Beatriz Carrascosa von Glehn Schwenck

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3447956692524431
  • Última atualização do currículo em 21/08/2018


Mestra em Sociologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (2018). Formada em Ciências Sociais com ênfase em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (2016). Integra o Núcleo de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária da Universidade Federal de São Carlos (NuMI-EcoSol/UFSCar) desde 2012. Atuou como assessora técnica no projeto "Promoção de Ações Integradas de Economia Solidária para o Desenvolvimento Local visando a superação da extrema pobreza no município de São Carlos-SP?, do Departamento de Apoio à Economia Solidária da Prefeitura Municipal de São Carlos; e no projeto de extensão "Desenvolvimento Territorial do Jd. Gonzaga e entorno-São Carlos-SP, mediante o fortalecimento da rede de Empreendimentos Econômicos Solidários, a consolidação do Banco Comunitário Nascente e a melhoria do acesso a direitos de cidadania.?. Atualmente é pesquisadora no projeto ?Economia Feminista e Solidária: ações para o fortalecimento da autonomia econômica das mulheres?, do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos. São temas de interesse economia solidária, economia feminista, trabalho, divisão sexual do trabalho, políticas públicas de economia solidária. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Beatriz Carrascosa von Glehn Schwenck
Nome em citações bibliográficas
SCHWENCK, B. C. V. G.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Sociologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: As trabalhadoras do Banco Comunitário de Desenvolvimento Nascente: reflexões sobre políticas públicas de economia solidária, incubação universitária e a autonomia das mulheres.,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Fábio José Bechara Sanchez.
Palavras-chave: Economia Solidária; Bancos Comunitários de Desenvolvimento; Economia Feminista; gestão da pobreza.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Economia Solidária.
2012 - 2016
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Jardim Gonzaga: pobreza e desigualdade na Capital Nacional da Tecnologia.
Orientador: Fábio José Bechara Sanchez.




Formação Complementar


2014 - 2014
Espanõl en la UFSCar. (Carga horária: 112h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2013 - 2013
Dois olhares para a relação Estado-sociedade. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista
Outras informações
Bolsista de Iniciação científica pela CNPq no período 2014-2016 com o projeto: Jardim Gonzaga: pobreza e desigualdade na Capital Nacional da Tecnologia, sob orientação do Prof. Dr. Fábio José Bechara Sanchez

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista-estagiária, Carga horária: 12
Outras informações
Estágio no Núcleo Multidisciplinar e Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária (NuMI-EcoSol) da Universidade Federal de São Carlos, atuando na área de Finanças Solidárias no âmbito do projeto de extensão ?Desenvolvimento Territorial do Jd. Gonzaga e entorno-São Carlos-SP, mediante o fortalecimento da rede de Empreendimentos Econômicos Solidários, a consolidação do Banco Comunitário Nascente e a melhoria do acesso a direitos de cidadania.?


Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estágio de intercâmbio, Enquadramento Funcional: Estágio de Intercâmbio
Outras informações
Estágio de Intercâmbio realizado no Núcleo Interdisciplinar de Tecnologias Sociais e Economia Solidária (TECSOL) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), acompanhando as atividades e projetos desenvolvidos pelo Programa de Extensão Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Econômicos Solidários, no período de 26 a 31 de outubro de 2014.


Nucleo Multid. Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em EcoSol, NUMIECOSOL, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Colaboradorador, Enquadramento Funcional: Assessora técnica, Carga horária: 30
Outras informações
Assessoria técnica para o desenvolvimento de abordagens que contribuam para o desenvolvimento humano e social das/os trabalhadoras/es atendidas/os no âmbito do projeto ?Promoção de Ações Integradas de Economia Solidária para o Desenvolvimento Local visando a superação da extrema pobreza no município de São Carlos-SP?, do Departamento de Apoio à Economia Solidária da Prefeitura Municipal de São Carlos, contemplando questões referentes às relações de gênero, raça, geração, nível de escolaridade, buscando contribuir para a diminuição das desigualdades e para a garantia de direitos



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Economia Feminista e Solidária: ações para o fortalecimento da autonomia econômica das mulheres
Descrição: Este projeto irá promover a assessoria, capacitação e fomento à empreendimentos de economia solidária constituído por mulheres com base em metodologia participativa e feminista, beneficiando diretamente 900 mulheres e 60 EES no estado de São Paulo. Para tanto, entre as atividades do projeto estão a assessoria técnica permamente aos grupos, cursos e oficinas de formação e capacitação para as mulheres, ações de fomento e estratégias para melhoria da produção, comercialização e gestão dos EES, sistematização e difusão da metodologia utilizada e dos resultados das ações..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Beatriz Carrascosa von Glehn Schwenck - Integrante / Fabio Jose Bechara Sanchez - Coordenador / Fernanda Cristina Mello - Integrante / Milena de Lima e Silva - Integrante / Isabelle Hillenkamp - Integrante.
2016 - 2017
Projeto Promoção de Ações Municipais Integradas de Economia Solidária para o Desenvolvimento Local visando a superação da extrema pobreza no município de São Carlos
Descrição: A pesquisa consistia em investigar sobre o tema das políticas públicas de Economia Solidária; capacitação dos atores dos empreendimentos de economia solidária; estudos de viabilidade econômica dos empreendimentos de economia solidária; análise e desenvolvimento de projetos em economia solidária..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Beatriz Carrascosa von Glehn Schwenck - Coordenador / Ednalva Felix das Neves - Integrante / Wagner de Souza Leite Molina - Integrante / Anna Carolina Santanna da Silva - Integrante.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Revista Florestan - Revista da Graduação em Ciências Sociais da UFSCar


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Economia Solidária.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NEVES, E. F. ; SCHWENCK, B. C. V. G. . A incubação de um empreendimento econômico solidário no distrito rural de Santa Eudóxia, em São Carlos-SP: caminhos para uma economia solidária inclusiva e feminista. In: XIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL PROCOAS, 2017, São Paulo. Autogestão, cooperativismo e economia social e solidária: experiências latino americanas, 2017.

2.
SCHWENCK, B. C. V. G.; NEVES, E. F. . As mulheres e a economia solidária: a incubação de um empreendimento econômico solidário no distrito rural de Santa Eudóxia/São Carlos/SP. In: VI Conferência Internacional de Pesquisa sobre Economia Social e Solidária - CIRIEC, 2017, Manaus. VI Conferência Internacional de Pesquisa sobre Economia Social e Solidária - CIRIEC, 2017.

3.
OLIVEIRA FILHO, M. A. M. B. ; SCHWENCK, B. C. V. G. ; GARBUIO, B. I. ; SILVA, P. H. ; ALMEIDA, M. F. . Políticas Públicas e a constituição do movimento de economia solidária: uma análise sobre o caso de São Carlos-SP. In: XIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL PROCOAS, 2017, São Paulo. Autogestão, cooperativismo e economia social e solidária: experiências latino americanas, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
SCHWENCK, B. C. V. G.; SANCHEZ, F. J. B. . Jardim Gonzaga: pobreza e desigualdade na Capital Nacional da Tecnologia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SCHWENCK, B. C. V. G.. Jardim Gonzaga - de dentro e de fora: sobre o estigma e o estrangeirismo nas relações entre o centro e a periferia.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Economia solidária e autonomia dos sujeitos: análises a partir da crítica conceitual de economia. 2017. (Encontro).

2.
I Seminário Estadual de Economia Solidária: Balanço, Perspectivas e Desafios para as Políticas de Fomento à Economia Solidária no Estado de São Paulo. 2017. (Seminário).

3.
V Seminário Internacional do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar. 2015. (Seminário).

4.
Debate Público - Resistência e Violência: da repressão armada à repressão do agronegócio. 2014. (Outra).

5.
XII Semana de Ciências Sociais da UFSCar. 2014. (Seminário).

6.
II Seminário de Antropologia da UFSCar. 2013. (Seminário).

7.
IV Seminário Internacional do Programa de Pós Graduação em Sociologia da UFSCar. 2013. (Seminário).

8.
XI Semana de Ciências Sociais da UFSCar.Jardim Gonzaga - de dentro e de fora. 2013. (Seminário).

9.
III Seminário do Programa de Pós-graduação em sociologia da UFSCar UF. 2012. (Seminário).

10.
I Seminário de antropologia da UFSCar. 2012. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/02/2019 às 4:18:31