Ulisses Malheiros Ramos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8667641479227144
  • Última atualização do currículo em 03/08/2018


Graduado em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e mestrando em História pelo Programa de Pós Graduação em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atuou por um ano como estagiário em docência na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Terra Vermelha, no município de Vila Velha, entre 2015 e 2016, pelo Programa Bolsa Estágio da Secretária de Estado da Educação do Espírito Santo. Foi pesquisador discente em um Projeto de Iniciação Científica, "Utopias e lutas no movimento da Nueva Canción. O Papel da música nas lutas políticas do Chile entre 1964 e 1973", vinculado ao Laboratório de Estudos de História Política e das Ideias (LEHPI). Atualmente realiza a pesquisa de mestrado intitulada "'Juntos iremos unidos en la sangre': revolução, independência e identidade nacional no Movimento da Nueva Canción Chilena entre os anos de 1964 e 1973." (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ulisses Malheiros Ramos
Nome em citações bibliográficas
RAMOS, U. M.


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em História.
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Título: "Juntos iremos unidos en la sangre": revolução, independência e identidade nacional no Movimento da Nueva Canción Chilena entre 1964 e 1974.,Orientador: Antonio Carlos Amador Gil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América.
2013 - 2017
Graduação em História.
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Título: Utopias e Lutas no Movimento da Nueva Canción. O Papel das Músicas nas Lutas Políticas do Chile entre 1964 e 1973..
Orientador: Antonio Carlos Amador Gil.




Atuação Profissional



EEEFM Terra Vermelha, EEEFM TV, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário do Programa Bolsa Estágio da SEDU, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2016 - 2017
Utopias e Lutas no Movimento da Nueva Canción. O Papel das Músicas nas Lutas Políticas do Chile entre 1964 e 1973
Descrição: Este subprojeto acadêmico vincula-se ao projeto do Edital PIBIC 2016/2017 "As propostas e experiências autonômicas indígenas e as transformações do Estado Nação na América Latina. Aspectos teóricos e estudo de alguns processos em curso no México, na Bolívia e no Chile.", sob a orientação do Prof. Dr. Antonio Carlos Amador Gil. Durante a década de 1960 se formou no Chile um movimento de canção popular, a Nueva Canción, que tinha como principais características releituras de ritmos do folclore chileno, a composição de letras com críticas sociais, políticas e elementos de representação das camadas populares do país, além da participação ativa de seus integrantes na luta política chilena. O recorte temporal proposto a esta pesquisa situa-se entre 1964 e 1973, agregando dois governos que viveram os desdobramentos da Guerra Fria: Eduardo Frei Montalva (1964-1969) e Salvador Allende (1970-1973). Com uso de análises de discurso e conteúdo trabalhamos uma seleção de fontes que variam entre artigos, dissertações, livros, depoimentos, entrevistas, biografias e canções. O resultado destas análises é planejado para possibilitar o alcance dos objetivos da pesquisa, que consistem no estudo da formação deste movimento no Chile, com a intenção de compreender como os elementos culturais populares foram incorporados às suas canções, e a maneira como o movimento se portou diante da luta política, a partir da análise da importância do trabalho da precursora Violeta Parra e da trajetória de Víctor Jara..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ulisses Malheiros Ramos - Coordenador / Antonio Carlos Amador Gil - Integrante.
2013 - Atual
América Latina, história, política cultura e territórios
Descrição: Projeto Base do Laboratório de Estudos de História Política e das Ideias (LEHPI). Se dedica ao estudo das sociedades latino-americanas. Suas investigações enfocam os atores e os processos de mudança social, bem como sua repercussão na produção intelectual e no debate político contemporâneo. O projeto base contempla temas como contatos interculturais e políticos; movimentos sociais; os conflitos e as representações e o processo de produção de memória; identidade nacional, identidades étnicas e relações interétnicas na América Latina..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ulisses Malheiros Ramos - Integrante / Antonio Carlos Amador Gil - Coordenador / Mariana Calazans Wanick - Integrante / Felipe Lomba - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América/Especialidade: História Latino-Americana.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
O Ensino de História Sob Novas Proposituras: A Olimpíada de História e as Redes de Saberes e Colaborações Escolares. 2016. (Simpósio).

2.
Encontro Internacional de História UFES - Paris-Est: Memórias, Traumas e Rupturas. 2013. (Encontro).

3.
II Ciclo de palestras do Leir/ES: Modelos e conceitos para o estudo de História Antiga. 2013. (Simpósio).

4.
Projeto Lahis Pro-Move, Licenciatura em história: a formação do professor e a realidade da sala de aula. 2013. (Simpósio).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 6:13:24