Leandro Buzzo Mourão Guimarães

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  • Última atualização do currículo em 20/06/2018


Aluno Graduado em Geografia ( Licenciatura/Bacharel) na Faculdade de Ciências e Tecnologia (UNESP-fct) Presidente Prudente - SP e mestrando em geografia pela mesma instituição. Faz parte do laboratório de Biogeografia e Geografia da Saúde (BIOGEOS) com enfoque em temas correlatos da Geografia Humanista, Geografia da Saúde e do conceito de lugar. Atualmente é bolsista FAPESP (PROCESSO 2018/05967-0) (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leandro Buzzo Mourão Guimarães
Nome em citações bibliográficas
GUIMARÂES, L. B. M.


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Geografia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Viver com cegueira: a construção do ser-no-mundo e as relações de pertencimento com o lugar em Presidente Prudente -SP,Orientador: Raul Borges Guimarães.
Palavras-chave: Presidente Prudente; lugar; cegueira; ser-no-mundo.
Grande área: Ciências Humanas
2014 - 2017
Graduação em Geografia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Produção do lugar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas municipais de Presidente Prudente - SP.
Orientador: Raul Borges Guimarães.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Viver com cegueira : A construção do ser-no-mundo e as relações de pertencimento ao lugar em Presidente Prudente- SP
Descrição: A cegueira se caracteriza por um campo visual até dez graus, a qual abrange apenas percepção de luz, ou sua total ausência. Ela pode ser classificada em congênita, desde o nascimento ou adquirida resultante de algum acometimento durante a vida. Neste sentido, a perda da visão afeta diretamente a relação dos indivíduos com os lugares que habitam, sobretudo, porque a visão não é um simples registro de estímulo de luz, mas um processo seletivo e criativo em relação ao ambiente. Trata-se de um dos principais sentidos que nos fornecem significados e, a perda deste incide diretamente no processo de como se conhece e se constrói a realidade. Esta dinâmica colocada faz com que as pessoas com cegueiras encontrem outras maneiras, seja através do tato, paladar, olfato ou adição de conceber o espaço geográfico. Isto nos remete a estudos essencialmente geográficos, uma vez que, nos permitem o aprofundamento da compreensão da vida, e sua construção dos sujeitos enquanto ser-nomundo e sua consequente relação com os lugares. Portanto, para realização desta pesquisa nos aprofundaremos em estudos de geografia humana com ênfase em geografia da saúde, através da abordagem qualitativa com entrevista de roteiro semi-estruturado e observação participante em Presidente Prudente-SP. PROJETO FINANCIADO PELA FAPESP PROCESSO (2018/05967-0).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2017
Promoção da saúde e inclusão escolar: produção do lugar social de crianças e jovens com transtorno espectro autista em escolas municipais de Presidente Prudente - SP
Descrição: Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma doença que apresenta perturbações no desenvolvimento neurológico, tendo como principais características anormais a falta de comunicação social e déficits de comportamentos fixos ou repetitivos, afetando crianças geralmente aos dois anos de idade. Tendo em vista essas características, o presente projeto visa contribuir, do ponto de vista da geografia da saúde, para a discussão a respeito da inclusão escolar de crianças com TEA e promoção da saúde nas escolas municipais de Presidente Prudente. Do ponto de vista da iniciação científica, torna-se fundamental a formação de estudantes de geografia interessados no tema, o que envolve o aprendizado de conceitos de geografia humana, em especial da geografia da saúde, assim como procedimentos da pesquisa qualitativa e do conceito de lugar social. PROJETO FINANCIADO PELA FAPESP PROCESSO (2015/17241-6).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Leandro Buzzo Mourão Guimarães - Integrante / Raul Borges Guimarães - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.


Idiomas


Inglês
Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GUIMARÂES, L. B. M.2015 GUIMARÂES, L. B. M.; LUZ, T. M. R. . Construção do lugar geográfico de alunos com transtorno do espectro autista em instituições públicas de ensino: contribuições da psicanálise. GEOGRAFIA EM ATOS (ONLINE), v. V2, p. 1-15, 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GUIMARÂES, L. B. M.; GUIMARAES, R. B. . Revisão de literatura narrativa acerca da produção do sentido de lugar e das relações espaço-tempo experienciadas por pessoas com transtornos mentais. In: VIII Simpósio Nacional de Geografia da Saúde e V Fórum Internacional de Geografia da Saúde, 2017, Dourados -MS. VIII Simpósio Nacional de Geografia da Saúde e V Fórum Internacional de Geografia da Saúde, 2017.

2.
CASAGRANDE, B. ; GUIMARÂES, L. B. M. . Biodiversidade de flebotomíneos em área de fragmentação florestal. In: VIII Simpósio Nacional de Geografia da Saúde e V Fórum Internacional de Geografia da Saúde, 2017, Dourados - MS. VIII Simpósio Nacional de Geografia da Saúde e V Fórum Internacional de Geografia da Saúde, 2017.

3.
GUIMARÂES, L. B. M.; GUIMARAES, R. B. . Alunos com necessidades especiais: Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a saúde na escola brasileira. In: VII Simpósio Nacional de Geografia da Saúde IV Fórum Internacional de Geografia da Saúde, 2015, Brasília. VII Simpósio Nacional de Geografia da Saúde IV Fórum Internacional de Geografia da Saúde, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
GUIMARÂES, L. B. M.; GUIMARAES, R. B. . Geografia e psicanalise: a técnica do rabisco como uma ferramenta no estudo da relação de crianças TEA com o lugar.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
GUIMARÂES, L. B. M.. Entre lugares y no lugares: la relación de pertenencia construida a lo largo de la historia de sujetos con trastornos metales. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
GUIMARÂES, L. B. M.; GUIMARAES, R. B. . Promoção da Saúde e Inclusão escolar: Produção do Lugar social de crianças com TEA nas escolas municipais de Presidente Prudente- SP. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
GUIMARÂES, L. B. M.; GUIMARAES, R. B. . O uso de geotecnológias como ferramenta para análise da inclusão escolar de alunos com TEA nas escolas municipais de Presidente Prudente ?SP. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
GUIMARÂES, L. B. M.; LUZ, T. M. R. . Agressividade em sala de aula: possibilidades de intervenção docente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
GUIMARÂES, L. B. M.; GUIMARAES, R. B. . ?Entre lugares y no lugares: la relacion de pertenencia construida a lo largo de la historia de sujeitos con transtornos mentales. San Juan, Argentina 2017 (capítulo de livro).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII Simpósio Nacional de Geografia da Saúde e V Fórum Internacional de Geografia da Saúde. 2017. (Simpósio).

2.
XXII Encontro Nacional de Estudantes de Geografia. 2017. (Encontro).

3.
Tercer Encuentro Argentino Brasilero Debates acerca del Doctorado en Geografía. 2016. (Encontro).

4.
VII Simpósio Nacional de Geografia da Saúde e IV Fórum Internacional de Geografia da Saúde. 2016. (Simpósio).

5.
Clima, sustentabilidade e saúde. 2015. (Outra).

6.
Ensino e Pesquisa em Geografia da Saúde na Europa, África e América Latina. 2015. (Simpósio).

7.
I Colóquio de Geografia da saúde do CETAS. 2015. (Simpósio).

8.
XVI Semana de geografia. 2015. (Outra).

9.
I Seminário nacional de integração da graduação e pós-graduação em Geografia, XV Semana de Geografia, X Encontro de estudantes de licenciatura em Geografia. 2014. (Congresso).

10.
V Congresso internacional de Geografia da saúde. 2014. (Congresso).

11.
XV Semana de geografia. 2014. (Outra).




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