Neemias Espindola dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3139977399510262
  • Última atualização do currículo em 23/11/2018


Possui Mestrado em Engenharia Ambiental, Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Graduação em Engenharia Civil. Tem experiência no desenvolvimento das seguintes atividades: Gestão de Segurança Meio Ambiente e Saúde - SMS; elaboração de projetos e instalação de Canteiros de Obras; planejamento e supervisão das atividades das Equipes de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Obras Civis; execução de projetos de segurança; realização de auditorias de SMS e perícias técnicas para caracterização de atividades insalubres e perigosas. Faz parte do Grupo de Estudos voltado para o Consumo Sustentável e o Gerenciamento de Resíduos (COGERE) e do Grupo de Apoio ao Gerenciamento de Resíduos do complexo do Hospital Universitário Pedro Ernesto, ambos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Neemias Espindola dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, N. E.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde através de um sistema computacional: modelagem e teste em uma unidade de saúde da Universidade do Estado do Rio de Janeiro,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Elmo Rodrigues da Silva.
Coorientador: Luiz Antonio Arnaud Mendes.
Palavras-chave: manejo de resíduos; gerenciamento de resíduos; resíduos de serviços de saúde; sistema de apoio a decisão; tecnologia da informação.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental / Especialidade: Controle da Poluição.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Software Básico.
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana; Coleta, tratamento e disposição de resíduos; recuperação de materiais; Descontaminação e outros serviços de gestão de resíduos.
2006 - 2008
Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. (Carga Horária: 650h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Análise das condições de segurança, meio ambiente e saúde na Unidade de Processo-200 da Indústria Farmoquímica ANAF..
Orientador: Patrícia Aragão do Couto Junior Gusmão.
2000 - 2005
Graduação em Engenharia Civil.
Faculdade Souza Marques, FTESM, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Extensão universitária em Radioproteção em Saúde. (Carga horária: 40h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Segurança Química. (Carga horária: 40h).
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, FUNDACENTRO, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Saúde Ambiental e Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2002 - 2002
Curso de Ergonomia e LER/DORT. (Carga horária: 12h).
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, FUNDACENTRO, Brasil.
2001 - 2001
Tratamento de Efluentes. (Carga horária: 16h).
SENAI - Departamento Regional do Rio de Janeiro, SENAI/DR/RJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico Universitário II



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Desenvolvimento e Aplicação do Sistema de Gerenciamento Integrado de Resíduos Perigosos (SIGIRPE) desenvolvido na UERJ a ser adequado ao suporte a Gestão de resíduos sólidos urbanos
Descrição: O Grupo de Estudos voltado para o Consumo Sustentável e o Gerenciamento de Resíduos (COGERE) foi criado para gerar e disseminar conhecimentos nesta área. Um dos trabalhos realizados por este grupo foi o Sistema computacional para Gerenciamento Integrado de Resíduos Perigosos : o SIGIRPE. O Sistema foi concebido, inicialmente, para dar apoio aos gestores de resíduos de laboratórios de ensino, pesquisa e prestação de serviços. O objetivo da fase atual da pesquisa é criar uma nova versão do Sistema visando torná-la uma ferramenta (via internet) para a produção e divulgação de informações sobre o gerenciamento de Resíduos Serviços de Saúde, a ser testada experimentalmente em uma unidade hospitalar desta universidade. A modelagem é elaborada através de um software composto por módulo de interface do sistema, gerenciador de bancos de dados (PostGreSQL) e módulo web (PHP, Java Script, HTML5) para acesso via browser. O Sistema está sendo concebido para ser utilizado em um servidor dedicado, ou em ambientes que utilizam compartilhamento de arquivos. Ele irá utilizar um banco de dados, contendo informações espaciais, a partir de plantas baixas de arquitetura digitalizadas indicando os locais geradores de resíduos. Nestes locais, são inseridos os dados experimentais contendo: identificação das salas; nº de funcionários que trabalham no setor; qualificação das equipes; tipos, quantidades e formas de manejo dos resíduos; condições gerais da infraestrutura das salas; aspectos relacionados à segurança ocupacional, dentre outros dados. O projeto possui bolsa de Estágio Interno Complementar da UERJ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Neemias Espindola dos Santos - Integrante / Elmo Rodrigues da Silva - Coordenador / Ubirajara Aluízio de Oliveira Mattos - Integrante / Luiz Antonio Arnaud Mendes - Integrante.
2009 - Atual
consumo sustentável e gerenciamento de resíduos (extensão)
Descrição: Projeto vinculado à Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e ao Programa de Estudos e Desenvolvimento do Consumidor - PRODEC da UERJ/Sub-Reitoria de Extensão e Cultura. O PRODEC foi criado para promover o equilíbrio nas relações de consumo em questões relacionadas com a Ética nos Negócios; Responsabilidade Social e Ambiental; Sustentabilidade; Qualidade de Vida e outras. O objetivo geral do projeto COGERE é de produzir e divulgar o conhecimento sobre o consumo sustentável e o gerenciamento de resíduos através de ações de extensão que possam contribuir na formação de um profissional/cidadão/consumidor ambientalmente mais responsável. Dentre os objetivos específicos tem-se: 1) Contribuir para implantação do Modelo de Gerenciamento Integrado de Resíduos aplicado aos laboratórios de ensino e pesquisa da UERJ; 2) Gerar fontes de informação nos seguintes temas: Desenvolvimento Sustentável, Responsabilidade socioambiental, Consumo Sustentável, Coleta Seletiva Solidária, Cooperativas de Catadores de Resíduos, Cadeia de Reciclagem, Resíduos Perigosos, Impactos Ambientais, Sustentabilidade, Ecodesign, Tecnologias para Reciclagem, Sistema de Gestão Ambiental, Certificação Ambiental, Produção Mais Limpa, Ecoeficiência, Ciclo de Vida de Produtos, Ecocampus, Normas e Legislação Ambiental; 3) Produzir e divulgar material didático e informativo divulgados no site www.cogere.uerj.br 4) Promover cursos de extensão, palestras e eventos relacionados a esses temas; 5) Construir parcerias internas e externas à UERJ na elaboração de projetos e ações ambientais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Neemias Espindola dos Santos - Integrante / Elmo Rodrigues da Silva - Integrante / Ubirajara Aluízio de Oliveira Mattos - Coordenador / Luiz Antonio Arnaud Mendes - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia de Segurança do Trabalho.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, E. R. ; SANTOS, N. E. ; MATTOS, U. A. O. ; MENDES, L. A. A. . SISTEMA COMPUTACIONAL DE APOIO AO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE. In: Gabriella de Menezes Baldão. (Org.). Inovação, gestão estratégica e controladoria nas organizações. 1ed.Belo Horizonte: Editora Atena, 2018, v. 1, p. 336-.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, E. R. ; SANTOS, N. E. ; MENDES, L. A. A. ; MATTOS, U. A. O. . Sistema Computacional de Apoio ao Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. In: XII CNEG ? Congresso Nacional de Excelência em Gestão & III INOVARSE - Responsabilidade Social Aplicada, 2016, Rio de Janeiro. Congresso Nacional de Excelência em Gestão & III INOVARSE, 2016.

2.
SILVA, E. R. ; MATTOS, U. A. O. ; MENDES, L. A. A. ; SILVA, E. S. ; SANTOS, N. E. . Gerenciamento Integrado de Resíduos: O caso da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. In: XIV SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção, 2007, Bauru - SP. Anais XIV (2007), 2007.

Artigos aceitos para publicação
1.
MARTINS, E. M. ; BORBA, P. F. S. ; SANTOS, N. E. ; REIS, P. T. B. ; SILVEIRA, R. S. ; CORREA, S. M. .  The relationship between solvent use and BTEX concentrations in occupational environments.. Environmental Monitoring and Assessment (Dordrecht. Online), 2016.


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
SANTOS, N. E.; MENDES, L. A. A. ; SILVA, E. R. ; MATTOS, U. A. O. . SIGER - Sistema de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. 2016.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
SANTOS, N. E.; MENDES, L. A. A. ; SILVA, E. R. ; MATTOS, U. A. O. . SIGER - Sistema de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. 2016.


Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 12:09:52