Elenize Freitas Avelino

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3261652016157102
  • Última atualização do currículo em 19/12/2018


Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais e Sustentabilidade( PPGCASA). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Amazonas (2016) e Pós- graduação em Finanças Empresariais e Controladoria pelo IDAAM ,2017. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elenize Freitas Avelino
Nome em citações bibliográficas
AVELINO, E. F.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Efeito dos gastos governamentais em Gestão Ambiental no controle do desmatamento da Amazônia Legal no período de 2005-2015,Orientador: Alexandre Almir Ferreira Rivas.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2012 - 2016
Graduação em Ciências Econômicas.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Do berço ao berço: as implicações do reuso de materiais no PIM.
Orientador: Salomão Franco Neves.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Monitoria: Teoria Macroeconômica I



Projetos de pesquisa


2014 - 2015
DO BERÇO AO BERÇO: AS IMPLICAÇÕES DO REUSO DE MATERIAIS NO POLO INDUSTRIAL DE MANAUS
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo analisar as implicações do reuso de materiais para a gestão dos resíduos no Polo Industrial de Manaus. De forma específica, será descrita a composição dos resíduos industriais do polo, além de verificar as relações de simbiose industrial potenciais para incentivar o reuso. No que concerne a metodologia, serão utilizadas informações oriundas do levantamento de resíduos industriais do PIM realizado pela agência de cooperação internacional do Japão ? JICA. Além disso, as relações de simbiose industrial potenciais serão levantadas a partir da relevância de materiais utilizados em comum pelas principais atividades produtivas do PIM, conforme a metodologia de Neves (2013) e da Tabela de Recursos e Usos do Amazonas. Quanto aos resultados analisou-se a composição dos resíduos de modo que fosse possível verificar as opções de simbiose presentes no polo, tal como explicitado nos objetivos específicos. Constatou-se que os resíduos industriais do polo compõem-se principalmente de resíduos industriais não perigosos, com 417,8 tonel/dia, e resíduos perigosos, com 119,7 tonel/dia, originando um total de resíduos industriais correspondente a 628,9 toneladas diárias.Quanto asopções de simbiose, verificou-se diversas possibilidades nos setores de papel e papelão, entre o setor de metalurgia e equipamentos de transporte e entre o setor eletroeletrônico e de bens de informática, além de água e energia. A mesma foi percebida como alternativa para o reuso de resíduos ou dos próprios insumos oriundos da produção de certos setores, como é o caso do setor eletroeletrônico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Elenize Freitas Avelino - Coordenador / Salomão Franco Neves - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Meio Ambiente.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
AVELINO, E. F.; SANTOS, R.M.S. . Capítulo 4: O pagamento por serviços ambientais como contribuição para a sustentabilidade em unidade de conservação. In: Lucca Simeoni Pavan. (Org.). Economia Social e Pública. 1ed.Ponta Grossa,Paraná: Atena, 2018, v. , p. 1-223.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MOREIRA, E. M. ; SANTOS, R.M.S. ; SILVA, O.L. ; MARGEM, C. G. F. S. ; AVELINO, E. F. . O ARTESANATO E SUA RELAÇÃO COM A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL REGIONAL. In: V Seminário Internacional em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, 2018, Manaus. Anais do V Seminário Internacional em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, 2018.

2.
LOUREIRO, R. C. ; SANTOS, R.M.S. ; AVELINO, E. F. ; VIANA, A. L. ; ALVES, J. . A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE COLABORADORES DE UMA EMPRESA DO PÓLO INDUSTRIAL DE MANAUS. In: V Seminário Internacional em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, 2018, Manaus. Anais do V Seminário Internacional em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, 2018.

3.
GOMES, O. C. ; AVELINO, E. F. ; SANTOS, R.M.S. ; TAKAMATSU JUNIOR, J. . CAÚPE: O culto ao corpo através das plantas medicinais. In: V Seminário Internacional em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, 2018, Manaus. Anais do V Seminário Internacional em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, 2018.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, R.M.S. ; AVELINO, E. F. . O PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE EM UNIDADE DE CONSERVAÇÃO. In: VI - CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE PESQUISA SOBRE ECONOMIA SOCIAL E SOLIDÁRIA - CIRIEC, 2017, Manaus. Anais da VI Conferência Internacional de Pesquisa sobre Economia Social e Solidária - CIRIEC. Manaus: Even3, 2017.

2.
AVELINO, E. F.; GOMES, O. C. ; RIVAS, A. A. F. ; HIGUCHI, M. I. G. . Feira de artesanato da Avenida Eduardo Ribeiro: uma possibilidade para a economia solidária. In: VI Conferência Internacional de Pesquisas e Estudos sobre Economia Social e Solidária, 2017, Manaus. Anais da VI Conferência Internacional de Pesquisa sobre Economia Social e Solidária - CIRIEC "Economia Social e Solidária, Sustentabilidade e Inovação: enfrentando os velhos e os novos problemas sociais.". Manaus: Even3, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
AVELINO, E. F.; GOMES, O. C. . Pobreza e Desigualdade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
AVELINO, E. F.; NEVES, S. F. . DO BERÇO AO BERÇO: AS IMPLICAÇÕES DO REÚSO DE MATERIAIS NO POLO INDUSTRIAL DE MANAUS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, R.M.S.; AVELINO, E. F.. Participação em banca de Alexsandra Pedroza de Aguiar.A empresa júnior e sua contribuição na formação profissional : estudo de caso na empresa júnior da Faculdade Salesiana Dom Bosco. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Processos Gerenciais) - Universidade Católica Dom Bosco.

2.
SANTOS, R.M.S.; AVELINO, E. F.. Participação em banca de Ester Amaral da Silva.A importância das ações de responsabilidade social em instituições de ensino superior : estudo das atividades de cunho social realizadas pela Faculdade Salesiana Dom Bosco de 2005 a 2018. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Processos Gerenciais) - Universidade Católica Dom Bosco.

3.
SANTOS, R.M.S.; AVELINO, E. F.. Participação em banca de Jéssica da Silva Leão.Análise Comparativa dos processos de recrutamento e seleção realizados por duas empresas terceirizadas de Manaus. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Processos Gerenciais) - Universidade Católica Dom Bosco.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Seminário Internacional em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia.A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE COLABORADORES DE UMA EMPRESA DO PÓLO INDUSTRIAL DE MANAUS. 2018. (Seminário).

2.
XXIV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal do Amazonas. Polo Industrial de Manaus: breve análise sobre as variáveis produção,capital e salário no período de 1988-2010. 2015. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MACED, A. M. ; AVELINO, E. F. ; GOMES, O. C. . Semana do Meio Ambiente. 2017. (Outro).

2.
MAFRA, R. Z. ; AVELINO, E. F. . III Semana do curso de Economia. 2012. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 11:05:51