Camila Rayssa Barbosa da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3841693933213328
  • Última atualização do currículo em 09/08/2018


Atualmente é mestranda em Estudos da Linguagem no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPI. Graduada em Letras de Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) no projeto "Propósitos comunicativos e movimentos retóricos em projetos de pesquisa na área de Letras", sob orientação do Prof. Dr. Francisco Alves Filho nos anos de 2014 a 2016. É participante do Núcleo de Pesquisas em Texto, Gênero e Discurso - CATAPHORA. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Camila Rayssa Barbosa da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, C. R. B.


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Letras.
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil. Orientador: Francisco Alves Filho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2012 - 2016
Graduação em Letras - Língua Portuguesa.
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Título: A ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DA SEÇÃO DE JUSTIFICATIVA DE PROJETOS DE PESQUISA DE TCC EM CONTEXTOS DE PRODUÇÃO DISTINTOS.
Orientador: Francisco Alves Filho.




Formação Complementar


2017 - 2017
Curso de Capacitação a Distância para Avaliação de Redações do Enem 2017. (Carga horária: 90h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do PIBIC/UFPI
Outras informações
Pesquisa orientada pelo Prof. Dr. Francisco Alves Filho intitulada "Movimentos retóricos da seção de justificativa da subárea de História".

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do PIBIC/CNPq
Outras informações
Pesquisa orientada pelo Prof. Dr. Francisco Alves Filho intitulada "Movimentos retóricos da seção de justificativa de projetos de pesquisa da subárea de Linguística".

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora da disciplina Fonética e Fonologia, Carga horária: 12


Instituto Dom Barreto, DOM BARRETO, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Revisora de Textos, Carga horária: 36



Projetos de pesquisa


2015 - 2016
MOVIMENTOS RETÓRICOS DA SEÇÃO DE JUSTIFICATIVA DE PROJETOS DE PESQUISA DA ÁREA DE HISTÓRIA
Descrição: O objetivo principal do projeto é descrever e caracterizar os propósitos comunicativos e os movimentos retóricos mais recorrentes em projetos de pesquisa submetidos por candidatos à seleção de pós-graduação em História do Brasil, na Universidade Federal do Piauí. Para tanto, contar-se-á com um corpus de 20 projetos produzidos por mestrandos que foram aprovados em processos seletivos dos anos de 2014 e 2015. O projeto tem como meta contribuir para a melhoria da qualidade técnica dos projetos de pesquisa da área de história no Piauí e no Brasil, reduzindo desperdício de vagas em cursos de pós-graduação na área de História..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Camila Rayssa Barbosa da Silva - Integrante / Francisco Alves Filho - Coordenador / Carolina Aurea Cunha Rio Lima - Integrante.
2014 - 2015
PROPÓSITOS COMUNICATIVOS E MOVIMENTOS RETÓRICOS EM PROJETOS DE PESQUISA NA ÁREA DE LETRAS
Descrição: O objetivo principal do projeto é descrever e caracterizar os propósitos comunicativos e os movimentos retóricos mais recorrentes em projetos de pesquisa submetidos por candidatos à seleção de pós-graduação em Letras, na Universidade Federal do Piauí. Para tanto, contar-se-á com um corpus de 40 projetos produzidos por mestrandos que foram aprovados em processos seletivos dos anos de 2012 e 2013 e 5 editais de seleção de pós-graduação na área de letras de cinco programas de pós-graduação. O projeto tem como meta contribuir para a melhoria da qualidade técnica dos projetos de pesquisa da área de letras no Piauí e no Brasil, reduzindo desperdício de vagas em cursos de pós-graduação na área de letras..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Camila Rayssa Barbosa da Silva - Integrante / Francisco Alves Filho - Coordenador / Carolina Aurea Cunha Rio Lima - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, C. R. B.2015SILVA, C. R. B.. MOVIMENTOS RETÓRICOS DA SEÇÃO DE JUSTIFICATIVA DE PROJETOS DE PESQUISA DA ÁREA DE HISTÓRIA. REVISTA ININGA, v. 2, p. 33, 2015.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, C. R. B.. MOVIMENTOS RETÓRICOS DA SEÇÃO DE JUSTIFICATIVA DE PROJETOS DE PESQUISA DA ÁREA DE HISTÓRIA. In: XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UFPI, 2016, TERESINA - PIAUÍ. Resumos - XXV Seminário de Iniciação Científica. TERESINA - PIAUÍ: EDUFPI, 2016.

2.
SILVA, C. R. B.. MOVIMENTOS RETÓRICOS DA SEÇÃO DE JUSTIFICATIVA DE PROJETOS DE PESQUISA DA SUBÁREA DE LINGUÍSTICA. In: XXIV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UFPI, 2015, TERESINA - PIAUÍ. Resumos de Iniciação Científica: Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. TERESINA - PIAUÍ: EDUFPI, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, C. R. B.. A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO DE PRODUÇÃO NA ESCRITA DA SEÇÃO DE JUSTIFICATIVA DE PROJETOS DE PESQUISA DE TCC. In: Encontro Nacional de Estudos Linguísticos e Literários - ENAELL, 2017, Caxias. Caderno de Resumos e Programação - I ENAELL. Caxias- Maranhão: EDUEMA, 2017. v. 1.

2.
SILVA, C. R. B.. A organização retórica da seção de justificativa de projetos de pesquisa: uma análise de pré-projetos na área de História. In: V COGITE - Colóquio sobre gêneros e textos., 2016, Teresina. Caderno de resumos e programação do V Colóquio sobre gêneros e textos.. Teresina: Núcelo Cataphora, 2016. v. 4.

3.
SILVA, C. R. B.; LIMA, A. K. A. . A RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E AS NOVAS TICS: UMA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DO CONCEITO DE LETRAMENTO DIGITAL. In: I ENCONTRO NACIONAL DE LETRAS e X ENCONTRO DE LINGUÍSTICA E LITERATURA, 2015, Teresina. I ENCONTRO NACIONAL DE LETRAS e X ENCONTRO DE LINGUÍSTICA E LITERATURA, VIII SEMINÁRIO CIENTÍFICO DE LETRAS DA UESPI e V COLÓQUIO DO NUCEL Identidade, interculturalidade e ensino de língua e de literatura Caderno de Programação e Resumos. Teresina: Fuespi, 2015. v. 1.

4.
SILVA, C. R. B.. A organização retórica da seção de justificativa de projetos de pesquisa das subáreas de Letramento e Gramática. In: II Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória, 2015, Teresina. II Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória - Caderno de Resumos e Programação. Teresina: EDUFPI, 2015. v. 1.

5.
SILVA, C. R. B.; ALEXANDRE, L. R. B. . A organização retórica da seção de justificativa de projetos de pesquisa: um estudo comparativo entre a prática de escrita de mestrandos e as indicações de manuais de escrita acadêmica.. In: IV COGITE - Colóquio sobre gêneros e textos, 2014, Teresina. Cadernos de resumos e programação do IV Colóquio sobre gêneros e textos. Teresina: Núcleo Cataphora, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, C. R. B.. A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO DE PRODUÇÃO NA ESCRITA DA SEÇÃO DE JUSTIFICATIVA DE PROJETOS DE PESQUISA DE TCC. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, C. R. B.. A SEÇÃO DE JUSTIFICATIVA DE PROJETOS DE PESQUISA DE TCC: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS ÁREAS DE LETRAS E SERVIÇO SOCIAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA, C. R. B.. Movimentos retóricos da seção de justificativa de projetos de pesquisa do PPGEL/UFPI. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA, C. R. B.; LIMA, A. K. A. ; GONCALVES, K. C. S. ; SILVA, L. R. R. ; LIMA, S. A. . O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE TERESINA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SILVA, C. R. B.. Movimentos retóricos da seção de justificativa de projetos de pesquisa da área de História. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SILVA, C. R. B.. A organização retórica da seção de justificativa de projetos de pesquisa: uma análise de pré-projetos na área de Hiistória. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SILVA, C. R. B.. Movimentos retóricos da seção de justificativa de projetos de pesquisa da subárea de letramento e gramática.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SILVA, C. R. B.. Movimentos retóricos da seção de justificativa de projetos de pesquisa da subárea de Linguística.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
SILVA, C. R. B.; ALVES FILHO, F. . Movimentos retóricos da seção de justificativa de projetos de pesquisa da subárea de Linguística.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
SILVA, C. R. B.; ALEXANDRE, L. R. B. . A ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DA SEÇÃO DE JUSTIFICATIVA DE PROJETOS DE PESQUISA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A PRÁTICA DE ESCRITA DE MESTRANDOS E AS INDICAÇÕES DE MANUAIS DE ESCRITA ACADÊMICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SILVA, C. R. B.. O ensino de produção de textos na perspectiva dos gêneros discursivos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, C. R. B.; LIMA, C. A. C. R. ; ALEXANDRE, L. R. B. ; BARBOSA, M. L. V. ; ALVES FILHO, F. ; SOUSA, E. B. ; CASTRO, B. D. R. . VI COGITE - Colóquio sobre gêneros e textos. 2018. (Congresso).

2.
SILVA, C. R. B.. V COGITE - Colóquio Sobre Gêneros e Textos. 2016. (Congresso).

3.
SILVA, C. R. B.; LIMA, C. A. C. R. ; ALVES FILHO, F. ; ALEXANDRE, L. R. B. ; CASTRO, B. D. R. ; SOUSA, E. B. ; BARBOSA, M. L. V. . I SEMINÁRIO DE GÊNEROS ACADÊMICOS-CIENTÍFICOS E ESCRITA NA UNIVERSIDADE.. 2016. (Outro).

4.
SILVA, C. R. B.. IV Colóquio sobre Gêneros e Texto (IV COGITE). 2014. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 23:52:24