Dhyovana Guerra

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4532701165812812
  • Última atualização do currículo em 07/12/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste - Campus de Cascavel (2018). Atualmente é Bolsista CAPES/DS no Programa de Pós-graduação em Educação - nível de Mestrado/PPGE com Área de Concentração em Sociedade, Estado e Educação, da Unioeste - Cascavel. É pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social (GEPPES) e no Grupo de Pesquisa em Educação e Formação de Professores (GPEFOR). Tem experiência na área de Educação e atua principalmente nos temas: Educação, Infância, Política Educacional, Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Dhyovana Guerra
Nome em citações bibliográficas
GUERRA, D.;GUERRA, DHYOVANA


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Educação.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: Política de Educação Infantil e Ensino Fundamental (2006-2016): expressão da política de liberação para a manutenção da sociedade capitalista,Orientador: Ireni Marilene Zago Figueiredo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Política Educacional.
Grande área: Ciências Humanas
2014 - 2018
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: A ampliação da Educação Infantil: a problemática da obrigatoriedade no Ensino Fundamental e na Pré-Escola e as possíveis relações entre a Lei Nº 11.274/2006 e a Lei Nº 12.796/2013.
Orientador: Ireni Marilene Zago Figueiredo.
2011 - 2013
Ensino Médio (2º grau).
colégio estadual José Bonifácio, CEJB, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Defectologia nos processos formativos do professor de Educação Especial. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2016 - 2017
Extensão universitária em Práticas brincantes e humanizadoras: em defesa do direito de brincar. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Colóquio GEPPES: perspectivas para a política educacional. (Carga horária: 70h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em O trabalho pedagógico nas disciplinas escolares: contribuições da PHC. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Conhecimento histórico e geográfico das ruínas das Missões Jesuíticas. (Carga horária: 48h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2016 - 2016
ABNT - normas de elaboração de trabalhos científicos. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2016 - 2016
Mendeley Desktop: gerenciamento de referências bibliográficas. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2016 - 2016
Metodologia científica na graduação. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Pedagogia Histórico-crítica e a escola pública. (Carga horária: 45h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2015 - 2015
Conhecendo o currículo Lattes: como elaborar e organizar o Lattes.. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2015 - 2015
Estado e Educação Profissional. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2015 - 2015
O golpe de 1964 e os golpes contra a memória e a verdade. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Ciclo de debates: Educação, História, Luta de classes e emancipação humana. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2014 - 2014
Formação continuada para professores do Ens. Fund.. (Carga horária: 16h).
Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, AMOP, Brasil.
2014 - 2014
Dívida pública e políticas sociais no Brasil. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2014 - 2014
40 anos da revolução dos cravos em Portugal. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2013 - 2013
Operador de Computador. (Carga horária: 196h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PR, SENAC/PR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda em Educação - Bolsista CAPES/DS, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista CAPES/DS no Programa de Pós-Graduação em Educação - nível de Mestrado/PPGE da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste - Campus de Cascavel com Área de concentração: Sociedade, Estado e Educação. Linha de Pesquisa: Educação, Políticas Sociais e Estado. Resultado divulgado por meio do Edital Nº 037/2017 - PPGE.

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC/Fundação Araucária, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2018
Vínculo: Acadêmica, Enquadramento Funcional: Acadêmica do curso de Pedagogia, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC/Fundação Araucária, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Pesquisa em Educação e Formação de Professores, .

2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação, Comunicação e Artes., .

10/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Pesquisa Desastres, ambiente e comportamento humano, .

08/2016 - 01/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, Comunicação e Artes., .

Cargo ou função
Representante Discente do Curso de Pedagogia no Conselho do Centro de Educação, Comunicação e Artes..
05/2016 - 02/2017
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação, Comunicação e Artes., Centro de Educação, Comunicação e Artes..

Atividade realizada
Monitoria na disciplina de Filosofia da Educação.
04/2015 - 10/2015
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação, Comunicação e Artes., Centro de Educação, Comunicação e Artes..

Atividade realizada
Monitoria na disciplina de Fundamentos Didáticos Pedagógicos I.


Linhas de pesquisa


1.
Percepção de risco e comunicação de risco de desastre

Objetivo: Desenvolver pesquisas no tema de percepção de risco e comunicação de risco de desastre, considerando tanto os riscos locais, quanto os globais..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande Área: Outros / Área: Ciências Ambientais.
Setores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social; Educação.
Palavras-chave: Percepção de risco; Comunicação de risco; Desastres naturais; Desastres tecnológicos.
2.
Política Educacional e Social vinculada ao GEPPES

Objetivo: A linha de pesquisa Educação, Políticas Sociais e Estado articula estudos e pesquisas voltadas para a compreensão das distintas dimensões teórico-práticas da Educação, a partir da análise dos fundamentos, funções e/ações do Estado e da Sociedade Civil nos diferentes campos das Políticas Sociais. Linha vinculada ao Programa de Mestrado em Educação, área de concentração Sociedade, Estado e Educação do Centro de Educação, Comunicação e Artes/CECA, Unioeste - Campus de Cascavel. Objetivos: Promover a analise e o estudo da política educacional e social. Analisar e estudar as interpretações, diagnósticos e causas que embasaram e embasam a formulação, implantação, implementação e a avaliação da política social. Oferecer subsídios para a compreensão do processo de produção das políticas sociais no Paraná e no Brasil..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Educação; Políticas Sociais; Estado.
3.
Educação e Formação de Professores

Objetivo: Pesquisar a educação em seus diferentes níveis e modalidades de ensino, a formação de professores e o processo de ensino e de aprendizagem; desenvolver estudos e pesquisas sobre espaço, infância, linguagem, aprendizagem e desenvolvimento; compreender o processo de ensino e de aprendizagem nas áreas do conhecimento; desenvolver estudos que tenham como método de análise o materialismo histórico dialético; estudar a práxis pedagógica e sua relação com a práxis social.
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Formação de Professores; Processo de ensino e de aprendizagem; Infância.


Projetos de pesquisa


2017 - 2018
Políticas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental: Uma Atualização da Legislação Pós-Constituição de 1988
Descrição: Esta Proposta de Iniciação Científica retoma o estudo sobre as Políticas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental, a partir da década de 1990. Essa retomada tem duas justificativas. A primeira é porque a década de 1990, considerada a década da educação, ganhou expressão nacional e internacionalmente, com a quase universalização do Ensino Fundamental (97%). A segunda justificativa é a de que pela primeira vez no Brasil a Constituição Federal de 1988 referiu-se às garantias da efetivação do dever do Estado para com a Educação Infantil, direito que representou uma conquista das discussões e reivindicações dos movimentos sociais. Assim, por meio de Pesquisa Bibliográfica e Documental, busca-se responder a seguinte questão: Pós-Constituição Federal de 1988, quais as mudanças que ocorreram na legislação da Educação Infantil e no Ensino Fundamental? Esse levantamento da legislação contribuirá para o mapeamento/atualização das mudanças mais recentes que ocorreram na Política da Educação Infantil e do Ensino Fundamental..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Dhyovana Guerra - Integrante / Ireni Marilene Zago Figueiredo - Coordenador / Priscila Waldow - Integrante.Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 4
2015 - 2016
O Primeiro Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos na Concepção de Professores da Rede Municipal e Particular de Cascavel-PR - 2ª etapa
Descrição: O estudo tem como objetivo analisar a concepção de professores do primeiro ano do ensino fundamental da rede municipal e particular de Cascavel/PR, sobre o primeiro ano do ensino fundamental de nove anos em relação ao seu objetivo primordial, as atividades, conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidas, as principais características e necessidades das crianças nessa etapa do desenvolvimento. O estudo também objetiva comparar os resultados de modo a identificar diferenças e similaridades entre a concepção dos professores da rede pública e privada e entre a concepção dos professores e o proposto na legislação que regulamenta o ensino de nove anos no Brasil e no estado do Paraná. O critério para participar do estudo é estar com regência de classe no primeiro ano no momento da pesquisa. Os participantes responderão a um questionário com perguntas abertas e fechadas sobre o tema em estudo e os dados serão analisados quantitativamente (porcentagem, média e desvio padrão) e qualitativamente, por meio do agrupamento em categorias temáticas (Análise de Conteúdo)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Dhyovana Guerra - Integrante / Eveline Favero - Coordenador.Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 14
2014 - 2015
O Primeiro Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos na Concepção de Professores da Rede Municipal e Particular de Cascavel-PR
Descrição: O estudo tem como objetivo analisar a concepção de professores do primeiro ano do ensino fundamental da rede municipal e particular de Cascavel/PR, sobre o primeiro ano do ensino fundamental de nove anos em relação ao seu objetivo primordial, as atividades, conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidas, as principais características e necessidades das crianças nessa etapa do desenvolvimento. O estudo também objetiva comparar os resultados de modo a identificar diferenças e similaridades entre a concepção dos professores da rede pública e privada e entre a concepção dos professores e o proposto na legislação que regulamenta o ensino de nove anos no Brasil e no estado do Paraná.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Dhyovana Guerra - Integrante / Eveline Favero - Coordenador / Camila Molon Delazeri - Integrante / Heder Luiz Matias Mendes dos Santos - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2016 - 2016
Pé da letra
Descrição: Projeto desenvolvido por um grupo de acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Cascavel. Consistiu na produção e publicação do Informativo dos cursos de Pedagogia e Letras - Pé da letra, cujo objetivo foi dar visibilidade a pautas relevantes para a comunidade acadêmica em geral e proporcionar reflexões pertinentes sobre diversos assuntos sociais e políticos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Dhyovana Guerra - Integrante / Thaluan Rafael Debarba Baumbach - Integrante / Valdecir Soligo - Coordenador / Matheus Alessandro Andrade - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2010
Menção Honrosa na 6º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2010, Ministério da Ciência e Tecnologia/Ministério da Educação - Governo Federal.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GONÇALVES, A. M.2018GONÇALVES, A. M. ; GUERRA, D. . COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: CONTINUIDADE E CONSERVAÇÃO. TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO. VOL. 15 N.1 JAN/ABR 2012, v. 21, p. 27-39, 2018.

2.
FAVERO, EVELINE2017 FAVERO, EVELINE ; GUERRA, DHYOVANA ; SANTOS, HEDER LUIZ MATIAS MENDES DOS ; DELAZERI, CAMILA MOLON . O primeiro ano do ensino fundamental de nove anos: uma revisão teórica. REVISTA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDCUACIONAL, v. 21, p. 397-406, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
GUERRA, D.; BAUMBACH, T. R. D. . Entre cascavéis e jagunços: as relações de poder estabelecidas no período emancipatório da cidade de Cascavel - PR. In: Ivan Vale de Sousa. (Org.). Língua portuguesa, linguagem e linguística. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2018, v. 3, p. 134-143.

2.
GUERRA, D.; FAVERO, E. . O Olhar dos Professores da Rede Municipal e Particular de Cascavel-PR sobre o Primeiro Ano do Ensino Fundamental. In: Adrian Alvarez Estrada; Fábio Lopes Alves; José Luis Derisso; Vilmar Malacarne. (Org.). O processo de formação do professor. 1ed.São Leopoldo: Trajetos Editorial, 2017, v. , p. 99-114.

3.
GUERRA, D.; DUTRA, J. L. ; ZEN, R. T. . Sobre o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932. In: Adrian Alvarez Estrada; Fábio Lopes Alves; José Luis Derisso; Vilmar Malacarne. (Org.). O processo de formação do professor. 1ed.São Leopoldo: Trajetos Editorial, 2017, v. , p. 451-464.

4.
GUERRA, D.; BAUMBACH, T. R. D. . Homem, Sociedade e Estado: aproximações e distanciamentos teóricos entre Karl Marx e Émile Durkheim. In: Célia Machado Benvenho; José Francisco de Assis Dias; José Luiz Giombelli Mariani; Nelsi Kistemacher Welter; Silmara de Oliveira Pereira. (Org.). A ÉTICA EM PRÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR. 1ed.Toledo: Editora Vivens, 2016, v. 1, p. 220-226.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GUERRA, D.. Madalenas. Pé da Letra - Informativo mensal dos cursos de Letras e Pedagogia, UNIOESTE - Campus Cascavel, p. 2 - 2, 24 set. 2016.

2.
GUERRA, D.; DUTRA, J. L. . Bela, recatada e do lar: só se eu quiser!. Pé da Letra - Informativo mensal dos cursos de Letras e Pedagogia, UNIOESTE - Campus Cascavel, p. 1 - 1, 24 jul. 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
WALDOW, P. ; GUERRA, D. ; FIGUEIREDO, I. M. Z. . Iniciação Científica: reflexões sobre o percurso teórico-metodológico. In: VI Simpósio Nacional de Educação, XXVIII Semana Acadêmica de Pedagogia e I Mostra da Pós-Graduação, 2018, Cascavel. Anais do Simpósio Nacional de Educação, XXVII Semana da Pedagogia e I Mostra da Pós-Graduação, 2018. v. 6. p. 1-12.

2.
GUERRA, D.; FAVERO, E. . A CRIANÇA QUE INGRESSA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DAS PROFESSORAS: UMA PESQUISA DE CAMPO EM CASCAVEL-PR. In: VII CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia da UEM, 2018, Maringá. Anais do VII CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia da UEM, 2018. p. 1-15.

3.
BAUMBACH, T. R. D. ; GUERRA, D. ; SOLIGO, V. . Como é representado o feminino na história de Cascavel - Paraná? Um olhar sobre o contexto de emancipação da cidade. In: III Colóquio Nacional de Estudos de Gênero e História: Epistemologias, interdições e justiça social, 2018, Marechal Cândido Rondon. Anais eletrônico do III Colóquio de Nacional de Estudos de Gênero e História: Epistemologias, Interdições e Justiça Social, 2018. v. 3. p. 488-498.

4.
GONÇALVES, A. M. ; GUERRA, D. . COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN): UMA RELAÇÃO DE CONTINUIDADE E CONSERVAÇÃO. In: XII ANPEd-Sul - Educação, Democracia e Justiça Social, 2018, Porto Alegre. Anais das Reuniões Regionais da ANPEd, 2018. p. 1-7.

5.
GUERRA, D.; ROTESKI, N. ; ORSO, P. J. . Pedagogia Histórico-Crítica e sua fundamentação. In: XIV Jornada do HISTEDBR: pedagogia histórico-crítica, educação e revolução: 100 anos da Revolução Russa, 2017, Foz do Iguaçu. Anais da XIV Jornada do HISTEDBR: pedagogia histórico-crítica, educação e revolução: 100 anos da Revolução Russa. São Paulo: CCD, 2017. v. 14.

6.
GUERRA, D.; LIZZI, M. S. S. S. . A Pedagogia Histórico-Crítica e a Teoria Histórico-Cultural na produção científica do ENDIPE de 2008. In: XIV Jornada do HISTEDBR: pedagogia histórico-crítica, educação e revolução: 100 anos da Revolução Russa, 2017, Foz do Iguaçu. Anais da XIV Jornada do HISTEDBR: pedagogia histórico-crítica, educação e revolução: 100 anos da Revolução Russa. São Paulo: CCD, 2017. v. 14.

7.
GUERRA, D.; DELAZERI, C. M. ; DUTRA, J. L. ; BUZIN, K. S. M. ; ANDRADE, M. A. ; BAUMBACH, T. R. D. ; PASQUALOTTO, L. C. . A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E INTENCIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA PERIODIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DA ATIVIDADE PRINCIPAL. In: VI Seminário de Prática de Ensino dos Cursos de Licenciatura do CECA - SEPEC: Diversidades identitárias e os desafios para a formação docente, 2017, Cascavel. Anais do VI Seminário de Prática de Ensino dos Cursos de Licenciatura do CECA - SEPEC: Diversidades identitárias e os desafios para a formação docente. Cascavel: Pró-Reitoria de Extensão - Unioeste, 2017. v. 6. p. 107-123.

8.
GUERRA, D.; DELAZERI, C. M. ; ZEN, R. T. . REFLETINDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA A PARTIR DE A ?CRIANÇA A ALMA DO NEGOCIO? E ?MUITO ALÉM DO PESO?. In: V Simpósio Nacional de Educação, 2016, Cascavel. Anais do V Simpósio Nacional de Educação, 26 a 28 de outubro de 2016. Cascavel: EDUNIOESTE, 2016. v. 5. p. 1-11.

9.
GUERRA, D.; DUTRA, J. L. ; ZEN, R. T. . SOBRE O MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA DE 1932. In: V Simpósio Nacional de Educação, 2016, Cascavel. Anais do V Simpósio Nacional de Educação, 26 a 28 de outubro de 2016. Cascavel: EDUNIOESTE, 2016. v. 5. p. 1-12.

10.
GUERRA, D.; DELAZERI, C. M. ; BUZIN, K. S. M. ; LIZZI, M. S. S. S. . A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR ORIENTADOR PARA A FORMAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA DO ACADÊMICO DE PEDAGOGIA. In: V SEPEC - Seminário de Prática de Ensino dos Cursos de Licenciatura do CECA, 2016, Cascavel. Anais do V Seminário de Prática de Ensino dos Cursos de Licenciatura do CECA: os desafios da educação inclusiva na formação de professores. Cascavel, 2016. v. 5. p. 451-463.

11.
GUERRA, D.; FAVERO, E. . O OLHAR DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL E PARTICULAR DE CASCAVEL-PR SOBRE O PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: V Simpósio Nacional de Educação, 2016, Cascavel. Anais do V Simpósio Nacional de Educação, 26 a 28 de outubro de 2016. Cascavel: EDUNIOESTE, 2016. v. 5. p. 1-15.

12.
GUERRA, D.; BAUMBACH, T. R. D. . Aspectos referentes às relações de poder estabelecidas no período emancipatório da cidade de Cascavel ? Paraná. In: XII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e III Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano, 2015, Cascavel. Anais do XII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e III Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano. Cascavel, 2015. v. 12.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
WALDOW, P. ; GUERRA, D. ; FIGUEIREDO, I. M. Z. . Política educacional: uma atualização pós-constituição de 1988. In: 4º EAICTI - ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO, 2018, Cascavel. 4º EAICTI - ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO, 2018. v. 4. p. 1-5.

2.
GUERRA, D.; FAVERO, E. . Percepção de professores da rede municipal e particular de Cascavel-PR sobre o primeiro ano do ensino fundamental. In: 2º Encontro Anual de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação - 2º EAICT, 2016, Cascavel. EAICTI - Encontro Anual de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação, 2016. v. 2.

3.
GUERRA, D.; FAVERO, E. ; DELAZERI, C. M. ; SANTOS, H. L. M. M. . O PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: UMA REVISÃO TEÓRICA. In: I Encontro Anual de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação - EAICTI, 2015, Cascavel. EAICTI - Encontro Anual de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação, 2015. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BAUMBACH, T. R. D. ; GUERRA, D. ; SOLIGO, V. . Como é representado o feminino na história de Cascavel - Paraná? Um olhar sobre o contexto de emancipação da cidade. In: III Colóquio Nacional de Estudos de Gênero e História: Epistemologias, interdições e justiça social, 2018, Marechal Cândido Rondon. Caderno de programação e resumos. Marechal Cândido Rondon: Gráfica Escala, 2018. v. 3. p. 62-62.

2.
GUERRA, D.; DELAZERI, C. M. ; BUZIN, K. S. M. ; LIZZI, M. S. S. S. . A orientação direta no campo de estágio: contribuições para a formação teórico-prática do acadêmico de pedagogia. In: XXVII Semana Acadêmica de Pedagogia: 45 anos de curso, 2017, Cascavel. Anais da XXVII Semana Acadêmica de Pedagogia: 45 anos de curso, 2017. v. 1. p. 10-10.

3.
GUERRA, D.; DELAZERI, C. M. ; DUTRA, J. L. ; BUZIN, K. S. M. ; ANDRADE, M. A. ; BAUMBACH, T. R. D. ; PASQUALOTTO, L. C. . A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E INTENCIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA PERIODIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DA ATIVIDADE PRINCIPAL. In: VI Seminário de Prática de Ensino dos Cursos de Licenciatura do CECA - SEPEC, 2017, Cascavel. Caderno de Programação, Ensalamento e Resumos do VI Seminário de Prática de Ensino dos Cursos de Licenciatura do CECA - SEPEC, 2017. p. 60-60.

4.
GUERRA, D.; DELAZERI, C. M. ; ANDRADE, M. A. ; JESUS, C. H. A. . A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. In: IV SEMINÁRIO DE PRÁTICA DE ENSINO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO CECA - SEPEC, 2016, Cascavel. Anais do IV Seminário de Prática de Ensino dos Cursos de Licenciatura do CECA - SEPEC, 02 a 05 de fevereiro de 2016, 2016. p. 21-22.

5.
GUERRA, D.; DELAZERI, C. M. ; DUTRA, J. L. ; BUZIN, K. S. M. ; LIZZI, M. S. S. S. ; ANDRADE, M. A. ; BAUMBACH, T. R. D. . AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA - MATRIZES DE REFERÊNCIA DA PROVA BRASIL. In: V SEPEC - Seminário de Prática de Ensino dos Cursos de Licenciatura do CECA:, 2016, Cascavel. Anais do V Seminário de Prática de Ensino dos Cursos de Licenciatura do CECA: os desafios da educação inclusiva na formação de professores. Cascavel: Pró-Reitoria de Extensão - Unioeste, 2016. p. 81-81.

6.
GUERRA, D.; DELAZERI, C. M. ; DUTRA, J. L. ; LIZZI, M. S. S. S. ; ANDRADE, M. A. ; BAUMBACH, T. R. D. . ESTÁGIO SUPERVISIONADO SOB PRÁTICA DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES SOBRE AS DIMENSÕES TEÓRICO-PRÁTICAS DO TRABALHO DO PROFESSOR. In: V SEPEC - Seminário de Prática de Ensino dos Cursos de Licenciatura do CECA, 2016, Cascavel. Anais do V Seminário de Prática de Ensino dos Cursos de Licenciatura do CECA: os desafios da educação inclusiva na formação de professores. Cascavel: Pró-Reitoria de Extensão - Unioeste, 2016. v. 5. p. 57-58.

7.
GUERRA, D.; BAUMBACH, T. R. D. . Aspectos referentes às relações de poder estabelecidas no período emancipatório da cidade de Cascavel - Paraná. In: XII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e III Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano, 2015, Cascavel. Caderno de resumos do XII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e III Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano. Cascavel, 2015. v. 12. p. 259-259.

8.
GUERRA, D.; FAVERO, E. . O PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: UMA ANÁLISE DA LITERATURA (2005-2014). In: XXV Semana Acadêmica de Pedagogia de 10 a 12 de novembro de 2015, 2015, Cascavel. Anais Virtuais da XXV Semana Acadêmica de Pedagogia, 2015. v. 1. p. 28-28.

Apresentações de Trabalho
1.
GUERRA, D.. A criança que ingressa no primeiro ano do Ensino Fundamental na perspectiva das professoras: uma pesquisa de campo em Cascavel-PR. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GUERRA, D.; BAUMBACH, T. R. D. . Como é representado o feminino na história de Cascavel - Paraná? Um olhar sobre o contexto de emancipação da cidade.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GUERRA, D.; GONÇALVES, A. M. . COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN): UMA RELAÇÃO DE CONTINUIDADE E CONSERVAÇÃO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GUERRA, D.. Iniciação Científica: reflexões sobre o percurso teórico-metodológico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
GUERRA, D.; LIZZI, M. S. S. S. . A Pedagogia Histórico-Crítica e a Teoria Histórico-Cultural na Produção Científica do ENDIPE de 2008. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
GUERRA, D.; ROTESKI, N. ; ORSO, P. J. . Pedagogia Histórico-Crítica e sua Fundamentação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GUERRA, D.; DELAZERI, C. M. ; DUTRA, J. L. ; BUZIN, K. S. M. ; PASQUALOTTO, L. C. ; ANDRADE, M. A. ; BAUMBACH, T. R. D. . A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E INTENCIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA PERIODIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DA ATIVIDADE PRINCIPAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GUERRA, D.; BUZIN, K. S. M. ; DELAZERI, C. M. ; LIZZI, M. S. S. S. . A orientação direta no campo de estágio: contribuições para a formação teórico-prática do acadêmico de pedagogia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
GUERRA, D.; DELAZERI, C. M. ; ANDRADE, M. A. ; JESUS, C. H. A. . A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
GUERRA, D.. Percepção de professores da rede municipal e particular de Cascavel-PR sobre o primeiro ano do ensino fundamental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
GUERRA, D.; DELAZERI, C. M. ; ZEN, R. T. . REFLETINDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA A PARTIR DE A ?CRIANÇA A ALMA DO NEGOCIO? E ?MUITO ALÉM DO PESO'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
GUERRA, D.; DUTRA, J. L. ; ZEN, R. T. . SOBRE O MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA DE 1932. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
GUERRA, D.. O OLHAR DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL E PARTICULAR DE CASCAVEL-PR SOBRE O PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
GUERRA, D.; BUZIN, K. S. M. ; DELAZERI, C. M. ; DUTRA, J. L. ; ANDRADE, M. A. ; BAUMBACH, T. R. D. . ESTÁGIO SUPERVISIONADO SOB PRÁTICA DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES SOBRE AS DIMENSÕES TEÓRICO-PRÁTICAS DO TRABALHO DO PROFESSOR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BAUMBACH, T. R. D. ; GUERRA, D. . Homem, sociedade e Estado: aproximações e distanciamentos teóricos entre Karl Marx e Émile Durkheim. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
GUERRA, D.. O PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: UMA ANÁLISE DA LITERATURA (2005-2014). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
GUERRA, D.; BAUMBACH, T. R. D. . Aspectos referentes às relações de poder estabelecidas no período emancipatório da cidade de Cascavel - Paraná. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
GUERRA, D.. O primeiro ano do ensino fundamental de nove anos: uma revisão teórica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GUERRA, D.; SOLIGO, V. ; SZYMANSKI, M. L. S. ; ANTONIO, C. A. ; KASTELIC, E. S. D. . A Formação do Pedagogo na Unioeste. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
GUERRA, D.. Relatório parcial de projeto de Iniciação Científica. 2018. (Relatório de pesquisa).

2.
GUERRA, D.; LIZZI, M. S. S. S. ; DUTRA, J. L. ; BUZIN, K. S. M. ; ANDRADE, M. A. ; BAUMBACH, T. R. D. ; DELAZERI, C. M. . Avaliação em larga escala - matrizes de referência da Prova Brasil. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
GUERRA, D.; CARVALHO, M. A. B. ; MAIER, T. T. ; SOLIGO, M. G. . Brincando com a matemática no Ensino Fundamental. 2017. .

4.
GUERRA, D.. Relatório parcial de projeto de Iniciação Científica. 2016. (Relatório de pesquisa).

5.
GUERRA, D.. Relatório final de projeto de Iniciação Científica. 2016. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Colóquio Nacional de Estudos de Gênero e História: Epistemologias, interdições e justiça social.Como é representado o feminino na história de Cascavel - Paraná? Um olhar sobre o contexto de emancipação da cidade. 2018. (Outra).

2.
VII CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia da UEM, X Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UEM, VII Seminário de Integração do Pró Saúde e PET Saúde e XIX Semana de Psicologia da UEM. A criança que ingressa no primeiro ano do Ensino Fundamental na perspectiva das professoras: uma pesquisa de campo em Cascavel-PR. 2018. (Congresso).

3.
VIII Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo - EBEM. 2018. (Encontro).

4.
VI Simpósio Nacional de Educação, XXVIII Semana Acadêmica de Pedagogia e I Mostra da Pós-Graduação.Iniciação Científica: reflexões sobre o percurso teórico-metodológico. 2018. (Simpósio).

5.
XII ANPEd-Sul - Educação, Democracia e Justiça Socia.COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN): UMA RELAÇÃO DE CONTINUIDADE E CONSERVAÇÃO. 2018. (Outra).

6.
Ciclo de Documentários e Debates do Abril Indígena na Unioeste. 2017. (Outra).

7.
VI Seminário de Prática de Ensino dos Cursos de Licenciatura do CECA - SEPEC.A organização do trabalho pedagógico e intencional na Educação Infantil: contribuições da periodização do desenvolvimento da criança e da atividade principal. 2017. (Seminário).

8.
XIV Jornada do HISTEDBR: pedagogia histórico-crítica, educação e revolução: 100 anos da Revolução Russa. A Pedagogia Histórico-Crítica e a Teoria Histórico-Cultural na produção científica do ENDIPE de 2008. 2017. (Congresso).

9.
XXVII Semana Acadêmica de Pedagogia 2017: 45 anos de curso.A orientação direta no campo de estágio: contribuições para a formação teórico-prática do acadêmico de pedagogia. 2017. (Outra).

10.
2º Encontro Anual de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação - 2º EAICTI.Percepção de professores da rede municipal e particular de Cascavel-PR sobre o primeiro ano do ensino fundamental. 2016. (Encontro).

11.
IV Seminário de Prática de Ensino dos Cursos Licenciatura do CECA - SEPEC,.A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. 2016. (Seminário).

12.
V SEPEC - Seminário de Prática de Ensino dos Cursos de Licenciatura do CECA.ESTÁGIO SUPERVISIONADO SOB PRÁTICA DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES SOBRE AS DIMENSÕES TEÓRICO-PRÁTICAS DO TRABALHO DO PROFESSOR. 2016. (Seminário).

13.
V Simpósio Nacional de Educação e XXVI Semana da Pedagogia - VSNE.O OLHAR DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL E PARTICULAR DE CASCAVEL-PR SOBRE O PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. (Simpósio).

14.
I Encontro Anual de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação - EAICTI.O primeiro ano do ensino fundamental de nove anos: uma revisão teórica. 2015. (Encontro).

15.
II Congresso Internacional de Estudos do Rock. 2015. (Congresso).

16.
VII Mostra de cinema da diversidade sexual de Cascavel e V Mostra de cinema da diversidade sexual da Unioeste. 2015. (Outra).

17.
XII Seminário nacional de literatura, história e memória e III Congresso internacional de pesquisa em letras no contexto latino americano. Aspectos referentes às relações de poder estabelecidas no período emancipatório da cidade de Cascavel - Paraná. 2015. (Congresso).

18.
XXV Semana Acadêmica de Pedagogia.O primeiro ano do Ensino Fundamental de Nove Anos: uma análise da literatura (2005-2014). 2015. (Outra).

19.
Fórum de discussões sobre alterações das diretrizes para o ensino de graduação da Unioeste. 2014. (Outra).

20.
III Seminário de Prática de Ensino dos Cursos Licenciatura do CECA. 2014. (Seminário).

21.
IV Simpósio Nacional de Educação e XXIV Semana de Pedagogia. 2014. (Simpósio).

22.
VI Fórum das Licenciaturas: Ingresso e permanência nas licenciaturas da Unioeste. 2014. (Outra).

23.
II Seminário Filosofia da Ciência para Educação no Campo: Agroecologia; Cooperativismo e Ciência da alimentação. 2010. (Seminário).

24.
IV Festival de Arte da Rede Estudantil - FERA. 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GUERRA, D.; SOLIGO, V. . XXVII Semana Acadêmica de Pedagogia 2017: 45 anos de curso. 2017. (Outro).

2.
GUERRA, D.; DERISSO, J. L. . V Simpósio Nacional de Educação e XXVI Semana da Pedagogia. 2016. (Congresso).

3.
GUERRA, D.; ZEN, R. T. . V Seminário de Prática de Ensino dos Cursos de Licenciatura do CECA. 2016. (Outro).

4.
GUERRA, D.; SOLIGO, V. . XXV Semana Acadêmica de Pedagogia - Unioeste. 2015. (Outro).

5.
GUERRA, D.; DERISSO, J. L. . IV Simpósio Nacional de Educação e XXIV Semana de Pedagogia. 2014. (Congresso).

6.
GUERRA, D.; RISTOW, M. R. . III Seminário de Prática de Ensino dos Cursos de Licenciatura do CECA. 2014. (Outro).



Outras informações relevantes


Aprovada em Concurso Público para o cargo de professor, Edital Nº 001/2014 - Campo Bonito; Membro do Centro Acadêmico de Pedagogia - Unioeste Cascavel - 2015/2016; Presidente do Centro Acadêmico de Pedagogia - Unioeste Cascavel - 2016/2017; Aprovada em Concurso Público para o cargo de professor Edital Nº 064/2017, resultado publicado pelo Edital N º 137/2017 - Cascavel.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 23:14:19