Ricardo Regis de Almeida

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6018975801393976
  • Última atualização do currículo em 13/11/2018


Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (2017) e licenciado em Letras - Português/Inglês e suas respectivas Literaturas (2014) pela mesma instituição. Membro da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e do grupo de pesquisa TDELE - Tecnologias Digitais e Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras. Interessa-se pelas áreas de formação de professores de línguas estrangeiras/adicionais, educação linguística crítica e linguística aplicada crítica. Atualmente, ocupa o cargo de coordenador pedagógico na escola de línguas Cultura Inglesa e de professor de inglês e português no Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de Goiás - câmpus Anápolis. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ricardo Regis de Almeida
Nome em citações bibliográficas
ALMEIDA, R. R.

Endereço


Endereço Profissional
Cultura Inglesa, Anápolis.
Avenida São Francisco de Assis - até 498/499
Jundiaí
75110810 - Anápolis, GO - Brasil
Telefone: (62) 39430095


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias.
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Título: Educação Linguística Crítica de Aprendizes de Inglês: problematizações e desestabilizações,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Barbra do Rosário Sabota Silva.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás, FAPEG/GO, Brasil.
Palavras-chave: Educação Linguística Crítica; Aprendizes de inglês; Curso de extensão.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2011 - 2014
Graduação em Letras - Português e Inglês.
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Título: A representação da homossexualidade sob a ótica da doutrina oficial da Igreja Presbiteriana do Brasil: uma análise de discurso crítica do Manifesto Presbiteriano.
Orientador: Ariovaldo Lopes Pereira.
2008 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual Antensina Santana, CEAS, Brasil.




Formação Complementar


2014
Extensão universitária em Empoderamento teórico do professor de línguas. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2017 - 2017
Reexamining criticality: from theoretical perspectives. (Carga horária: 3h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2012 - 2012
Escrita em Língua Inglesa - Writing & Genres. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de inglês e português, Carga horária: 40


Cultura Inglesa, CI, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 20


Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 6
Outras informações
Professor no Centro de Idiomas da Universidade Estadual de Goiás. Níveis: Básico I e Básico II.


Centro Universitário Universus Veritas, UNIVERITAS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Comunicação e Expressão, Carga horária: 4
Outras informações
Leciono a disciplina de Comunicação e Expressão para o primeiro período do curso de Administração.


MINDS ENGLISH SCHOOL (GO), MINDS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: INSTRUTOR DE LÍNGUA INGLESA, Carga horária: 24


Stars Idiomas, SI, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 4



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Tecnologias Digitais e o Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras (TDELE)
Descrição: Conviver em uma sociedade densamente semiotizada requer cidadãos hábeis para entender a composição e interpretação dos textos (ROJO, 2015). Para além da compreensão, é importante conseguir fazer sentido e entender-se parte ativa dessa sociedade. Neste sentido, o projeto que ora se apresenta visa favorecer a colaboração de pesquisadores na compreensão do potencial das tecnologias digitais para o processo de ensino-aprendizagem de línguas. Dentre os interesses de pesquisa, incluem-se: recursos tecnológicos, sobretudo os gratuitos, tais como aplicativos ferramentas, e cursos disponíveis online ou para download; atividades de ensino e aprendizagem que envolvam o uso de TDIC; formação de professores para lidar com as TDIC e ações formativas que se dê por meios digitais (híbridos ou à distância)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ricardo Regis de Almeida - Integrante / Sanderson Mendanha Peixoto - Integrante / Dllubia Santclair Matias - Integrante / Mary Soares de Almeida Reis - Integrante / Barbra Sabota - Coordenador.


Projetos de extensão


2015 - 2015
Speak up write down! critical speaking and writing
Descrição: Este projeto pretende oportunizar o debate e a prática de escrita, em inglês, de temas críticos que sejam relevantes para os participantes e que emerjam de suas sugestões durante o curso de 60 horas ofertado no segundo semestre de 2015..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ricardo Regis de Almeida - Integrante / Barbra Sabota - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do discurso.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Exame de suficiência em leitura em língua inglesa, Centro de Avaliação de Suficiência em Língua Estrangeira (CASLE), Faculdade de Letras da UFG.
2018
Exame de suficiência em leitura em língua espanhola, Centro de Avaliação de Suficiência em Língua Estrangeira (CASLE), Faculdade de Letras da UFG.
2017
Honra ao mérito acadêmico, Universidade Estadual de Goiás.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTCLAIR, Dllubia2017SANTCLAIR, Dllubia ; SABOTA, Barbra ; ALMEIDA, R. R. . Formação de professores, língua e cultura: a competência intercultural para o ensino de LE no curso de letras. Revista intercâmbio, v. XXXIV, p. 17-33, 2017.

2.
ALMEIDA, R. R.2016ALMEIDA, R. R.; CURADO, M.E. ; SABOTA, Barbra . A língua[gem] como proposta de mudança epistemológica e metodológica na LA contemporânea. Educere et Educare (Impresso), v. II, p. 85-97, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
ALMEIDA, R. R.. Rompendo barreiras e fronteiras no processo de aprendizagem de língua inglesa: leituras sobre cultura e preconceito presentes na animação Mary and Max. In: Barbra Sabota; Viviane Pires Viana Silvestre. (Org.). Pesquisa-ação & formação : convergências no estágio supervisionado de língua inglesa. 1ed.Anápolis: Editora UEG, 2017, v. 1, p. 1-218.

2.
REIS, Mary S. de Almeida ; SABOTA, Barbra ; SANTCLAIR, Dllubia ; ALMEIDA, R. R. . Ensino de línguas e a mediação para o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC): contribuições para o debate sobre a formação universitária de professores de inglês. In: Sandra Regina Gardacho Pietrobon; Damaris Beraldi Godoy Leite. (Org.). Coletânea Nacional sobre Formação Docente. 1ed.Curitiba: Atena, 2016, v. , p. 94-105.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, R. R.; PEREIRA, A. L. . A representação da homossexualidade sob a ótica da doutrina oficial da igreja presbiteriana do Brasil: uma análise de discurso crítica presente no manifesto presbiteriano. In: XI Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2016, Campo Grande. ANAIS DO XI CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGUÍSTICA APLICADA, 2016. p. 105-120.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, R. R.; REIS, Mary S. de Almeida ; MATIAS, Dllubia Santclair . Problematizando textos com dinâmicas de grupo: experiências com a transdisciplinaridade em uma aula de pós-graduação stricto sensu. In: XII Congresso Nacional de Educação, 2015, Curitiba. Anais do XII Congresso Nacional de Educação, 2015. p. 8594-8604.

2.
REIS, Mary S. de Almeida ; ALMEIDA, R. R. ; SANTCLAIR, Dllubia . Ensino de Línguas e a Mediação para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC): Uma Pesquisa Colaborativa na Formação Universitária de Professores de Inglês. In: XII Congresso Nacional da Educação, 2015, Curitiba. Anais do XII Congresso Nacional de Educação, 2015. p. 18865-18872.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, R. R.. 'Não é para preencher as lacunas, teacher?' - reflexões críticas sobre a influência da música na vida de aprendizes de LE/inglês. In: XV Colóquio Nacional de Letras XVII Colóquio de pesquisa e extensão, 2016, Goiânia. Caderno de resumos do XV Colóquio Nacional de Letras XVII Colóquio de pesquisa e extensão, 2016. p. 47-47.

2.
ALMEIDA, R. R.. A utilização de vodcasts na aprendizagem de língua estrangeira/inglês: as TDIC como ferramentas facilitadoras do processo de autonomia de aprendentes de línguas. In: XV semana acadêmica do curso de Letras UEG câmpus Itapuranga, 2015, Itapuranga. XV semana acadêmica do curso de Letras UEG - campus Itapuranga, 2015. p. 33-33.

3.
ALMEIDA, R. R.. 'O que o Inglês representa na sua vida?' - As narrativas de alun@s como possibilidade metodológica para a investigação das crenças no contexto de aprendizagem de LE. In: International Congress of Critical Applied Linguistics, 2015, Brasília. Caderno de resumos do International Congress of Critical Applied Linguistics, 2015. p. 56-57.

4.
SABOTA, Barbra ; SILVA, H. E. ; ALMEIDA, R. R. . Oportunidades de favorecimento da aprendizagem autônoma de inglês como língua estrangeira por meio de vodcasts. In: III Colóquio Nacional de Letras, 2015, Goiânia. Caderno de Resumos do III Colóquio Nacional de Letras, 2015. p. 48-49.

5.
SANTCLAIR, Dllubia ; ALMEIDA, R. R. ; SABOTA, Barbra . Formação de professores, língua e cultura: um olhar sobre a competência intercultural no ensino de língua inglesa em um curso de letras. In: 20° intercâmbio de pesquisas em Linguística Aplicada, 2015. Caderno de resumos: as múltiplas faces da linguagem, 2015. p. 165-166.

6.
ALMEIDA, R. R.; SILVA, A. R. R. ; COSTA, E. G. B. . Formação crítica de leitores a partir da interpretação de contos e crônicas. In: Seminário de Licenciaturas do câmpus de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas, 2014, Anápolis. Anais do seminário de licenciaturas do câmpus de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas. Goiânia: Asa editora gráfica, 2014. v. I. p. 49-49.

7.
ALMEIDA, R. R.; SILVA, H. E. . A utilização de vídeos no processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. In: Seminário de Licenciaturas do câmpus de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas, 2014, Anápolis. Anais do seminário de licenciaturas do câmpus de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas. Goiânia: Asa editora gráfica, 2014. v. 1. p. 116-116.

Apresentações de Trabalho
1.
ALMEIDA, R. R.; SABOTA, Barbra . Falar de selfie também é falar de raça, gênero e sexualidade: problematizações feitas por participantes de um curso de extensão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SABOTA, Barbra ; ALMEIDA, R. R. . Educação Linguística Crítica de Aprendizes de Inglês: interfaces e desafios. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ALMEIDA, R. R.. Educação Linguística Crítica de Aprendizes de Inglês: problematizações e desestabilizações. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ALMEIDA, R. R.. 'Não é pra preencher as lacunas, teacher?' - Reflexões críticas sobre a influência da música na vida de aprendizes de LE/inglês. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SABOTA, Barbra ; ALMEIDA, R. R. ; SILVA, H. E. . Sobre o que vamos falar hoje?! Educação Linguística em LE e a escolha de temas para debates em aulas de inglês. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ALMEIDA, R. R.; SILVA, P. I. . Educação, Diversidade e Diferença: Crítica, Ensino e Vivências (mesa redonda. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
ALMEIDA, R. R.. Oportunidades de favorecimento da aprendizagem autônoma de Inglês como língua estrangeira por meio de vodcasts. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ALMEIDA, R. R.; PEIXOTO, Sanderson Mendanha ; REIS, Mary S. de Almeida ; MATIAS, Dllubia Santclair . Mesa redonda: A utilização de vodcasts na aprendizagem de língua estrangeira/inglês: as TDIC como ferramentas facilitadoras do processo de autonomia de aprendentes de línguas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
ALMEIDA, R. R.. A Representação da Homossexualidade sob a Ótica da Doutrina da Igreja Presbiteriana do Brasil: Uma Análise de Discurso Crítica do Manifesto Presbiteriano. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ALMEIDA, R. R.. Uma Experiência com o Ensino Crítico de Línguas Estrangeiras/Inglês: Relembrando as Lutas de Martin Luther King Jr. Pelos Direitos Civis e Problematizando Relações de Preconceito em Sala de Aula. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
ALMEIDA, R. R.. Ensino Crítico de Línguas Estrangeiras/Inglês: Reflexões de aprendizes de LE sobre práticas discriminatórias na sala de aula. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
ALMEIDA, R. R.. ?O QUE O INGLÊS REPRESENTA NA SUA VIDA?? ? AS NARRATIVAS DE ALUN@S COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA A INVESTIGAÇÃO DAS CRENÇAS NO CONTEXTO DE APRENDIZAGEM DE LE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ALMEIDA, R. R.; MATIAS, Dllubia Santclair ; REIS, Mary S. de Almeida . Problematizando textos com dinâmicas de grupo: experiências com a transdisciplinaridade em uma aula de pós-graduação stricto sensu. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
REIS, Mary S. de Almeida ; ALMEIDA, R. R. ; MATIAS, Dllubia Santclair . ENSINO DE LÍNGUAS E A MEDIAÇÃO PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC): UMA PESQUISA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE PROFESSORES DE INGLÊS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
SANTCLAIR, Dllubia ; SABOTA, Barbra ; ALMEIDA, R. R. . Formação de professores, língua e cultura: Um olhar sobre a competência intercultural no ensino de língua inglesa em um curso de Letras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ALMEIDA, R. R.; SILVA, A. R. R. ; COSTA, E. G. B. . Formação crítica de leitores a partir da interpretação de contos e crônicas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ALMEIDA, R. R.; BUENO, C. H. C. ; SILVA, H. E. ; CARVALHO, M. E. . Oportunidade de prática de Língua Inglesa por meio de jogos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
ALMEIDA, R. R.. Centro de Idiomas UEG (UNUCSEH): Formação de Professores de Língua Estrangeira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
SABOTA, Barbra ; SILVA, H. E. ; MARQUES, G. R. ; SQUINCA, J. P. ; ALMEIDA, R. R. . Ensino de inglês e letramento digital: propostas de atividades práticas problematizadoras para o ensino-aprendizagem de LA. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SABOTA, Barbra ; REIS, Mary S. de Almeida ; SANTCLAIR, Dllubia ; SILVA, H. E. ; ALMEIDA, R. R. . Letramento crítico e interculturalidade no processo de ensino-aprendizagem de inglês. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SILVA, P. I. ; ALMEIDA, R. R. . Não fique em silêncio! Por uma educação crítica e anti-hegemônica. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Colóquio Nacional de Letras."Não é pra preencher as lacunas, teacher?" - Reflexões críticas sobre a influência da música na vida de aprendizes de LE/inglês. 2016. (Outra).

2.
I Colóquio de Linguagem e Práticas Sociais. 2015. (Outra).

3.
III Colóquio nacional de Letras e XVI Colóquio de pesquisa e extensão da faculdade de Letras da UFG U. 2015. (Outra).

4.
III Seminário de Educação, Linguagem e Tecnologias.ENSINO CRÍTICO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS/INGLÊS: REFLEXÕES DE APRENDIZES DE LE SOBRE PRÁTICAS DISCRIMINATÓRIAS NA SALA DE AULA. 2015. (Seminário).

5.
International Congress of Critical Applied Linguistics. ?O QUE O INGLÊS REPRESENTA NA SUA VIDA?? ? AS NARRATIVAS DE ALUN@S COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA A INVESTIGAÇÃO DAS CRENÇAS NO CONTEXTO DE APRENDIZAGEM DE LE. 2015. (Congresso).

6.
Seminário de Pesquisa, Pós-graduação, Ensino e Extensão do CCSEH.UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO CRÍTICO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS/INGLÊS: RELEMBRANDO AS LUTAS DE MARTIN LUTHER KING JR. PELOS DIREITOS CIVIS E PROBLEMATIZANDO RELAÇÕES DE PRECONCEITO EM SALA DE AULA. 2015. (Seminário).

7.
XI Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. 2015. (Congresso).

8.
XII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE. Problematizando textos com dinâmicas de grupo: experiências com a transdisciplinaridade em uma aula de pós-graduação stricto sensu. 2015. (Congresso).

9.
ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE LETRAS.OPORTUNIDADE DE PRÁTICA DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DE JOGOS. 2014. (Oficina).

10.
ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE LETRAS. 2014. (Encontro).

11.
Seminário de Licenciaturas do Câmpus de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas. 2014. (Seminário).

12.
ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE LETRAS.Literatura Inglesa. 2013. (Oficina).

13.
ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE LETRAS. 2013. (Encontro).

14.
XI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2013. (Seminário).

15.
XI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.CENTRO DE IDIOMAS UEG (UNUCSEH): FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2013. (Seminário).

16.
ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE LETRAS. 2011. (Encontro).

17.
SEMINÁRIO DE LITERATURA UNIVERSAL - VOZES FEMININAS. 2011. (Seminário).



Outras informações relevantes


Classificado em terceiro lugar no concurso público do Instituto Federal Goiano (2017) para ministrar as disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 17:05:00