Katharyni Martins Pontes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5158989104710583
  • Última atualização do currículo em 25/11/2017


Possui graduação em Letras - Libras pela Universidade do Estado do Pará (2015). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Língua Brasileira de Sinais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de surdos, políticas educacionais, inclusão, letramento literário Com Especialização em Educação Especial e Inclusiva, pela Faculdade de ciências Wenceslau Braz(2016) e Especialização em Língua Portuguesa - uma abordagem textual, pela Universidade Federal do Pará. Durante a graduação participou do Programa de Monitoria da Universidade do Estado do Pará, executando monitoria na disciplina de Sociolinguística da Libras (DLLT/UEPA). Executou enquanto bolsista de Iniciação Científica o projeto "O Letramento Literário No Ensino De Alunos Surdos: Posicionamentos, Estratégias E Instrumentos Didáticos Mobilizados Pelo Professor"aprovado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica -PIBiC/FAPESPA . (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Katharyni Martins Pontes
Nome em citações bibliográficas
PONTES, K. M.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2017
Especialização em Especialização em Língua Portuguesa - uma abordagem textual. (Carga Horária: 375h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS SURDOS POR PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA.
Orientador: Profª Drª Marilia Fernanda Pereira de Freitas.
2016 - 2016
Especialização em Educação especial e Educação Inclusiva. (Carga Horária: 360h).
Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz, FACIBRA, Brasil.
Título: A VERDADEIRA FACE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM ESCOLAS INCLUSIVAS DE BELÉM.
Orientador: Raquel Muniz dos Santos Palheta.
2012 - 2015
Graduação em Letras - Libras.
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Título: LETRAMENTO LITERÁRIO: INSTRUMENTOS E ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE ALUNOS SURDOS.
Orientador: Prof.ª MsC. Rita de Nazareth Souza Bentes.




Formação Complementar


2014 - 2014
Curso de Formação de Promotores da Leitura. (Carga horária: 6h).
XVIII Feira Pan Amazônica do Livros, XVIIIFPAL, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Formação de Promotores da Leitura. (Carga horária: 6h).
XVIII Feira Pan Amazônica do Livros, XVIIIFPAL, Brasil.
2013 - 2013
Flexibilização de materiais pedagógicos metodológicos para o ensino de edcu. (Carga horária: 8h).
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Libras do Pará. (Carga horária: 60h).
Curso Intensivo de LIBRAS, CIL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: MONITOR, Enquadramento Funcional: MONITORA DA DISCIPLINA SOCIOLINGUISTICA, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2014 - 2015
O letramento literário no ensino de surdos: posicionamentos , estratégias e instrumentos didáticos mobilizados pelo professor
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Katharyni Martins Pontes - Integrante / Thaís Pereira Romano - Integrante / Rita de Nazareth Souza Bentes - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Língua Brasileira de Sinais.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
MENÇÃO HONROSA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ.
2013
Excelelência academica, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ.
2012
Excelelência academica, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
PONTES, K. M.; Thaís Romano . LETRAMENTO LITERÁRIO: INSTRUMENTOS E ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE ALUNOS SURDOS. In: Tânia Sarmento Pantoja, et al.. (Org.). E-book do V Congresso de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia. 22ed.Belém: Programa de Pós-Graduação em Letras. UFPA, 2016, v. , p. 11-22.

2.
José Anchieta bentes ; BENTES, R. N. S. ; PONTES, K. M. . Leitura como objeto de diálogo e alteridade: o letramento verbo-visual em sala de aula.. In: GRUPO ATOS UFF e outros. (Org.). III EEBA: encontro de Estudos Bakhtinianos. Amorização: porque falar de amor é um ato revolucionário.. 1eded.são carlos: Pedro eJoão Editores, 2015, v. 1, p. 44-47.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Rita Bentes ; PONTES, K. M. . UMA ANALISE DIALÓGICA DE ENUNCIADOS EM INTERAÇÃO DIDÁTICA: DOS OBJETOS DE DISCURSO À COMPREENSÃO DOS DISCURSOS DE ?OUTREM?. In: III Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação (SEDiAr), 2016, São Cristovão. Anais do III Seminário Internacional de Estudos Sobre Discurso e Argumentação (III SEDiAr). Ilheus: Editus- Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz, 2016. p. 4091-4099.

2.
PONTES, K. M.; Thaís Romano ; BENTES, R. N. S. . O letramento literário no ensino de surdos: posicionamentos , estratégias e instrumentos didáticos mobilizados pelo professor. In: XIV Congresso Internacional Abralic, 2016, BELÉM. XIV Congresso Internacional Abralic - Anais, 2015.

3.
PONTES, K. M.; Thaís Romano . LETRAMENTO LITERÁRIO: INSTRUMENTOS E ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE ALUNOS SURDOS. In: V Congresso de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia, 2016, Belém. E-book do V Congresso de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia. Belém: Programa de Pós-Graduação em Letras UFPA, 2016. p. 11-22.

4.
Kléber Carlack Silva ; PONTES, K. M. ; Rita Bentes . Inclusão escolar e as politicas educacionais no ensino de surdos. In: XII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo - I Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores, 2014, Belém. Anais do XII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo - I Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PONTES, K. M.; Rita Bentes ; Thaís Romano . O Letramento Literário no ensino de surdos: posicionamentos , estratégias e instrumentos didáticos mobilizados pelo professor. In: XIV CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC, 2015, Belém. O Letramento Literário no ensino de surdos: posicionamentos , estratégias e instrumentos didáticos mobilizados pelo professor, 2015.

2.
Kléber Carlack Silva ; PONTES, K. M. . Inclusão escolar e as politicas educacionais no ensino de surdos. In: II Seminário Nacional de Linguagens, Tecnologias e Práticas Docentes, 2014, Belém. Anais do II seminário ?Linguagens, Tecnologias e Práticas Docentes?. Belém: PPGED-CCSE, 2014. p. 106-113.

3.
PONTES, K. M.; Thaís Romano ; Rita Bentes . O letramento literário no ensino de surdos: posicionamentos , estratégias e instrumentos didáticos mobilizados pelo professor.. In: II Seminário Nacional de Linguagens, Tecnologias e Práticas Docentes, 2014, Belém. Anais do II seminário ?Linguagens, Tecnologias e Práticas Docentes?, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
PONTES, K. M.; Thaís Romano . LETRAMENTO LITERÁRIO: INSTRUMENTOS E ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE ALUNOS SURDOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PONTES, K. M.; BENTES, R. N. S. . UMA ANALISE DIALÓGICA DE ENUNCIADOS EM INTERAÇÃO DIDÁTICA: DOS OBJETOS DE DISCURSO À COMPREENSÃO DOS DISCURSOS DE ?OUTREM?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PONTES, K. M.; Thaís Romano . O letramento literário no ensino de alunos surdos: posicionamentos, estratégias e instrumentos didáticos mobilizados pelo professor. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
José Anchieta bentes ; BENTES, R. N. S. ; PONTES, K. M. . Leitura como objeto de diálogo e alteridade: letramento verbo-visual em sala de aula.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PONTES, K. M.; Rita Bentes . O letramento Literário no ensino de alunos surdos: posicionamentos, estratégias e instrumentos didáticos mobilizados pelo professor. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PONTES, K. M.; Thaís Romano ; Rita Bentes . O letramento literário no ensino de surdos: posicionamentos , estratégias e instrumentos didáticos mobilizados pelo professor.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
Kléber Carlack Silva ; PONTES, K. M. ; BENTES, R. N. S. . Inclusão escolar e as políticas educacionais no ensino de surdos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
Kléber Carlack Silva ; PONTES, K. M. ; BENTES, R. N. S. . Inclusão escolar e as politicas educacionais no ensino de surdos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
Kléber Carlack Silva ; PONTES, K. M. ; Rita Bentes . Inclusão escolar e as politicas educacionais no ensino de surdos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação (SEDiAr).UMA ANALISE DIALÓGICA DE ENUNCIADOS EM INTERAÇÃO DIDÁTICA: DOS OBJETOS DE DISCURSO À COMPREENSÃO DOS DISCURSOS DE ?OUTREM?. 2016. (Seminário).

2.
IV Simpósio de Literatura Infantojuvenil e Formação de Leitor na Amazônia. 2016. (Simpósio).

3.
Semana do Planejamento e Formação Docente. 2016. (Outra).

4.
V Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia. LETRAMENTO LITERÁRIO: INSTRUMENTOS E ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE ALUNOS SURDOS. 2016. (Congresso).

5.
Feira Vocacional da Universidade do estado do Pará. 2015. (Feira).

6.
II Colóquio de Estudos Bakhtinianos ?Manifestações de rua, cultura e sala de aula?. 2015. (Outra).

7.
II Colóquio de Estudos Bakhtinianos ?Manifestações de rua, cultura e sala de aula?,. 2015. (Outra).

8.
I JORNADA COMEMORATIVA AO DIA DO SURDO - SETEMBRO AZUL. 2015. (Outra).

9.
I SEMINÁRIO COMEMORATIVO AO DIA NACIONAL DA LEI DE LIBRAS, 13 ANOS. 2015. (Seminário).

10.
IV Seminário de Integração Científica da UEPA.O LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO DE ALUNOS SURDOS: POSICIONAMENTOS, ESTRATÉGIAS E INSTRUMENTOS DIDÁTICOS MOBILIZADOS PELO PROFESSOR. 2015. (Seminário).

11.
XIV CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC. O LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO DE ALUNOS SURDOS: POSICIONAMENTOS, ESTRATÉGIAS E INSTRUMENTOS DIDÁTICOS MOBILIZADOS PELO PROFESSOR. 2015. (Congresso).

12.
XX Semana acadêmica do Centro de Ciências Sociais e Educação.INCLUSÃO ESCOLAR E AS POLITICAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE SURDOS. 2015. (Outra).

13.
Encontro Nacional dos Estudantes de Pedaggogia. 2014. (Seminário).

14.
Formação de Promotores da Leitura. 2014. (Oficina).

15.
II Encontro Regional de Didática ePráticas de Ensino na Amazôninia. 2014. (Encontro).

16.
II Seminário Nacional Linguagens, Tecnologias e Práticas Docentes.Inclusão escolar e as politicas educcionais no ensino de surdos. 2014. (Seminário).

17.
II Seminário Nacional Linguagens, Tecnologias e Práticas Docentes.O letramento literário no ensino de surdos: posicionamentos , estratégias e instrumentos didáticos mobilizados pelo professor.. 2014. (Seminário).

18.
I Seminário Internacional de Políticas Puúblicas Educacionai, Cultura e Formação de Professores.Inclusão escolar e as politicas educcionais no ensino de surdos. 2014. (Seminário).

19.
XII Seminário Nacional dePoliticas Educacionais e Curriculo.Inclusão escolar e as politicas educcionais no ensino de surdos. 2014. (Seminário).

20.
XIX Semana Acadêmica do Centro de Ciências Sociais e Educação. 2014. (Outra).

21.
I Colóquio de Estudos Bakhtinianos do GELPEA. 2013. (Outra).

22.
I Encontro Amazônico de Educação Especial. 2013. (Encontro).

23.
II Colóquio de Estética. 2013. (Outra).

24.
III Encontro de Educação Inclusiva e Diversidade. 2013. (Encontro).

25.
I Simpósio de Literatura Infanto-Juvenil e Formação do Leitor na Amazôinia. 2013. (Simpósio).

26.
XIV Encontro Regional dos Estudantes de Letras. 2013. (Encontro).

27.
X Jornada Paulo Freire. 2013. (Outra).

28.
XVIII Semana Acadêmica do Centro de Ciências Sociais e da Educação. 2013. (Outra).

29.
Feira Vocacional da Universidade do Estado do Pará. Feira Vocacional. 2012. (Feira).

30.
II Semana Acadêmica dos estudantes de Letras - SAEL. 2012. (Outra).

31.
I Seminário de Estudos sobre Currículo e Formação de professores na Perspectiva da inclusão. 2012. (Seminário).

32.
I Seminário linguagens , Tecnologias e Praticas Docentes. 2012. (Seminário).

33.
XVII Semana Acadêmica do Centro de Ciências Sociais e da Educação. 2012. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
José Anchieta bentes ; Isabel Cristina França dos S. Rodrigues ; PONTES, K. M. . II Colóquio de Estudos Bakhtinianos ?Manifestações de rua, cultura e sala de aula?. 2015. (Outro).

2.
BENTES, R. N. S. ; PONTES, K. M. . I Jornada " Setembro Azul". 2014. (Outro).

3.
Arthur Ribeiro ; PONTES, K. M. . III Semana Acadêmica dos Estudantes de Letras - III SAEL. 2013. (Outro).

4.
José Anchieta bentes ; ALMEIDA, P. S. ; PONTES, K. M. . I Colóquio de estudos Bakhtinianos do GELPEA. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 13:17:01