de 2018., 2017.

31.
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. . OS DESAFIOS DA AUTORIDADE PEDAGÓGICA NA CULTURA DIGITAL. In: I Encontro Regional Educação de Qualidade: Um Direito de Todos!, 2017, Canoas. O artigo será publicado nos anais do evento, previsão início de 2018., 2017.

32.
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. . AS CRIANÇAS COM HIPERATIVIDADE E O USO DA RITALINA: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NESSE CENÁRIO. In: I Encontro Regional Educação de Qualidade: Um Direito de Todos!, 2017, Canoas. O artigo será publicado nos anais do evento, previsão início de 2018., 2017.

33.
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. . UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE OS DISCURSOS DE LEGITIMAÇÃO DA EAD NO BRASIL. In: I Encontro Regional Educação de Qualidade: Um Direito de Todos!, 2017, Canoas. O artigo será publicado nos anais do evento, previsão início de 2018., 2017.

34.
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. . AS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E O MÉTODO MONTESSORIANO: PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORANÊA. In: I Encontro Regional Educação de Qualidade: Um Direito de Todos!, 2017, Canoas. O artigo será publicado nos anais do evento, previsão início de 2018., 2017.

35.
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. . A AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: INTERLOCUÇÕES À INCLUSÃO. In: I Encontro Regional Educação de Qualidade: Um Direito de Todos!, 2017, Canoas. O artigo será publicado nos anais do evento, previsão início de 2018., 2017.

36.
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. . O ócio criativo e seus desdobramentos na educação.. In: I Encontro Regional Educação de Qualidade. Um direitos de todos., 2017, Canoas. O artigo será publicado nos anais do evento, previsão início de 2018., 2017.

37.
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. . A educação inclusiva através de experiências no campo das artes: possibilidades e limites. In: I Encontro Regional Educação de Qualidade. Um direitos de todos., 2017, Canoas. O artigo será publicado nos anais do evento, previsão início de 2018., 2017.

38.
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. . A teoria crítica da tecnologia em Andrew Feenberg. In: I Encontro Regional Educação de Qualidade. Um direitos de todos, 2017, Canoas. O artigo será publicado nos anais do evento, previsão início de 2018., 2017.

39.
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. . A boa convivência como fator de sucesso nos processos de ensino e de aprendizagem. In: I Encontro Regional Educação de Qualidade: Um Direito de Todos!, 2017, Canoas. O artigo será publicado nos anais do evento, previsão início de 2018., 2017.

40.
HABOWSKI, A. C.; MACHADO, D. F. ; CONTE, E. . A cinematografia e as (re)produções de gênero.. In: V CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE GÊNERO E RELIGIÃO, 2017, São Leopoldo. Anais do Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião, 2017. v. 5. p. 701-716.

41.
HABOWSKI, A. C.; MACHADO, D. F. ; CONTE, E. . A DIVERSIDADE SEXUAL SOB A PERSPECTIVA DA ALTERIDADE: DESAFIOS ÉTICOS NA EDUCAÇÃO. In: V CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE GÊNERO E RELIGIÃO, 2017, São Leopoldo. Anais do Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião. São Leopoldo, 2017. p. 654-668.

42.
HABOWSKI, A. C.; MACHADO, D. F. ; CONTE, E. . UM DIÁLOGO HERMENÊUTICO SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE: PENSANDO UMA EDUCAÇÃO SEM PRECONCEITOS. In: V CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE GÊNERO E RELIGIÃO, 2017, Canoas. Anais do Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião. São Leopoldo, 2017. v. 5. p. 669-684.

43.
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. ; MACHADO, D. F. . PERSPECTIVAS ENTRE EDUCAÇÃO, SOCIABILIDADES E REDES. In: V CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE GÊNERO E RELIGIÃO, 2017, São Leopoldo. Anais do Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião. São Leopoldo, 2017. v. 5. p. 685-700.

44.
PUGENS, N. B. ; HABOWSKI, A. C. ; CONTE, E. . A PEDAGOGIA DO DIÁLOGO EM PAULO FREIRE: DISPERSÕES NA ERA DIGITAL.. In: XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire Reinventando Paulo Freire na atualidade: pedagogias na luta contra as opressões, 2017, Rio Grande. Anais XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire Reinventando Paulo Freire na atualidade: pedagogias na luta contra as opressões. Rio Grande: Editora da FURG, 2017. v. 1. p. 1-10.

45.
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. ; PUGENS, N. B. . AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS FREIREANAS. In: Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire Reinventando Paulo Freire na atualidade: pedagogias na luta contra as opressões, 2017, Rio Grande. Anais XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire Reinventando Paulo Freire na atualidade: pedagogias na luta contra as opressões. Rio Grande: Editora da FURG, 2017. v. 1. p. 1-10.

46.
CONTE, E. ; HABOWSKI, A. C. ; PUGENS, N. B. . DO CÍRCULO HERMENÊUTICO AO CÍRCULO DE CULTURA: PERSPECTIVAS DIALÓGICAS. In: Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire Reinventando Paulo Freire na atualidade: pedagogias na luta contra as opressões, 2017, Rio Grande. Anais XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire Reinventando Paulo Freire na atualidade: pedagogias na luta contra as opressões. Rio Grande: Editora da FURG, 2017. v. 1. p. 1-10.

47.
RIOS, M. B. ; HABOWSKI, A. C. ; CONTE, E. . O DESAFIO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA POR MEIO DE JOGOS. In: Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire Reinventando Paulo Freire na atualidade: pedagogias na luta contra as opressões, 2017, Rio Grande. Anais XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire Reinventando Paulo Freire na atualidade: pedagogias na luta contra as opressões. Rio Grande: Editora da FURG, 2017. v. 1. p. 1-10.

48.
HABOWSKI, A. C.; SANTOS, G. M. T. ; CONTE, E. ; RAMIREZ, V. L. . EL USO DE LAS TECNOLOGÍAS EN LA EDUCACIÓN: PERSPECTIVAS BASADAS EN LOS DISCURSOS DE PAULO FREIRE. In: Simposio Internacional de Docencia Universitária: Formación Docente, Ética y Temas Emergentes - VI, 2017, Puebla. Memorias del VI Simposio Internacional de Docencia Universitária: Formación Docente, Ética y Temas Emergentes, 2017. v. 1. p. 1-13.

49.
HABOWSKI, A. C.; ROCHA, L. L. A. . Homossexualidade: querela eclesial. In: O fazer teológico e os direitos humanos em diálogo com outras vozes, 2016, Santo Ângelo. Anais do Congresso Estadual de Teologia. São Leopoldo: Anais Est, 2016. v. 2. p. 113-126.

50.
HABOWSKI, A. C.; JACOBI, D. F. . PEDRAS E VIDROS: ARQUITETURA GÓTICA, UMA PROPOSTA IDEOLOGIZANTE DO HOMEM E DA MULHER MEDIEVAL. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL DA FACULDADES EST - Reforma: tradição e transformação, 2016, São Leopoldo. Anais do Salão de Pesquisa da Faculdades EST, 2016. v. 15. p. 01-07.

51.
HABOWSKI, A. C.; JACOBI, D. F. . IGREJA: ENALTECIDA DE PODER E RETRATADA COMO POVO DE DEUS. In: Congresso Internacional da Faculdades EST - Reforma: tradição e transformação, 2016, São Leopoldo. Anais do salão de pesquisa da faculdades EST, 2016. v. 15. p. 08-14.

52.
HABOWSKI, A. C.; JACOBI, D. F. ; DOMICIANO, J. S. ; CANNAVO, V. B. . SEMIFORMAÇÃO: POKÉMON GO COMO POTENCIALIZADOR E LEGITIMADOR DA INDÚSTRIA CULTURAL. In: IV Jornadas Mercosul, 2016, Canoas. Anais do IV Jornadas Mercosul: Memória, Ambiente e Patrimônio.. (Canoas/RS): La Salle, 2016. p. 705-713.

53.
JACOBI, D. F. ; HABOWSKI, A. C. . OS DESAFIOS DOS IRMÃOS MARISTAS QUE PARTIRAM AO RIO GRANDE DO SUL: UMA LEITURA A PARTIR DE MEMÓRIAS CONTEMPORÂNEAS. In: IV Jornadas Mercosul: Memória, Ambiente e Patrimônio, 2016, Canoas. Anais do IV Jornadas Mercosul: Memória, Ambiente e Patrimônio. (Canoas/RS): La Salle, 2016. p. 719-727.

54.
HABOWSKI, A. C.; JACOBI, D. F. ; CONTE, E. . NOTAS SOBRE O AGIR COMUNICATIVO DE HABERMAS E FREIRE. In: X SEMINÁRIO NACIONAL DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE: Democracia, sujeitos coletivos e a Pedagogia da Esperança, 2016, Porto Alegre. 6-PAULO FREIRE E OS DIÁLOGOS COM OUTROS(AS) AUTORES(AS), 2016.

55.
JACOBI, D. F. ; HABOWSKI, A. C. ; CONTE, E. . A Supressão do Posicionamento Crítico - Exílios de Theodor Adorno e de Paulo Freire. In: X SEMINÁRIO NACIONAL DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE: Democracia, sujeitos coletivos e a Pedagogia da Esperança, 2016, Porto Alegre. 6-PAULO FREIRE E OS DIÁLOGOS COM OUTROS(AS) AUTORES(AS), 2016.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO. INTERLOCUÇÕES E DESDOBRAMENTOS DAS PESQUISAS COM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL. In: Reunião Científica da Regional da XII ANPEd-Sul - EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E JUSTIÇA SOCIAL: pesquisar para quê?, 2018, Porto Alegre. Anais das Reuniões Regionais da ANPEd, 2018.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LEAL, L. ; HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO ; CONTE, ELAINE . A PUBLICIDADE INFANTIL NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: A EDUCAÇÃO NESSE CENÁRIO. In: XIV SEFIC Unilasalle - Ciència e Tecnologia para a redução das desigualdades, 2018, Canoas. Anais da XIV SEFIC Unilasalle - Ciència e Tecnologia para a redução das desigualdades, 2018. p. 1-1.

2.
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. ; FRANCISCO, S. H. . HOMOFOBIA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE REVISÃO DO PARADIGMA RELIGIOSO CRISTÃO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES. In: III Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica, 2017, Salvador - Bahia. Caderno de programação e resumos, 2017. v. 1.

3.
CONTE, E. ; HABOWSKI, A. C. ; FRANCISCO, S. H. . OBRAS FÍLMICAS COMO RECURSO CRÍTICO À DESMISTIFICAÇÃO DE TABUS.. In: III Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica, 2017, Salvador - Bahia. Caderno de programação e resumos, 2017. v. 1.

4.
FRANCISCO, S. H. ; HABOWSKI, A. C. ; CONTE, E. . PERSPECTIVAS DO FILME ORACÕES PARA BOBBY: DESMISTIFICANDO A HOMOFOBIA NA ESCOLA. In: III Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica, 2017, Salvador - Bahia. Caderno de programação e resumos, 2017. v. 1.

5.
HABOWSKI, A. C.; MACHADO, D. F. ; CONTE, E. . A cinematografia e as (re)produções de gênero. In: V CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE GÊNERO E RELIGIÃO, 2017, São Leopoldo. Caderno de Resumo do V CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE GÊNERO E RELIGIÃO. São Leopoldo: Sinodal, 2017. v. 2. p. 56-56.

6.
HABOWSKI, A. C.; MACHADO, D. F. ; CONTE, E. . O papel das tecnologias digitais em consonância com as questões de gênero.. In: V CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE GÊNERO E RELIGIÃO, 2017, São Leopoldo. Caderno de Resumo do V CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE GÊNERO E RELIGIÃO. São Leopoldo: Sinodal, 2017. v. 2. p. 57-57.

7.
HABOWSKI, A. C.; MACHADO, D. F. ; CONTE, E. . A Igualdade de Gênero sob a perspectiva da Ética da Alteridade para um Diálogo Ecumênico. In: V CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE GÊNERO E RELIGIÃO, 2017, São Leopoldo. Caderno de Resumo do V CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE GÊNERO E RELIGIÃO. São Leopoldo: Sinodal, 2017. v. 2. p. 107-107.

8.
HABOWSKI, A. C.; MACHADO, D. F. ; CONTE, E. . Um diálogo hermenêutico sobre a homossexualidade. In: V CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE GÊNERO E RELIGIÃO, 2017, São Leopoldo. Caderno de Resumo do V CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE GÊNERO E RELIGIÃO. São Leopoldo: Sinodal, 2017. v. 2. p. 127-127.

9.
HABOWSKI, A. C.; PUGENS, N. B. ; FRANCISCO, S. H. ; CONTE, E. . QUESTÕES SOBRE AS TECNOLOGIAS E A EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE: ATRAVESSAMENTOS E PERSPECTIVAS. In: XIII SEMANA CIENTÍFICA DA UNILASALLE, 2017, Canoas. Anais do XIII SEMANA CIENTÍFICA DA UNILASALLE, 2017. v. 1. p. 1-1.

10.
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. . Perspectivas sobre as Tecnologias na Educação.. In: Salão de Iniciação Científica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2017, Porto Alegre. Anais [recurso eletrônico] / org. PROPESQ ; coord. Fernanda Bueno Morrone. ? Dados eletrônicos. ? Porto Alegre : EDIPUCRS, 2017.. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2017. v. 18.

11.
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. . OUTROS OLHARES SOBRE AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. In: Salão de Iniciação Científica (SIC) UFRGS, 2017, Porto Alegre. Anais do XXIX Salão de Iniciação Científica - 2017, 2017. p. 1-2.

12.
PUGENS, N. B. ; HABOWSKI, A. C. ; FRANCISCO, S. H. ; CONTE, E. . PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM E AS TECNOLOGIAS NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR. In: XIII SEMANA CIENTÍFICA DA UNILASALLE, 2017, Canoas. Anais do XIII SEMANA CIENTÍFICA DA UNILASALLE. Canoas, 2017. v. 1. p. 1-1.

13.
HABOWSKI, A. C.; BRANCO, L. S. A. ; RIOS, M. B. ; PUGENS, N. B. ; CONTE, E. . DISCURSOS E PREOCUPAÇÕES DAS TESES SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. In: X Seminário Internacional de Educação Superior., 2017, Porto Alegre. Conhecimento em contextos emergentes no centenário da reforma de Córdoba, 2017. v. 1.

14.
BRANCO, L. S. A. ; HABOWSKI, A. C. ; CONTE, E. . O PAPEL DO ORIENTADOR NO CONTEXTO EDUCACIONAL. In: X Seminário Internacional de Educação Superior., 2017, Porto Alegre. Conhecimento em contextos emergentes no centenário da reforma de Córdoba., 2017. v. 1.

15.
HABOWSKI, A. C.; JACOBI, D. F. . Igreja: pautada de poder e constituída de 'povo de Deus'.. In: III Congresso Internacional das faculdades EST. Reforma: Tradição e Transformação, 2016, São Leopoldo / RS. Caderno de Resumos. São Leopoldo / RS: Faculdades EST, 2016. v. único. p. 167-167.

16.
JACOBI, D. F. ; HABOWSKI, A. C. . Pedras e vidros: arquitetura gótica, uma proposta ideologizante do homem medieval. In: III Congresso Internacional das faculdades EST. Reforma: Tradição e transformação, 2016, São Leopoldo / RS. Caderno de Resumos. São Leopoldo / RS: Faculdades EST, 2016. v. único. p. 179-179.

17.
JACOBI, D. F. ; HABOWSKI, A. C. ; CONTE, E. . O artefato dos filmes em questão: repercussões e questionamentos. In: XII SEMANA CIENTÍFICA UNILASALLE - EQUIDADE SOCIAL E ENTENDIMENTO GLOBAL, 2016, Canoas. XII SEMANA CIENTÍFICA UNILASALLE, 2016. p. 1-1.

18.
HABOWSKI, A. C.; JACOBI, D. F. ; CONTE, E. . Indústria cultural e banalização da barbárie na série Game of Thrones: rumo à reeducação educacional. In: XII SEMANA CIENTÍFICA UNILASALLE - SEFIC, 2016, Canoas. XII SEFIC: EQUIDADE SOCIAL E ENTENDIMENTO GLOBAL, 2016.

Artigos aceitos para publicação
1.
CARVALHO, C. E. O. ; CONTE, E. ; HABOWSKI, A. C. . A INCLUSÃO DIGITAL DE CRIANÇAS COM MÚLTIPLAS DEFICIÊNCIAS NA ESCOLA. LINHAS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE), 2019.

2.
CONTE, ELAINE ; HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO . O AGIR COMUNICATIVO NA EDUCAÇÃO COMO DISPOSITIVO E AUTORIDADE EPISTÊMICA À PRÁXIS TECNOLÓGICA. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE, 2019.

3.
FONTANA, M. V. ; CONTE, ELAINE ; HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO . PERSPECTIVAS SOBRE OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE AUTORIA COLETIVA NOS CURSOS DE EAD. InterSaberes Revista Científica, 2019.

4.
OLIVEIRA, C. ; CONTE, ELAINE ; HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO ; RIOS, M. B. . Infância e tecnologias: desafios e relações aprendentes.. TEXTURA - ULBRA, 2019.

5.
CONTE, ELAINE ; HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO . Os filmes como pretextos sensíveis às problematizações didáticas.. IMAGENS DA EDUCAÇÃO, 2019.

6.
HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO; CONTE, ELAINE . Uma releitura de Montessori na educação e os atravessamentos tecnológicos. REVISTA EDUCAONLINE, 2019.

7.
HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO; CONTE, ELAINE ; JACOBI, D. F. . DISCURSOS DE LEGITIMAÇÃO EM EAD: PROBLEMÁTICAS E DESAFIOS. ENSAIO (RIO DE JANEIRO. ONLINE), 2019.

8.
PUGENS, N. B. ; HABOWSKI, A. C. ; CONTE, E. . PEDAGOGIA CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRESSUPOSTOS MONTESSORIANOS. InterSaberes Revista Científica, 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
HABOWSKI, A. C.. PAULO FREIRE E A QUESTÃO DO EXÍLIO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
HABOWSKI, A. C.. A EDUCAÇÃO E JOVENS E ADULTOS: DIÁLOGOS ENTRE FREIRE E VYGOTSKY. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
HABOWSKI, A. C.. A LUTA FORMATIVA DE PAULO FREIRE E MARIA MONTESSORI. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
HABOWSKI, A. C.. PAULO FREIRE E A QUESTÃO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO. Interlocuções e desdobramentos das pesquisas com educação a distância no Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CONTE, ELAINE ; HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO ; BRANCO, L. S. A. . AS INTERAÇÕES DIALÉTICAS COM OS MEIOS TECNOLÓGICOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO; CONTE, ELAINE . A teoria crítica da tecnologia em Andrew Feenberg. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CONTE, ELAINE ; HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO ; RIOS, M. B. . AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO; CONTE, ELAINE . O AGIR COMUNICATIVO DIRIGIDO POR INTERESSES: INTER-RELAÇÕES COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BRANCO, L. S. A. ; CONTE, E. ; HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO . EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERSPECTIVAS SOBRE A QUESTÃO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BRANCO, L. S. A. ; HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO ; CONTE, ELAINE . O CINEMA E A REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA EM WALTER BENJAMIN: MOVIMENTOS NA EDUCAÇÃO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO. RESSIGNIFICANDO AS TESES SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO. AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - ENFRENTAMENTOS DA RAZÃO TÉCNICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO. A INCLUSÃO DIGITAL DE JOVENS E ADULTOS NOS CURSOS TÉCNICOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO. A AUTORIDADE PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE CULTURA DIGITAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO. POLÍTICAS DE FORMAÇÃO E A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO. POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A NECESSIDADE DE (RE)ESTRUTURAÇÃO DE CURSOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
HABOWSKI, A. C.. O Potencial das Tecnologias Digitais Ao Conhecimento Religioso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
HABOWSKI, A. C.. O Ensino Religioso Sob A Perspectiva Crítica Da Ética Da Alteridade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
HABOWSKI, A. C.. Exclusões e ciberespaço: reflexões e alcances para o conhecimento religioso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
HABOWSKI, A. C.; MACHADO, D. F. . UMA ANÁLISE HERMENÊUTICA DO 1° AO 5° MANDAMENTOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
HABOWSKI, A. C.; MACHADO, D. F. . UMA ANÁLISE HERMENÊUTICA DO 6° AO 10° MANDAMENTOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
HABOWSKI, A. C.; SANTOS, G. M. T. . ANÁLISE HERMENÊUTICA DO NOVO TESTAMENTO: REFLEXÕES SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE NOS DISCURSOS BÍBLICOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

24.
HABOWSKI, A. C.; SANTOS, G. M. T. . ANÁLISE HERMENÊUTICA NAS PASSAGENS BÍBLICAS DO ANTIGO TESTAMENTO: O PARADIGMA CRISTÃO-RELIGIOSO FRENTE À HOMOSSEXUALIDADE EM FOCO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
PUGENS, N. B. ; HABOWSKI, A. C. ; CONTE, E. . A PEDAGOGIA DO DIÁLOGO EM PAULO FREIRE: DISPERSÕES NA ERA DIGITAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. ; PUGENS, N. B. . AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS FREIREANAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
CONTE, E. ; HABOWSKI, A. C. ; PUGENS, N. B. . DO CÍRCULO HERMENÊUTICO AO CÍRCULO DE CULTURA: PERSPECTIVAS DIALÓGICAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
RIOS, M. B. ; HABOWSKI, A. C. ; CONTE, E. . O DESAFIO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA POR MEIO DE JOGOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
FRANCISCO, S. H. ; HABOWSKI, A. C. ; CONTE, E. . PERSPECTIVAS DO FILME ORACÕES PARA BOBBY: DESMISTIFICANDO A HOMOFOBIA NA ESCOLA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. ; FRANCISCO, S. H. . HOMOFOBIA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE REVISÃO DO PARADIGMA RELIGIOSO CRISTÃO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
CONTE, E. ; HABOWSKI, A. C. ; FRANCISCO, S. H. . OBRAS FÍLMICAS COMO RECURSO CRÍTICO À DESMISTIFICAÇÃO DE TABUS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
CONTE, E. ; HABOWSKI, A. C. ; MENEGAT, J. . JUVENTUDES, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: Uma perspectiva democrática dos saberes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. ; SANTOS, G. M. T. ; RAMIREZ, V. L. . El uso de las tecnologías en la educación: perspectivas basadas en los discursos de Paulo Freire. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

34.
HABOWSKI, A. C.. A cinematografia e as (re)produções de gênero. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
HABOWSKI, A. C.. O papel das tecnologias digitais em consonância com as questões de gênero. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

36.
HABOWSKI, A. C.. A Igualdade de Gênero sob a perspectiva da Ética da Alteridade para um Diálogo Ecumênico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

37.
HABOWSKI, A. C.. Um diálogo hermenêutico sobre a homossexualidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

38.
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. . A Autoridade Pedagógica Na Cultura Digital: Desafios Do Mundo Hiperconectado E Desorientado. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

39.
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. . Tecnologias Na Educação: Tendências E Desafios. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

40.
HABOWSKI, A. C.. As inter-relações do tédio com a indústria cultural em Theodor Adorno. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
MARCHESE, E. ; HABOWSKI, A. C. . O Método Montessoriano Na Educação E As Novas Formas De Sociabilidade.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

42.
MARCHESE, E. ; HABOWSKI, A. C. . O Uso Da Ritalina Para O Tratamento Da Hiperatividade Na Infância: As Tecnologias Digitais Neste Cenário. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

43.
PEREIRA, S. F. ; HABOWSKI, A. C. . O desafio do agir comunicativo em meio aos conflitos e atravessamentos tecnológicos - um retrato do conhecimento dirigido por interesses. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

44.
HABOWSKI, A. C.; BRANCO, L. S. A. ; PUGENS, N. B. . A VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL NA SÉRIE GAME OF THRONES: DEBATES EDUCATIVOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

45.
BRANCO, L. S. A. ; HABOWSKI, A. C. ; CONTE, E. . A observação da Cultura Escolar para a Revisão de práticas pedagógicas.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

46.
CELI, R. C. ; HABOWSKI, A. C. ; CONTE, E. . O Papel do Conflito na Formação Individual e Coletiva numa Equipe de Trabalho a partir da Teoria Crítica de Axel Honneth. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

47.
PUGENS, N. B. ; CONTE, E. ; HABOWSKI, A. C. . As Tecnologias Digitais E Os Processos De Ensino E De Aprendizagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

48.
PUGENS, N. B. ; CONTE, E. ; HABOWSKI, A. C. . Paradoxos Da Docência Em Tempos De Cultura Digital.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

49.
HABOWSKI, A. C.. Os paradoxos da evangelização através das novas tecnologias digitais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

50.
HABOWSKI, A. C.. A cinematografia na escola como pretexto à desmistificação de tabus. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

51.
HABOWSKI, A. C.. Perspectivas sobre as Tecnologias na Educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

52.
HABOWSKI, A. C.. OUTROS OLHARES SOBRE AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

53.
HABOWSKI, A. C.. QUESTÕES SOBRE AS TECNOLOGIAS E A EDUCACÃO NA ATUALIDADE: ATRAVESSAMENTOS E PERSPECTIVAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

54.
HABOWSKI, A. C.. As histórias em quadrinhos e a Indústria Cultural: desafios contemporâneos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

55.
HABOWSKI, A. C.. Os caminhos da cinematografia na educação e a reprodutibilidade técnica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

56.
HABOWSKI, A. C.. As histórias em quadrinhos digitais: novas possibilidades ao aprender?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

57.
HABOWSKI, A. C.; BRANCO, L. S. A. ; RIOS, M. B. ; PUGENS, N. B. ; CONTE, E. . DISCURSOS E PREOCUPAÇÕES DAS TESES SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

58.
BRANCO, L. S. A. ; HABOWSKI, A. C. ; CONTE, E. . O PAPEL DO ORIENTADOR NO CONTEXTO EDUCACIONAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

59.
PUGENS, N. B. ; HABOWSKI, A. C. . PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM E AS TECNOLOGIAS NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

60.
HABOWSKI, A. C.. Projeto brincar, divertir-se e aprender na brinquedoteca escolar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

61.
HABOWSKI, A. C.. OLHARES E CONCEPÇÕES DA EDUCAÇÃO MUSICAL: DESAFIOS À EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

62.
HABOWSKI, A. C.. A MÚSICA COMO DIMENSÃO SENSÍVEL E EXPRESSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

63.
HABOWSKI, A. C.. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ? REFLEXÕES ACERCA DE PAULO FREIRE E A PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

64.
HABOWSKI, A. C.. ENSAIOS PEDAGÓGICOS POR MEIO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DIGITAIS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

65.
HABOWSKI, A. C.. IDEOLOGIAS EXCLUDENTES NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: INTERLOCUÇÕES COM A EDUCAÇÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

66.
HABOWSKI, A. C.. OS DESAFIOS DA AUTORIDADE PEDAGÓGICA NA CULTURA DIGITAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

67.
HABOWSKI, A. C.. AS CRIANÇAS COM HIPERATIVIDADE E O USO DA RITALINA: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NESSE CENÁRIO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

68.
HABOWSKI, A. C.. UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE OS DISCURSOS DE LEGITIMAÇÃO DA EAD NO BRASIL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

69.
HABOWSKI, A. C.. AS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E O MÉTODO MONTESSORIANO: PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORANÊA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

70.
HABOWSKI, A. C.. A AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: INTERLOCUÇÕES À INCLUSÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

71.
BRANCO, L. S. A. ; HABOWSKI, A. C. ; CONTE, E. . O PAPEL DO ORIENTADOR NO CONTEXTO EDUCACIONAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

72.
HABOWSKI, A. C.. O ócio criativo e seus desdobramentos na educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

73.
HABOWSKI, A. C.. A educação inclusiva através de experiências no campo das artes: possibilidades e limites. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

74.
HABOWSKI, A. C.. A teoria crítica da tecnologia em Andrew Feenberg. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

75.
HABOWSKI, A. C.. A boa convivência como fator de sucesso nos processos de ensino e de aprendizagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

76.
HABOWSKI, A. C.. Potencializando a leitura e a aprendizagem através das contribuições hipermídiaticas nas HQs digitais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

77.
JACOBI, D. F. ; HABOWSKI, A. C. . Pedras e vidros: Arquitetura gótica, uma proposta ideologizante do homem medieval. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

78.
HABOWSKI, A. C.; JACOBI, D. F. . Igreja: Pautada de poder e constituída de 'Povo de Deus'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

79.
HABOWSKI, A. C.; JACOBI, D. F. ; CONTE, E. . O ARTEFATO DOS FILMES EM QUESTÃO: REPERCURSSÕES E QUESTIONAMENTOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

80.
JACOBI, D. F. ; HABOWSKI, A. C. ; CONTE, E. . INDÚSTRIA CULTURAL E BANALIZAÇÃO DA BARBÁRIE NA SÉRIE GAME OF THRONES: RUMO À REEDUCAÇÃO EDUCACIONAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

81.
HABOWSKI, A. C.; JACOBI, D. F. . SEMIFORMAÇÃO: POKÉMON GO COMO POTENCIALIZADOR E LEGITIMADOR DA INDÚSTRIA CULTURAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

82.
JACOBI, D. F. ; HABOWSKI, A. C. . O ZELO APOSTÓLICO DOS IRMÃOS MARISTAS QUE PARTIRAM AO RIO GRANDE DO SUL:DESAFIOS E MEMÓRIAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

83.
HABOWSKI, A. C.; JACOBI, D. F. ; CONTE, E. . Indústria Cultural e Cinema: o Papel da Educação na Comunicabilidade de Gênero. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

84.
HABOWSKI, A. C.; JACOBI, D. F. ; CONTE, E. . Alteridade na Educação: um Diálogo Intersubjetivo pelo Viés da Diversidade Sexual. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

85.
HABOWSKI, A. C.; JACOBI, D. F. ; CONTE, E. . NOTAS SOBRE O AGIR COMUNICATIVO DE HABERMAS E FREIRE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

86.
HABOWSKI, A. C.; JACOBI, D. F. ; CONTE, E. . A Supressão do Posicionamento Crítico: Exílios de Theodor Adorno e de Paulo Freire. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

87.
HABOWSKI, A. C.. HOMOSSEXUALIDADE: QUERELA ECLESIAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
HABOWSKI, ADILSON CRISTIANO. Voluntário na XIV Semana Científica da Unilasalle - SEFIC 2018.. 2018.

2.
HABOWSKI, A. C.. Avaliação de oito (8) trabalhos na Expocol - Exposição do Colégio La Salle Canoas 2018. 2018.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
HABOWSKI, A. C.. Entrevista com Adilson Habowski. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. . OUTROS OLHARES SOBRE AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. 2017. (Pôster).

2.
HABOWSKI, A. C.; JACOBI, D. F. ; CONTE, E. . O ARTEFATO DOS FILMES EM QUESTÃO: REPERCURSSÕES E QUESTIONAMENTOS. 2016. (Pôster).

3.
JACOBI, D. F. ; HABOWSKI, A. C. ; CONTE, E. . INDÚSTRIA CULTURAL E BANALIZAÇÃO DA BARBÁRIE NA SÉRIE GAME OF THRONES: RUMO À REEDUCAÇÃO EDUCACIONAL. 2016. (Pôster).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Foro Mundial del Pensamiento Crítico. 2018. (Congresso).

2.
Congresso Internacional de Educação e Tecnologias. Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. 2018. (Congresso).

3.
Reunião Científica da Regional da ANPEd ? XII ANPEd-Sul - EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E JUSTIÇA SOCIAL: pesquisar para quê?. 2018. (Congresso).

4.
Semana Paulo Freire. 2018. (Encontro).

5.
X CIDU ? Congresso Ibero-americano de Docência Universitária: ?O envolvimento estudantil na Educação Superior?. 2018. (Congresso).

6.
XX Fórum de estudos: leituras de Paulo Freire. Legado e presença de Paulo Freire no Rio Grande do Sul. 2018. (Outra).

7.
18º SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 2017. (Outra).

8.
1º Congresso Internacional Theodor W. Adorno: A Atualidade da Crítica. 2017. (Congresso).

9.
CONGRESSO DE MARIOLOGIA: PIEDADE POPULAR, CULTURA E TEOLOGIA. 2017. (Congresso).

10.
Congresso Estadual de Teologia: O fazer teológico: Igrejas em reforma na modernidade. 2017. (Congresso).

11.
Congresso Sociology of Law: perspectivas das relações entre Direito e Sociedade em um Sistema Social Global.. 2017. (Congresso).

12.
Debate Direitos Humanos no Brasil com Jean Wyllys. 2017. (Seminário).

13.
I Encontro Regional Educação de Qualidade. Um direitos de todos. 2017. (Encontro).

14.
III Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica. 2017. (Outra).

15.
III COLÓQUIO REGIONAL SUL EM ARTE SEQUENCIAL. 2017. (Outra).

16.
II Seminário Nacional de Educação e Gênero - Câmara Municipal de Porto Alegre - Procuradoria Especial da Mulher. 2017. (Seminário).

17.
IV Jornada de pesquisa sobre Infância e Família. 2017. (Outra).

18.
IV Seminário Em nome do pai: incursões bioéticas, psicanalíticas e jurídicas. 2017. (Seminário).

19.
IV SIPASE ? Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação. 2017. (Seminário).

20.
Seminário ?Escola de Desprincesamento: formando educadores, educadoras e estudantes para uma educação sem machismo?. Promovido pela Procuradoria Especial da Mulher da ALERS.. 2017. (Seminário).

21.
V CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE GÊNERO E RELIGIÃO. 2017. (Congresso).

22.
VI SIMPOSIUM INTERNACIONAL DE DOCENCIA UNIVERSITARIA. 2017. (Simpósio).

23.
XIII SEMANA CIENTÍFICA DA UNILASALLE CANOAS. 2017. (Outra).

24.
XI Simpósio de Ensino Religioso e II Simpósio de Educação e Religião. 2017. (Simpósio).

25.
XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire Reinventando Paulo Freire na atualidade: pedagogias na luta contra as opressões. 2017. (Outra).

26.
X Seminário Internacional de Educação Superior. 2017. (Congresso).

27.
XVI Salão de Pesquisa da Faculdades EST. 2017. (Outra).

28.
XXIX Salão de Iniciação Científica (SIC). 2017. (Outra).

29.
Como compreender corretamente a dignidade humana. Christoph Horn - PUCRS. 2016. (Encontro).

30.
Educar para a consciência crítica.. 2016. (Encontro).

31.
II Conferência Internacional: Justiça e Níveis de Interação: Identidade de Gênero, Cidadania e Distância Social: Marcadores de Sociabilidade e Políticas Púbicas. 2016. (Outra).

32.
III CONGRESSO INTERNACIONAL DA FACULDADES EST. tema geral ?Reforma: tradição e transformação?. 2016. (Congresso).

33.
III SIMPÓSIO DE ESPIRITUALIDADE E SAÚDE | RECONCILIAÇÃO E PAZ | ANSELM GRÜN. 2016. (Simpósio).. 2016. (Simpósio).

34.
II Seminário de Filosofia Política na Escolástica Moderna sobre Guerras e Religiões. 2016. (Seminário).

35.
IV Jornadas Mercosul. 2016. (Congresso).

36.
SEFIC UNILASALLE: EQUIDADE SOCIAL E ENTENDIMENTO GLOBAL. 2016. (Outra).

37.
XII Encontro Estadual de Teologia Feminista- ?Teologia Feminista Superando Violências?,. 2016. (Encontro).

38.
XI Reunião Científica da Região Sul ? ANPED Sul - Educação, movimentos sociais e políticas governamentais. 2016. (Congresso).

39.
X SEMINÁRIO NACIONAL DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE: Democracia, sujeitos coletivos e a Pedagogia da Esperança. 2016. (Seminário).

40.
?Laudato Si e a busca da Comunhão Ecológica ? debate sobre a encíclica do Papa Francisco a respeito da crise ambiental?. 2015. (Outra).

41.
Congresso estadual de Teologia - O fazer teológico e direitos humanos em diálogo com outras vozes - Santo Ângelo. 2015. (Congresso).

42.
Dimensão ética da sexualidade: desafios e perspectivas. 2015. (Outra).

43.
Inquietações Filosóficas: justiça para quê (m)? PUCRS. 2015. (Outra).

44.
I Seminário de Filosofia Política na Escolástica Moderna Sobre Guerras e Religiões. 2015. (Seminário).

45.
Por que continuo sendo professor? Leandro Karnal - UNISINOS São Leopoldo. 2015. (Encontro).

46.
Seguimento de Jesus e mudança de época. A juventude procura Jesus. Marcos Sandrini. 2015. (Outra).

47.
II Congresso Internacional da Faculdades EST São Leopoldo. 2014. (Congresso).

48.
Caminhos para a cena, desenvolvendo teatro de qualidade na escola - Estrela. 2012. (Oficina).

49.
Deputado por Um Dia, promovido pela Assembléia Legislativa - Porto Alegre. 2012. (Encontro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 16:10:18