Viviane Cristiane Costa

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  • Última atualização do currículo em 16/05/2018


Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Especialista em Matemática pela Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ) e graduada em Matemática pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC).Tem experiência na área de Educação Matemática, nos níveis: fundamental e médio,nos ensinos: regular e educação de jovens e adultos(Eja).Atuação em turmas inclusivas com alunos surdos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Viviane Cristiane Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, V. C.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado profissional em Educação Matemática.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: Saberes Docentes e Educação Matemática Inclusiva: investigando o potencial de um curso de extensão voltado para o ensino de Matemática para surdos, Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Ana Cristina Ferreira.
Palavras-chave: Educação Matemática; Inclusão; Educação Matemática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2010
Especialização em Matemática. (Carga Horária: 405h).
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
Título: As finalidades da àlgebra: concepções dessa disciplina.
Orientador: José do Carmo Toledo.
2002 - 2005
Graduação em Matemática.
Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Aperfeiçoamento para professores. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2010 - 2011
Educação Inclusiva. (Carga horária: 120h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2009 - 2009
Mini-curso Matlab,Latex e Cabri. (Carga horária: 3h).
Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Estadual Amilcar Savassi, EEAS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de matemática, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação em turmas do ensino médio.


Escola Estadual Henrique Diniz, EEHD, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de matemática, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação em turmas da Educação de jovens e adultos, nos ensinos: médio e fundamental com alunos inclusivos (deficientes auditivos).E ensino fundamental anos finais.


Escola Estadual Cônego Luiz Giarola Carlos, EECLGC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de matemática, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação no ensino fundamental e médio regular


Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, IF SUDESTE MG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de ensino básico, técnico e tecnol, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Educação Matemática Inclusiva e desenvolvimento profissional de professores que lecionam Matemática: construindo/ aprimorando Saberes Docentes em um curso de extensão

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ana Cristina Ferreira em 17/10/2015.
Descrição: A inclusão escolar, realizada em classes regulares nas escolas públicas, é uma das metas dos atuais governos. Contudo, embora uma leitura histórica da legislação brasileira evidencie avanços neste sentido, na prática, ainda não se verificam ações concretas suficientes para formar os futuros professores e qualificar os professores em exercício. No caso da Matemática, a situação se agrava. As dificuldades existentes na Educação Básica nos levam para os últimos lugares nas avaliações nacionais e internacionais. O que dizer do ensino de Matemática em uma perspectiva inclusiva? Nesse sentido, o presente estudo se propõe a elaborar, desenvolver e analisar o potencial de um curso de extensão, oferecido a professores que lecionam Matemática na Educação Básica e a futuros professores de Matemática, no qual se procure construir coletivamente saberes e práticas inclusivas para o ensino de Matemática a alunos cegos e surdos.O propósito geral do estudo será investigar como a participação no curso mobiliza (ou não) saberes e práticas docentes. Ao longo desse curso de extensão, que pretendemos ofertar duas vezes, se possível, para públicos distintos, serão coletados dados para dois projetos de pesquisa desenvolvidos por duas orientandas da pesquisadora principal. Uma delas focará a parte do curso relativa ao ensino de Matemática para surdos e a outra a parte referente ao ensino de Matemática para cegos. Os dados serão coletados por meio de observação (realizada com o apoio de diários de campo e gravações em áudio ou vídeo), entrevistas, questionários e registros produzidos pelos participantes. Espera-se tanto contribuir para a formação e o desenvolvimento profissional dos participantes quanto produzir um livreto com uma descrição detalhada e fundamentada do curso de extensão que poderá ser útil para formadores, gestores e demais interessados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Viviane Cristiane Costa - Integrante / Ana Cristina Ferreira - Coordenador / Marileny Aparecida Martins - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, V. C.; FERREIRA, Ana Cristina . Educação Matemática para surdos: o que tem sido produzido no Brasil sobre o tema?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
COSTA, V. C.; FERREIRA, Ana Cristina . EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E SABERES DOCENTES: ANÁLISE DE UM CURSO DE EXTENSÃO VOLTADO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
FERREIRA, Ana Cristina ; COSTA, V. C. . Construindo coletivamente propostas de ensino de Matemática para a inclusão de alunos surdos e cegos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática. 2015. (Encontro).

2.
VII Encontro Mineiro de Educação Matemática (EMEM).EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA SURDOS:O QUE TEM SIDO PRODUZIDO NO BRASIL SOBRE O TEMA?. 2015. (Encontro).

3.
XIX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós Graduação EBRAPEM.EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E SABERES DOCENTES: ANÁLISE DE UM CURSO DE EXTENSÃO VOLTADO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS. 2015. (Encontro).

4.
Orientações metodológicas para o ensino de matemática. 2010. (Encontro).

5.
I Jornada de estudos da Apae de Barbacena. 2006. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, V. C.; FERREIRA, Ana Cristina . EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E SABERES DOCENTES: ANÁLISE DE UM CURSO DE EXTENSÃO VOLTADO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).




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