Pamella Soares Rosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1491734434941848
  • Última atualização do currículo em 07/01/2019


Possui Graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), concluída em 2014 e Especialização em Produção e Revisão Textual pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), concluída em 2016. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Foi bolsista de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) de julho/2012 até novembro/2014. Cursou Mestrado em Linguística com bolsa parcial CAPES, iniciado em 2016, na PUCRS, cuja dissertação foi defendia em janeiro/2018. Atualmente, cursa Doutorado em Linguística com bolsa integral CAPES, iniciado em 2018, na PUCRS. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Pamella Soares Rosa
Nome em citações bibliográficas
ROSA, P. S.


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Letras.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Orientador: Drª Ana Maria Tramunt Ibaños.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Pragmática; Semântica.
2016 - 2018
Mestrado em Lingüística e Letras.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: ESTUDO DAS INFERÊNCIAS SEGUNDO A PERSPECTIVA PRAGMÁTICA DE GRICE, SPERBER & WILSON E LEVINSON: uma abordagem comparativa,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Ana Maria Tramunt Ibaños.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2015 - 2016
Especialização em Produção e Revisão Textual. (Carga Horária: 360h).
Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.
Título: Análise dos conectores ?Portanto? e ?No entanto?: estudo dos conectores DC e PT segundo a Teoria da Argumentação na Língua.
Orientador: Me. Deliamaris Fraga Acunha.
2011 - 2014
Graduação em Letras.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA MATERNA E AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: Estudo da abordagem da Teoria das Inteligências Múltiplas no Ensino Básico segundo a perspectiva teórica de Gardner.
Orientador: Profª Me. Aline Fay de Azevedo.
2007 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
Sociedade Educação e Caridade, SEC, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Cartography and explanation - Luigi Rizzi. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2018 - 2018
Ellipsis: a comparative approach to TP ellipsis, VP ellipsis and Null Compl. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2018 - 2018
Formal semantics meets variation and change - Brenda Laca. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2018 - 2018
Aspects of Haitian Grammar (from a typological viewpoint) - Anne Zribi-Hert. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2018 - 2018
A área do Português Língua Estrangeira na ULisboa. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2018 - 2018
Attitude ascriptions and speech reports - Angelika Kratzer. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2018 - 2018
Minicurso de Semântica Formal - Profª Drª Roberta Oliveira. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2017 - 2017
Curso de Extensão: Peritos e Perícias. (Carga horária: 10h).
Instituto Galeno, IG, Brasil.
2014 - 2014
Novas Regras Ortográficas. (Carga horária: 15h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2014 - 2014
Sustentabilidade no Ensino Fundamental. (Carga horária: 15h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado - CAPES, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado - CAPES, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação à Docência - PIBID, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação à Docência - PIBID, Carga horária: 12


Prefeitura Municipal de Porto Alegre, P/PORTO ALEGRE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
SynSemPra
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2017
LIVRO DIGITAL MULTIMÍDIA (MBOOK): compreensão, aprendizagem, interação e satisfação
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Lógica e Linguagem Natural
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: LETRÔNICA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Pragmática.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Semântica.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
ROSA, P. S.. (Per)cursos (inter)disciplinares em Letras. In: Rosângela Gabriel; Rosane Cardoso; Ângela Fronckowiak; Fabiana Piccinin; Cristiane Lebler. (Org.). Unindo cognição e emoção: análise dos princípios da Teoria da Relevância e do Fator Emoção na Comunicação Online. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2018, v. 1, p. 331-342.

2.
ROSA, P. S.. A importância do leitor no processo de significação do conto. In: Ivan Vale de Sousa. (Org.). Compilação Linguística. 1ed.Curitiba: Atena, 2016, v. 1, p. 182-193.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROSA, P. S.. INFERÊNCIAS SEGUNDO A PERSPECTIVA DA TEORIA DA RELEVÂNCIA: ANÁLISE DE ARTIGO EXPERIMENTAL ENVOLVENDO OS PRINCÍPIOS DA TEORIA. In: 5º Encontro RedeSul Letras, 2017, Caxias do Sul. ANAIS DO 5º ENCONTRO DA REDE SUL LETRAS LETRAS NO SÉCULO XXI VOLUME II ? TRABALHOS COMPLETOS, 2017. v. II. p. 312-319.

2.
ROSA, P. S.. A IMPORTÂNCIA DO LEITOR NO PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO DO CONTO ?PRIMEIRA DOR?, DE FRANZ KAFKA, SEGUNDO A TEORIA DISCURSIVA BAKHTINIANA. In: 6º Seminário Nacional de Língua e Literatura, 2016, Passo Fundo. 6º Seminário de Língua e Literatura - edição 2016. Passo Fundo, 2016. p. 1-13.

3.
ROSA, P. S.. Pragmática sob um olhar histórico-filosófico: influências históricas e filosóficas no estudo da pragmática. In: IX Colóquio de Linguística, Literatura e Escrita Criativa, 2016, Porto Alegre. [Des]limiares da Linguagem. Porto Aegre: EDIPUCRS, 2016. p. 537-551.

4.
ROSA, P. S.. Partindo do dito ou do não dito: do Princípio de Cooperação à Teoria da Relevância. In: XII SEPesq: Mentes Inquietas, 2016, Porto Alegre. Comumicações de pós-graduação. Porto Alegre, 2016. v. X.

5.
ROSA, P. S.. PROVA BRASIL: LEITURA E INTERPRETAÇÃO. In: Semana de Letras, 2013, Porto Alegre. Semana de Letras, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ROSA, P. S.. O ensino de Português como Língua Materna e as Inteligências Múltiplas: estudo da abordagem da Teoria das Inteligências Múltiplas no Ensino Básico segundo a perspectiva teórica de Gardner. In: CELSUL, 2016, Santa Maria. 100 anos do Curso de Linguística Geral: desdobramentos e perspectivas - caderno de resumos. pE.com. p. 184-185.

Apresentações de Trabalho
1.
ROSA, P. S.. Interpretação de léxicos escalares: um estudo semântico/pragmático. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ROSA, P. S.. Implicaturas Escalares: o caso de 'nem' e 'até'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ROSA, P. S.. Interpretação de Léxicos Escalares: um estudo semântico/pragmático. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ROSA, P. S.. Interface semântico-pragmática: o caso das implicaturas escalares. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ROSA, P. S.. Unindo cognição e emoção: análise dos princípios da Teoria da Relevância e do fator emoção na comunicação online. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ROSA, P. S.. Teoria da Relevância e uso da linguagem: meta-análise dos princípios cognitivo e comunicativo da Teoria da Relevância. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ROSA, P. S.. Estudo das inferências em interface: visão pragmática e psicolinguística das inferências. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ROSA, P. S.. Estudo das inferências segundo a perspectiva pragmática de Grice, Sperber&Wilson e Levinson. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ROSA, P. S.. Inferências segundo a perspectiva da Teoria da Relevância: análise de artigo experimental envolvendo os princípios da teoria. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ROSA, P. S.. A importância do leitor no processo de significação do conto 'Primeira Dor', de franz Kafka, segundo a teoria discursiva bakhtiniana. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ROSA, P. S.. Partindo do dito ou do não dito: do Princípio de Cooperação à Teoria da Relevância. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ROSA, P. S.. Estudo da rede social Facebook por meio da Teoria da Relevância: custos e benefícios envolvidos no uso do Facebook e o fator emoção. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ROSA, P. S.. Da máxima da relevância de Grice à Teoria da Relevância de Sperber e Wilson: relações entre o Princípio de Cooperação e a Teoria da Relevância. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ROSA, P. S.. Pragmática sob um olhar histórico-filosófico: influências históricas e filosóficas no estudo da pragmática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ROSA, P. S.. Prova Brasil: leitura e interpretação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ROSA, P. S.. Prova Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3rd EISSI - 3º Encontro Internacional de Sintaxe, Semântica e Interfaces. 2018. (Congresso).

2.
6º Encontro Sul Letras: (Inter)nacionalização em Letras.Interpretação de Léxicos Escalares: um estudo semântico/pragmático. 2018. (Encontro).

3.
Abordagens Gerativas em Aquisição de Segunda Língua: parte I. 2018. (Encontro).

4.
Abordagens Gerativas em Aquisição de Segunda Língua: parte II. 2018. (Encontro).

5.
A organização semântico-argumentativa do discurso: um estudo sobre as conexões entre enunciados. 2018. (Outra).

6.
A teoria da argumentação na língua aplicada à resolução de questões do ENEM, opção EspanholA teoria da argumentação na língua aplicada à resolução de questões do ENEM, opção Espanhol. 2018. (Outra).

7.
Aula aberta: Múltiplas Abordagens em Sintaxe. 2018. (Encontro).

8.
Curso Linguagem e Cognição: processos e usos. 2018. (Encontro).

9.
Linguística Formal I. Interface semântico-pragmática: o caso das implicaturas escalares. 2018. (Congresso).

10.
Morfologia e Interfaces. 2018. (Simpósio).

11.
Objetivo de leitura e processo de compreensão leitora. 2018. (Outra).

12.
O uso das rotas de leitura no bilinguismo e sua relação com a profundida ortográfica e a proficiência nas linguas. 2018. (Outra).

13.
Semana do Bonde Andando.Implicaturas Escalares: o caso de "nem" e "até". 2018. (Seminário).

14.
Workshop on Formal Linguistics. 2018. (Congresso).

15.
Como escolher um imperativo no português Brasileiro. 2017. (Encontro).

16.
Como o cérebro processa a linguagem em duas modalidades: bilíngues bimodais e surdos ouvintes. 2017. (Encontro).

17.
Interrogativas-qu: um estudo introdutório a partir da hipótese da sintaxe mais simples. 2017. (Outra).

18.
O efeito de Priming Sintático na Compreensão Leitora de bons e mais leitores dos 5º e 6º anos do Ensino Fundamental. 2017. (Outra).

19.
Processamento semântico, mnemônico e executivo no contínuo demencial associado à baixa escolaridade. 2017. (Outra).

20.
Seminário: 10 anos da Metateoria das Interfaces. 2017. (Seminário).

21.
6º Seminário Nacional de Língua e Literatura.A IMPORTÂNCIA DO LEITOR NO PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO DO CONTO. 2016. (Seminário).

22.
Acometimento da linguagem pós AVE: características, avaliação e sua relação com hemisférios cerebrais. 2016. (Encontro).

23.
A Semântica Argumentativa em análise de compreensão do sentido em questões de língua inglesa do ENEM.. 2016. (Outra).

24.
Aspectos condicionadores do objeto nulo e do pronome pleno em português brasileiro: uma análise da fala infantil. 2016. (Outra).

25.
Avaliação dos domínios cognitivos em pacientes com Comprometimento Leve (CCL) e Doença de Alzheimer (DA). 2016. (Outra).

26.
Bilinguismo: mitos e evidências do ponto de vista cognitivo e social. 2016. (Oficina).

27.
Cem anos do Curso de Linguística Geral: Do Estruturalismo à Pragmática Atual (Minicurso - PhD Louis de Saussure). 2016. (Oficina).

28.
Compreensão da linguagem figurada: avaliação. 2016. (Outra).

29.
Gêneros discursivos - um olhar para além do texto. 2016. (Oficina).

30.
III Workshop Internacional de Pragmática. 2016. (Congresso).

31.
IX Colóquio de Linguística, literatura e Escrita Criativa: [des]limiares da linguagem. 2016. (Seminário).

32.
IX Colóquio de Linguística, Literatura e Escrita Criativa - Grupo de Trabalho Pragmática II.Pragmática sob um olhar histórico-filosófico: influências históricas e filosóficas no estudo da pragmática. 2016. (Simpósio).

33.
Metáfora é... uma abordagem metateórica da metáfora. 2016. (Outra).

34.
Múltiplas gramáticas do português no Brasil: analfabetismo funcional e questões de letramento.. 2016. (Outra).

35.
O destino da personagem: vida e sobrevida em contexto narrativo. 2016. (Outra).

36.
XII SEPesq - Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação.Partindo do dito ou do não dito: do Princípio de Cooperação à Teoria da Relevância. 2016. (Simpósio).

37.
XVI Semana de Letras: aniversariando a Linguística e a Literatura.Da máxima da relevância de Grice à Teoria da Relevância de Sperber e Wilson: relações entre o Princípio de Cooperação e a Teoria da Relevância. 2016. (Simpósio).

38.
A trama de pesquisas que convergem: Borges e Peirce, dois exploradores dos signos. 2014. (Encontro).

39.
Aula Inaugural - 2014/01. 2014. (Encontro).

40.
Letra e luto: literatura e ditadura. 2014. (Encontro).

41.
Literatura para entender o mundo. 2014. (Encontro).

42.
O que é? - Fonologia do Português. 2014. (Encontro).

43.
O que é poesia?. 2014. (Encontro).

44.
Sarau do DAMB - estudos de linguísticas. 2014. (Encontro).

45.
XIV Semana de Letras. 2014. (Outra).

46.
12º Congresso do Ensino Privado Gaúcho. 2013. (Congresso).

47.
A experiência literária e a leitura dos quadrinhos. 2013. (Oficina).

48.
Aula Inaugural - 2013/02. 2013. (Encontro).

49.
Colloquium - linguagem corporificada em processos sensórios-motores e situada em contextos e situações específicas. 2013. (Encontro).

50.
Escrita Criativa. 2013. (Oficina).

51.
Eu posto, tu curtes, ele compartilha. 2013. (Oficina).

52.
No limiar das narrativas: hibridismo e multilinearidade - literaturas marginais. 2013. (Encontro).

53.
Poética: Relações entre corpo e palavra. 2013. (Oficina).

54.
Relendo a Literatura III para professores do Ensino Médio. 2013. (Encontro).

55.
Sarau em homenagem a Moacyr Scliar. 2013. (Encontro).

56.
XII Encontro sobre Investigação na Escola.Prova Brasil: leitura e interpretação. 2013. (Encontro).

57.
XIII Semana de Letras. 2013. (Outra).

58.
XIII Semana de Letras.PROVA BRASIL: LEITURA E INTERPRETAÇÃO (experiência em diferentes escolas). 2013. (Outra).

59.
XVIII Aula com pipoca. 2013. (Encontro).

60.
Aula Inaugural 2012/01. 2012. (Encontro).

61.
Aula Inaugural - 2012/02. 2012. (Encontro).

62.
Curta um conto - enciclopédia. 2012. (Encontro).

63.
Encontro com Lídia Jorge. 2012. (Encontro).

64.
Lisualidade em "Relato de um certo oriente" - Milton Hatoum. 2012. (Encontro).

65.
O compromisso interdisciplinar dos estudos da linguagem e da cognição. 2012. (Encontro).

66.
VI ENELLE. 2012. (Encontro).

67.
XII Semana de Letras. 2012. (Outra).

68.
Aula com pipoca - Gray Gardens. 2011. (Encontro).

69.
Aula Inaugural - 2011/01. 2011. (Encontro).

70.
Aula Inaugural - 2011/02. 2011. (Encontro).

71.
II Ciclo de Literatura Estrangeira. 2011. (Encontro).

72.
No limiar das narrativas: hibridismo e multilinearidade - games. 2011. (Encontro).

73.
No limiar das narrativas: hibridismo e multilinearidade - narrativas transmídia. 2011. (Encontro).

74.
V ENELLE. 2011. (Encontro).

75.
XI Semana de Letras. 2011. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROSA, P. S.. Mediadora da sessão de comunicação Pragmática e Mídias Sociais (III WIP). 2016. (Congresso).



Outras informações relevantes


Associada à Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). (2016/02)
Associada ao Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL). (2017/01)
Participa do Grupo de Pesquisa "Lógica e Linguagem Natural" coordenado pela Profª Drª Ana Maria Tramunt Ibaños (PUCRS). 
Participa do Grupo de Pesquisa "SynSemPra" coordenado pela Profª Drª Ana Maria Tramunt Ibaños (PUCRS).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 11:41:42