Miguel Antonio Ahumada Cristi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5572211146401263
  • Última atualização do currículo em 10/01/2019


Licenciado em Educação e Pedagogia pela Universidad Nacional Arturo Prat; Professor de Castelhano, Linguagem e Comunicação - Castelhano; Mestre em Filosofia pela Universidad Jesuita Alberto Hurtado, Santiago de Chile; Doutor em Educação e Sociedade pela Universitat de Barcelona, Catalunya. Em ensino fundamental e médio tem experiência como Docente, Coordenador Pedagógico e Coordenador Acadêmico. Também possui experiência em coordenação e redação de projetos políticos pedagógicos e projetos de melhoramento educativo. Nos últimos anos vem desenvolvendo trabalhos nas áreas de História e Filosofia da Educação, Direitos Humanos, Valores e Cidadania na escola, com ênfase na construção de materiais didáticos e propostas de dinâmicas pedagógicas para os sistemas pedagógicos da Fronteira Trinacional (Brasil-Paraguai-Argentina). Atou como diretor de TCCs no curso de pós-graduação Ética, Valores e Cidadania na Escola, na Universidade de São Paulo em pareceria com a UNIVESP. Atualmente é Coordenador do Centro Interdisciplinar de Letras e Artes do Instituto Latino-Americano de Artes, Cultura e História e ministra aulas de Espanhol no Ciclo Comum de Estudos, História da Educação e Filosofia da Educação nos eixos de formação pedagógica das licenciaturas, na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Paraná, Brasil. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Miguel Antonio Ahumada Cristi
Nome em citações bibliográficas
CRISTI, M. A. A.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Doutorado em Educació i Societat.
Universitat de Barcelona, UB, Espanha.
Título: Adaptación del método de Paulo Freire para la formación de adolescentes., Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Dra. Xus Martín García.
Coorientador: Dr. Josep Puig Rovira.
2009 - 2010
Mestrado em Filosofía (Línea Filosofía de la Educación).
Universidad Alberto Hurtado, UAH, Chile.
Título: El Concepto Natalidad en Hannah Arendt como una Filosofía de la Educación,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Dr. Maximiliano Figueroa.
Coorientador: Dr. Roberto Rubio.
Grande área: Ciências Humanas
2002 - 2006
Graduação em Pedagogía General, opción Castellano, Lenguaje y Comunicación.
Universidad Arturo Prat, UNAP, Chile.
2002 - 2006
Graduação em Licenciatura en Educación.
Universidad Arturo Prat, UNAP, Chile.
Título: Bases para la elaboración del Proyecto Educativo Institucional (PEI).
Orientador: Dr. Jorge Salgado Anoni / Mg. Juan Cerda Jopia.




Formação Complementar


2014
Extensão universitária em Curso de iniciação a docência universitária em ABP.
Universidade Virtual do Estado de São Paulo, UNIVESP, Brasil.
2014 - 2014
Paradigmas de Educación Moral.
Universitat de Barcelona, UB, Espanha.
2013 - 2013
Metodologías de educación para la ciudadanía.
Universitat de Barcelona, UB, Espanha.
2012 - 2012
Manejo de Grupo y Liderazgo Pedagógico.
APTUS Chile., APTUS, Chile.
2012 - 2012
Educación emocional.
Universitat de Barcelona, UB, Espanha.
2010 - 2010
Fundamentos del Proyecto Educativo Institucional.
Casa de Talleres San Vicente de Paulo, CTSP, Chile.
2010 - 2010
Gestión Escolar.
Fundación Astoreca, FA, Chile.
2009 - 2009
Metodologías para la enseñanza del castellano.
Fundación Astoreca, FA, Chile.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor e Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desde 2015 ministra aulas de Espanhol no Ciclo Comum de Estudos, História da Educação e Filosofia da Educação para o curso de Licenciatura em Filosofia. Paralelamente, desenvolve pesquisas nas áreas de Letras (variedades léxicas do espanhol em América Latina) e Educação (direitos humanos, valores e cidadania). Desde 2017 é Coordenador do Centro Interdisciplinar de Letras e Artes, organismo que tem por finalidade organizar e executar ações académico-científicas para a promoção e estruturação da interdisciplinaridade entre os cursos de Música, Cinema e Audiovisual, Letras ? Artes e Mediação Cultural (LAMC) e Letras ? Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras (LEPLE), bem como a área Letras e Linguística. O compromisso final do Colegiado é consolidar a interdisciplinaridade como meio para uma formação integral, de qualidade e interdisciplinar para os(as) estudantes.

Atividades

08/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal da Integração Latino-Americana, .

Cargo ou função
Comissão de Reformulação do PPC do Ciclo Comum de Estudos, Eixo Fundamentos de América Latina.
03/2018 - Atual
Ensino, Licenciatura em Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação
Lengua Espanhola
07/2017 - Atual
Direção e administração, Instituto Latino-Americano de Artes, Cultura e História, .

Cargo ou função
Coordenador do Centro Interdisciplinar de Letras e Artes.
08/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Latino-Americano de Artes, Cultura e História, .

07/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Superior de Ensino da UNILA, .

Cargo ou função
Membro suplente da COSUEN.
03/2015 - Atual
Ensino, Ciclo Comum de Estudos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol Básico
Espanhol Intermediário I
04/2017 - 12/2017
Extensão universitária , ILAACH, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Extensão (40 horas): Método de Paulo Freire para a formação de adolescentes..
03/2017 - 12/2017
Ensino, Licenciatura em Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação
História da Educação
Lengua Espanhola
07/2016 - 12/2017
Direção e administração, Colegiado do Ciclo Comum de Estudos, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Elaboração do Regimento Interno do Ciclo Comum de Estudos da UNILA.
03/2016 - 12/2016
Ensino, Licenciatura em Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação
Filosofia da Educação
07/2016 - 10/2016
Direção e administração, ILAACH, .

Cargo ou função
Chefia pro-témpore do Ciclo Comum de Estudos.
08/2016 - 08/2016
Direção e administração, Colegiado do Ciclo Comum de Estudos, .

Cargo ou função
Vice-Coordenador do Eixo Língua Espanhola no Ciclo Comum de Estudos.

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientador de TTC em post-graduaçã lato sensu, Carga horária: 24, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Orientou 25 TCCs no curso de especialização, lato sensu, Ética, Valores e Cidadania na Escola (EVC), na Universidade de São Paulo em parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).


Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico do Centro de Idiomas, Carga horária: 10
Outras informações
Coordenação pedagógica dedicada a metodologia de ensino e criação de material didático.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Espanhol, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrou aulas de espanhol intermediário e avançado em contextos de culturas latino-americanas.


Universidade Virtual do Estado de São Paulo, UNIVESP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mediador de cursos de licenciatura, Carga horária: 25, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Orientou a aplicação da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) nos cursos de Licenciatura em Matemáticas e Licenciatura em Química.


Colegio Catolico Madre Ana Eugenia, CCMA, Chile.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Contrato permanente, Enquadramento Funcional: Professor de Castelhano no Ensino Medio, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrou a disciplina Castellano, Lenguaje y Comunicación em primeiro e segundo ano de Ensino Médio.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Contrato permanente, Enquadramento Funcional: Coordenador de Castelhano no Ensino Medio, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Exerceu funções de coordenação na implementação e aplicação de metodologias e práticas de ensino e elaboração de material didático.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Contrato permanente, Enquadramento Funcional: Coordenador Acadêmico Ensino Fundamental II, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Exerceu funções de administração e gestão escolar (currículo e práticas pedagógicas) no segundo ciclo de ensino fundamental (quinto ao nono ano). Neste cargo, também foi criador do projeto de melhoramento educativo da disciplina Castelhano, Linguagem e Comunicação nos eixos de redação, expressão oral (pensamento crítico) e compreensão leitora.


Colegio San José de Renca, CSJR, Chile.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico da Área 'Castellano', Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Foi Coordenador Pedagógico do projeto de melhoramento educativo da disciplina ?Castellano, Lenguaje y Comunicación?, nos eixos de redação e compreensão leitora.

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. de Castelhano Ensino Fundamental I e II, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidad Arturo Prat, UNAP, Chile.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador do diplomado em Gestão Acadêmica
Outras informações
Colaborou na redação e implementação do Diplomado.

Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Membro do Teatro Expresión UNAP, Carga horária: 10
Outras informações
Em condição de estudante bolsista, cumpriu labores de ajudante de direção teatral nas áreas de iluminação, música, desenho e construção de cenários de atuação.

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista da Pro-reitoria de Extensão Cultural, Carga horária: 20
Outras informações
Em condição de estudante bolsista, cumpriu labores de mediação e organização de projetos e eventos de extensão associados a artes, música, teatro e literatura.


CAVC Idiomas FEA/USP, CAVC FEA/USP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Trabalhador autônomo, Enquadramento Funcional: Professor de Espanhol Nível I, III e III
Outras informações
Ministrou aulas de espanhol língua estrangeira básico, intermediário e avançado.


Colegio Municipal de Apalta, CMA, Chile.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Castelhano e Arte, Regime: Dedicação exclusiva.


Colegio Gerónimo de Alderete, CGA, Chile.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Castelhano, Carga horária: 25



Linhas de pesquisa


1.
Coordenador do projeto de pesquisa Educação em Direitos Humanos e Cidadania
2.
Líder do Grupo de Pesquisa em Educação em Direitos Humanos e Cidadania
3.
Coordenador do projeto de pesquisa Variedades léxicas del castellano en América Latina


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Variedades léxicas del castellano en América Latina: un estudio desde la UNILA.
Descrição: La UNILA tiene estudiantes de 19 países de la región Latinoamericana y Caribeña, y producto de esto cuenta con una gran presencia de castellanohablantes. Este proyecto tiene como finalidad formar un glosario de vocablos sobre variedades del castellano ?diversidad de significados y de usos? presentes en la región latinoamericana. Pero no sólo esto, también la presencia de vocablos incorporados del lenguaje de nuestros pueblos originarios. Para concretizar este fin, primero se investigará a partir de la metodología cualitativa, aplicando entrevistas a estudiantes y docentes extranjeros de la UNILA (castellanohablantes de diversos países); seguido, se hará un trabajo de revisión bibliográfica con el objeto de reforzar los hallazgos de la investigación. Finalmente, la creación de un glosario, en formato de material didáctico, con dinámicas pedagógicas que favorezcan la comprensión y uso de la variedad léxica de AL en la enseñanza del castellano como lengua extranjera..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (3) .
Integrantes: Miguel Antonio Ahumada Cristi - Coordenador / Gregorio Perez de Obanos Romero - Integrante / Gaston Cosentino - Integrante.
2016 - Atual
Educação em Direitos Humanos e Cidadania.
Descrição: O Grupo de Estudos em Educação em Direitos Humanos e Cidadania (cadastrado no CNPq) visa promover ações para conhecer e compreender de que maneira, e a partir de quais fundamentos, as escolas públicas de Ensino Fundamental e Ensino Médio, especialmente na região da tríplice fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina), promovem uma educação voltada à formação em direitos humanos, valores e cidadania. Entre as linhas de atuação do projeto destacam-se as seguintes ações: estudos contínuos acerca dos conceitos educação, direitos humanos e cidadania; pesquisas de campo nas escolas de Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazu; a partir dos resultados encontrados, a elaboração de material didático bilíngue, e propostas de dinâmicas pedagógicas, que possam colaborar com o cultivo desses conceitos nas escolas da região..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Miguel Antonio Ahumada Cristi - Coordenador / Emerson Pereti - Integrante.
2015 - Atual
Produção de materiais didáticos para o ensino de Espanhol Língua Adicional no contexto da Integração Latino-americana e do Mercosul, Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
Descrição: O grupo de pesquisa "Produção de materiais didáticos para o ensino de Língua Adicional no contexto da integração latino-americana e do Mercosul", sediado na Universidade Federal da Integração Latino-americana desenvolve pesquisas que devem produzir diversos materiais didáticos para uso na Universidade. Trata-se de uma experiência inovadora porque normalmente os materiais didáticos para o ensino de Línguas Adicionais e / ou estrangeiras são direccionados as instituições do ensino básico. Todavia, os materiais produzidos por este grupo de pesquisa são direccionados exclusivamente para o ensino superior, visando atender prioritariamente as demandas de Universidades que recebem alunos das diversas regiões da America Latina. Atualmente, o grupo de pesquisa vai publicar um livro didático de características bastante inovadoras na Edunila, editora da UNILA, para uso dos docentes e discentes do Ciclo Comum de Estudos, ainda que os autores pensamos que pode ser utilizado em outras universidades.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) .
Integrantes: Miguel Antonio Ahumada Cristi - Integrante / Ivan Ulloa Bustinza - Coordenador.
2014 - 2016
GEPGRA - Grupo Estudo e Pesquisa em Gênero, Educaçao e Relações Amorosas, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
Descrição: O presente grupo de pesquisa visa investigar, a partir de aportes teóricos, as relações amorosas, bem como as relações de gênero que se tecem no seio das relações afetivas. Tendo em vista o respaldo teórico sobre o tema em questão, o grupo visa contribuir para ações/formações sobre a temática, especialmente no contexto do Vale do Jequitinhonha e Mucuri, local no qual atua a líder do grupo e grande parte dos membros. Vislumbra-se, com o trabalho do grupo de pesquisa, uma contribuição direta para o campo educacional, permitindo traçar estratégias e ações pedagógicas que apoiem uma reflexão sobre o amor e as relações de gênero, atuando, assim, no combate à violência de gênero. Ao contar com colaboração estrangeira - da Universitat de Barcelona - espera-se, ademais, que o intercâmbio de conhecimentos sobre o tema contribua para ambos os contexto envolvidos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Miguel Antonio Ahumada Cristi - Integrante / Juliana Franzi - Coordenador.


Projetos de extensão


2018 - 2018
Gracias a la vida. Ciclo de (re)presentaciones sobre músicos del movimiento Nueva Canción Latinoamericana.
Descrição: Trátase de un proyecto de extensión de carácter artístico, más que académico. Tiene como objetivo realizar un ciclo de (re)presentaciones sobre músicos del denominado movimiento "Nueva Canción Latinoamericana", entre estos: Mercedes Sosa, el grupo Inti Illimani, Víctor Jara, Violeta Parra, Silvio Rodríguez, Atahualpa Yupanqui, Susana Baca. El objetivo es ofrecer presentaciones sobre la vida y obra de estos artistas, en el contexto de la Nueva Canción. En términos concretos: exponer los acontecimientos relevantes de sus vidas, sus inclinaciones políticas y sus influencias. Asimismo, y lo más importante, la interpretación musical de algunas de sus canciones. Los miembros del proyecto son: profesores Miguel Cristi (guitarra y voz secundaria) y Ladislao Landa (charango y voz secundaria); estudiantes Lina Mora (primera voz y ukelele), Jaime Villca (quena) y Víctor Bertholdo (cajón peruano y voz secundaria). Todos los miembros del grupo son músicos y miembros de la UNILA..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2017 - 2017
Curso: Método de Paulo Freire para a formação de adolescentes II
Descrição: Segunda versão do curso. Esta vez algo mais enfocado a formandos em licenciaturas ou pedagogia, membros e ONGs e interessados em geral ..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Miguel Antonio Ahumada Cristi - Coordenador / Juliana Franzi - Integrante.
2017 - 2017
Curso: Método de Paulo Freire para a formação de adolescentes I
Descrição: O curso foi destinado a docentes (ou futuros docentes) que exercem labores pedagógicos com adolescentes, em qualquer das áreas do conhecimento. Foi um espaço para compreender os fundamentos políticos e pedagógicos do método dialógico do Professor Paulo Freire, bem com as possíveis formas de aplicá-lo nos sistemas educativos atuais, especialmente com sujeitos na etapa da adolescência. Para isto, o programa ficou dividido em dois módulos: 1. Fundamentos do Método de Paulo Freire, que teve como objetivo principal a compreensão crítica do método e a construção de um projeto para aplicá-lo com estudantes adolescentes; 2. Teorias da adolescência, que visava refletir a adolescência especialmente a partir de duas teorias, a psicológica e a sociológica. Com o objetivo de complementar os conteúdos tratados e os conhecimentos construídos em aula, foram realizadas três palestras ou espaços de diálogo: a) Universalismo e relativismo dos Direitos Humanos; b) Ditadura, memória e esquecimento; c) Educação Popular na América Latina..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Miguel Antonio Ahumada Cristi - Coordenador / Juliana Franzi - Integrante / Emerson Pereti - Integrante.
2016 - 2016
Ciclo de Palestras em Educação em Direitos Humanos e Cidadania
Descrição: O ciclo de palestras foi uma iniciativa para levar a comunidade interna e externa a discussão sobre Direitos Humanos e Cidadania na Escola. Entre as linhas de discussão encontram-se: fundamentos políticos, filosóficos e psicológicos dos direitos humanos; a formação da cidadania; metodologias de educação valores. Foram realizadas cinco palestras..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Miguel Antonio Ahumada Cristi - Coordenador / Jayme Benvenuto - Integrante.
2016 - Atual
Oficina Permanente de Tertúlia e Criação literária
Descrição: A oficina tem como objetivo promover a discussão sobre obras literárias dos diferentes gêneros (poesia, teatro, romance, ensaio, relato curto, crônicas) promovendo uma visão critica de diferentes dimensões da realidade latino-americana, e, também, oferecer aos participantes alguns mecanismos para favorecer a criação literária autônoma, com a possibilidade de apresentar os resultados ao grupo. Afinal do projeto, pretende-se realizar uma publicação com uma seleção das produções dos participantes. As oficinas também visam favorecer a prática da língua espanhola, aprimorando a expressão oral e escrita dos participantes, e a sua proficiência discursiva..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Miguel Antonio Ahumada Cristi - Integrante / Ivan Ulloa Bustinza - Coordenador.


Revisor de periódico


2012 - 2012
Periódico: Kriterion (UFMG. Impresso)
2016 - Atual
Periódico: Educar em Revista (Impresso)
2018 - Atual
Periódico: REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO
2018 - Atual
Periódico: EDUCAÇÃO E PESQUISA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Filosofia e História da Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Letras/Espanhol.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Catalão
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Profesor destacado (premio otorgado por el estudiantado de enseñanza media), Colegio Madre Ana Eugenia, Santiago de Chile.
2010
Excelencia Pedagógica (premio otorgado por Dirección), Colegio San José de Renca, Chile.
2010
Notório Saber em Linguagem e Comunicação (Castelhano) em Ensino Médio, Ministério de Educação do Chile.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1CRISTI, M. A. A.2018 CRISTI, M. A. A.; Martin, X. . Educación moral en Sudamérica: un sistema pedagógico de transversalidad. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, v. 23, p. 1-19, 2018.

2.
7CRISTI, M. A. A.2018CRISTI, M. A. A.. Derechos humanos y violencia en Jorge Millas. El Catoblepas (Colloto), v. 189, p. 10, 2018.

3.
2CRISTI, M. A. A.2018CRISTI, M. A. A.. Kairós, parusía y haber llegado a ser como elementos constitutivos de la vida fáctica. La recepción que Heidegger hace de San Pablo.. CLAREIRA - REVISTA DE FILOSOFIA DA REGIÃO AMAZÔNICA, v. 4, p. 35-52, 2018.

4.
6CRISTI, M. A. A.2018CRISTI, M. A. A.. Los métodos positivista y fenomenológico, una explicación desde las ciencias naturales y sociales. Revista Pesquisa Qualitativa (Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos SE@PQ), v. 6, p. 541-555, 2018.

5.
8CRISTI, M. A. A.2017CRISTI, M. A. A.. Comentarios sobre la obra Lo Santo, de Rudolf Otto.. La Caverna de Platón, v. 2017, p. 1-12, 2017.

6.
3CRISTI, M. A. A.2016 CRISTI, M. A. A.. Qué se percibe cuando se percibe? Realismo y Teoría de los Datos Sensoriales. IPSEITAS, v. 2, p. 1-13, 2016.

7.
4CRISTI, M. A. A.2012 CRISTI, M. A. A.. Del ser-para-la-muerte al ser-para-el-inicio. Martin Heidegger y Hannah Arendt. Factótum. Revista de Filosofía, v. 8, p. 8-13, 2012.

8.
5CRISTI, M. A. A.2011CRISTI, M. A. A.. Acontecimiento y Natalidad en Claude Romano. A Parte Rei (Sociedad de Estudios Filosóficos "Juan Blanco"), v. 74, p. 1-8, 2011.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CRISTI, M. A. A.. Primeras discusiones sobre Filosofía Latinoamericana. Revista DeFilosofia, https://defilosofia.com, 15 fev. 2018.

2.
CRISTI, M. A. A.. Una noche sin retraimiento (microcuento).. Los mejores cuentos, Buenos Aires., 06 mar. 2012.

3.
CRISTI, M. A. A.. En espera de la Parousia. Revista Mensaje, 01 ago. 2011.

4.
CRISTI, M. A. A.. La importancia espiritual de la caligrafía. Revista EducarChile, 19 out. 2010.

Artigos aceitos para publicação
1.
CRISTI, M. A. A.. El concepto de existencia continua en el Tratado de Naturaleza Humana de David Hume.. Revista de Filosofia de la Universidad de Costa Rica, 2019.

2.
CRISTI, M. A. A.; Martin, X. . Reflexiones sobre el Método Paulo Freire. Más allá de una metodología, una práxis política.. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA (UFU. IMPRESSO), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
CRISTI, M. A. A.. Formação política e juventude: Cinedebate a partir do documentário 'A rebelião dos Pinguins'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CRISTI, M. A. A.. Pedagogía y Liberación Latino-Americana y el caso de Haití.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CRISTI, M. A. A.. Tensiones en la búsqueda de la identidad educativa de América Latina.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CRISTI, M. A. A.. Introdução a Paulo Freire. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CRISTI, M. A. A.. Método de Paulo Freire y la Formación Política y Moral (Universitat de Barcelona). 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CRISTI, M. A. A.. Método de Paulo Freire y el desarrollo de la personalidad moral (Universitat de Barcelona). 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CRISTI, M. A. A.. Políticas neoliberais na educação e movimentos de resistência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
CRISTI, M. A. A.. Método de Paulo Freire e o Ensino de Ciências. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
CRISTI, M. A. A.. Microcuentos encima de Santiago (livro). Santiago de Chile: Gráfikos, 2013 (Prosa).

2.
CRISTI, M. A. A.. Canciones para antes de dormir (livro). Santiago de Chile: Gráfikos, 2012 (Poesía).

3.
CRISTI, M. A. A.; Bergman, M. V. . Evidencias poéticas. La puerta abierta. (livro). Santiago de Chile: Grafikos, 2011 (Poesia).

4.
CRISTI, M. A. A.. Versos jóvenes (livro). Santiago de Chile: Gráfikos, 2011 (Poesía).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CRISTI, M. A. A.; MARDONES, M. . Pojeto Político Pedagógico Colegio Celestin Freinet, La Pintana, Chile.. 2012.

2.
CRISTI, M. A. A.; Salazar, R. . Projeto de Melhoramento Educativo, Colegio San José de Renca, Santiago de Chile. 2009.

3.
Jorge Salgado ; JOPIA, J. L. C. ; CRISTI, M. A. A. ; QUINTEROS, H. . Projeto Político Pedagógico Colegio UNAP, Universidad Arturo Prat.. 2005.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
CRISTI, M. A. A.. Reformulação PPC Ciclo Comum de Estudos Eixo Fundamentos de América Latina. 2018. (Reformulação PPC Ciclo Comum de Estudos).

2.
CRISTI, M. A. A.. Método de Paulo Freire para a formação de adolescentes (em andamento). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CRISTI, M. A. A.; FRANZI, J. ; PERETI, E. . Metodo de Paulo Freire para a formação de adolescentes. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CRISTI, M. A. A.; PERETI, E. ; Campos, R. . Regimento Interno do Ciclo Comum de Estudos da UNILA. 2017. (Criação de Regimento Interno).

5.
CRISTI, M. A. A.; BUSTINZA, I. U. . Regimento Interno do Centro Interdisciplinar de Letras e Artes. 2017. (Criação de Regimento Interno).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
CRISTI, M. A. A.. Representación de la obra MUERTE ACCIDENTAL DE UN ANARQUISTA (de Darío Fo). 2005. Teatral.

2.
CRISTI, M. A. A.. Representación de la obra CORUÑA, LA IRA DE LOS VIENTOS (de Iván Vera-Pinto). 2004. Teatral.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CRISTI, M. A. A.; Exzolvildres Q. N. Participação em banca de Rodrigo Fernando Huatatoca Grefa. ANALISIS DE LA EFICIENCIA DE LAS UNIDADADES EDUCATIVAS DEL MILENIO : UNA APROXIMACIÓN INSTITUCIONAL. 2018. Dissertação (Mestrado em POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CRISTI, M. A. A.. Participação em banca de Rodrigo Paulino Nascimento. Transversalidade - Valores e Cidadania na Escola: Estratégias para formação humana e cidadã.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola (EVC)) - Universidade de São Paulo.

2.
CRISTI, M. A. A.. Participação em banca de Monica Cristina Bella. O TRABALHO COM DILEMAS MORAIS - UMA PRÁTICA POSSÍVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA MORALIDADE INFANTIL. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola (EVC)) - Universidade de São Paulo.

3.
CRISTI, M. A. A.. Participação em banca de Sonia Aparecida Rodrigues. AFETIVIDADE E HOMOAFETIVOS NO CONTEXTO SOCIAL. 2013 - Universidade de São Paulo.

4.
CRISTI, M. A. A.. Participação em banca de Vailda da Silva Quaresma Fernandes. A formação em valores na educação infantil para promoção da cidadania. 2013 - Universidade de São Paulo.

5.
CRISTI, M. A. A.. Participação em banca de Sheyla Palandi Vicente. PROFESSOR E A RESPONSABILIDADE ÉTICA NA PRÁTICA DOCENTE. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola (EVC)) - Universidade de São Paulo.

6.
CRISTI, M. A. A.. Participação em banca de Ives Cabral Ribeiro Junior. CAMINHOS PARA UMA FILOSOFIA PARA CRIANÇAS. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola (EVC)) - Universidade de São Paulo.

7.
CRISTI, M. A. A.. Participação em banca de Cinthia Eliza Gomes Lourenço. A Construção de Valores e o Desenvolvimento da autonomia Moral em Crianças.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola (EVC)) - Universidade de São Paulo.

8.
CRISTI, M. A. A.. Participação em banca de Fabio Eduardo Valente Gomes. UMA PRÁTICA DE ALTERIDADE: O JUÍZO MORAL ATRAVÉS DO SENTIMENTO DE VERGONHA E CULPA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola (EVC)) - Universidade de São Paulo.

9.
CRISTI, M. A. A.. Participação em banca de Marco Aurelio dos Santos Camargo. O desenvolvimento do juízo moral na criança e implicações para o processo de ensino e aprendizagem: A teoria de Jean Piaget em discussão. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola (EVC)) - Universidade de São Paulo.

10.
CRISTI, M. A. A.. Participação em banca de Tatiana Alonso Correia. EDUCAÇÃO EM VALORES HUMANOS: Um desafio para o professor.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola (EVC)) - Universidade de São Paulo.

11.
CRISTI, M. A. A.. Participação em banca de Juliana Aparecida Alves. EDUCAÇÃO E VALORES: A PRÁTICA DOCENTE E A DISSEMINAÇÃO DE VALORES. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola (EVC)) - Universidade de São Paulo.

12.
CRISTI, M. A. A.. Participação em banca de Tacimara Saciloto Real. EDUCAÇÃO SOCIAL COMO ESTRATÉGIA PARA A CIDADANIA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola (EVC)) - Universidade de São Paulo.

13.
CRISTI, M. A. A.. Participação em banca de Mayra Godoy Alcedo. Vitimizados e agressores: o bullying bate na porta da escola e sociedade. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola (EVC)) - Universidade de São Paulo.

14.
CRISTI, M. A. A.. Participação em banca de Marcia Aparecida de Campos. O aluno e sua percepção de valores em educação. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola (EVC)) - Universidade de São Paulo.

15.
CRISTI, M. A. A.. Participação em banca de Maria Isabel Aguiar Leme. UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE O BULLYING E A OBESIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola (EVC)) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CRISTI, M. A. A.. Participação em banca de LAÍS CABRAL NECKEL.AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO DESDE A PERSPECTIVA ANTROPOLÓGICA: CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DAS EQUIPES MULTIDISCIPLINARES DO NRE/PR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
CRISTI, M. A. A.. Participação em banca de Adriana Carrion Jimenez.La Educación intercultural bajo el paradigma del Sumak Kawsay: un estudio etnográfico desde el Ecuador .. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CRISTI, M. A. A.. Banca de Concurso Público Professor da Área Letras e Linguística - Espanhol Língua Adicional. 2017. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Outras participações
1.
CRISTI, M. A. A.; MOREIRA, J.; FIGUEIREDO, N.. PSS professor substituto de Letras e Linguístas subárea Espanhol Adicional. 2018. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
CRISTI, M. A. A.; FRANZI, J.; SOUZA, E.. Banca de seleção de Professor Visitante de Fundamentos da Educação. 2018. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.



Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CRISTI, M. A. A.. Un cuento para compartir. 2011. (Concurso).

2.
CRISTI, M. A. A.; SANTIBANEZ, H. M. A. . Encuentro Literario y Cultural 'Rengo, un terruño amoroso'. 2006. (Festival).

3.
CRISTI, M. A. A.; SANTIBANEZ, H. M. A. . II Encuentro Literario y Cultural "Rengo un Terruño Amoroso". 2005. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Franciele Mussio Mendoza. Análise crítico do projeto de Lei Escola sem Partido.. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Política e Sociologia - Sociedade, Estado e Política Na América Lat) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

2.
Wagner Grizorti. Filosofia escolar antes e depois da ditadura militar, avanços e retrocessos da disciplina no ambiente escolar. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Mateus Silva de Meneses. PIA1117-2017 - Elaboración de materiales didácticos para la educación en derechos humanos, valores y ciudadanía. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Alberto Leon Henao Montoya. Monitoria VARIEDADES LEXICAS DEL CASTELLANO EN AMÉRICA-LATINA. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

2.
Mariana Camargo do Prado. Curso: Método de Paulo Freire para a formação de adolescentes.. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Alberto Siufi Junior. MÁSCARAS SOCIAIS E A FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola (EVC)) - Universidade de São Paulo, Fundação Universidade de São Paulo. Orientador: Miguel Antonio Ahumada Cristi.

2.
Grace de Sa Lopes. QUADRINHOS NA EDUCAÇÃO EM VALORES: A ABORDAGEM DE VALORES NOS QUADRINHOS DE MAURÍCIO DE SOUSA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola (EVC)) - Universidade de São Paulo, Fundação Universidade de São Paulo. Orientador: Miguel Antonio Ahumada Cristi.

3.
Luciana Rodrigues Loureiro Depieri. O PROTAGONISMO JUVENIL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO MÉDIO. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola (EVC)) - Universidade de São Paulo, Fundação Universidade de São Paulo. Orientador: Miguel Antonio Ahumada Cristi.

4.
Soraya Ferreira de Andrade. SOLIDARIEDADE, Um caminho favorável à inclusão? . 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola (EVC)) - Universidade de São Paulo, Fundação Universidade de São Paulo. Orientador: Miguel Antonio Ahumada Cristi.

5.
Yonara de Albuquerque Camurca. O brinquedo como instrumento de construção do conhecimento moral da criança da Educação Infantil. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola (EVC)) - Universidade de São Paulo, Fundação Universidade de São Paulo. Orientador: Miguel Antonio Ahumada Cristi.

6.
Luiz Fernando Garcia Pimentel. LIMITES E CONTRIBUIÇÕES DAS TIC?s NO ENSINO DE MATEMÁTICA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola (EVC)) - Universidade de São Paulo, Fundação Universidade de São Paulo. Orientador: Miguel Antonio Ahumada Cristi.

7.
Patricia Torelli Santos. Estudo da relação do uso das TIC e a aprendizagem do aluno. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola (EVC)) - Universidade de São Paulo, Fundação Universidade de São Paulo. Orientador: Miguel Antonio Ahumada Cristi.

8.
Wania Aparecida Guedes da Silva. AS TICS E O TRABALHO DOCENTE ? ANÁLISE DE CONTEXTO EM DUAS ESCOLAS NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola (EVC)) - Universidade de São Paulo, Fundação Universidade de São Paulo. Orientador: Miguel Antonio Ahumada Cristi.

9.
Carolina de Paula Teles Duarte. CONSTRUÇÃO DE VALORES NA INFÂNCIA E A IMPORTÂNCIA DA SOCIALIZAÇÃO. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola (EVC)) - Universidade de São Paulo, Fundação Universidade de São Paulo. Orientador: Miguel Antonio Ahumada Cristi.

10.
Plinio Ventura Nunes Filho. A Educação de Jovens e Adultos e a Orientação Profissional no processo de formação escolar.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola (EVC)) - Universidade de São Paulo, Fundação Universidade de São Paulo. Orientador: Miguel Antonio Ahumada Cristi.

11.
Eliane Moreira da Silva. COMO A COMUNICAÇÃO E O TRABALHO CONJUNTO ENTRE PAIS E PROFESSORES FACILITAM A INCLUSÃO COM  CRIANÇAS QUE APRESENTAM SINDROME DE DOWN NO ENSINO REGULAR . 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola (EVC)) - Universidade de São Paulo, Fundação Universidade de São Paulo. Orientador: Miguel Antonio Ahumada Cristi.

12.
Eliane Sidmeire Sobreira Martins. Os desafios existentes no trabalho de construção da competência leitora no ensino fundamental. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola (EVC)) - Universidade de São Paulo, Fundação Universidade de São Paulo. Orientador: Miguel Antonio Ahumada Cristi.

13.
Carlos Joao Batista Pinto. Ferramentas Pedagógicas Utilizadas na Educação Infantil Visando a Construção de Valores e Autonomia em Crianças de  Quatro a Cinco Anos de Idade. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola (EVC)) - Universidade de São Paulo, Fundação Universidade de São Paulo. Orientador: Miguel Antonio Ahumada Cristi.

14.
Diana Zaraya Ribeiro. OS ?COMBINADOS? EM SALA DE AULA: UMA PRÁTICA CONSTRUTIVISTA PARA A  LEGITIMAÇÃO MORAL DENTRO DA ESCOLA . 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola (EVC)) - Universidade de São Paulo, Fundação Universidade de São Paulo. Orientador: Miguel Antonio Ahumada Cristi.

15.
Maria Libia de Souza Hoffert. A REALIDADE DA INCLUSÃO ESCOLAR, SEGUNDO OS PROFESSORES. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola (EVC)) - Universidade de São Paulo, Fundação Universidade de São Paulo. Orientador: Miguel Antonio Ahumada Cristi.

16.
Leandro Andrade da Rocha. O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS VALORES ÉTICOS DENTRO DO ENSINO MÉDIO. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola (EVC)) - Universidade de São Paulo, Fundação Universidade de São Paulo. Orientador: Miguel Antonio Ahumada Cristi.

17.
Renata Vilas Boas Rosa. A punição, recompensa e diálogo na educação infantil: desafios e limitações  para o docente na construção de valores morais. . 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola (EVC)) - Universidade de São Paulo, Fundação Universidade de São Paulo. Orientador: Miguel Antonio Ahumada Cristi.

18.
Mara de Campos Gomes. COMO O PROFESSOR PODE/DEVE ATUAR COM SEUS ALUNOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARA FAVORECER A CONSTRUÇÃO DE SERES CRÍTICOS, AUTÔNOMOS E ATUANTES DENTRO DA SOCIEDADE EM QUE ESTÃO INSERIDOS?. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola (EVC)) - Universidade de São Paulo. Orientador: Miguel Antonio Ahumada Cristi.

19.
Juliana Nitrini Martins. O Papel do Professor de Educação Infantil no Desenvolvimento Moral da Criança: a percepção de sua atuação neste processo. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola (EVC)) - Universidade de São Paulo, Fundação Universidade de São Paulo. Orientador: Miguel Antonio Ahumada Cristi.

20.
Luciano Macedo Silveira. Análise do decreto n.5.626 e seu impacto na vida de alunos surdos de uma escola bilíngue.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola (EVC)) - Universidade de São Paulo, Fundação Universidade de São Paulo. Orientador: Miguel Antonio Ahumada Cristi.

21.
Rosana Kelly Baldan. Atendimento afetivo-cognitivo do aluno com TDAH mediante um método pedagógico. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola (EVC)) - Universidade de São Paulo, Fundação Universidade de São Paulo. Orientador: Miguel Antonio Ahumada Cristi.

22.
Juliana Aparecida Ruas Chaves. A inclusão do aluno com déficit intelectual nas  séries iniciais do ciclo I, e o aproveitamento dos horários formação continuada dos professores nas escolas da  rede municipal de ensino de São Paulo para o estudo pertinente a essa proposta de inclusão.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola (EVC)) - Universidade de São Paulo, Fundação Universidade de São Paulo. Orientador: Miguel Antonio Ahumada Cristi.

23.
Mário Fioranelli Neto. ESTRATÉGIA DE PROJETOS E TEMAS TRANSVERSAIS NA EDUCAÇÃO - UM ESTUDO TEÓRICO E PRÁTICO. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola (EVC)) - Universidade de São Paulo, Fundação Universidade de São Paulo. Orientador: Miguel Antonio Ahumada Cristi.

24.
Rosana Maria Dell Agnolo. PROJETO SUFICIÊNCIA: UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA DA QUÍMICA COMO PROCESSO DE APRENDIZAGENS CONCEITUAIS DE CIENCIAS DA NATUREZA PARA ALUNOS EM SISTEMA DE INCLUSÃO. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola (EVC)) - Universidade de São Paulo, Fundação Universidade de São Paulo. Orientador: Miguel Antonio Ahumada Cristi.

25.
Marisa Alves de Oliveira Paulino. A AFETIVIDADE NO APRENDER E NO ENSINAR: RELAÇÕES DE AFETO NO ENSINO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola (EVC)) - Universidade de São Paulo, Fundação Universidade de São Paulo. Orientador: Miguel Antonio Ahumada Cristi.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Emmanuel Samuel. A memorização como forma de colonização desde a perspectiva crítica.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência Política e Sociologia - Sociedade, Estado e Política Na América Lat) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Miguel Antonio Ahumada Cristi.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
CRISTI, M. A. A.; FRANZI, J. ; PERETI, E. . Metodo de Paulo Freire para a formação de adolescentes. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 4:51:29