Mariana Vizzotto Motta

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7712509534644515
  • Última atualização do currículo em 19/09/2017


Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Professora de Língua Inglesa no cursinho CCAA- Santa Maria. Bolsista do grupo de pesquisa NEC, Subgrupo DOCEFORM- UFSM. Graduanda do curso de Lic. Hab. Língua Inglesa e Literatura Inglesa. Tem experiência em formatação de textos para conclusão de curso de Graduação e Dissertação de Mestrado. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mariana Vizzotto Motta
Nome em citações bibliográficas
MOTTA, M. V.


Formação acadêmica/titulação


2010
Graduação em andamento em Letras - Inglês.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2005 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa, E.E.E.M.%20CILON, Brasil.




Atuação Profissional



CCAA, CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 16
Outras informações
Bolsista PROLICEN/PRPGP

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista FIPE

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista FIPE

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor do curso Leitura de Gêneros Acadêmico, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Fiscal Teste de Suficiência em Língua Estrang, Carga horária: 12
Outras informações
Bolsista PIBIC

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista PROBIC

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora da Semana Acadêmica de Letras, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Português para Estrangeiros, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Ajudante Administrativo, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
ELEMENTOS CONSTITUVOS DO TRABALHO DOCENTE EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO
Descrição: O Grupo de Pesquisa ?Docência, Escola e Formação de Professores (Gp DOCEFORM) desenvolve suas atividades no âmbito do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), vinculado ao Núcleo de Estudos em Educação, Ciência e Cultura (NEC/CE/UFSM). Temos como objetivo principal compreender o Trabalho Docente a partir do estudo sobre como se caracterizam e como se articulam os diferentes elementos constitutivos do trabalho de professores que atuam em Escolas Públicas de Ensino Médio.Para alcançarmos este objetivo, focamos nossas ações investigativas na busca de resposta para o seguinte problema central: Como os diferentes elementos constitutivos do Trabalho Docente se organizam, articulam e desenvolvem nos contextos de Escolas Públicas de Educação Básica? As fontes de informação são sujeitos, espaços e documentos, que serão: Professores em serviço em Escolas Públicas de Educação Básica (EPEB) de Santa Maria/RS e região; Alunos do Ensino Médio de EPEB de Santa Maria/RS e região; Materiais didático-pedagógicos elaborados e utilizados pelos professores no desenvolvimento de suas ações de trabalho. Para a coleta de informações nessas fontes, definimos como: entrevistas, grupos focais, observações acompanhadas de gravações e/ou filmagens, e roteiros para análise textual/documental. A relevância das ações desse projeto, tanto para subsidiar o estabelecimento e a sustentação de parâmetros e critérios confiáveis, pertinentes e adequados para as políticas de valorização do magistério público, a organização dos tempos e espaços escolares de forma que privilegiem a autonomia docente, de modo a propiciar a consolidação das mudanças de caráter inovador decorrentes ou associadas a elas, nos contextos escolares. Palavras-Chave: Mudança e Inovação Educacional, Trabalho Docente, Ações dos Professores, Materiais Didático-Pedagógicos, Ensino Médio..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Mariana Vizzotto Motta - Integrante / Maria Eliza Rosa Gama - Coordenador / Ana Elise Brum - Integrante / LUCIANA BAGOLIN ZAMBON - Integrante / Eduardo Adolfo Terrazan - Integrante.


Outros Projetos


2014 - Atual
Núcleos de Estudos em Educação, Ciência e Cultura
Descrição: Bolsista na área de pesquisa da Educação.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) .
Integrantes: Mariana Vizzotto Motta - Coordenador / Maria Eliza Rosa Gama - Integrante / Mirian Zimermann - Integrante / William Nunes - Integrante.
2013 - 2013
Entrelínguas
Descrição: Dar aula de língua portuguesa para estrangeiros..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Mariana Vizzotto Motta - Integrante / Eliana Sturza - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
MOTTA, M. V.; GAMA, M. E. R. ; BRUM, A. E. . Ações dos Professores em Sala de Aula: Características do Trabalho Interativo. In: Sandra Regina Gardacho Pietrobon; Damaris Beraldi Godoy Leite. (Org.). Coletânea Nacional sobre Formação de Professores. 1ed.Curitiba: Atena Editora, 2016, v. 1, p. 153-169.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MOTTA, M. V.; GAMA, M. E. R. . REVISÃO DE LITERATURA: O Trabalho Docente em Escolas Públicas de Educação Básica. In: EDUCERE- XIII Congresso Nacional de Educação, 2017, Curitiba. Anais do Evento, 2017. v. 13. p. 10158-10176.

2.
MOTTA, M. V.; GAMA, M. E. R. ; BRUM, A. E. . Ações dos Professores em sala de aula: Características do Trabalho Interativo. In: EDUCERE XII Congresso Nacional de Educação, 2015, Curitiba/PA. Anais do Congresso, 2015. p. 1-15.

3.
MOTTA, M. V.; ZIMERMANN, M. ; BORDIN, R. ; GAMA, M. E. R. . Trabalho Docente em escolas públicas de educação básica: os recursos utilizados pelos professores na organização e desenvolvimento de seu trabalho. In: 5ª Seminário Nacional de Formação de Professores: o protagonismo das Instituições de Ensino Superior no Ensino, Pesquisa e Extensão, 2014, Santa Maria. V seminário nacional de formação de professores. santa maria: gepfica, 2014. v. 5. p. 1-5.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MOTTA, M. V.; GAMA, M. E. R. . Ações dos professores em sala de aula: Características do Trabalho Interativo. In: XXX Jornada Acadêmica Integrada, 2015, Santa Maria. Anais, 2016. p. 1-1.

Apresentações de Trabalho
1.
MOTTA, M. V.; GAMA, M. E. R. ; BRUM, A. E. . Ações dos professores em sala de aula: Características do Trabalho Interativo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MOTTA, M. V.; GAMA, M. E. R. . Ações dos professores em sala de aula: Características do Trabalho Interativo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MOTTA, M. V.; GAMA, M. E. R. . Ações dos professores em sala de aula: Características do Trabalho Interativo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MOTTA, M. V.; ZIMERMANN, M. ; GAMA, M. E. R. . Docente em Escola Pública de Educação Básica: Os recursos utilizados pelos Professores, na Organização e Desenvolvimento de seu Trabalho. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
MOTTA, M. V.; GAMA, M. E. R. ; ZIMERMANN, M. ; BRUM, A. E. . GESTÃO DAS AÇÕES DOS PROFESSORES EM ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA: PRESCRIÇÕES E ATIVIDADE NO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DO TRABALHO DOCENTE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
GAMA, M. E. R. ; MOTTA, M. V. ; ZIMERMANN, M. ; BORDIN, R. . Trabalho Docente em Escolas Públicas de Educação Básica: Os recursos utilizados pelos professores na organização e desenvolvimento de seu trabalho. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
MOTTA, M. V.. Curso de Leitura em Gêneros Textuais - DELEM. 2015. (Monitoria).

2.
MOTTA, M. V.. Semana Acadêmica de Letras. 2014. (Monitoria).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
EDUCERE- 13 Congresso Nacional de Educação. REVISÃO DE LITERATURA: O Trabalho Docente em Escolas Públicas de Educação Básica. 2017. (Congresso).

2.
12º Congresso Nacional de Educação- EDUCERE. AÇÕES DOS PROFESSORES EM SALA DE AULA: CARACTERÍSTICAS DO TRABALHO INTERATIVO. 2015. (Congresso).

3.
27º Salão de Iniciação Científica- SIC. AÇÕES DOS PROFESSORES EM SALA DE AULA: CARACTERÍSTICAS DO TRABALHO INTERATIVO. 2015. (Congresso).

4.
30ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI. Ações dos Professores em sala de aula: Características do Trabalho Interativo. 2015. (Exposição).

5.
5 SIPERE Seminário sobre Incidências de Políticas Educacionais em Redes Escolares.GESTÃO DAS AÇÕES DOS PROFESSORES EM ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA: PRESCRIÇÕES E ATIVIDADE NO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DO TRABALHO DOCENTE. 2014. (Seminário).

6.
Jornada Acadêmica Integrada. Docente em Escola Pública de Educação Básica: Os recursos utilizados pelos Professores, na Organização e Desenvolvimento de seu Trabalho. 2014. (Exposição).

7.
SAL- semana acadêmica de letras. 2014. (Seminário).

8.
V Seminário Nacional de Formação de Professores.Trabalho Docente em Escolas Públicas de Educação Básica: Os recursos utilizados pelos professores na organização e desenvolvimento de seu trabalho. 2014. (Seminário).

9.
Semana Acadêmica de Letras. 2013. (Seminário).

10.
Semana Acadêmica de Letras. 2012. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOTTA, M. V.; GAMA, M. E. R. ; TERRAZAN, E. A. ; KERBER, F. ; ZAMBON, L. B. ; BONFADA, K. ; BRUM, A. E. ; NUNES, W. ; COLLA, A. C. . 5 Seminário sobre Incidências de Políticas Educacionais em Redes Escolares. 2014. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MOTTA, M. V.; ZIMERMANN, M. ; GAMA, M. E. R. . Docente em Escola Pública de Educação Básica: Os recursos utilizados pelos Professores, na Organização e Desenvolvimento de seu Trabalho. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MOTTA, M. V.; GAMA, M. E. R. ; ZIMERMANN, M. ; BRUM, A. E. . GESTÃO DAS AÇÕES DOS PROFESSORES EM ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA: PRESCRIÇÕES E ATIVIDADE NO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DO TRABALHO DOCENTE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
GAMA, M. E. R. ; MOTTA, M. V. ; ZIMERMANN, M. ; BORDIN, R. . Trabalho Docente em Escolas Públicas de Educação Básica: Os recursos utilizados pelos professores na organização e desenvolvimento de seu trabalho. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOTTA, M. V.; GAMA, M. E. R. ; TERRAZAN, E. A. ; KERBER, F. ; ZAMBON, L. B. ; BONFADA, K. ; BRUM, A. E. ; NUNES, W. ; COLLA, A. C. . 5 Seminário sobre Incidências de Políticas Educacionais em Redes Escolares. 2014. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 11:18:29