Margarida Maria Silva Miranda

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8130811813872144
  • Última atualização do currículo em 10/05/2018


Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI, com pesquisa desenvolvida na área de concentração de Linguagens e Letramento, com o título " A escrita ortográfica de alunos do 6º ano: a motivação fonológica para os erros produzidos". Possui Pós-Graduação "Lato Sensu" em Linguística pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (2012). É graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí (1990) e graduada em Letras pela Universidade Federal do Piauí (1993). É professora da disciplina Língua Portuguesa desde 2000, do Governo do Estado do Piauí e desde 2004 do Governo do Estado do Maranhão. Atualmente é professora da disciplina Produção Textual no Instituto de Educação Antonino Freire - Secretaria Estadual do Piauí, em Teresina-Pi e do Ensino Médio no Centro de Ensino Marechal Artur da Costa e Silva - Secretaria da Educação do Maranhão, em Timon-Ma. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Margarida Maria Silva Miranda
Nome em citações bibliográficas
MIRANDA, M. M. S.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado profissional em Letras.
Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
Título: A ESCRITA ORTOGRÁFICA DE ALUNOS DO 6º ANO: A MOTIVAÇÃO FONOLÓGICA PARA OS ERROS PRODUZIDOS, Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: AILMA DO NASCIMENTO SILVA.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2010 - 2011
Especialização em LINGUISTICA. (Carga Horária: 360h).
Instituto Federal do Piauí, IFPI, Brasil.
Título: O USO DA INTERTEXTUALIIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS.
Orientador: JOSÉ JOÃO DE CARVALHO.
1982 - 1993
Graduação em Letras.
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
1983 - 1990
Graduação em Ciências Econômicas.
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
FORMAÇAO CONTINUADA PARA AVALIADORES DAS REDAÇOES. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2012 - 2012
FORMAÇAO CONTINUADA PARA AVALIADORES DAS REDAÇOES. (Carga horária: 100h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.


Atuação Profissional



Governo do Estado do Maranhão, GOVERNO/MA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa no Ensino de Jovens e Adultos


Governo do Estado do Piauí, GOVERNO/PI, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa, no Ensino Médio e no Ensino Fundamental


Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PARFOR
Outras informações
BOLSISTA PELO PARFOR, MINISTRANDO A DISCIPLINA "METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA: ENSINO FUNDAMENTAL", NO PERIODO DE 05 A 11 DE JANEIRO DE 2017, CARGA HORÁRIA DE 60 HORAS, PARA O CURSO DE PEDAGOGIA (2ª LIC) NA CIDADE DE PEDRO II.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MIRANDA, M. M. S.; NUNES, M. M. G. . AS ALTERAÇÕES ORTOGRAFICAS NA ESCRITA DOS ALUNOS MOTIVADAS POR OPERAÇÕES FONOLOGICAS. In: IX CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 2015, BELEM. ANAIS DO IX CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN. BELEM: BIBLIOTECA DO ILC/UFPA-BELEM-PARA, 2015. v. 2. p. 406-414.

2.
MIRANDA, M. M. S.. LEITURA E COMPREENSÃO DO GÊNERO NOTÍCIA: DO MUNDO PARA A ESCOLAO. In: IV COCITE -COLOQUIO SOBRE GÊNEROS & TEXTOS, 2015, TERESINA. IV COCITE -COLOQUIO SOBRE GÊNEROS & TEXTOS. TERESINA: EDITORA DA UFPI, 2015.

Outras produções bibliográficas
1.
MIRANDA, M. M. S.; NUNES, M. M. G. ; SILVA, A. N. ; PAULA, M. A. A. M. . AS ALTERAÇÕES ORTOGRAFICAS NA ESCRITA DOS ALUNOS MOTIVADAS POR OPERAÇÕES FONOLÓGICAS. BELO HORIZONTE: EDITORA ATENA, 2016 (LINGUÍSTICA-FONOLOGIA-ORTOGRAFIA).


Demais tipos de produção técnica
1.
MIRANDA, M. M. S.. A PRODUÇÃO DO TEXTO ACADEMICO: DA ESCRITA AOS ASPECTOS METODOLÓGICOS. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MIRANDA, M. M. S.. Participação em banca de SHARLLETHE JARDANNYA BATISTA CAVALCANTE.A ABORDAGEM DA METÁFORA NA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS "PORTUGUÊS LINGUAGENS" DE WILLIAM CEREJA E TERESA COCHAR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN. AS ALTERAÇÕES ORTOGRAFICAS NA ESCRITA DOS ALUNOS MOTIVADAS POR OPERAÇÕES FONOLOGICAS. 2015. (Congresso).

2.
IX CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN. 2015. (Congresso).

3.
1º SEMINARIO CIENTIFICO DO PROFLETRAS - UESPI.A ORTOGRAFIA DE ALUNOS DO 6º ANO: A MOTIVAÇÃO FONOLOGICA PARA OS ERROS ORTOGRAFICOS PRODUZIDOS. 2014. (Seminário).

4.
IV COGITE - COLOQUIO SOBRE GÊNEROS & TEXTOS.LEITURA E COMPREENSÃO DO GÊNERO NOTÍCIA: DO MUNDO PARA A ESCOLAO. 2014. (Simpósio).

5.
IX ENCONTRO DE LINGUÍSTICA E LITERATURA DA UESPI.ERROS ORTOGRÁFICOS: UMA ABORDAGEM FONOLOGICA. 2014. (Seminário).

6.
OS DESAFIOS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO PARA ALUNOS DE PAISES. 2014. (Outra).

7.
AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO NAS ALTERAÇÕES DA LEITURA E DA ESCRITA. 2013. (Outra).

8.
VIII ENCONTRO DE LINGUÍSTICA E LITERATURA DA UESPI. 2013. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
MARIA DA CONCEIÇÃO FERREIRA DOS SANTOS. A literatura infantil como incentivadora do processo de desenvolvimento da leitura da educação infantil. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO LINGUA PORTUGUESA) - Universidade Estadual do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Margarida Maria Silva Miranda.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
FLORISBELA DEUSELITA DE OLIVEIRA. A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E MANIFESTAÇÕES DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM SALA DE AULA: REVISITANDO A LITERATURA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Margarida Maria Silva Miranda.

2.
ZILVANETE VIEIRA BARBOSA DIAS. UM ESTUDO ACERCA DAS DIFICULDADES DE LEITURA APRESENTADAS POR ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Margarida Maria Silva Miranda.

3.
TERESINHA COELHO. AS PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL E A FORMAÇÃO CIDADÃ DOS EDUCANDOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Margarida Maria Silva Miranda.

4.
REJANE RIBEIRO DA SILVA. O ENSINO DA PRODUÇÃO ESCRITA NO ENSINO MEDIO ATRAVÉS DOS GENEROS TEXTUAIS: DA TEORIA À PRATICA NO CONTEXTO DE SALA DE AULA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Margarida Maria Silva Miranda.

5.
JUSTIMARA DE SOUSA COSTA. ENSINO DA ORTOGRAFIA: ERROS AINDA PRODUZIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MEDIO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Margarida Maria Silva Miranda.

6.
MARIA ALINE BARROS RODRIGUES. A AQUISIÇÃO DA HABILIDADE LEITORA NO ENSINO MEDIO POR MEIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Margarida Maria Silva Miranda.

7.
LUCIENE ASSIS DE OLIVEIRA. HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UM GÊNERO TEXTUAL FAVORECEDOR DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Margarida Maria Silva Miranda.

8.
SILENE NEUSA DA SILVA RIBEIRO. A INFLUÊNCIA DO USO DE GÊNEROS TEXTUAIS DIVERSOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA EM LÍNGUA MATERNA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Margarida Maria Silva Miranda.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 10:53:09