Samuel Vargas Munhoz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3811398130616918
  • Última atualização do currículo em 24/07/2018


Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2013-2018). Atualmente pesquisa sobre temas como: Exercício físico e Reabilitação Cardiovascular. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Samuel Vargas Munhoz
Nome em citações bibliográficas
MUNHOZ, S. V.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2018
Graduação em Fisioterapia.
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
Título: Análise da Hidrólise Extracelular dos Nucleotídeos da Adenina no Plasma Sanguíneo de Indivíduos Adultos Sedentários do Sexo Masculino Submetidos ao Exercício de Força.
Orientador: Bruno Costa Teixeira.




Formação Complementar


2018 - 2018
Liberação Miofascial Manual, Instrumental e Ventosa. (Carga horária: 15h).
Instituto de Ensino em Saúde, CEFISA, Brasil.
2018 - 2018
Ventosaterapia. (Carga horária: 10h).
Instituto de Ensino em Saúde, CEFISA, Brasil.
2018 - 2018
CURSO DE PILATES - MAT E APARELHOS. (Carga horária: 120h).
Equipe Guilherme Rodrigues, GR, Brasil.
2017 - 2017
Avaliação Funcional. (Carga horária: 20h).
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
2016 - 2016
Dry Needling para o Tratamento dos Pontos-Gatilhos Miofasciais.. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2016 - 2016
Bioestatística. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2016 - 2016
Avaliação segundo a Medicina Tradicional Chinesa. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Fisioterapia. (Carga horária: 32h).
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE, Brasil.
2015 - 2015
Cinesioterapia Funcional. (Carga horária: 20h).
FisioWork, FISIOWORK, Brasil.
2014 - 2015
Cuidador de Idosos. (Carga horária: 320h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Jovem Aprendiz - CIIE/RS, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor da Disciplina de Anatomia Humana, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Análise da Hidrólise Extracelular dos Nucleotídeos da Adenina no Plasma Sanguíneo de Indivíduos Adultos Sedentários do Sexo Masculino Submetidos ao Exercício De Força
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Samuel Vargas Munhoz - Coordenador / Cesar Eduardo Jacintho Moritz - Integrante / Bruno Costa Teixeira - Integrante / Gabriel Martins Mollman - Integrante.
2016 - 2017
A ACESSIBILIDADE NA URI - SÃO LUIZ GONZAGA
Descrição: A Acessibilidade na URI- São Luiz Gonzaga, cujo objetivo primordial é diagnosticar a realidade atual da IES e mapear as estratégias a serem operacionalizadas com vistas à construção de uma Universidade acessível a todos. As discussões a respeito da acessibilidade perpassam os debates sobre a educação contemporânea, sobretudo a partir da publicação de documentos significativos, tais como os Referenciais de Acessibilidade na Educação Superior e a Avaliação in Loco do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), de julho de 2013; o Programa Incluir: acessibilidade à Educação Superior (IFES - 2013); a Nota Técnica 385/2013; a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência ? Lei 13.146/2015, que institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência; e o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação 2015. Além disso, enfrentar os desafios da inclusão torna-se imperativo num momento em que presenciamos o aumento do número de matrículas de pessoa com deficiência no Ensino Superior, que entre 2000 a 2010, atingiu 933,6%, totalizando 13.403 estudantes na rede particular. Diante desse cenário, cabe indagar acerca da trajetória da URI ? São Luiz Gonzaga no que tange à acessibilidade e sobre as providências a serem adotadas para a implementação de ações e políticas de acessibilidade, com vistas a torna-se um espaço-tempo acessível e democrático para a comunidade acadêmica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Samuel Vargas Munhoz - Integrante / Lizandra Andrade Nascimento - Coordenador.
2016 - 2017
Fisioterapia na Comunidade: Uma Ação Social
Descrição: Desmistificando o conceito de reabilitação ainda muito evidente no município de São Luiz Gonzaga/RS, o projeto de ação social "FISIOTERAPIA NA COMUNIDADE: UMA AÇÃO SOCIAL" visa desenvolver ações de promoção, prevenção e educação em saúde com a comunidade acadêmica e social e, construir espaços de pesquisa e trabalho para a fisioterapia, no âmbito de enfatizar e exercer metodologias de intervenção e interação entre a universidade e a comunidade social, promovendo saúde e conhecimento através de atividades educacionais pré-determinadas e agendadas pelo grupo de ação social nos setores públicos do município de São Luiz Gonzaga, principalmente nas Unidades Básicas de Saúde; Associação de Pais e Amigos Excepcionais; Presídio Estadual de São Luiz Gonzaga; Lar de Idosos Asilo São Vicente de Paula; Lar da Criança e Adolescente; Centro de Atendimento Psicossocial e Secretaria Municipal de Assistência Social para ambas idades e gênero, que frequentam/frequentaram ou de forma voluntária algum grupo de ação social. A programação do projeto social consiste em ações e atividades correlacionadas entre si desenvolvidas pelas unidades de saúde do município no período de 12 meses, não delimitando o tempo para início e fim das atividades. Todas as atividades estarão interligadas com o tempo total de vigência do projeto, procurando promover a maior integração e adesão da comunidade, com atividades dinâmicas diversificadas, tais como palestras de cunho teórico-prática; dinâmicas em grupo; cursos de formação profissional e; promoção de eventos na comunidade como mateadas, caminhadas beneficentes, campanhas de agasalho e atividades de integração da comunidade social e acadêmica. Com isso, pretendemos conscientizar a comunidade social para reduzir os riscos para o desenvolvimento de doenças e suas comorbidades; promover saúde e qualidade de vida para comunidade social; participar e desenvolver trabalhos voluntários na sociedade ao qual estamos inseridos; demonstrar que o profissional/acadêmico é um membro integrante da equipe multidisciplinar para a promoção, prevenção e educação em saúde e inserir o profissional fisioterapeuta na saúde pública. Desta forma, podemos construir futuros profissionais mais integralizadores e holísticos, demonstrando o papel social preventivo e educacional como membro integrante da sociedade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) .

Integrantes: Samuel Vargas Munhoz - Coordenador / Andriéli Aparecida Salbego Lançanova - Integrante / Jairo Jair Friedrich Júnior - Integrante / Marcos Otávio Brum Antunes - Integrante / Nathália Stangherlin Figueiredo - Integrante / Márcio Adriano Birck - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Prêmio Destaque em Iniciação Científica, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Erechim.
2016
Prêmio Destaque no X Colóquio Internacional Inovação, Conhecimento e Tecnologias., Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI São Luiz Gonzaga.
2016
Prêmio destaque A Acessibilidade na URI - São Luiz Gonzaga: A Construção de uma Universidade Acessível a Todos, EMiCult - Encontro Missioneiro de Estudos Interdisciplinares em Cultura.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MUNHOZ, S. V.2018 MUNHOZ, S. V.; LANCANOVA, A. A. S. ; NASCIMENTO, L. A. . A ACESSIBILIDADE NA URI ? SÃO LUIZ GONZAGA: A CONSTRUÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE ACESSÍVEL A TODOS. VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM), v. 14, p. 1, 2018.

2.
MUNHOZ, S. V.2018MUNHOZ, S. V.; LANÇANOVA, A. A. S. ; NASCIMENTO, L. A. . A ACESSIBILIDADE NA URI ? SÃO LUIZ GONZAGA: A CONSTRUÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE ACESSÍVEL A TODOS. VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM), v. 14, p. 10-26, 2018.

3.
MUNHOZ, S. V.2016 MUNHOZ, S. V.; NASCIMENTO, L. A. . Projeto a Acessibilidade na URI-SLG: a construção de uma universidade acessível a todos. EMiCult, v. Volume 2, p. 1-10, 2016.

4.
MUNHOZ, S. V.2016MUNHOZ, S. V.; NASCIMENTO, L. A. . Os Desafios da Formação do Fisioterapeuta na Contemporaneidade: a dimensão cultural no ensino superior. EMiCult, v. 2, p. 1-11, 2016.

5.
MUNHOZ, S. V.2016 MUNHOZ, S. V.; LANCANOVA, A. A. S. ; BIRCK, M. A. . Projeto de Ação Social: fisioterapia na comunidade. EMiCult, v. Volume 2, p. 1-7, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MUNHOZ, S. V.; LANCANOVA, A. A. S. ; BIRCK, M. A. . IMPLEMENTAÇÃO DE UM GRUPO DE ACADÊMICOS EM PROL DA FISIOTERAPIA NA PREVENÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE. In: XXIII SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA XXI SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DE PESQUISA E PÓSGRADUAÇÃO XV SEMINÁRIO DE EXTENSÃO, 2017, Erechim. XXIII SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA XXI SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DE PESQUISA E PÓSGRADUAÇÃO XV SEMINÁRIO DE EXTENSÃO, 2017.

2.
LANCANOVA, A. A. S. ; MUNHOZ, S. V. . Caracterização da incontinência urinária e fatores de risco associados em mulheres atendidas em uma clínica de fisioterapia no município de São Luiz Gonzaga. In: 9º Congresso Internacional de Fisioterapia, 2017, Porto Alegre. 9º CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA, 2017.

3.
MUNHOZ, S. V.; POPPE, J. L. ; LANCANOVA, A. A. S. . IMPORTÂNCIA DOS GRUPOS DE SOCIALIZAÇÃO PARA A PREVENÇÃO DE QUEDAS E MELHORA DA MOBILIDADE FUNCIONAL E EQUILÍBRIO EM IDOSAS. In: 9 Congresso Nacional de Fisioterapia, 2017, Porto Alegre. 9º CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA, 2017.

4.
MUNHOZ, S. V.; LANCANOVA, A. A. S. ; BIRCK, M. A. . A FUNÇÃO SOCIAL DA FISIOTERAPIA NA COMUNIDADE. In: XXI SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA XIII SEMINÁRIO DE EXTENSÃO XIX SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO EM PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO III COLÓQUIO TECNOLÓGICO DA URI, 2015. XXI SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA XIII SEMINÁRIO DE EXTENSÃO XIX SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO EM PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO III COLÓQUIO TECNOLÓGICO DA URI.

5.
MUNHOZ, S. V.; LANCANOVA, A. A. S. ; CORREA, C. S. . AVALIAÇÃO DO TEMPO DE REAÇÃO E ONSET MUSCULAR PARA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM MULHERES IDOSAS. In: Universalização da ciência como difusão do conhecimento: : XX Seminário Institucional de Iniciação Cientifica: XVIII Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação: XII Seminário de Extensão: II Colóquio de Ciências de Tecnologia., 2014, Santiago. Universalização da ciência como difusão do conhecimento: : XX Seminário Institucional de Iniciação Cientifica: XVIII Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação: XII Seminário de Extensão: II Colóquio de Ciências de Tecnologia., 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
LANCANOVA, A. A. S. ; MUNHOZ, S. V. ; OLIVEIRA, M. B. M. ; WARPECHOWSKI, T. R. . Caracterização da incontinência urinária e fatores de risco associados em mulheres atendidas em uma clínica de fisioterapia no município de São Luiz Gonzaga - RS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MUNHOZ, S. V.; LANCANOVA, A. A. S. ; FIGUEIREDO, N. S. ; PIRES, A. H. B. ; POPPE, J. L. . Importância dos grupos de socialização para a prevenção de quedas e melhora da mobilidade funcional e equilíbrio em idosas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
WARPECHOWSKI, T. R. ; LANCANOVA, A. A. S. ; PIRES, A. H. B. ; MUNHOZ, S. V. . REFLEXÕES DECORRENTES DE UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO CURSO DE FISIOTERAPIA E A IMPORTÂNCIA DE SER BOLSISTA DURANTE A GRADUAÇÃO - RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
LANCANOVA, A. A. S. ; MUNHOZ, S. V. ; BIRCK, M. A. . PROJETO DE AÇÃO SOCIAL: FISIOTERAPIA NA COMUNIDADE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MUNHOZ, S. V.; MORITZ, C. E. J. ; Teixeira, B. C ; BOENO, F. P. . Sinalização Purinérgica e Treinamento de Força. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MUNHOZ, S. V.; LANCANOVA, A. A. S. ; BIRCK, M. A. ; PIRES, A. H. B. . ATUAÇÃO SOCIAL DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE DA FISIOTERAPIA NA COMUNIDADE NO MUNICÍPIO DE SÃO LUIZ GONZAGA/RS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
WARPECHOWSKI, T. R. ; MUNHOZ, S. V. ; LANCANOVA, A. A. S. . Importância da Visão Holística No Fortalecimento da Humanização nos Profissionais da Saúde. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
MUNHOZ, S. V.; TERRA, P. M. ; CORREA, L. B. ; FRIEDRICH JUNIOR, J. J. ; VIDAL, P. C. V. . Incidência de lesões osteomioarticulares em atletas profissionais de futsal. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MUNHOZ, S. V.; LANCANOVA, A. A. S. ; CORREA, C. S. . AVALIAÇÃO DO TEMPO DE REAÇÃO E ONSET MUSCULAR PARA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM MULHERES IDOSAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII CONGRESSO BRASILEIRO DE METABOLISMO, NUTRIÇÃO E EXERCÍCIO. REPERCUSSÃO DA OCLUSÃO VASCULAR PARCIAL NOS PARÂMETROS DE FREQUÊNCIA CARDÍACA, PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO E DOS LIMIARES AERÓBIO E ANAERÓBIO. 2018. (Congresso).

2.
9º Congresso Internacional de Fisioterapia 2017. -Importância dos grupos de socialização para a prevenção de quedas e melhora da mobilidade funcional e equilíbrio em idosas. 2017. (Congresso).

3.
IV Semana Acadêmico da Curso de Educação Física.● ANÁLISE DA HIDRÓLISE EXTRACELULAR DOS NUCLEOTÍDEOS DA ADENINA NO PLASMA SANGUÍNEO DE INDIVÍDUOS ADULTOS SEDENTÁRIOS DO SEXO MASCULINO SUBMETIDOS AO EXERCÍCIO DE FORÇA. 2017. (Simpósio).

4.
XI Colóquio Internacional Inovação, Conhecimento e Tecnologias, URI-SLG. PRINCIPAIS PATOLOGIAS ATENDIDAS NA CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA NEUROLÓGICA DA URI - SÃO LUIZ GONZAGA. 2017. (Congresso).

5.
2º Encontro Missioneiro de Estudos Interdisciplinares em Cultura ? EmiCult.Acessibilidade na URI - Construção de uma universidade acessível a todos. 2016. (Seminário).

6.
X Colóquio Internacional Inovação, Conhecimento e Tecnologias. Acessibilidade na URI - uma universidade acessível a todos. 2016. (Congresso).

7.
XIX Semana Acadêmica da Fisioterapia UFSM. 2016. (Simpósio).

8.
8º Colóquio Internacional: Inovação, Conhecimento e Tecnologias. Projeto de Acessibilidade na URI São Luiz Gonzaga. 2014. (Congresso).

9.
VIII Simpósio Sul-Brasileiro de Fisioterapia,.Incidência de lesões osteomioarticulares em atletas profissionais de futsal. 2014. (Simpósio).

10.
X Simpósio de Fisioterapia IESA. 2014. (Simpósio).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 23:05:58