Gerson Francisco da Silva Junior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5316472125237822
  • Última atualização do currículo em 12/02/2019


Mestrado em Andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduação em Engenharia Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, aluno de iniciação científica pelo departamento de Engenharia Química e Materiais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012-2013), monitor de Laboratório de Química Geral (2013), Coordenador acadêmico do Diretório Acadêmico de Química e Engenharia Química (2013-2015), Estagiário da Transpetro em Gestão Ambiental (2015), Professor Particular pelo Sistema de Ensino e Tutoria (2016) e Professor do Autonomia Instituto (2017). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gerson Francisco da Silva Junior
Nome em citações bibliográficas
SILVA JUNIOR, G. F.


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Orientador: Amaro Gomes Barreto Júnior.
2010 - 2016
Graduação em Engenharia Química.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Modelagem e Simulação da Reação Direta de Dimetil Éter via Gás de Síntese.
Orientador: Raquel Massad Cavalcante.




Formação Complementar


2017 - 2017
C++ - Desenvolvimento orientado a objeto. (Carga horária: 35h).
Fundação Bradesco, EV, Brasil.
2016 - 2016
Cromatografia em Fase Gasosa e Algumas de suas Aplicações. (Carga horária: 12h).
Sociedade Brasileira de Química, SBQ, Brasil.
2015 - 2015
Microsoft Excel Avançado. (Carga horária: 20h).
Fundação Bradesco, EV, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Diretório Acadêmico, Enquadramento Funcional: Coordenador Acadêmico
Outras informações
Cargo: Coordenador Acadêmico do Diretório Acadêmico de Química e Engenharia Química. Principais atividades: Planejamento e organização de eventos acadêmicos como a Semana de Engenharia Química (SEQ), visitas técnicas, workshops e trainees empresariais de modo a proporcionar aos alunos um conhecimento mais claro sobre a rotina do Engenheiro Químico. Também foram realizados projetos sociais, tanto com auxílio financeiro ou com a arrecadação de livros e outros materiais.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4
Outras informações
Exerceu as atividades de monitoria da disciplina de Laboratório de Química Geral, sob orientação da professora Adriana Haddad Nude.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Título do projeto associado à bolsa: Desenvolvimento de Nanocompósitos com Matriz Polimérica Termoplástica a base de nanotubos e nanofios de titatanatos.


Petrobrás Transporte - Matriz, TRANSPETRO, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio realizado na empresa Transpetro. Principais atividades: Atuação na área de Gestão Ambiental, efetivamente nas atividades de recursos hídricos e resíduos. Cooperando na gestão do monitoramento dos efluentes industriais e sanitários tratados, com o intuito de atender a legislação e as condicionantes estabelecidas pelo órgão ambiental, e promover um menor impacto ao meio ambiente. Nisto estão incluídos atividades como análises de laudos laboratoriais e elaboração de memoriais descritivos para contratação de empresas. Participação na elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos sólidos, e cooperando com a gestão de resíduos no que tange aos resíduos gerados pela empresa, para que os mesmos sejam encaminhados para o devido tratamento ou armazenamento.


Sistema de Ensino e Tutoria, SET, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Atuação como professor particular de química para o nível médio e para a graduação.


Autonomia Instituto de Terapia Multidisciplinar Ltda., AUTONOMIA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3
Outras informações
Atuação como professor particular e professor de projeto Enem das disciplinas de química, matemática e física para o nível médio.


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Cenpes 20459 - Pesquisa teórica e experimental sobre a aplicação de métodos físicos para mitigação de incrustações
Descrição: A formação de incrustação é caracterizada pela precipitação e acúmulo de compostos inorgânicos a partir do escoamento de uma solução salina. Na indústria do petróleo, o problema de incrustação inorgânica pode ocorrer em várias etapas da cadeia produtiva, desde o poço produtor e telas de revestimento, até válvulas e equipamentos de processamento primário. Variáveis como pressão, temperatura, vazão e concentração de sais exercem grande influência no fenômeno de deposição, cujo crescimento pode levar ao bloqueio total da tubulação e consequente parada de produção. Este projeto possui por objetivo avaliar experimentalmente a ação de métodos físicos para mitigação de incrustações em tubulações. A influência do campo magnético na prevenção de incrustação será avaliada tanto a partir de uma análise teórica quanto por validação experimental. Serão realizados ensaios específicos com o intuito de comprovar os efeitos que regem a ação do campo sobre a precipitação do carbonato do cálcio e resultante incrustação. Com este conhecimento inicial, serão realizados ensaios em laboratório de grande escala, com condições representativas da aplicação de campo, para avaliação de desempenho do campo magnéticos. No Simulador Multipropósito serão testadas também protótipos de válvulas inteligentes e amostras de revestimentos de tubulações. O intuito destes ensaios reside em avaliar a taxa de deposição em geometrias complexas como as válvulas de completação e em recobrimentos tipicamente empregados na indústria do petróleo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Gerson Francisco da Silva Junior - Coordenador / Juliana Braga Rodrigues Loureiro - Integrante / Amaro Gomes Barreto Júnior - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica.
3.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Gestão Ambiental.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAVALCANTE, R. M. ; SILVA JUNIOR, G. F. ; PESSOA, F. L. P. ; SOUZA., M. M. V. M. . Estudo do teor de cobre e tipo de preparo de catalisadores do tipo hidrotalcita contendo Cu, Mg e Al na oxidação seletiva de CO. In: 19º Congresso Brasileiro de Catálise (CBCat)/ IX Congresso Mercosul de Catálise, 2017, Ouro Preto. Anais do 19º Congresso Brasileiro de Catálise/ IX Congresso Mercosul de Catálise, 2017.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA JUNIOR, G. F.; MOREIRA, M. L. M. ; TEODOSIO, J. S. ; CASTRO, L. F. ; SOLURI, D. S. . Quantificação de Ca, Cu, K, Mg, Na, P e S em sucos e refrigerantes de uva por ICP-OES. In: XV Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, 2016, Rio de Janeiro. Anais do XV Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, 2016.

2.
SILVA JUNIOR, G. F.; ASSUNCAO, F. C. R. . Desenvolvimento de Nanocompósitos com Matriz Polimérica Termoplástica a base de nanotubos e nanofios de titatanatos. In: XXI Seminário de Iniciação Cientifica da PUC-Rio, 2013, Rio de Janeiro. Anais do XXI Seminário de Iniciação Cientifica da PUC-Rio, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA JUNIOR, G. F.; MOREIRA, M. L. M. ; TEODOSIO, J. S. ; CASTRO, L. F. ; SOLURI, D. S. . Quantificação de Ca, Cu, K, Mg, Na, P e S em sucos e refrigerantes de uva por ICP-OES. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SILVA JUNIOR, G. F.; ASSUNCAO, F. C. R. . Desenvolvimento de Nanocompósitos com Matriz Polimérica Termoplástica à Base de Nanotubos e Nanofios de Titanatos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XV Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química.QUANTIFICAÇÃO DE Ca, Cu, K, Mg, Na, P e S EM SUCOS E REFRIGERANTES DE UVA POR ICP-OES. 2016. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA JUNIOR, G. F.. VI Semana de Engenharia Química da PUC-Rio. 2014. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 12:44:13