Anderson Guimarães Mendonça

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6686413331510890
  • Última atualização do currículo em 12/11/2018


O pesquisador é a favor do retorno à normalidade democrática no Brasil. Além disso, é estudante de Mestrado em História Social da Cultura na UFRPE, possui graduação em Licenciatura Plena em História também pela UFRPE. Durante a graduação, desenvolveu projeto no PIBID/UFRPE (2014-2016) na Escola Ministro Jarbas Passarinho do Estado de Pernambuco, com atividades no campo do ensino da história e metodologia do ensino. Na UFRPE, também desenvolveu atividades no PIC (2015-2016) com o estudo sobre os movimentos de direita no século XX, em especial, o Salazarismo em Portugal e na África. Atualmente, participa na organização de eventos da área de humanas, tendo como campos de pesquisa a História da África Contemporânea, História de Portugal e História do Brasil Republicano (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Anderson Guimarães Mendonça
Nome em citações bibliográficas
GUIMARÃES, Anderson;MENDONÇA, Anderson G.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em História Social da Cultura Regional.
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Título: Patriotas Angolanos: Colonialismo, Repressão, Nacionalismo e Guerra de Liibertação (1933-1977),Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Giselda Brito Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: África; Nacionalismo; Polícia; Século XX.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Contemporânea.
2012 - 2016
Graduação em Licenciatura Plena em História.
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Título: PIDE: Repressão e Racismo em Angola (1960-1969).
Orientador: Giselda Brito Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Seminário de Estudos Avançados: Memórias, Narrativ. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Alemão Instrumental. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2014 - 2015
Inglês Sem Fronteiras. (Carga horária: 96h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2014 - 2014
Temas, Fontes e Abordagens: por uma Nova História. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2014 - 2014
Sociolínguistica: Teoria e Ensino. (Carga horária: 9h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2014 - 2014
Introdução à Produção de Roteiro Audiovisual. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Francês Instrumental. (Carga horária: 45h).
Núcleo de Idiomas da UFRPE, NID - UFRPE, Brasil.
2013 - 2013
Magia e Cristianismo: uma comparação entre a idade. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2012 - 2013
Curso de Inglês. (Carga horária: 144h).
Qualifica Profissões: Cursos Profissionalizantes, QPCP, Brasil.
2012 - 2012
Para Além da Morte: História, Patrimônio e Memória. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina: Teoria da História

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplina: Introdução aos Estudos Históricos

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: PIC, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do CCD do Curso de Lic. em História, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PIBID, Carga horária: 8



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
A África sob a perspectiva internacional: Nacionalismo, Diplomacia e Política entre a segunda metade do Séc. XX e a primeira metade do Séc. XXI
Descrição: Este projeto tem por objetivo estudar e apresentar a África numa perspectiva internacional, visando inserir o continente dentro dos eventos internacionais. Desde o Século XIX, a África passou a entrar no âmbito internacional com a divisão europeia do território, período conhecido como imperialismo. Contudo, no pós-segunda guerra (1945), pouco a pouco, o continente africano passou a ter autonomia nacional e com ajuda de outras nações no Ocidente e no Oriente e de organismos internacionais (ONU, OTAN, OIT e etc.), ela passou a ser local de disputas e debates políticos que também aconteciam em outros lugares do mundo. Assim, este projeto se encontra dentro da história contemporânea e história do tempo-presente mundial..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
A Colonização na África nos séculos XIX e XX: as práticas discursivas e educativas dos doutrinadores do Império Português
Descrição: Este projeto tem por objetivo analisar as práticas discursivas dos doutrinadores do Império português na África, no século XX, com particularidade ao longo do regime salazarista. A meta é conhecer a organização e atuação da ?educação colonial? portuguesa em África, especificamente em Moçambique e Angola, no período que vai do Estado Novo (1933) ao fim do Império Português (1975), através das práticas discursivas dos doutrinadores do regime, e seus correspondentes no Brasil. Na análise da política educativa aqui proposta, esperasse conhecer, particularmente, as propostas escolares e curriculares impostas pelo Império Português para as diferentes realidades e culturas da África colonial portuguesa, abordando desde suas condições de organização e produção na metrópole até as recepções nas culturas locais acima indicadas. Numa perspectiva mais ampla, esperasse também contribuir para os estudos da política cultural circulante através das relações luso-africana-brasileira ao longo dos séculos XIX e XX.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Anderson Guimarães Mendonça - Integrante / Giselda Brito Silva - Coordenador / Marcos Maurício Costa Freitas - Integrante / Matheus Henrique da Silva Lima - Integrante.
2014 - Atual
A História em sala de Aula: Teoria e Metodologia do ensino de história.
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo estudar métodos alternativos para o ensino de história na educação básica brasileira, tomando como foco as discussões da historiografia alemã que teoriza a consciência histórica como fator de construção de sentido na disciplina da história. Neste projeto, iniciado durante o PIBID-UFRPE, visamos pesquisar linguagens e maneiras de apreensão e compreensão da história na vida do ser humano, em especial, dos discentes que ao entraram numa sala de aula, passam a dar sentido a história a partir das experiências e peculiaridades de cada um. Assim, este projeto busca ampliar o campo da teoria e da metodologia do ensino de história em escala macro, sem desprezar o micro..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Contemporânea.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil República.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História de Portugal.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Lê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GUIMARÃES, Anderson. Colonialismo e Relações Internacionais: Salazarismo, Brasil e ONU.. In: 1917-2017: 100 anos das Revoluções Russas, 2017, Recife. Encontro: 1917-2017: 100 anos das Revoluções Russas - Anais Eletrônicos, 2017.

2.
GUIMARÃES, Anderson. DOPS/SNI e PIDE - Repressão para além do Atlântico. In: Iº Encontro do Laboratório de Estudos da História das Religiões, 2017, Nazaré da Mata. Anais Eletrônicos do Iº Encontro do Laboratório de Estudos da História das Religiões, 2017.

3.
GUIMARÃES, Anderson. O Imperialismo português - A África na segunda metade do século XIX. In: XI Colóquio de Historia da UNICAP, 2017, Recife. Anais Eletrônicos do XI Colóquio de Historia da UNICAP, 2017.

4.
GUIMARÃES, Anderson. A Polícia Política de Salazar e as práticas de vigilância em Angola.. In: Encontro Estadual de História da ANPUH de Pernambuco, 2016, Recife. Anais do Encontro Democracia e Diversidade, 2016. p. 179-189.

5.
GUIMARÃES, Anderson. Lutas pela Independência: Os Movimentos de Lebertação e Política de Portugal.. In: V SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 2016, Recife. ANAIS DO V SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA. Recife: UFPE, 2016.

6.
GUIMARÃES, Anderson; SILVA, Giselda B . Brasil e Ditadura Militar: Um debate sobre o retorno ao Estado Democrático. In: Caravana 25 anos da ANPUH-PE: Dialógos entre a pesquisa e o ensino, 2015, Recife. Anais da Caravana 25 anos da ANPUH-PE: Dialógos entre a pesquisa e o ensino. Recife: UFPE, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GUIMARÃES, Anderson; SILVA, Giselda B . PIDE: A polícia política no Estado Novo salazarista.. In: XV JEPEX, 2015, Recife. XV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015.

2.
GUIMARÃES, Anderson; SILVA, Giselda B . Jogos Lúdicos e Didáticos no ensino de história.. In: XV JEPEX, 2015, Recife. XV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015.

3.
GUIMARÃES, Anderson; SILVA, Giselda B . Ditadura Cívil/Militar: Um Período Temeroso do Brasil Sendo Ensinado Na Educação Básica.. In: XIV Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão, 2014, Recife. PROGRAMAÇÃO E ANAIS DE RESUMOS, 2014.

4.
GUIMARÃES, Anderson; SILVA, Giselda B . O Uso do Cinema Em Sala de Aula para o Ensino de História. In: XIV Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão, 2014, Recife. PROGRAMAÇÃO E ANAIS DE RESUMOS, 2014.

Artigos aceitos para publicação
1.
GUIMARÃES, Anderson. O SALAZARISMO E A PIDE: POLÍTICA DE REPRESSÃO EM ANGOLA. FACES DA HISTÓRIA, 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
GUIMARÃES, Anderson. O Desejo de ser Nação: Notas sobre o nacionalismo africano no Século XX.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
GUIMARÃES, Anderson. Lutas Pela Independência em Angola: Colonialismo, PIDE, Salazarismo e Memórias da Batalha. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GUIMARÃES, Anderson. Imperialismo e Colonialismo: Portugal na África na segunda metade do século XIX. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GUIMARÃES, Anderson. O Colonialismo português em Angola. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
GUIMARÃES, Anderson. Relações Internacionais e o Colonialismo: Salazarismo, ONU e Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
GUIMARÃES, Anderson. DOPS/SNI e PIDE - repressão para além do Atlântico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
GUIMARÃES, Anderson. A Polícia Política de Salazar e as ações de vigilância em Angola. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GUIMARÃES, Anderson. Lutas pela independência: os movimentos de libertação e a política de Portugal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
GUIMARÃES, Anderson; SILVA, Giselda B . Brasil e Ditadura Militar: Um debate sobre o retorno ao regime democrático.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
GUIMARÃES, Anderson; CADENA, S. R. G. . A descolonização das mentes: Aspectos coloniais e suas permanências no tempo-presente do Brasil.. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
GUIMARÃES, Anderson. A Revolução Russa na África: Lutas, Ideologia e Sociedade no Século XX. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
GUIMARÃES, Anderson. EXPOTEC 2018. 2018. Escola Estadual Ministro Jarbas Passarinho.

2.
GUIMARÃES, Anderson. Comissão Científica do II Reencontro com a História: Teorias e História. 2017. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

3.
GUIMARÃES, Anderson. EXPOTEC 2017. 2017. Escola Estadual Ministro Jarbas Passarinho.

4.
GUIMARÃES, Anderson. Avaliador de E-Pôster no XVII JEPEX. 2017. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

5.
GUIMARÃES, Anderson. EXPOTEC 2016. 2016. Escola Estadual Ministro Jarbas Passarinho.

6.
GUIMARÃES, Anderson. EXPOTEC 2015. 2015. Escola Estadual Ministro Jarbas Passarinho.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Iº Encontro do Laboratório de Estudos da História das Religiões. 2017. (Encontro).

2.
A Formação do professor pesquisador. 2016. (Outra).

3.
Escola sem mordaça: desafios contemporâneos do historiador. 2016. (Outra).

4.
VI Encontro Pernambucano de Estudantes de História. 2016. (Encontro).

5.
XI Encontro Estadual de História (ANPUH/PE). 2016. (Encontro).

6.
XVI JEPEX.A Polícia Política de Salazar e os Movimentos de Libertação em Angola.. 2016. (Outra).

7.
XVI JEPEX. 2016. (Outra).

8.
1964 - Resgatando a Memória: As novas condições de acesso aos documentos do SNI. 2015. (Outra).

9.
EXPOTEC 2015. 2015. (Exposição).

10.
III Prática Integrativa: Democracia. 2015. (Outra).

11.
II Prática Integrativa: História e Educação. 2015. (Outra).

12.
IV SID. 2015. (Simpósio).

13.
Memórias, Narrativas e Fontes Orais. 2015. (Outra).

14.
Semana do Calouro 2015.1. 2015. (Outra).

15.
UFRPE: 103 anos de História Transformando Vidas. 2015. (Outra).

16.
V Seminário Justiça do Trabalho e Historiografia: Passado e Presente. 2015. (Seminário).

17.
XV JEPEX. 2015. (Congresso).

18.
XV JEPEX - CIC. PIDE: A polícia política no Estado Novo salazarista.. 2015. (Congresso).

19.
XV JEPEX - CONID. Jogos Lúdicos e Didáticos no ensino de história.. 2015. (Congresso).

20.
'50 Anos do Golpe'. 2014. (Seminário).

21.
Encontro de História Luso-Afro-Brasílica. 2014. (Encontro).

22.
Encontro Estudantil da UFRPE. 2014. (Encontro).

23.
III Simposio de Iniciação a Docência. 2014. (Simpósio).

24.
III Simposio de Iniciação a Docência.Cinema em Sala de Aula: A História sendo vista nos filmes e aplicadas no Ensino Básico. 2014. (Simpósio).

25.
I Prática Integrativa História e Educação. 2014. (Outra).

26.
IV Encontro de História do Império Brasileiro. 2014. (Encontro).

27.
XIV JEPEX. DITADURA CÍVIL/MILITAR: UM PERÍODO TEMEROSO DO BRASIL SENDO ENSINADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2014. (Congresso).

28.
XIV JEPEX. O USO DO CINEMA EM SALA DE AULA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA. 2014. (Congresso).

29.
I Encontro da linha de pesquisa. 2013. (Encontro).

30.
II Colóquio de Ensino de História Contemporânea: entre as vozes do passado e do presente. 2013. (Outra).

31.
Palestra: Modernidade na Lata. O Exílio dos seios: Uma análise sobre os impactos do consumo desmedido.. 2013. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GUIMARÃES, Anderson; CADENA, S. R. G. ; GOMES, P. P. ; OURIQUES, Rafael . II Reencontro com a História: Teorias e História. 2017. (Outro).

2.
GUIMARÃES, Anderson. VI EPEH: Encontro Pernambucano de Estudantes de História. 2016. (Outro).

3.
SILVA, Giselda B ; OURIQUES, Rafael ; GUIMARÃES, Anderson ; CADENA, S. R. G. . Semana do Calouro 2015.1. 2015. (Outro).

4.
SILVA, Giselda B ; GUIMARÃES, Anderson . 1964 ? Resgatando a Memória: As novas condições de acesso aos documentos do SNI.. 2015. (Outro).

5.
SILVA, W. B. ; SILVA, Giselda B ; CADENA, S. R. G. ; FREITAS, M. M. C. ; GUIMARÃES, Anderson . IV Encontro de História do Império Brasileiro. 2014. (Outro).

6.
GUIMARÃES, Anderson; SILVA, Giselda B ; CADENA, S. R. G. ; SILVA, W. B. . I (Re)Encontro com a história. 2014. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 17:06:28