Antonia Karolina Bento Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9835892771583407
  • Última atualização do currículo em 11/07/2018


Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) do Campus Avançado ?Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia? (CAMEAM) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Graduada em Letras Língua Espanhola e suas respectivas Literaturas pela mesma universidade. Membro do grupo de pesquisa Estudos Funcionalistas e o Ensino de Línguas (EFEL) da UERN. Atuou na segunda edição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Atua na área de Linguística, desenvolvendo pesquisas sobre Multimodalidade, Ensino e aprendizagem de línguas. E-mail: . (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Antonia Karolina Bento Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, A. K. B.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Letras.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Título: MULTIMODALIDADE E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: análise da seção de gramática do livro didático de Língua Espanhola,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: João Bosco Figueiredo Gomes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 - 2015
Graduação em Letras - Espanhol.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Título: A MULTIMODALIDADE E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NAS CAPAS DA REVISTA EL PAÍS SEMANAL.
Orientador: Maria Zenaide Valdivino da Silva.
2007 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Cristóvão Colombo de Queiroz, EECCQ, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Os pibidianos revisitando Saussure: contribuições. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2012 - 2012
Los libros didácticos en la enseñanza de ELE, en l. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2012 - 2012
O livro didático de espanhol como instrumento cult. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2012 - 2012
Texto e leitura em espanhol como língua estrangeir. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2012 - 2012
Discurso e crítica da mídia. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2010 - 2012
Técnico em Informática.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Municipal Sebastião Leite, EMSL, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 25

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora no Programa Mais Educação, Carga horária: 5


Escola Municipal José Neri de Oliveira, EMJNO, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 25

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora no Programa Mais Educação, Carga horária: 5


Escola Estadual Cristóvão Colombo de Queiroz, EECCQ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Espanhola, Carga horária: 25


Faculdade Ateneu, FATE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de pós-graduação


Cursinho Fênix, CF, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 8



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
PEREIRA, A. K. B.; SILVA, M. Z. V. . A multimodalidade e a construção de sentidos nas capas da revista El país Semanal. In: Lucineudo Machado Irineu; Tatiana Lourenço de Carvalho; Edilene Rodrigues Barbosa. (Org.). ESPANHOL NA UNIVERSIDADE: PESQUISAS EM LÍNGUA E EM LITERATURA. 2ed.Mossoró: Edições UERN, 2016, v. 2, p. 11-277.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, A. K. B.; FIGUEIREDO-GOMES, J. B. . MULTIMODALIDADE E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DAS ABERTURAS CAPITULARES DO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL SÍNTESES: CURSO DE LENGUA ESPAÑOLA. In: III Encontro Regional de Estudos Funcionalistas/II Simpósio de Letras do Vale do Açu, 2015, Assu. ANAIS: III Encontro Regional de Estudos Funcionalistas/II Simpósio de Letras do Vale do Açu Tema: ?Abordagens funcionalistas na pesquisa e no ensino: relações entre linguagem e sociedade?, 2015. v. 3. p. 282-305.

2.
PEREIRA, A. K. B.; SILVA, C. D. B. ; QUEIROZ, J. M. F. G. . A INTERDISCURSIVIDADE NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: UMA ANÁLISE EM CHARGES POLÍTICAS. In: I Colóquio Nacional de Análise do Discurso (I CNAD), 2014, Pau dos Ferros. anais do I Colóquio Nacional de Análise do Discurso (I CNAD), 2014.

3.
PEREIRA, A. K. B.; SILVA, C. D. B. . A COESÃO E A COERÊNCIA TEXTUAL NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA: UMA ANÁLISE EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL.. In: V Fórum Internacional de Pedagogia ? FIPED, 2013, Vitória da Conquista. Anais do V Fórum Internacional de Pedagogia ? FIPED, 2013.

4.
PEREIRA, A. K. B.; ALMEIDA, M. E. N ; SILVA, C. D. B. . RELATOS DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS E ADQUIRIDAS DURANTE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PIBID/UERN.. In: II Encontro do PIBID/UERN e do IV Seminário de Avaliação do PIBID/UERN, 2013, Mossoró. Anais do II Encontro do PIBID/UERN e do IV Seminário de Avaliação do PIBID/UERN, 2013.

5.
ALMEIDA, M. E. N ; PEREIRA, A. K. B. ; SILVA, C. D. B. . LEI 11.161: UMA DISCUSSÃO SOBRE OS PROBLEMAS NA IMPLANTAÇÃO DO ESPANHOL NO RN. In: I Encontro PIBID/CAMEAM, 2013, Pau dos Ferros. I Encontro PIBID/CAMEAM, 2013.

6.
PEREIRA, A. K. B.; SILVA, C. D. B. ; BEZERRA, L. M. D. . A ABORDAGEM DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICADO LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE DO LIVRO ?PORTUGUÊS: CONTEXTO, INTERLOCUÇÃO E SENTIDO. In: II Simpósio Nacional de Texto e Ensino, 2012, Pau dos Ferros. anais do II Simpósio Nacional de Texto e Ensino, 2012.

7.
PEREIRA, A. K. B.; SILVA, C. D. B. . USO DEL LOBRO DIDÁCTICO DE ESPAÑOL EN LAS CLASES: ANÁLISIS METODOLÓGICA DEL LIBRO ?ESPAÑOL SIN FRONTERAS?. In: III Jornada em Ensino, Língua e literatura de Espanhol e I Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Inglês, 2012, Mossoró. anais do III Jornada em Ensino, Língua e literatura de Espanhol e I Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Inglês, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FREIRE, A. F. M. ; PEREIRA, A. K. B. ; FERREIRA, N. B. S. . A gramaticalização e o discurso. In: II Semana Internacional de Letras da Unilab (II SILU), 2017, Redenção ? CE. Caderno de Resumos: II Semana Internacional de Letras da Unilab, II SILU ? Semana de Letras: interiorização e internacionalização do ensino público. Redenção/CE: Unilab, 2017. p. 19-115.

2.
PEREIRA, A. K. B.; FERREIRA, N. B. S. ; FREIRE, A. F. M. . Referenciação e representação discursiva em capa de revista: uma análise multimodal. In: II Semana Internacional de Letras da Unilab, II SILU, 2017, Redenção/CE. Caderno de Resumos: II Semana Internacional de Letras da Unilab, II SILU ? Semana de Letras: interiorização e internacionalização do ensino público. Redenção/CE: Unilab, 2017. p. 36-37.

3.
FERREIRA, N. B. S. ; FREIRE, A. F. M. ; PEREIRA, A. K. B. . Representações do Feminino dos Contos ?Entre a Espada e a Rosa? e ?Pele de Asno?. In: II Semana Internacional de Letras da Unilab, II SILU, 2017, Redenção/CE. Caderno de Resumos: II Semana Internacional de Letras da Unilab, II SILU ? Semana de Letras: interiorização e internacionalização do ensino público. Redenção/CE: Unilab, 2017. p. 64-65.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, A. K. B.; FIGUEIREDO-GOMES, J. B. . MULTIMODALIDADE E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DAS ABERTURAS CAPITULARES DO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL SÍNTESES: CURSO DE LENGUA ESPAÑOLA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
PEREIRA, A. K. B.; SILVA, C. D. B. ; QUEIROZ, J. M. F. G. . A INTERDISCURSIVIDADE NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: UMA ANÁLISE EM CHARGES POLÍTICAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PEREIRA, A. K. B.; SILVA, C. D. B. . A COESÃO E A COERÊNCIA TEXTUAL NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA: UMA ANÁLISE EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ALMEIDA, M. E. N ; PEREIRA, A. K. B. ; SILVA, C. D. B. ; BARBOSA, E. R. . RELATOS DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS E ADQUIRIDAS DURANTE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PIBID/UERN.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
ALMEIDA, M. E. N ; PEREIRA, A. K. B. ; SILVA, C. D. B. . Lei 11. 161: uma discussão sobre os problemas na implantação do espanhol no RN. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PEREIRA, A. K. B.; SILVA, C. D. B. . USO DEL LOBRO DIDÁCTICO DE ESPAÑOL EN LAS CLASES: ANÁLISIS METODOLÓGICA DEL LIBRO ?ESPAÑOL SIN FRONTERAS?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
PEREIRA, A. K. B.; SILVA, C. D. B. ; BEZERRA, L. M. D. . UMA ANÁLISE DO LIVRO ?PORTUGUÊS: CONTEXTO, INTERLOCUÇÃO E SENTIDO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, M. Z. V.; SANTOS, F. R. S.; PEREIRA, A. K. B.. Participação em banca de Cybele Ruana Ferreira de Morais.Letramento visual crítico no estágio supervisionado de inglês: uma análise de relatórios. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Colóquio Nacional de Análise do Discurso (I CNAD).A INTERDISCURSIVIDADE NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: UMA ANÁLISE EM CHARGES POLÍTICAS. 2014. (Outra).

2.
? II ENACLI ? II Encontro Acadêmico-Cultural de Línguas ? O centenário da Morte de Saussure: As Contribuições para os Estudos da Linguagem. 2013. (Encontro).

3.
I Encontro PIBID/CAMEAM.LEI 11.161: UMA DISCUSSÃO SOBRE OS PROBLEMAS NA IMPLANTAÇÃO DO ESPANHOL NO RN. 2013. (Encontro).

4.
II Encontro do PIBID/UERN e do IV Seminário de Avaliação do PIBID/UERN.RELATOS DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS E ADQUIRIDAS DURANTE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PIBID/UERN. 2013. (Seminário).

5.
Seminário Interdisciplinar dos Cursos do PARFOR - CAMEAM. 2013. (Seminário).

6.
V Fórum Internacional de Pedagogia ? FIPED.A COESÃO E A COERÊNCIA TEXTUAL NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA: UMA ANÁLISE EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2013. (Outra).

7.
III Jornada em Ensino, Língua e literatura de Espanhol e I Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Inglês.USO DEL LOBRO DIDÁCTICO DE ESPAÑOL EN LAS CLASES: ANÁLISIS METODOLÓGICA DEL LIBRO ?ESPAÑOL SIN FRONTERAS?. 2012. (Outra).

8.
II Simpósio Nacional de Texto e Ensino.A ABORDAGEM DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICADO LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE DO LIVRO ?PORTUGUÊS: CONTEXTO, INTERLOCUÇÃO E SENTIDO. 2012. (Simpósio).

9.
XVI Semana Universitária do CAMEAM/UERN. 2012. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA, A. K. B.. O fazer docente na rede básica de ensino: um olhar interdisciplinar no PIBID-CAMEAM. 2013. (Exposição).

2.
PEREIRA, A. K. B.. Monitoria no II Simpósio Nacional de Texto e Ensino (SINATE). 2012. (Outro).

3.
PEREIRA, A. K. B.. Infraestrutura da XVI Semana Universitária do CAMEAM/UERN. 2012. (Outro).

4.
PEREIRA, A. K. B.. Comissão de Secretaria e Credenciamento do II Simpósio Nacional de Texto e Ensino (SINATE). 2012. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 12:29:21