Aline Harumi Sasaki

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7682166477598185
  • Última atualização do currículo em 03/04/2018


Estudante do curso de Pedagogia na Universidade Estadual de Maringá. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aline Harumi Sasaki
Nome em citações bibliográficas
SASAKI, A. H.


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Educação.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil. Orientador: Marta Sueli de Faria Sforni.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2014 - 2017
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: RELAÇÕES ENTRE PROPOSTA CURRICULAR, TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E ENSINO: UM OLHAR PARA OS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I.
Orientador: Marta Sueli de Faria Sforni.
2010 - 2013
Ensino Médio (2º grau).
COLEGIO NOBEL, CN, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2015 - 2016
Encaminhamentos para a leitura e estudo de textos em livros didáticos para os anos iniciais do ensino fundamental
Descrição: Este projeto de iniciação científica tem como objetivo analisar semelhanças entre os encaminhamentos propostos para a leitura e estudo de textos de diferentes áreas do conhecimento. Trata-se de um projeto ligado ao projeto de pesquisa institucional Propostas de organização do ensino de leitura e estudos de textos apresentadas por livros didáticos para os anos iniciais do ensino fundamental..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Aline Harumi Sasaki - Integrante / Maria Terezinha Bellanda Galuch - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Estadual de Maringá - Bolsa.


Projetos de extensão


2014 - 2015
LABORATÓRIO TEMÁTICO DE INCLUSÃO DIGITAL E DIVERSIDADE: AVALIAÇÃO, ENSINO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Aline Harumi Sasaki - Integrante / Tania dos Santos Alvarez da Silva - Coordenador / gustavo batilani - Integrante.
2014 - 2015
Revisitando histórias de escolarização: o trabalho pedagógico com os chamados problemas de aprendizagem para além dos reducionismos psicológicos
Descrição: Este projeto tem por objetivo desenvolver ações pedagógicas com os alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental que apresentam dificuldades em seu processo de escolarização. O trabalho foi realizado com grupos de crianças encaminhadas por seus respectivos professores e/ou coordenação pedagógica com o intuito de avaliar quais situações escolares produzem, mantêm ou favorecem a superação dos problemas encontrados. Acadêmicos do curso de Pedagogia e de Psicologia da UEM, sob supervisão de docente dessa universidade, atuaram na escola desenvolvendo atividades que permitiram compreender o processo de constituição da história escolar da criança e das dificuldades destacadas, como subsídio para o planejamento e a intervenção necessários. O trabalho foi realizado a partir de uma perspectiva crítica de relação entre Psicologia e Educação que não limita o entendimento sobre os problemas escolares a aspectos psicológicos. O projeto contribuiu para a formação de professores no que concerne à delimitação dos aspectos propriamente pedagógicos de sua atuação profissional. Além disso, favoreceu as relações de ensino e aprendizagem entre professores e alunos da instituição escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .

Integrantes: Aline Harumi Sasaki - Integrante / ALINE FROLLINI LUDARDELLI LARA - Coordenador.


Outros Projetos


2016 - 2018
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - Gestão Escolar
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (19) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Aline Harumi Sasaki - Coordenador / Eliana Claudia Navarro Koepsel - Integrante.
2015 - 2016
Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio à Pessoa com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais (PROPAE - UEM)
Descrição: Digitalização de materiais.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (4) .

Integrantes: Aline Harumi Sasaki - Integrante / Tania dos Santos Alvarez da Silva - Coordenador.
2015 - 2016
PROJETO UEM INCLUI
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Aline Harumi Sasaki - Coordenador / sonia shima - Integrante.
2014 - 2015
Propae - Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio à Excepcionalidade
Descrição: O Propae reúne profissionais e pesquisadores das áreas de Física, Matemática, Direito, Genética, Educação Física, Educação e Psicologia, sob a coordenação das professoras Sonia Mari Shima Barroco e Tania dos Santos Alvarez da Silva. Foi criado com a finalidade de diagnosticar, avaliar e dar atendimento específico à excepcionalidade, desenvolvendo apoio psicopedagógico, tecnologias e metodologias adequadas. Os profissionais do programa orientam os alunos de cursos de pós-graduação em nível de especialização, que desenvolvem as atividades relacionadas com as do Propae. Funciona com o apoio de diferentes órgãos e setores da UEM, sendo vinculado ao CCH. Tem como coordenadoras: Profª Drª Soni Mari Shima Barroco e Profa. Drª Tania dos Santos Alvarez da Silva (Adjunta)...
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Aline Harumi Sasaki - Coordenador / Tania dos Santos Alvarez da Silva - Integrante / sonia shima - Integrante.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Japonês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
GONÇALVES, Amanda ; SASAKI, A. H. ; MACEDO, Andressa G. de ; KOEPSEL, Eliana Claudia Navarro . Reflexões sobre a articulação entre rede de proteção à infância e escolas: uma experiência do estágio curricular supervisionado em gestão educacional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SASAKI, A. H.; SILVA, R. M. ; HARO, L. A. I. ; GONÇALVES, Amanda . O PIBID E O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA E DA GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONSELHO DE CLASSE (INSTÂNCIA DE AVALIAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO). 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SASAKI, A. H.; CRUZ, C. R. . CONTAÇÃO DE ESTÓRIAS PARA BEBÊS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SASAKI, A. H.; GALUCH, M.T.B. . ENCAMINHAMENTOS PARA LEITURA E ESTUDO DE TEXTO EM LIVROS DIDÁTICOS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SASAKI, A. H.; FACINA, M. ; LIZZE, J. ; ALINE FROLLINI . OFICINAS PEDAGÓGICAS: UM RESGATE DAS COMPETÊNCIAS DE CRIANÇAS ROTULADAS POR VISÕES ESTEREOTIPADAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
FACINA, M. ; SASAKI, A. H. ; LIZZE, J. ; ALINE FROLLINI . INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA DE MOVIMENTAÇÃO DAS RELAÇÕES ENSINO-APRENDIZAGEM CRISTALIZADAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Outras informações relevantes


Aprovada no Teste de Proficiência em Língua Inglesa, organizado e administrado pelo Departamento de Letras Modernas da Universidade Estadual de Maringá, com duração de 2 anos a partir de 02/10/2017.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 23:05:00