Wellington Luiz de Melo Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1885298831563447
  • Última atualização do currículo em 12/03/2018


Possui Mestrado em Ciências Ambientais, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais, do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, da Universidade Federal do Amazonas, sob orientação do Prof. Dr. André Moreira Bordinhon (2017). Atualmente é Assistente em Administração da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Atividades Técnico-Administrativas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Wellington Luiz de Melo Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, W. L. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente.
Rua 29 de Agosto
Centro
69800000 - Humaitá, AM - Brasil
Telefone: (97) 33731180
Fax: (97) 33731180


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Mestrado em Ciências Ambientais.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: AS POLÍTICAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARA A AQUICULTURA NO ESTADO DO AMAZONAS: AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS AMBIENTAIS, ECONÔMICOS E SOCIAIS,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Prof. Dr. André Moreira Bordinhon.
2010 - 2011
Especialização em Pós-Graduação em Gestão Escolar. (Carga Horária: 400h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Duque de Caxias.
Orientador: Francinete Massulo Corrêa.
2001 - 2006
Graduação em Ciências Agrárias.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2015
Programa em Gestão Pública. (Carga horária: 200h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2007 - 2007
Navegando na Internet. (Carga horária: 12h).
Processamento de Dados do Amazonas S/A, PRODAM, Brasil.
2007 - 2007
Windows XP com Introdução a Microinfromática. (Carga horária: 16h).
Processamento de Dados do Amazonas S/A, PRODAM, Brasil.
2007 - 2007
Manutenção Básica em Microcomputadores. (Carga horária: 32h).
Processamento de Dados do Amazonas S/A, PRODAM, Brasil.
2003 - 2003
Análise de Solo. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente em Administração, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Secretaria do Estado da Educação e Qualidade do Ensino, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente Técnico, Carga horária: 30



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
POLÍTICAS PÚBLICAS E ASSENTAMENTOS RURAIS: ENTRE A CONSERVAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Descrição: Este projeto de pesquisa procura identificar, analisar e compreender as políticas públicas voltadas no sul do estado do Amazonas para projetos de assentamentos da reforma agrária, localizados no ecossistema de Floresta Amazônica, através de uma abordagem multidisciplinar, envolvendo as áreas de ecologia, sociologia, agronomia, zootecnia e geotecnologias. Pretende-se realizar uma análise e identificação das políticas públicas que mais contribuem para o desenvolvimento econômico e social e para a conservação dos recursos naturais nos Projetos de Assentamento Matupi e São Francisco, localizados no Amazonas, através de análise de apoio à tomada de decisão multicritério. Para a identificação das políticas públicas implementadas nesses assentamentos, será feito levantamento documental junto aos órgão governamentais. E realizadas entrevistas com os assentados, com funcionários do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), responsável pela implantação desses assentamentos, e com funcionários dos órgãos estaduais que respondem pela assistência técnica como o IDAM. Para o estudo da utilização econômica (uso e cobertura da terra) da área do lote e da contribuição na conservação dos recursos naturais, em escala local, ou seja, dos lotes serão utilizados os dados do Programa de Desflorestamento da Amazônia Legal (PRODES/INPE) em um sistema de informações geográficas (SIG). A partir da construção do modelo de análise multicritério, com as informações coletadas durante a pesquisa será possível demonstrar o desempenho das políticas públicas capazes de gerar o desenvolvimento econômico dos assentamentos estudados. Assim, essa pesquisa pode contribuir com o levantamento de novas informações e com a análise de processos envolvidos na implantação e sustentabilidade dos assentamentos, para se compreender como se tem efetivado a política agrária na região estudada e como e quais são os vetores na indução da conservação da Floresta Amazônica e do desenvolvimento rural. Este projeto foi aprovado por meio do Edital 041/2016 PROPESP/UFAM do Programa de Apoio a Jovens Professores Doutores em pareceria do MCTI..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Wellington Luiz de Melo Silva - Integrante / Viviane Vida da Silva - Coordenador / André Moreira Bordinhon - Integrante / Francimara Souza da Costa - Integrante / Wanessa Monteiro Fernandes - Integrante / Aline Lessa de Souza - Integrante / Maria Francisca da Graça Cruz - Integrante.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos aceitos para publicação
1.
FROZZI, J. C. ; SILVA, W. L. M. ; BERGAMIN, A. C. ; CUNHA, J. M. ; CAMPOS, M. C. C. ; LIMA, A. F. L. ; BRITO, W. B. M. ; LOURENCO, I. H. . ATRIBUTOS DO SOLO E DIMENSÂO FRACTAL EM AMBIENTES NATURAIS E TRANSFORMADOS NA REGIÃO AMAZÔNICA. Revista Ibero-americana de Ciências Ambientais, 2018.

2.
SOUZA, A. L. ; CAMPOS, M. C. C. ; SILVA, V. V. ; SILVA, W. L. M. ; SOARES, S. C. R. . SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA AMAZÔNIA E OS ASSENTAMENTOS RURAIS. Revista EDUCAmazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente, 2018.

3.
SILVA, W. L. M.; CAMPOS, M. C. C. ; FROZZI, J. C. ; FONSECA, J. S. ; SALVADOR, J. S. P. ; SOUZA, A. L. ; RIBEIRO, P. N. T. . SUSTENTABILIDADE NA AQUICULTURA: DIMENSÕES SOCIAL, ECONÔMICA E AMBIENTAL ? UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista EDUCAmazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, W. L. M.; BORDINHON, A. M. . As perspectivas do Estado para o desenvolvimento da Aquicultura no Amazonas, sob uma visão ambiental, econômica e social. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VALENTE, K. S.; CASTRO, A. L.; SILVA, W. L. M.. Participação em banca de Rômulo H. Marmentini Vogt.Avaliação da Qualidade Ambiental do Município de Humaitá-AM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Amazonas.

2.
CASTRO, A. L.; SILVA, V. V.; SILVA, W. L. M.. Participação em banca de Jonilson Michel Fontes Galvão.Análise de Dados Meteorológicos do TRMM e Estações de Superfície, na estimativa de precipitação para a Messorregião Sul Amazonense. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Amazonas.

3.
VALENTE, K. S.; CASTRO, A. L.; SILVA, W. L. M.. Participação em banca de Aline Tainá da Silva Conceição.Proposta de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para a Universidade Federal do Amazonas no Município de Humaitá-AM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Amazonas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Seminário da Produção Agrícola Familiar e Extrativista Vegetal do Vale do Rio Madeira: Os caminhos da Agroecologia na Amazônia.As perspectivas do Estado para o desenvolvimento da Aquicultura no Amazonas, sob uma visão Ambiental, Econômica e Social. 2017. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 20:53:01