Caroline Bernardes Borges

Bolsista de Doutorado do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3100147685681411
  • Última atualização do currículo em 15/01/2019


Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Escola de Humanidades da PUCRS (Bolsista integral CNPq). Mestre em Linguística pelo PPGL/PUCRS (2018) (Bolsista integral CAPES/PROEX). Graduada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e respectivas Literaturas) pela Faculdade de Letras da PUCRS (2015). Membro dos grupos de pesquisa "Estudos Cognitivos e Culturais das Linguagens" (CNPq) e "Aquisição, aprendizado e processamento cognitivo da linguagem: instrumentos, procedimentos e tecnologias" (CNPq), que estão inseridos no Núcleo de Pesquisa em Cognição, Cultura, Linguagens e Interfaces: Ciência, Arte e Tecnologia, da PUCRS. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Caroline Bernardes Borges
Nome em citações bibliográficas
BORGES, C. B.

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Escola de Humanidades.
Av. Ipiranga, n° 6681 - Prédio 9 - Sala 204 (Núcleo de Pesquisa em Cognição, Cultura, Linguagens e Interfaces: Ciência, Arte e Tecnologia - NUCCLIN)
Partenon
90619900 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (51) 33203500
URL da Homepage: http://www.pucrs.br/


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Letras.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Desenvolvimento da compreensão leitora a partir de objetivos de leitura: elaboração de uma proposta de material linguístico-pedagógico,
Orientador: Profa. Dra. Vera Wannmacher Pereira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Compreensão leitora.; Objetivos de leitura..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística.
2016 - 2018
Mestrado em Letras - Linguística.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Objetivo de leitura e processo de compreensão leitora,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Professora Dra. Vera Wannmacher Pereira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Leitura.; Objetivo de leitura.; Processo de compreensão leitora..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística.
2012 - 2015
Graduação em Letras.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: A Estratégia de Predição na Leitura de Crônicas: uma proposta para o ensino.
Orientador: Professora Dra. Vera Wannmacher Pereira.
2009 - 2011
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Estadual Rio Branco, IERB, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Interação tempo/modalidade na semântica das línguas naturais. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2018 - 2018
Análise argumentativa e análise enunciativa da língua: da palavra ao texto. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2018 - 2018
Linguagem e cognição: processos e usos. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2017 - 2017
Cómo cocinar una tarea en psicolingüística y (neuro)psicología cognitiva?. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2016 - 2016
Ironia e Interfaces: humor, sarcasmo e contrastes culturais. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2014 - 2014
Sustentabilidade: orientações para o professor do ensino fundamental. (Carga horária: 15h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2014 - 2014
Sociologia. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2014 - 2014
Quiz: Jogo das Novas Regras Ortográficas - Reconhecendo Texto e Contexto. (Carga horária: 15h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2014 - 2014
Leitura para entender o mundo. (Carga horária: 8h).
Grupo RBS, RBS, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação à Docência, Carga horária: 12

Atividades

03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Humanidades, .

Linhas de pesquisa
Teorias e Uso da Linguagem

Colégio Estadual Francisco Antônio Vieira Caldas Júnior, CAJU, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação à Docência, Carga horária: 12


Associação Brasileira de Linguística, ABRALIN, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Membro



Linhas de pesquisa


1.
Teorias e Uso da Linguagem


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Universidades e escolas em rede de ensino, pesquisa e extensão: um estudo sobre a contribuição de materiais em tecnologias múltiplas para desenvolvimento da compreensão leitora e da consciência textual de alunos de 5º/6º anos do Ensino Fundamental
Descrição: O projeto emerge do contexto de dificuldades de leitura nos 5º/6º anos, pois passagem do EF I para o EF II, e dos indicativos de estudos referentes à produtividade de materiais de ensino em tecnologias múltiplas para o aprendizado da leitura na escola, realizados por diversos pesquisadores, entre eles a autora do presente projeto. Nesse contexto, o objetivo é verificar a contribuição de materiais de ensino da leitura, em tecnologias múltiplas, para o desenvolvimento da compreensão leitora e da consciência textual desses alunos, por meio de uma rede de universidades e escolas brasileiras e portuguesas. Delineado na interação ciência e tecnologia; ensino, pesquisa e extensão; Psicolinguística, Estudos do Texto, Computação e Educação, o projeto tem seus fundamentos teóricos na compreensão leitora e na consciência textual, com base em Smith, 2003; Adam, 2008; Gombert, 1992. Prevê, para seu desenvolvimento, discussão continuada teórica e metodológica entre os condutores do trabalho; geração e aplicação (oficinas) de materiais em tecnologias múltiplas com foco na compreensão leitora e na consciência textual; elaboração e aplicação de testes (pré e pós) de compreensão leitora e consciência textual; análise e tratamento dos dados coletados; organização de uma produção científico-pedagógica (m-book) dirigida a professores das escolas com base no trabalho desenvolvido; realização de encontro com professores apresentando os processos desenvolvidos e os produtos obtidos; socialização do trabalho desenvolvido com outras academias, por meio de artigos científicos; e elaboração do relatório final. São resultados esperados: a constituição de um acervo de materiais em tecnologias múltiplas a ser disponibilizado à comunidade escolar e à comunidade acadêmica; o desenvolvimento da compreensão leitora e da consciência textual dos alunos; a constatação dos benefícios das tecnologias múltiplas para aprendizado dos alunos; a produção de um m-book e de artigos científicos; a implantação de uma Rede Universidades e Escolas de Ensino, Pesquisa e Extensão..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Caroline Bernardes Borges - Integrante / Vera Wannmacher Pereira - Coordenador / Ângela Naschold - Integrante / Jonas Rodrigues Saraiva - Integrante / Ronei Guaresi - Integrante / Thaís Vargas dos Santos - Integrante / Danielle Baretta - Integrante / Jésura Lopes Chaves - Integrante / Ana Magali Gargioni - Integrante / Ana Paula Rigatti - Integrante / Clarice Lehnen Wolff - Integrante / Grasiela Bublitz - Integrante / Kári Forneck - Integrante / Márcio França - Integrante / Maria da Graça Pinto - Integrante / Maria Rita Bertollo - Integrante / Otilia Souza - Integrante.
2017 - Atual
Leitura de textos de curiosidade científica, em tecnologias múltiplas: um estudo sobre compreensão leitora e consciência textual na escola
Descrição: O projeto tem como objetivo central verificar a contribuição de materiais em tecnologias múltiplas, com textos de curiosidade científica, para o desenvolvimento da compreensão e da consciência textual. Prevê geração dos materiais, elaboração e aplicação de instrumentos de pesquisa em situação de pré e pós-teste, discussão dos resultados e divulgação por meio de um livro eletrônico e de encontro com professores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Caroline Bernardes Borges - Integrante / Vera Wannmacher Pereira - Coordenador.
2017 - Atual
Um estudo comparativo sobre o desempenho em compreensão leitora de alunos da Educação Básica
Descrição: Fundamentado na Psicolinguística, o tema do projeto é a compreensão leitora em seus instrumentos investigativos, com parceria da Universidade do Minho para organização desses instrumentos. Tem como objetivos: verificar a compreensão leitora de alunos da Educação Básica; comparar os escores de compreensão leitora, considerando a escolaridade e os instrumentos; analisar a produtividade dos mesmos; propor encaminhamentos pedagógicos com base nos resultados. Prevê 270 sujeitos, sendo 30 alunos por ano escolar, a partir do 4º ano do Ensino Fundamental. As etapas são: aprofundamento teórico; organização e aplicação dos instrumentos; tratamento e análise dos dados; divulgação dos resultados à comunidade escolar e à comunidade acadêmica. São resultados esperados: informações sobre o desempenho evolutivo em compreensão leitora dos sujeitos; os instrumentos elaborados, testados e caracterizados em sua produtividade; os encaminhamentos pedagógicos com base nos resultados obtidos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Caroline Bernardes Borges - Integrante / Vera Wannmacher Pereira - Coordenador.
2015 - 2018
Jogos em tecnologias múltiplas para desenvolvimento da compreensão leitora e da consciência textual: um estudo com alunos de 2º ano inicial
Descrição: O projeto emerge do contexto de dificuldades do aprendizado da leitura. Constituem-se em seus objetivos específicos: verificar em que medida jogos em tecnologias múltiplas para alunos de 2º ano inicial contribuem para o desenvolvimento da compreensão leitora e da consciência textual desse público; examinar as percepções de pesquisadores, de professores desse nível escolar e de alunos dessa faixa escolar sobre os jogos elaborados. Delineado em perspectiva integradora ? ciência e tecnologia; pesquisa e ensino; teoria e prática; Psicolinguística, Estudos do Texto e Computação; e Universidade e comunidade ? o projeto prevê seleção, geração e aplicação de jogos em tecnologias múltiplas de compreensão leitora e de consciência textual; elaboração e aplicação de testes de compreensão leitora e de consciência textual (alunos) e de percepções dos participantes sobre o trabalho (pesquisadores, professores e alunos); geração e implantação de um e-book contendo os processos e os resultados da pesquisa no site da EDIPUCRS; análise e discussão dos dados coletados; e elaboração e encaminhamento de relatório final. Constituem-se em resultados esperados: um acervo de jogos em tecnologias múltiplas a ser disponibilizado gratuitamente em e-book no site da EDIPUCRS; o desenvolvimento da compreensão leitora e da consciência textual dos alunos; a constatação dos benefícios das tecnologias múltiplas para os alunos; e a manifestação de percepções positivas pelos participantes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Caroline Bernardes Borges - Integrante / Vera Wannmacher Pereira - Coordenador / Thaís Vargas dos Santos - Integrante / ágata marmitt - Integrante / DHAIELE SCHMIDT - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Leitura no Hospital São Lucas da PUCRS: Biblioteca Infantojuvenil Solange Medina Ketzer e Ala Psiquiátrica do Hospital São Lucas da PUCRS, Espaços de Leitura, Arte e Prazer
Descrição: O Projeto integra o Curso de Letras, o Curso de Medicina e o Hospital São Lucas da PUCRS. Vem sendo desenvolvido desde 1997 com objetivo de contribuir para o bem-estar dos pacientes da Pediatria do Hospital São Lucas, utilizando a contação e a leitura de histórias. Considerando os resultados positivos obtidos, houve, em 2014, a ampliação do trabalho para a ala psiquiátrica do 6º andar, tendo sido implantado nesse espaço um acervo de 858 livros. Desse modo, hoje, uma equipe interdisciplinar consistente atua nos dois espaços do HSL, buscando responder ao problema de pesquisa "Em que medida um espaço de leitura, arte e prazer pode contribuir para o bem-estar de pacientes internados pelo SUS no HSL da PUCRS?". Para isso, 8 bolsistas atuam nesses espaços, contando histórias, estimulando a leitura de livros e utilizando artes plásticas, corporais e musicais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Caroline Bernardes Borges - Integrante / Vera Wannmacher Pereira - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: LETRÔNICA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2016
Láurea Acadêmica (graduação em Letras), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NEVES, P. A2018NEVES, P. A ; BORGES, C. B. . A consciência textual no gênero fábula: um instrumento de verificação da coerência com alunos do Ensino Fundamental. Signo, v. 43, p. 62, 2018.

2.
BORGES, C. B.2018BORGES, C. B.; PEREIRA, V. W. . Relações entre compreensão leitora, procedimentos de leitura e conhecimentos prévios, considerando objetivos de leitura. ACTA SCIENTIARUM. LANGUAGE AND CULTURE (IMPRESSO), v. 40, p. 1-12, 2018.

3.
PEREIRA, V. W.2018PEREIRA, V. W. ; BORGES, C. B. . Compreensão leitora e consciência linguística em diferentes objetivos de leitura. Linguarum Arena, v. 9, p. 69-86, 2018.

Capítulos de livros publicados
1.
BORGES, C. B.. A estratégia de predição na leitura de fábulas: uma proposta para a alfabetização. In: Ana Cláudia de Souza; Cristiane Seimetz-Rodrigues;Claudia Finger-Kratochvil; Luciane Baretta; Angela Cristina Di Palma Back. (Org.). Dialógos linguísticos para a leitura e a escrita.. 1ed.Florianópolis: Insular, 2019, v. 1, p. 255-271.

2.
PEREIRA, V. W. ; BORGES, C. B. . Materiais de Psicolinguística para ouvir e ler: uma proposta para trabalho no 3° grau. In: GABRIEL, R.; CARDOSO, R. M.; FRONCKOWIAK, A. C.; PICCININ, F.; LEBLER, C. D. C. (Org.). (Per)cursos (inter)disciplinares em Letras. 1ed.Campinas: Pontes, 2018, v. 1, p. 93-108.

3.
BORGES, C. B.. A Estratégia de Predição na Leitura de Crônicas: uma proposta para o ensino. In: Gilmei Francisco Fleck. (Org.). Coleção Literatura Comparada. 1ed.Curitiba: Atena Editora, 2016, v. 1, p. 125-138.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NEVES, P. A ; BORGES, C. B. ; BARETTA, D. . Considerações sobre a elaboração de um instrumento de verificação da consciência textual. In: III Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: produção e democratização do conhecimento na Ibero-América, 2018, Criciúma/SC. Anais do III Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: produção e democratização do conhecimento na Ibero-América. Criciúma/SC: UNESC, 2018. v. 3. p. 3-15.

2.
PEREIRA, V. W. ; BORGES, C. B. . A-book sobre tópicos de Psicolinguística: a importância do uso de novos suportes textuais. In: 5° Encontro Rede Sul Letras, 2017, Caxias do Sul. Anais do 5° Encontro Rede Sul Letras. Caxias do Sul/Porto Alegre: UCS/UniRitter, 2017. v. 1. p. 236-242.

3.
BORGES, C. B.. Progressão e manutenção temática: desenvolvendo a compreensão leitora através de um jogo virtual. In: 6º Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa, 2017, Rio Grande. Anais de textos completos do 6º Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa. Rio Grande: Editora da FURG, 2017. p. 142-155.

4.
BORGES, C. B.. A estratégia de predição na leitura de crônicas: uma proposta para o ensino. In: 6° Seminário Nacional de Língua e Literatura - Teoria e Ensino: Cultura e Identidade, 2016, Passo Fundo. Anais do 6° Seminário Nacional de Língua e Literatura - Teoria e Ensino: Cultura e Identidade. Passo Fundo/RS, 2016.

5.
BORGES, C. B.. Processamento Cognitivo e Objetivo da Leitura. In: IX Colóquio de Literatura, Linguística e Escrita Criativa: [des]limiares da linguagem, 2016, Porto Alegre. Anais do IX Colóquio de Literatura, Linguística e Escrita Criativa: [des]limiares da linguagem, 2016. p. 124-134.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BORGES, C. B.; NEVES, P. A ; BARETTA, D. . Relação entre os conhecimentos prévios e a compreensão leitora: relato de um estudo aplicado. In: 6° Encontro Sul Letras, 2018, Santa Cruz do Sul. (Inter)nacionalização em letras [recurso eletrônico] : caderno de programação e resumos do 6º encontro da Rede Sul Letras. Santa Cruz do Sul: Programa de Pós-graduação em Letras, 2018. v. 1. p. 250-250.

2.
BORGES, C. B.. Objetivos de leitura, compreensão leitora e consciência textual. In: X Congresso Internacional da ABRALIN, 2017, Niterói/RJ. Caderno de Resumos, 2017.

3.
BORGES, C. B.; PEREIRA, V. W. . Materiais de Psicolinguística para ouvir e ler: uma proposta para o trabalho no 3° grau. In: VIII Colóquio Nacional Leitura e Cognição, II Simpósio Internacional Leitura, Literatura e Mídia, VIII Conferência Linguística e Cognição e XVIII Semana Acadêmica de Letras - (Per)cursos (inter)disciplinares em Letras, 2017, Santa Cruz do Sul/RS. Caderno de Resumos, 2017.

4.
BORGES, C. B.. Progressão e manutenção temática: desenvolvendo a compreensão leitora através de um jogo virtual. In: 6º Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa, 2017, Rio Grande. Caderno de Resumos, 2017.

5.
BORGES, C. B.. A estratégia de predição na leitura de fábulas: uma proposta para a alfabetização. In: 2ª Jornada Internacional de Alfabetização, 4ª Jornada Nacional de Alfabetização e 12ª Jornada de Alfabetização., 2016, Florianópolis/SC. Caderno de Resumos, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
NEVES, P. A ; BARETTA, D. ; BORGES, C. B. . Considerações sobre a elaboração de um instrumento de verificação da consciência textual. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
NEVES, P. A ; BORGES, C. B. ; BARETTA, D. . A consciência textual no gênero fábula: um instrumento de verificação da coerência com alunos do Ensino Fundamental. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BORGES, C. B.; NEVES, P. A ; BARETTA, D. . Relação entre os conhecimentos prévios e a compreensão leitora: relato de um estudo aplicado. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BARETTA, D. ; BORGES, C. B. ; NEVES, P. A . Compreensão leitora no Ensino Fundamental: da teoria à prática. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BORGES, C. B.. Elaboração de uma proposta de material linguístico-pedagógico para desenvolvimento da compreensão leitora baseado em objetivos de leitura. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BORGES, C. B.. Objetivos de leitura, compreensão leitora e consciência textual. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BORGES, C. B.. Progressão e manutenção temática: desenvolvendo a compreensão leitora através de um jogo virtual. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BORGES, C. B.. Os gêneros textuais na sala de aula: a importância do conhecimento acerca dos usos da língua. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PEREIRA, V. W. ; BORGES, C. B. ; DO PRADO, L. L. . Jogos virtuais e o desenvolvimento da compreensão leitora e da consciência textual de crianças de 2º ano inicial. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
BORGES, C. B.; Guimarães, R. A. . Leitura no Hospital São Lucas da PUCRS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BORGES, C. B.; PEREIRA, V. W. . Psicolinguística, Computação e Comunicação: o trabalho em interface na geração de um a-book. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BORGES, C. B.. Relações existentes entre objetivos de leitura e o processo de compreensão leitora. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
PEREIRA, V. W. ; BORGES, C. B. . A-book sobre tópicos de Psicolinguística: a importância de novos suportes textuais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PEREIRA, V. W. ; BORGES, C. B. . Materiais de Psicolinguística para ouvir e ler: uma proposta para o trabalho no 3° grau. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BORGES, C. B.. A Estratégia de Predição na Leitura de Crônicas: uma proposta para o ensino. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BORGES, C. B.. A Estratégia de Predição na Leitura de Fábulas: uma proposta para alfabetização. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
BORGES, C. B.. A leitura nos anos iniciais: desenvolvendo a estratégia de predição através dos aspectos de coerência textual. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
BORGES, C. B.; MENDES, M. F. . Poesia e cidade em sala de aula: uma proposta. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
BORGES, C. B.. Processamento cognitivo e objetivo da leitura. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
BORGES, C. B.; MARMITT, A. ; SCHMIDT, D. . Linguagem e Atitude. 2018. (Oficina).

2.
BORGES, C. B.; MARMITT, A. ; SCHMIDT, D. . Linguagem e Atitude. 2018. (Oficina).

3.
SARAIVA, J. R. ; GONÇALVES, T. M. ; BORGES, C. B. . Conceitos básicos para o trabalho com língua portuguesa nos anos iniciais: da fonologia ao texto. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
PEREIRA, V. W. ; DO PRADO, L. L. ; NASCHOLD, A. ; BORGES, C. B. . A consciência linguística nos anos iniciais: como utilizar poemas e trava-línguas na sala de aula. 2016. (Workshop).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
BORGES, C. B.. Avaliadora no Espaço Jovem Cientista da PUCRS 2018. 2018. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2° Bonde Andando - Seminário dos Alunos de Pós-graduação em Letras da PUCRS. 2018. (Seminário).

2.
6° Encontro Sul Letras. 2018. (Encontro).

3.
A organização semântico-argumentativa do discurso: um estudo sobre as conexões entre enunciados (Defesa de dissertação de mestrado). 2018. (Outra).

4.
Aplicação e tecnologias à pesquisa em Letras. 2018. (Outra).

5.
Conexões Internacionais: Pesquisa em Foco - 1ª edição. 2018. (Outra).

6.
Consciência e relevância no diálogo pedagógico: uma interface psicolinguística (Defesa de tese de doutorado). 2018. (Outra).

7.
Coordenação vs. Subordinação: o caso da distinção entre causais e explicativas. 2018. (Outra).

8.
Estudo das inferências segundo a perspectiva pragmática de Grice, Sperber & Wilson e Levinson: um diálogo entre abordagens pragmáticas em interface griceana, pós-griceana e neogriceana (Defesa de dissertação de mestrado). 2018. (Outra).

9.
III Congresso Ibero-americano de Humanidades, Ciências e Educação: Produção e Democratização do Conhecimento na Ibero-américa. 2018. (Congresso).

10.
IV Seminário Nacional de Ensino de Línguas e de Literatura. 2018. (Seminário).

11.
Múltiplas Abordagens em Sintaxe. 2018. (Outra).

12.
O conto sob a perspectiva da psicolinguística em interface com a literatura: compreensão leitora, consciência textual e processamento (Defesa de tese de doutorado). 2018. (Outra).

13.
O Ensino de Português como Língua Adicional por Acadêmicos da Univates. 2018. (Outra).

14.
(Per)cursos (Inter)disciplinares em Letras (VIII Colóquio Nacional Leitura e Cognição; II Simpósio Internacional de Leitura, Literatura e Mídia; VIII Conferência Linguística e Cognição; XVIII Semana Acadêmica de Letras),. 2017. (Seminário).

15.
5° Encontro Rede Sul Letras. 2017. (Encontro).

16.
6° Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa. 2017. (Seminário).

17.
A adaptação literária e a formação de leitores. 2017. (Outra).

18.
Atividades de leitura no Ensino Fundamental: um caminho para o desenvolvimento da compreensão leitora e da consciência textual?. 2017. (Oficina).

19.
Como o cérebro processa a linguagem em duas modalidades: bilíngues bimodais surdos e ouvintes. 2017. (Outra).

20.
Compreensão leitora e consciência textual: um estudo sobre uma proposta de atividades para pacientes psiquiátricos internados. 2017. (Outra).

21.
Compreensão leitora e consciência textual na predição leitora: um estudo com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a partir da leitura de uma fábula. 2017. (Outra).

22.
Consciência sintática de crianças de 3°, 4° e 5° anos do Ensino Fundamental: instrumento de avaliação. 2017. (Outra).

23.
Discurso humorístico-preconceituoso como crítica social? O caso da Senhora dos Absurdos. 2017. (Outra).

24.
I Jornada e II Encontro Nacional "História das Ideias": a pesquisa no curso de pós-graduação. 2017. (Encontro).

25.
Interrogativas-qu: um estudo introdutório a partir da hipótese da sintaxe mais simples. 2017. (Outra).

26.
O efeito de priming sintático na compreensão leitora de bons e maus leitores dos 5° e 6° anos do Ensino Fundamental. 2017. (Outra).

27.
Política Linguística e Políticas Linguísticas no Brasil. 2017. (Outra).

28.
Relações entre consciência textual e o processo de revisão de textos de estudantes de Ensino Médio. 2017. (Outra).

29.
Semana Acadêmica de Letras UFRGS 2017. 2017. (Outra).

30.
Seminário: 10 anos da Metateoria das Interfaces. 2017. (Seminário).

31.
Seminário dos Pós-graduandos do PPGL/PUCRS. 2017. (Seminário).

32.
Uma abordagem prática sobre o delineamento de estudos experimentais em aquisição e processamento da linguagem. 2017. (Oficina).

33.
Uma voz apagada? Análise da atividade de revisão de textos acadêmicos sob as perspectivas bakhtiniana e ergológica. 2017. (Outra).

34.
VIII Colóquio Nacional Leitura e Cognição, II Simpósio Internacional Leitura, Literatura e Mídia, VIII Conferência Linguística e Cognição e XVIII Semana Acadêmica de Letras - (Per)cursos (inter)disciplinares em Letras. 2017. (Outra).

35.
X Congresso Internacional da ABRALIN. 2017. (Congresso).

36.
2ª Jornada Internacional de Alfabetização/4ª Jornada Nacional de Alfabetização/12ª Jornada de Alfabetização. 2016. (Seminário).

37.
3° Fórum Educação Que Dá Certo. 2016. (Outra).

38.
6° Seminário Nacional de Língua e Literatura: Teoria e Ensino - Cultura e Identidade. 2016. (Seminário).

39.
A metamorfose de Kafka: cem anos diante da lei. 2016. (Outra).

40.
A novíssima Literatura Portuguesa: identidades de escrita. 2016. (Outra).

41.
A Semântica Argumentativa em análise de compreensão do sentido em questões de língua inglesa do ENEM. 2016. (Outra).

42.
Aspectos condicionadores do objeto nulo e do pronome pleno em português brasileiro: uma análise da fala infantil. 2016. (Outra).

43.
IX Colóquio de Linguística, Literatura e Escrita Criativa: [des]limiares da linguagem. 2016. (Outra).

44.
Jornada de Linguística: homenagem aos 100 anos de publicação do Curso de Linguística Geral. 2016. (Outra).

45.
Linguística e Educação Física: glossários do futebol e de termos olímpicos. 2016. (Outra).

46.
O destino da personagem: vida e sobrevida em contexto narrativo. 2016. (Outra).

47.
O que é? Gêneros Discursivos: um olhar para além do texto. 2016. (Oficina).

48.
Pesquisa sobre línguas em contato: relato de experiências na Universidade de Nebraska. 2016. (Outra).

49.
Encontro Saraiva de Educação. 2015. (Encontro).

50.
IV Jornada de Ensino de Língua Portuguesa e Tecnologias. 2015. (Encontro).

51.
XV Semana de Letras PUCRS. 2015. (Outra).

52.
XIV Semana de Letras PUCRS. 2014. (Outra).

53.
12° Congresso do Ensino Privado Gaúcho - A Maestria do Professor na Arquitetura da Aprendizagem. 2013. (Congresso).

54.
II Jornada de discussões psicolinguísticas e pedagógicas para o ensino da Língua Portuguesa: leitura e ensino da leitura. 2013. (Encontro).

55.
Jornada de Ensino de Língua Portuguesa e Tecnologias. 2013. (Encontro).

56.
XIII Semana de Letras PUCRS. 2013. (Outra).

57.
XII Semana de Letras PUCRS. 2012. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BORGES, C. B.; MARMITT, A. ; SCHMIDT, D. . Patoral Juvenil Marista. 2018. (Outro).

2.
PEREIRA, V. W. ; GARGIONI, A. M. ; BORGES, C. B. . V Seminário Nacional de Aprendizado e Ensino da Leitura e da Escrita nos Anos Iniciais. 2018. (Outro).

3.
PEREIRA, V. W. ; DO PRADO, L. L. ; BORGES, C. B. . VI Jornada em Ensino de Língua Portuguesa e Tecnologias para os Anos Iniciais. 2017. (Outro).

4.
SPINILLO, A. G. BARBY, A. A. O. M. SOUZA, A. C. BACK, A. C. P. PEREIRA, A. FINGER-KRATOCHVIL, C. RAHAL, C. LAZZAROTTO-VOLCAO, C. GODOY, D. ANDERSEN, E. M. L. DEBUS, E. VIANA, F. L. P. RAMOS, F. CORREA, J. MORAIS, J. COSTA, J. C. TOMITCH, L. M. B. HUBNER, L. C. BARETTA, L. LIZ, L. L. MOTA, M. B. AGUIAR, M. A. L. HEINIG, O. L. O. M. GUARESI, R. WOLF, R. A. P. , et al.PEDRALLI, R. PEREIRA, V. W. GARCIA, W. A. C. CARDOSO, A. C. R. FELIPPE, A. P. NASCHOLD, A. BORGES, C. B. OTTO, C. FINGER-KRATOCHVIL, C. RODRIGUES, C. S. PAIM, F. R. L. CRUZ, G. F. A. CAMARGO, G. WEIRICH, H. C. MENDES, J. SARAIVA, J. R. HILARIO, J. R. N. DO PRADO, L. L. SOUZA, M. T. TRENTINI, N. GONÇALVES, T. M. SANTOS, T. V. ; 2ª Jornada Internacional de Alfabetização/4ª Jornada Nacional de Alfabetização/12ª Jornada de Alfabetização. 2016. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 11:20:47