Mario Alejandro Del Solar Moraga

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5537403367635658
  • Última atualização do currículo em 18/07/2016


Possui graduação em Licenciatura y Pedagogía en Educación Musical - Universidad Metroplitana de Ciencias de la Educación (2008). Atualmente é math trainer - Pre-vestibular Matemático Mauro Quintana, músico - Dúo Tritonus, colaborador - Cursinho Pré-Vestibular do Núcleo de Consciência Negra, professor educação musical - Sociedad Hispano-Brasileira e colaborador curricular - Cursinho Popular Mafalda. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, musica medieval, musica, matemática-musical e gaita galega. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mario Alejandro Del Solar Moraga
Nome em citações bibliográficas
MORAGA, M. A. S.


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Graduação em Licenciatura y Pedagogía en Educación Musical.
Universidad Metroplitana de Ciencias de la Educación, UMCE, Chile.
Título: O monocorde na aula.
Orientador: Luis Brahim Navarrete.
1985 - 1990
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Nacional José Miguel Carrera, IN, Chile.




Formação Complementar


2012 - 2012
PSU Matemática: Estructura y elaboración de ítemes. (Carga horária: 120h).
Universidad de Chile, UC, Chile.
2009 - 2009
Asesoría Técnica en Matemática Ensenanza Básica. (Carga horária: 250h).
Universidad de Santiago de Chile, USACH, Chile.
1995 - 1995
Edificación. (Carga horária: 720h).
Instituto de Formación y Capacitación Popular, INFOCAP, Chile.
1994 - 1994
Gasfitería. (Carga horária: 720h).
Universidad de Santiago de Chile, USACH, Chile.


Atuação Profissional



Cursinho Popular Mafalda, CPM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Colaborador Curricular, Carga horária: 12
Outras informações
O Cursinho Popular Mafalda é uma instituição autônoma de ensino orientada à preparação de testes pré-vestibulares pela população pobre da zona leste de São Paulo. Agora eu estou agindo como assessor para a melhora da performance de aula dos professores que pertencem ao Cursinho.


Sociedad Hispano-Brasileira, SHB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Educação Musical, Carga horária: 6
Outras informações
Estou fazendo aulas de leitura musical para o conjunto de gaiteiros galegos da sociedade.


Cursinho Pré-Vestibular do Núcleo de Consciência Negra, NCN, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 8
Outras informações
O Cursinho Pré-vestibular do Núcleo de Consciência Negra é uma instituição educativa orientada à preparação dos alunos pobres e pretos para os testes pré-vestibulares. Eu estou fazendo de colaborador para a melhora das ações de ensino.


Escuela República Dominicana, ERP, Chile.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática Ensino Fundamental, Carga horária: 12
Outras informações
Professor de matemática da escola autogestionada pela comunidade da Villa Ohiggins de Santiago do Chile. Ali me desempenhei como professor de matemática para os sétimo e oitavo grau do ensino fundamental. Trata-se de uma experiência pioneira no modo de gestão de escolas populares sem o apoio do estado.


Casa Azul, CA, Chile.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Asesor técnico pedagógico en matemática, Carga horária: 16
Outras informações
A Casa Azul é uma instituição de ensino voltada para a educação popular em contextos de pobreza. Na escola realizei capacitações ao professorado utilizando a metodologia de Capacitação In Situ, acompanhando dentro da sala de classes o processo de melhora. Os temas foram apoio as planificações de aula, os momentos da aula, estrategias alternativas de ensino.


Colegio Carol de Cracovia, CCC, Chile.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Asesor técnico pedagógico en matemática, Carga horária: 14
Outras informações
O colégio Carol de Cracovia é uma instituição particular de ensino em contextos de pobreza. Lá fiz trabalho de assessoramento e consultoria em educação matemática. Se misturó capacitação in situ com apoio direito ao aluno. O assessoramento incluiu níveis do ensino fundamental completo.


Crecer Educa, CE, Chile.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor de Sistemas de Avaliação em Mat, Carga horária: 10
Outras informações
Crecer Educa é uma institução de assessoramento e consultoria que aposta pela Integração curricular entre conteúdos curriculares e meio ambiente. Criação de materiais didáticos para o ensino de matemática.


Preuniversitario de Estudiantes de la Facultad de Medicina de la Universida, PREUMED, Chile.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Assessor, Carga horária: 12
Outras informações
Assessor técnico pedagógico Projeto de Pesquisa ?Asesoramiento integral para disminuir la deserción en preuniversitario de Estudiantes medicina Universidad de Chile?. O projeto tentou identificar as práticas do ensino dos professores do pré-vestibular PREUMED, criado e administrado pelos estudantes da faculdade de medicina da Universidade do Chile.


Universidad de Chile, UC, Chile.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Consultor em Inovação Curricular Matemática, Carga horária: 8
Outras informações
Eu fiz aulas para professores do ensino fundamental e médio em estratégias gerais de melhora da motivação ao aprendizado.

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Asesor en perfeccionamiento docente para prof, Carga horária: 8
Outras informações
Capacitação a professores em inovação educativa. Utilização de materiais didáticos e metáforas matemáticas para o ensino básico e médio.

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor diplomado Gestão Educativa, Carga horária: 2
Outras informações
Eu fiz aulas sobre métodos e estratégias educativas para professores do Chile.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordinador terreno y Asesor, Carga horária: 11
Outras informações
Eu fiz de assessor em curriculum e gestão administrativa num projeto oficial do governo chileno chamado Liceos Prioritarios. A ideia era elevar os níveis da aprendizagem através da coesão do aparato diretivo das instituições e do apoio em inovação para o ensino. Fundamentalmente a escola adotou o Xadrez como atividade central para a melhora dos conhecimentos matemáticos.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador Programa de Ciencias, Carga horária: 4
Outras informações
Propuesta metodológica Ciencias para ninos foi um projeto muito ambicioso de educação em ciências exatas e humanas para crianças do ensino fundamental das escolas públicas do Chile.

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordinador, Carga horária: 12
Outras informações
Coordinador de proyecto de creación de software de unión entre imagen y sonido. O projeto aponta à união entre diferentes sentidos para insumo nas pesquisas da melhora de pessoas com problemas de aprendizagem.


Universidad de Santiago de Chile, USACH, Chile.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Asesor en terreno en matemáticas, Carga horária: 20
Outras informações
Asesor educativo para el perfeccionamiento docente de profesores municipales.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 8
Outras informações
Professor de matemática no Talher de Melhoramento educativo, dirigido a estudantes do ensino médio.


Ilustre Municipalidad de El Bosque, IMEB, Chile.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente Matemática, Carga horária: 12
Outras informações
A prefeitura de El Bosque é um setor popular do Santiago do Chile. Alá fiz de assessor e consultor para dois escolas municipais, capacitando aos professores do ensino fundamental para a melhora do desempenho em testes estandardizados.


Colegio Clínica Dávila, CCD, Chile.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Educação Musical, Carga horária: 14
Outras informações
Professor na escola do Hospital para meninos e crianças com doentias fortes ou terminales.


Pontificia Universidad Católica de Chile, PUC/CHILE, Chile.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Evaluador de desempeno Docente, Carga horária: 44
Outras informações
Eu participei no processo de avaliação oficial dos portfólios dos professores do ensino público do Chile. Tive que qualificar o desempenho em vídeo avaliando os momentos da aula, uso de materiais didáticos, ambiente de aula, uso do tempo, etc.


Pre-vestibular Matemático Mauro Quintana, PMQ, Chile.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Math Trainer, Carga horária: 24
Outras informações
Eu fiz ensino de matemáticas para o teste pré-vestibular PSU que é a prova necessária para o ingresso às universidades do Chile.


Dúo Tritonus, DT, Chile.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Músico, Carga horária: 8
Outras informações
O duo Tritonus é um conjunto de Música Medieval que faz tours pelos colégios e escolas ensinando o período medieval através da sua música e seus contos.


Proyectos Acústicos, PROAC, Chile.
Vínculo institucional

1997 - 2001
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Asesor en terreno para mediciones de ruido, Carga horária: 24
Outras informações
Eu fiz trabalho de medições acústicas para o cuidado do meio ambiente.


Villa Jaime Eyzaguirre, VJE, Chile.
Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 6
Outras informações
Eu fiz alfabetização em matemáticas para pessoas duma favela de Santiago do Chile.


Universidad Metroplitana de Ciencias de la Educación, UMCE, Chile.
Vínculo institucional

1991 - 1994
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Músico de Calenda Maia, Carga horária: 18
Outras informações
Músico del conjunto de música y teatro medieval Calenda Maia.



Projetos de pesquisa


2009 - 2009
Propuesta Metodológica de Tus Competencias en Ciencias para primer ciclo básico para el Programa Explora de CONICYT
Descrição: Desenvolvimento das unidades de Psicologia Módulo segundo ano básico Proyecto Explora..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (7) .

Integrantes: Mario Alejandro Del Solar Moraga - Coordenador / Roberto Araya Schulz - Integrante / Paulina Castro Torres - Integrante.
Financiador(es): Comisión Nacional de Investigacion Científica y Tecnológica - Remuneração.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
MORAGA, M. A. S.. O ensino de matemática no contexto da Educação Popular. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MORAGA, M. A. S.. ?Quem somos e o que produzimos em educação matemática?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MORAGA, M. A. S.. Exposição Malbatemática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
MORAGA, J. F. S. ; SCHONEWEG, C. B. . Proyecto Color-Sonido. 2000.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MORAGA, M. A. S.; ORREGO, A. . Equipo de Liceos Prioritarios USACH-MINEDUC retoma trabajo en Punta Arenas. 2010. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
MORAGA, M. A. S.; ORREGO, A. . Equipo de Liceos Prioritarios USACH-MINEDUC retoma trabajo en Punta Arenas. 2010. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
MORAGA, M. A. S.; ORREGO, A. ; TORRES, P. C. . Asesoramiento a profesores para la mejora de los aprendizajes en matemáticas. 2010. .

2.
MORAGA, M. A. S.; ORREGO, A. ; PIZARRO, K. . Utilização de narrações para comprenção de conceitos geométricos.. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Integração entre Matemática e Espanhol).

3.
MORAGA, M. A. S.. Guía de aprendizagem de Ecuações de Primer e segundo Grau com material manipulável.. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Criação de material para autodidactismo).

4.
MORAGA, M. A. S.; TORRES, P. C. . Construção e utilização dum Monocordio Medieval para la melhora das aprendizagens em Matemática. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Atividade matemático-musical).


Produção artística/cultural
Música
1.
MORAGA, M. A. S.; BARAHONA, P. T. . Fotografías. 2011. Registro Fonográfico.

2.
MORAGA, M. A. S.; MADARIAGA, B. S. . Iter Sodalis. 2006. Registro Fonográfico.

3.
MORAGA, M. A. S.; MATAMALA, J. ; FUENTES, I. . Calenda Maia, música y teatro medieval. 1995. Registro Fonográfico.

4.
MORAGA, M. A. S.; MATAMALA, J. ; BARAHONA, P. T. . Nada te Turbe. 1992. Registro Fonográfico.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Simpósio de Cognição e Artes Musicais. 2014. (Simpósio).

2.
II Congreso Nacional de Estudiantes de Pedagogía en Matemática. LA MATEMÁTICA MUSICAL COMO GENERADORA DE RECURSOS PARA EL APRENDIZAJE ESCOLAR. 2010. (Congresso).

3.
Primer Encuentro de Arte y Educación.LA MATEMÁTICA MUSICAL COMO GENERADORA DE RECURSOS PARA EL APRENDIZAJE ESCOLAR. 2010. (Seminário).

4.
VIII Jornadas Internacionales de Psicología Educacional. El Ajedrez en el Aula. 2008. (Congresso).

5.
V Encuentro Latinoamericano de Educación Musical. 2005. (Congresso).



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
MORAGA, J. F. S. ; SCHONEWEG, C. B. . Proyecto Color-Sonido. 2000.


Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Programa de Computador sem registro de patente
1.
MORAGA, J. F. S. ; SCHONEWEG, C. B. . Proyecto Color-Sonido. 2000.


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MORAGA, M. A. S.; ORREGO, A. . Equipo de Liceos Prioritarios USACH-MINEDUC retoma trabajo en Punta Arenas. 2010. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
MORAGA, M. A. S.; ORREGO, A. . Equipo de Liceos Prioritarios USACH-MINEDUC retoma trabajo en Punta Arenas. 2010. (Programa de rádio ou TV/Comentário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 23:21:37