Leonemar Bittencourt de Medeiros

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2707985619356864
  • Última atualização do currículo em 13/11/2018


Enfermeira trabalha na saúde desde 2007. Atualmente na unidade Básica de Saúde industrial Vilhena e no Hospital HEURO de Cacoal, com Habilitação em PICC e em Cateterismo Venoso Umbilical em Recém-nascido pelo instituto Hammes Curso (2017). Especialista em Didática do ensino superior, Urgência e Emergência e mestrando Ciência da Educação Visión Educacional Chile. Curso SUPERA (Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento) Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leonemar Bittencourt de Medeiros
Nome em citações bibliográficas
MEDEIROS, L. B.

Endereço


Endereço Profissional
Prefeitura Municipal de Cacoal, UBS LUIZ MOREIRA DE FREITAS.
RUA FAGUNDES VARELA
FORTALEZA
76961650 - Cacoal, RO - Brasil
Telefone: (69) 84651502


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2014
Especialização em DIDATICA DO ENSINO SUPERIOR.
Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal, FACIMED, Brasil.
Título: DOCENTE DE ENFERMAGEM: uma percepção da didática e metodologia na sua formação profissional.
Orientador: Prof. Me.Weliton Nunes Soares.
2011 - 2014
Graduação em Enfermagem.
Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal, FACIMED, Brasil.


Livre-docência


2017
Livre-docência.
BR-EDU CIÊNCIA E TECNOLOGIA LTDA ME, EDUC, Brasil.
Título: MESTRANDO EM CIÊNCIA DA SAÚDE, Ano de obtenção: 2017.


Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em Vigilância em Saúde do trab. com Enfoque em acidentes com perfurocortantes.. (Carga horária: 8h).
Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia, SESAURO, Brasil.
2017 - 2017
Cuidados Paliativo ao Paciente Oncológico. (Carga horária: 4h).
Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal, FACIMED, Brasil.
2017 - 2017
EPILEPSIA EM DEBATE NA SOCIEDADE. (Carga horária: 4h).
ASSISTÊNCIA A SAÚDE DE PACIENTES COM EPILEPSIA, ASPE, Brasil.
2017 - 2017
HAMMES CURSOS, HAMMES Brasil. (Carga horária: 10h).
Habilitação em Cateterismo Venoso Umbilical em RN., HAMMES, Brasil.
2017 - 2017
Instalação de dispositivo Supraglóticos,(Máscara Laríngea) (Swan-Ganz). (Carga horária: 4h).
Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal, FACIMED, Brasil.
2017 - 2017
Curso de Punção Intraóssea. (Carga horária: 4h).
Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal, FACIMED, Brasil.
2017 - 2017
Habilitação em Cateter Central de Inserção Periférica (PICC).. (Carga horária: 20h).
HAMMES CURSOS, HAMMES, Brasil., HAMMES, Brasil.
2016 - 2017
Extensão universitária em APERFEIÇOAMENTO GESTÃO PARA ED. PERMANENTE DOS PROF.DA REDE DE ATENÇÃO URG.. (Carga horária: 248h).
HOSPITAL ALEMÃO OSVALDO CRUZ, HAOC, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em UPERA (Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Ps. (Carga horária: 150h).
Supera Soluções Integradas, SUPERA, Brasil.
2015 - 2015
Prevenção de Incapacidade e Autocuidado em Hanseniase.. (Carga horária: 20h).
Agência estadual em Vigilância em saúde., AGEVISA, Brasil.
2015 - 2015
Teste do Pezinho. Triagem Neonatal. (Carga horária: 10h).
Secretária Município de Cacoal RO, SEMUSA, Brasil.
2015 - 2015
AIDPI Atenção Int Doenças Prevalentes na Infância. (Carga horária: 50h).
Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia, SESAURO, Brasil.
2015 - 2015
Método Canguru. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia, SESAURO, Brasil.


Atuação Profissional



HOSPITAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE CACOAL-RO, HEURO, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRA, Carga horária: 40


UBS LEONARDO ALVES DE SOUZA, UBS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ENFERMAIRA, Carga horária: 40


Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal, FACIMED, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 32


CETEC ? Centro de Formação Técnica e Profissional de Cacoal, CETEC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20


SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL- RO, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 15



Projetos de pesquisa


2016 - 2016
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NA ADMINISTRAÇÃO DE DIETAS ENTERAIS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL DA REGIÃO DO CAFÉ
Descrição: RESUMO Os nutrientes são substâncias fundamentais para o bom funcionamento do organismo, sendo o alimento a fonte dos nutrientes. Quando os pacientes apresentam incapacidade de comer para suprir suas necessidades nutricionais por mais de alguns dias, a terapia nutricional deve ser considerada. Este estudo objetivou avaliar o conhecimento de profissionais de Enfermagem sobre administração da NE atuantes em Unidade de Terapia Intensiva em um Hospital da Região do Café no estado de Rondônia . Trata?se de pesquisa de campo com base em análise avaliativa de natureza quali-quantitativa e caráter transversal realizada através de aplicação de questionário com 20 questões com respostas verdadeiras e falsas, no período compreendido entre Fevereiro a Março de 2017. Os resultados apontaram que o conhecimento quanto às complicações decorrentes da nutrição enteral (NE) os profissionais Enfermeiros atingiram 78% de acertos, índice classificado como (BOM), porém os profissionais Técnicos em Enfermagem obtiveram 66% de acertos, índice classificado como (REGULAR) quanto aos procedimentos envolvendo administração da NE, os profissionais Enfermeiros obtiveram 94% de acertos, índice classificado como (EXCELENTE), os profissionais Técnicos em Enfermagem atingiram 39% de acertos, índice classificado como (PRECÁRIO/INSUFICIENTE) já os resultados sobre conhecimentos gerais sobre NE, os profissionais Enfermeiros apresentaram índice de 67% obtendo assim, classificação de conhecimento (REGULAR) quanto aos profissionais Técnicos apresentaram índice de 49% de acertos, obtendo classificação do conhecimento (REGULAR). Conclui-se que há necessidade de aperfeiçoamento dentro dos serviços de saúde, compor o referencial teórico utilizado e a elaboração de manuais de boas práticas pela equipe multiprofissional de terapia nutricional (EMTN) das instituições no sentido de alicerçar estratégias para garantir que o profissional esteja mais bem qualificado para com pacientes em uso dessa terapêutica. Palavras- Chave: Profissionais, Enfermagem, Nutrição Enteral, Conhecimento, Classificação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
COMORBIDADES ASSOCIADAS AO USO DE DROGAS EM USUÁRIOS QUE SE SUBMETERAM AO TRATAMENTO EM COMUNIDADE TERAPÊUTICA DE CACOAL-RO
Descrição: O consumo abusivo de drogas no Brasil obteve um crescimento significante nos últimos anos, tornando-se um grave problema de saúde pública que atinge, especialmente, adolescentes e adultos jovens. Esta pesquisa objetivou analisar e identificar as comorbidades que acometeram os usuários de drogas lícitas e ilícitas como álcool, tabaco, cocaína e crack que realizaram tratamento na Comunidade Terapêutica ABISAI. Trata-se de uma pesquisa documental, onde foram analisados 40 prontuários no período de 2014 a 2015 e identificado as principais comorbidades que acometeram os usuários de drogas lícitas e ilícitas. Os resultados apontaram que 5 (12,5%) eram hipertensos, 2 ( 5%) desenvolveram diabetes, 2 (5%) problemas gástrico, 1 (2,5%) HIV, 1 (2,5%) hepatite B, 1 (2,5%) carcinoma, 28 (70%) não foram acometidos com essas doenças referidas acima; os resultados apontaram ainda que 38 (95%); foram acometidos com transtornos mentais, prevalecendo 7 (17,5%) síndrome de dependência da cocaína, 6 (15%) transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de múltiplas drogas e ao uso de outras substâncias psicoativas e 4 (10%) depressão. Conclui-se que esse estudo tem a finalidade de beneficiar acadêmicos da área da saúde e alertar a população de forma geral sobre as patologias decorrente do uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas, auxiliando os profissionais de saúde frente a situação problemática e alertando os mesmos sobre o trabalho de prevenção e educativo com a sociedade. Palavras - Chave: Comorbidades, álcool, cigarro, crack, cocaína..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.


Idiomas


Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
HILDEFONSO, D. M.2017HILDEFONSO, D. M. ; LORENSINI, F. V. ; SILVA, A. N. ; RIGON, M. R. M. ; MEDEIROS, L. B. . OBESIDADE INFANTIL: CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS E ATIVIDADE FÍSICA.. OBESIDADE INFANTIL: CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS E ATIVIDADE FÍSICA., v. 87, p. ---, 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MEDEIROS, L. B. ; MEDEIROS, L. B. . OBESIDADE INFANTIL: CAUSAS E CONSEQUÊNCIA E ATIVIDADE FÍSICA. In: XIV Congresso Científico Latino­Americano da FIEP XIV Congresso Brasileiro Científico da FIEP , 2017, foz do iguaçu. XIV Congresso Científico Latino­Americano da FIEP XIV Congresso Brasileiro Científico da FIEP . foz do iguaçu:  Revista Internacional da FIEP ­ The FIEP BULLETIN, 2017. v. 87.

2.
MEDEIROS, L. B. D. ; MEDEIROS, L. B. . OS BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO RESISTIDO PARA GESTANTES. In: XIV Congresso Científico Latino­Americano da FIEP XIV Congresso Brasileiro Científico da FIEP, 2017, foz do iguaçu. 32º Congresso Internacional de Educação Física ­ FIEP e do XIV Congresso Científico LatinoAmericano da FIEP / XIV Congresso Brasileiro Científico da FIEP. foz do iguaçu: Revista Internacional da FIEP ­ The FIEP BULLETIN,, 2017. v. 87.

Artigos aceitos para publicação
1.
VIANA, E. C. T. ; MEDEIROS, L. B. ; NOVAIS, K. M. ; SILVA, A. L. G. ; PIPPER, S. O. ; SILVA, M. V. . Qualidade de vida dos idosos cadastrados no programa hiperdia de uma unidade básica de saúde na região norte. REVISTA ELETRÔNICA ACERVO EM SAÚDE, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
MEDEIROS, L. B. D. ; MEDEIROS, L. B. . INCIDÊNCIA DE ACIDENTES COM PERFUROCORTANTES EM PROFISSIONAIS DA SAÚDE EM UM MUNICÍPIO DA AMAZÔNIA OCIDENTAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MEDEIROS, L. B.. BACTÉRIA PREDOMINANTES NAS INFECÇÕES RELACIONADA À ASSISTÊNCIA A SAÚDE EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA E OS DANOS CAUSADOS AO PACIENTE.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MEDEIROS, L. B.. ACIDENTES COM ANIMAIS POTENCIALMENTE TRANSMISSORES DO VÍRUS DA RAIVA EM UM MUNICÍPIO DA AMAZÔNIA OCIDENTAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MEDEIROS, L. B.. INCIDÊNCIA COM MATERIAL PERFUROCORTANTE EM PROFISSIONAIS NA REGIÃO NORTE DO BRASIL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MEDEIROS, L. B.. CONSULTA DE ENFERMAGEM: SEGMENTOS DAS CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS ATRAVÉS DA PUERICULTURA EM UNIDADE DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE CACOAL-RO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
MEDEIROS, L. B.. CONHECIMENTO DOS RISCOS DA HEPATITE B POR GARIS DE UMA CIDADE NO INTERIOR DE RONDÔNIA NA AMAZÔNIA OCIDENTAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
MEDEIROS, L. B.. BACTÉRIA PREDOMINANTES NAS INFECÇÕES RELACIONADA A ASSISTÊNCIA A SAÚDE EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NO CONE SUL DE RONDÔNIA E OS DANOS CAUSADOS AO PACIENTE.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
MEDEIROS, L. B.. AVALIAÇÃO DO TRATAMENTO DE LEISHMANIOSE COM ANTIMONIATO DE MEGLUMINA EM AMBULATÓRIA ESPECIALIZADO DE UM MUNICÍPIO DA AMAZÔNIA LEGAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MEDEIROS, L. B.. SITUAÇÃO VACINAL E SOROLÓGICA DE HEPATITE B DE PROFISSIONAIS DE LIMPEZA PÚBLICA DE UMA CIDADE DA AMAZÔNIA OCIDENTAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
MEDEIROS, L. B.. COMORBIDADE ASSOCIADA AO USO DE DROGAS EM USUÁRIOS QUE SE SUBMETERAM AO TRATAMENTO EM COMUNIDADE TERAPÊUTICA DE CACOAL-RO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
MEDEIROS, L. B.. CONSTRUINDO UM PLANO DE CUIDADOS PACIENTE PORTADOR DE MIASTENIA GRAVIS: RELATO DE CASO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
MEDEIROS, L. B.. OBESIDADE INFANTIL:CAUSAS, SONSEQUÊNCIA E ATIVIDADE FÍSICA.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
MEDEIROS, L. B.; LIMA, L. C. A. ; SARACINI, K. C. ; PINTO, C. O. ; LIMA, A. C. C. . ANÁLISE DO CONHECIMENTOS DA SEQUÊNCIA DE ATENDIMENTO EM REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR POR ENFERMEIROS DE UM HOSPITAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MEDEIROS, L. B.. Participação em banca de ELAINE DE FREITAS/KLECIA TUANY SANTOS CABRAL/WILESMAR DOS SA.A HUMANIZAÇÃO E A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PARTO NORMAL SOB A PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM DE UMA MATERNIDADE NO INTERIOR DO ESTADO DE RONDÔNIA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal.

2.
MEDEIROS, L. B.. Participação em banca de Daniela Oliveira Figueiredo/Diana Lorrayne Origo da Silva.SABERES E PRÁTICAS DOS ENFERMEIROS DA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA FRENTE AOS PORTADORES DE TRANSTORNOS MENTAIS NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE MÉDICI - RO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal.

3.
MEDEIROS, L. B.; JESUS, M. A.; RULNIX, C. F. X.. Participação em banca de MARCELO JESUS ALVES/ CRISTIANE FABIULA XAVIER RULNIX.AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NA ADMINISTRAÇÃO DE DIETAS ENTERAIS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL DA REGIÃO DO CAFÉ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Jornada Pedagógica.Jornada pedagógica, realizada na instituição de Ensino superior FACIMED. 2016. (Oficina).

2.
NEOMED.CUIDADOS COM PÉ DIABÉTICO. 2016. (Encontro).

3.
Palestra.ALERGIA ALIMENTAR UMA NOVA EPIDEMIA. PAPEL PAIS, ESCOLAS E PROFISSIONAIS. 2016. (Oficina).

4.
SIMPÓSIO DE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSIVEL.PALESTRA USO ABUSIVO DE ÁLCOOL E TABAGISMO. 2016. (Seminário).

5.
CIRCUITO DE DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO & PROFISSÕES.PREPARAÇÃO E DILUIÇÃO DE MEDICAMENTOS. 2015. (Oficina).

6.
Oficina de Ações de Controle da Hanseniase Para Agentes Comunitarios de Saúde. 2014. (Oficina).

7.
ACLS e BLS em sitações especiais.ACLS e BLS em sitações especiais. 2013. (Outra).

8.
Forum: Gravidez na Adolescência. 2013. (Simpósio).

9.
Mini Curso Parada Cardiorespiratoria Cerebral : Recomendações Nacionais 2010 de RCPC.Mini Curso Parada Cardiorespiratoria Cerebral. 2013. (Outra).

10.
Projeto Ação Mulher 2013. 2013. (Outra).

11.
XI Semana de Enfermagem.comissão organizadora na XI Semana de Enfermagem. 2013. (Outra).

12.
20ª semana de enfermagem de Rondonia. conselho Regional de Enfermagem de Rondonia. 2012. (Congresso).

13.
Facimed Folia.Facimed Folia. 2012. (Outra).

14.
Projeto Pró Homem.Projeto Pró Homem. 2012. (Outra).

15.
X Semana de Enfermagem. 2012. (Outra).

16.
X Semana de Enfermagem, mesa redonda.X semana de Enfermagem. 2012. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 9:43:42