Guilherme Susin Sirtoli

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5116776218195450
  • Última atualização do currículo em 07/01/2019


Guilherme Susin Sirtoli (Caxias do Sul, RS, 1996) é Acadêmico do curso de Artes Visuais modalidade Licenciatura (CA/UFPel), pesquisador do PhotoGraphein, Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq). Foi Bolsista PROBEC/UFPel do projeto de extensão O PhotoGraphein vai à Escola de 2016 até 2018, atuando em escolas públicas da região de Pelotas e Rio Grande - RS. Foi contemplado no programa de Bolsas Ibero-americanas promovido pelo Santander Universidades para realizar período de mobilidade acadêmica no curso de Criação Artística Contemporânea nq Universidade de Aveiro, Portugal. Desenvolve pesquisas e produções artísticas nos seguintes temas: Fotografia, Imaginário, História da Arte, Estética e Filosofia da Arte, Teorias da Arte e Ensino das Artes Visuais. Como artista visual, já participou de diversas exposições e intervenções coletivas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Guilherme Susin Sirtoli
Nome em citações bibliográficas
SIRTOLI, G. S.


Formação acadêmica/titulação


2016
Graduação em andamento em Artes Visuais.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Aveiro (Orientador: Pedro Alexandre Santos Carvalho de Almeida).
Bolsista do(a): Santander Universidades, SANTANDER, Brasil.
2014 interrompida
Graduação interrompida em 2015 em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Ano de interrupção: 2015




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em I Encontro Do Pincel ao Píxel: Imagens em Debate. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2018 - 2018
II Simpósio A Questão do Estético. (Carga horária: 9h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Fotografia com Pipoca. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Símbolos Adinkras: Aprendizado da história africana e estamparia de Gana. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Fotografia com Pipoca. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Práticas do Photographein - Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2011 - 2011
Inglês Pré-Intermediário (Oxford University Press). (Carga horária: 90h).
College Yes Cultural, CYC, Brasil.
2010 - 2010
Oficina de Teatro para Crianças. (Carga horária: 32h).
Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, PMCS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROBEC projeto PHOTOGRAPHEIN VAI Â ESCOLA, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
O projeto PHOTOGRAPHEIN VAI À ESCOLA tem por objetivo proporcionar aos escolares a construção de conhecimentos no campo de Artes Visuais, tendo como tema propulsor a fotografia, utilizando-a como recurso amplificador do olhar sensível e crítico sobre o cotidiano. Coordenadora: Profa. Dra. Cláudia Mariza Mattos Brandão.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROEXT projeto O PHOTOGRAPHEIN VAI À ESCOLA, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Vinculado ao Programa Arte, Inclusão e Cidadania (CA/UFPel). O projeto PHOTOGRAPHEIN VAI À ESCOLA tem por objetivo proporcionar aos escolares a construção de conhecimentos no campo de Artes Visuais, tendo como tema propulsor a fotografia, utilizando-a como recurso amplificador do olhar sensível e crítico sobre o cotidiano. Coordenadora: Profa. Dra. Cláudia Mariza Mattos Brandão.


Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, MALG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 5
Outras informações
Voluntário nas atividades de mediação nas galerias, junto ao Núcleo Didático Pedagógico do Museu.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
DO PINCEL AO PÍXEL: sobre as (re)apresentações de sujeitos/mundo em imagens

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Claudia Mariza Mattos Brandao em 03/11/2017.
Descrição: Frente às novas tecnologias e seus produtos imagéticos, um desafio que se apresenta à formação docente em Artes Visuais diz respeito à significação do manancial imagético produzido através dos novos aparatos. Isso compreende o entendimento da formação e leitura das imagens, em prol do desenvolvimento da sensibilidade ao visível de sujeitos ativos na transformação do mundo ao redor. Na análise de tal situação os pesquisadores do PhotoGraphein perceberam que é imperativa tal discussão a partir do caráter interdisciplinar da Imagem, congregando outras áreas para nos ajudarem a expandir os questionamentos, cientes de que é preciso considerar a existência de um campo de intercâmbio entre as imagens e os espectadores, constituído por estímulos e respostas. A pesquisa considera, principalmente, as ideias de Bachelard (1993), Durand (2000), Dubois (1984) e Fabris (2012), buscando, a partir deles, dar visibilidade a discussões interdisciplinares acerca da Imagem, seus meios de produção e circulação. Das estratégias didáticas constam: discussões coletivas; produções textuais e imagéticas, individuais e coletivas; incentivo à pesquisa de materiais como complementação às discussões em curso; avaliação crítica dos processos em andamento; viagens de estudo; realização de seminários, deambulações e intervenções urbanas; planejamento, gravação e divulgação de podcasts; planejamento, produção e publicação da Revista Eletrônica Arqueologias do Olhar. O tema investigado é atual, e sobre o qual ainda não temos parâmetros suficientes de avaliação. Nesse sentido, é possível afirmar de antemão a relevância de uma investigação que se propõe a adentrar numa área ainda em construção...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Guilherme Susin Sirtoli - Integrante / Claudia Mariza Mattos Brandao - Coordenador / Helena Dorneles Barbieri de Campos - Integrante / Tatiana Brandão de Araújo - Integrante / Ítalo Franco Costa - Integrante / Amanda Ribeiro Corrêa - Integrante / Carine Belasquem Rodriguez - Integrante / Teresa de Jesus Paz Martins Lenzi - Integrante / Gerson Luís Trombetta - Integrante / Gustavo Reginato - Integrante / Helene Gomes Sacco Carbone - Integrante / Ricardo Perufo Mello - Integrante / Rodrigo de Assis Brasil Valentini - Integrante / Marcus Vinicius Spolle - Integrante / Caroline Leal Bonilha - Integrante / Márcia Regina Pereira de Sousa - Integrante.
Número de produções C, T & A: 18


Projetos de extensão


2016 - Atual
O PHOTOGRAPHEIN VAI À ESCOLA

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Claudia Mariza Mattos Brandao em 03/11/2017.
Descrição: Realização de atividades teóricas e práticas na educação básica explorando a fotografia como objeto instigador e amplificador do olhar, com ênfase numa abordagem que privilegia discussões poéticas acerca das relações do homem contemporâneo com o meio...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
FOTOGRAFIA COM PIPOCA

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Claudia Mariza Mattos Brandao em 03/11/2017.
Descrição: FOTOGRAFIA COM PIPOCA é uma proposta do PhotoGraphein ? Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq) aberta à comunidade em geral, e vinculada ao projeto de pesquisa Do Pincel ao Píxel. Através da exibição de filmes e a realização de rodas de conversas, conduzidas por convidados, buscamos ampliar as discussões acerca da fotografia e suas (re)apresentações do mundo...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2017 - 2017
Ensinar e aprender no ateliê de gravura da UFPel
Descrição: O ensino da gravura demanda uma compreensão bastante específica deste campo das artes visuais. É uma área que requer técnicas, instrumentos e materiais particulares, além de um profundo entendimento acerca de seus aspectos conceituais (por ex. as noções de matriz, impressão, gravação, reprodução, circulação, etc.). Desse modo, ateliês de gravura tornam-se laboratórios bastante interessantes para uma relação dialógica entre ensino e pesquisa. Assim sendo, o envolvimento de discentes em projetos de iniciação à docência relacionados a esses espaços torna-se bastante profícua. Este projeto propõe o ateliê como espaço de ensino, aprendizado e investigação (que envolve processos técnicos e conceitos relacionados ao universo gráfico), assim como espaço de diálogo e troca, que possibilita articulações colaborativas entre discentes, docentes e outros colaboradores dos ateliês de gravura da UFPel...
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Visuais.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teorias da Arte.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SIRTOLI, G. S.2018SIRTOLI, G. S.; BRANDAO, C. M. M. . CENSURA, RESISTÊNCIA E ARTES VISUAIS: IMBRICAÇÕES CONTEMPORÂNEAS E HISTÓRICAS. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO, v. 66, p. 1-8, 2018.

2.
BRANDAO, C. M. M.2017BRANDAO, C. M. M. ; SIRTOLI, G. S. . A PRAIA E A ESCOLA. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO, v. 60, p. 1-7, 2017.

3.
SIRTOLI, G. S.2017SIRTOLI, G. S.; BRANDAO, C. M. M. . FOTOGRAFIA, ARTE E CRÍTICAS SOCIAIS: DA POP À CONTEMPORANEIDADE. SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA ARTES, v. 6, p. 1, 2017.

4.
SIRTOLI, G. S.2016 SIRTOLI, G. S.; BRANDAO, C. M. M. . FOTOGRAFIA E ARTE: IMAGENS E CRÍTICAS SOCIAIS. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO, v. 57, p. 1-7, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
BRANDAO, C. M. M. ; SIRTOLI, G. S. . O OLHAR FOTOGRÁFICO COMO POTÊNCIA CRÍTICA NA SALA DE AULA. In: Jeanine Mafra Migliorini. (Org.). Reflexões sobre a arte e seu ensino v.1. 1ed.Ponta Grossa: Editora Atena, 2018, v. 1, p. 288-298.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SIRTOLI, G. S.; BRANDAO, C. M. M. . A CENSURA E A ABORDAGEM DO ?QUEER? NAS ARTES VISUAIS. In: XVI SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA ARTE, 2018, Pelotas. Seminário de História da Arte - n. 7 (2018). Pelotas, 2018. v. 1. p. 1-22.

2.
BRANDAO, C. M. M. ; SIRTOLI, G. S. . Entre o visível e o invisível: o Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula (Pelotas, RS) como uma confluência de fronteiras. In: IV Congresso Internacional História, Regiões e Fronteiras (CIHRF), 2018, Passo Fundo. Anais do IV Congresso Internacional História, Regiões e Fronteiras (CIHRF), 2018. v. 1. p. 209-217.

3.
BRANDAO, C. M. M. ; SIRTOLI, G. S. . O OLHAR FOTOGRÁFICO COMO POTÊNCIA CRÍTICA NA SALA DE AULA. In: III Seminário Internacional Ensino da Arte: o avesso das práticas, 2017, Pelotas. Anais Eletrônicos [livro eletrônico] do III Seminário Internacional Ensino da Arte: o avesso das práticas. Pelotas: Editora e Gráfica da UFPel, 2017. p. 671-676.

4.
SIRTOLI, G. S.; COSTA, I. F. ; BRANDAO, C. M. M. . A IMAGEM E SUA REPRODUTIBILIDADE DIGITAL: DE MONA LISA À CHE GUEVARA. In: IV Encontro História, Imagem e Cultura Visual ? ANPUH-RS, 2017, Pelotas. Anais Eletrônicos [livro eletrônico]: IV Encontro História, Imagem e Cultura Visual ANPUH-RS, 2017. v. 1. p. 420-432.

5.
SIRTOLI, G. S.; COSTA, I. F. . O ROUBO DA MONA LISA: UMA ANÁLISE DA IMAGEM NA ÉPOCA DE SUA REPRODUTIBILIDADE DIGITAL. In: I SEMINARIO INTERNACIONAL DE INVESTIGACIÓN EN ARTE Y CULTURA VISUAL, 2017, Montevideo. ACTAS DEL I SEMINARIO INTERNACIONAL DE INVESTIGACIÓN EN ARTE Y CULTURA VISUAL.. Montevideo, 2017. v. 1. p. 151-157.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
TERRA, A. S. ; SIRTOLI, G. S. ; BRANDAO, C. M. M. . DESCOBRINDO POSSIBILIDADES EXPRESSIVAS NA INFÂNCIA: A EXPERIMENTAÇÃO ATRAVÉS DE PRÁTICAS ARTÍSTICAS. In: 4ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão UFPel, 2018, Pelotas. Anais do XXVII Congresso de Iniciação Científica CIC. Pelotas: Editora da UFPel, 2018. v. 1. p. 1-4.

2.
SIRTOLI, G. S.; COSTA, I. F. ; BRANDAO, C. M. M. . DO PINCEL AO PÍXEL: SOBRE AS (RE)APRESENTAÇÕES DE SUJEITOS/MUNDO EM IMAGENS. In: 4ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel, 2018, Pelotas. Anais do XXVII Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: Editora da UFPel, 2018. v. 1. p. 1-4.

3.
SIRTOLI, G. S.; BRANDAO, C. M. M. . O VER E O OLHAR: A FOTOGRAFIA COMO PROPULSORA DE REFLEXÕES ACERCA DA PRODUÇÃO DE IMAGENS. In: 4ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel, 2018, Pelotas. Anais do V Congresso de Extensão e Cultura da UFPel [Recurso Eletrônico]. Pelotas: Editora da UFPel, 2018. v. 1. p. 74-78.

4.
BORGES, R. S. ; SIRTOLI, G. S. ; TERRA, A. S. ; BRANDAO, C. M. M. . A FOTOGRAFIA E OS SENTIDOS: A OBRA DE EVGEN BAVCAR E PRÁTICAS ARTÍSTICAS NA REALIDADE ESCOLAR.. In: 4ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel, 2018, Pelotas. Anais do V Congresso de Extensão e Cultura da UFPel. Pelotas: Editora da UFPel, 2018. v. 1. p. 1-4.

5.
SIRTOLI, G. S.; BRANDAO, C. M. M. . A CENSURA NO MUNDO DAS ARTES VISUAIS E OS REFLEXOS NA CONTEMPORANEIDADE. In: XXVI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2017, Pelotas. Anais do XXVI CIC, 2017. v. 1. p. 1-4.

6.
SIRTOLI, G. S.; CARRARA, D. F. N. ; BRANDAO, C. M. M. . A FOTOGRAFIA E A ARTE POSTAL COMO OBJETOS DE REFLEXÃO DENTRO DA REALIDADE ESCOLAR. In: IV CONGRESSO DE EXTENSÃO E CULTURA, 2017, Pelotas. Anais do IV Congresso de Extensão e Cultura da UFPel [recurso eletrônico] org. Francisca Ferreira Michelon. Pelotas, 2017. v. 1. p. 215-218.

7.
SIRTOLI, G. S.; BRANDAO, C. M. M. . Gênero e Fotografia: do dadaísmo à contemporaneidade (pôster). In: 13º Mundo de Mulheres e Fazendo Gênero 11, 2017, Florianópolis. Anais do 13º Mundo de Mulheres e Fazendo Gênero 11, 2017. p. 1-1.

8.
SIRTOLI, G. S.; BRANDAO, C. M. M. . ANDY WARHOL: ANOTAÇÕES SOBRE UM FOTÓGRAFO-ARTISTA. In: XV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2016, Pelotas. Anais do XXV CIC, 2016. v. 1. p. 1-4.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BRANDAO, C. M. M. ; SIRTOLI, G. S. . Entre o visível e o invisível: O Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula (Pelotas, RS) como uma confluência de fronteiras.. In: IV Congresso Internacional História, Regiões e Fronteiras, 2018, Passo Fundo. Caderno de Programação e Resumos - IV Congresso Internacional História, Regiões e fronteiras. Passo Fundo: UPF, 2018. v. 1. p. 61-62.

Apresentações de Trabalho
1.
SIRTOLI, G. S.; BRANDAO, C. M. M. . A Censura e o Queer no âmbito das Artes Visuais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SIRTOLI, G. S.; COSTA, I. F. ; BRANDAO, C. M. M. . Personalidade sem Aura: Imagens da arte na era de sua reprodutibilidade técnica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SIRTOLI, G. S.; COSTA, I. F. ; BRANDAO, C. M. M. . DO PINCEL AO PÍXEL: SOBRE AS (RE)APRESENTAÇÕES DE SUJEITOS/MUNDO EM IMAGENS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SIRTOLI, G. S.; BRANDAO, C. M. M. . O VER E O OLHAR: A FOTOGRAFIA COMO PROPULSORA DE REFLEXÕES ACERCA DA PRODUÇÃO DE IMAGENS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
TERRA, A. S. ; SIRTOLI, G. S. ; BRANDAO, C. M. M. . DESCOBRINDO POSSIBILIDADES EXPRESSIVAS NA INFÂNCIA: A EXPERIMENTAÇÃO ATRAVÉS DE PRÁTICAS ARTÍSTICAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
BORGES, R. S. ; SIRTOLI, G. S. ; TERRA, A. S. ; BRANDAO, C. M. M. . A FOTOGRAFIA E OS SENTIDOS: A OBRA DE EVGEN BAVCAR E PRÁTICAS ARTÍSTICAS NA REALIDADE ESCOLAR. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
BRANDAO, C. M. M. ; SIRTOLI, G. S. . Entre o visível e o invisível: O Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula (Pelotas, RS) como uma confluência de fronteiras.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
BRANDAO, C. M. M. ; CARRARA, D. F. N. ; SIRTOLI, G. S. . Entre Cinzas e Cisnes - obra audiovisual. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
SIRTOLI, G. S.; BRANDAO, C. M. M. . FOTOGRAFIA, ARTE E CRÍTICAS SOCIAIS: DA POP À CONTEMPORANEIDADE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
SIRTOLI, G. S.; BRANDAO, C. M. M. . Gênero e fotografia: do dadaísmo à contemporaneidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
SIRTOLI, G. S.; BRANDAO, C. M. M. . A FOTOGRAFIA E A ARTE POSTAL COMO OBJETOS DE REFLEXÃO DENTRO DA REALIDADE ESCOLAR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
COSTA, I. F. ; SIRTOLI, G. S. . A IMAGEM E SUA REPRODUTIBILIDADE DIGITAL: DE MONA LISA À CHE GUEVARA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BRANDAO, C. M. M. ; SIRTOLI, G. S. . O OLHAR FOTOGRÁFICO COMO POTÊNCIA CRÍTICA DENTRO DA SALA DE AULA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
SIRTOLI, G. S.; COSTA, I. F. . O ROUBO DA MONA LISA: UMA ANÁLISE DA IMAGEM NA ÉPOCA DE SUA REPRODUTIBILIDADE DIGITAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
SIRTOLI, G. S.; BRANDAO, C. M. M. . ANDY WARHOL: ANOTAÇÕES SOBRE UM FOTÓGRAFO-ARTISTA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BRANDAO, C. M. M. ; COSTA, I. F. ; SIRTOLI, G. S. ; CAMPOS, H. D. B. ; SAFONS, A. ; CARRARA, D. F. N. ; ARAÚJO, T. B. ; REGINATO, G. . REVISITANDO MULHERES IMAGINADAS. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SIRTOLI, G. S.. Ministrante da Oficina de Arte Postal no Scratch Day Pelotas 2018. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SIRTOLI, G. S.. Ministrante do projeto de extensão O PHOTOGRAPHEIN VAI À ESCOLA. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SIRTOLI, G. S.. Ministrante do projeto de extensão O PHOTOGRAPHEIN VAI À ESCOLA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
SIRTOLI, G. S.. Marcas da infância na Bibliotheca - Fotografia - (Intervenção artística: ENCONTROS: CAÇA AOS TESOUROS-POSTAIS - Férias em Hogwarts), Bibliotheca Pública Pelotense, vinculado ao projeto de pesquisa DO PINCEL AO PIXEL: SOBRE A (RE)APRESENTAÇÃO DE SUJEITOS/MUNDO EM IMAGENS, e ao PHOTOGRAPHEIN - NÚCLEO DE PESQUISA EM FOTOGRAFIA E EDUCAÇÃO (UFPel/CNPq). 2018. Fotografia.

2.
SIRTOLI, G. S.. 'A Bibliotheca em Retratos' - Fotografia (Intervenção artística: ENCONTROS: CAÇA AOS TESOUROS-POSTAIS), Semana do Patrimônio em Pelotas, vinculado ao projeto de pesquisa DO PINCEL AO PIXEL: SOBRE A (RE)APRESENTAÇÃO DE SUJEITOS/MUNDO EM IMAGENS, e ao PHOTOGRAPHEIN - NÚCLEO DE PESQUISA EM FOTOGRAFIA E EDUCAÇÃO (UFPel/CNPq).. 2018. Fotografia.

3.
SIRTOLI, G. S.. 'Microcosmo' - Fotografia (NINHOS, CONCHAS E OUTRAS REDONDICES - Coletiva Fotográfica. Atividade vinculada ao projeto de pesquisa DO PINCEL AO PIXEL: SOBRE A (RE)APRESENTAÇÃO DE SUJEITOS/MUNDO EM IMAGENS, e ao PHOTOGRAPHEIN - NÚCLEO DE PESQUISA EM FOTOGRAFIA E EDUCAÇÃO (UFPel/CNPq). 2018. Fotografia.

4.
SIRTOLI, G. S.; BRANDAO, C. M. M. ; CARRARA, D. F. N. . 'ENTRE CISNES E CINZAS' - produção audiovisual com improvisação musical ao vivo. Vinculado ao projeto de pesquisa DO PINCEL AO PIXEL: SOBRE A (RE)APRESENTAÇÃO DE SUJEITOS/MUNDO EM IMAGENS, e ao PHOTOGRAPHEIN - NÚCLEO DE PESQUISA EM FOTOGRAFIA E EDUCAÇÃO (UFPel/CNPq). 2018. Vídeo.

5.
BRANDAO, C. M. M. ; COSTA, I. F. ; SIRTOLI, G. S. ; CAMPOS, H. D. B. ; ARAÚJO, T. B. ; CARRARA, D. F. N. ; SOARES, A. C. S. . REVISITANDO MULHERES IMAGINADAS Lambe coletivo (Pelotas), vinculado ao projeto de pesquisa DO PINCEL AO PIXEL: SOBRE AS (RE)APRESENTACOES DE SUJEITOS/MUNDO EM IMAGENS, ao PHOTOGRAPHEIN:NUCLEO DE PESQUISA EM FOTOGRAFIA E EDUCAÇÃO (UFPEL/cnpq).. 2017. Intervenção Urbana.

6.
BRANDAO, C. M. M. ; SIRTOLI, G. S. ; COSTA, I. F. ; CARRARA, D. F. N. ; CAMPOS, H. D. B. ; SOARES, A. C. S. . REVISITANDO MULHERES IMAGINADAS Lambe coletivo (Cassino), vinculado ao projeto de pesquisa DO PINCEL AO PIXEL: SOBRE AS (RE)APRESENTACOES DE SUJEITOS/MUNDO EM IMAGENS, ao PHOTOGRAPHEIN:NUCLEO DE PESQUISA EM FOTOGRAFIA E EDUCAÇÃO (UFPEL/cnpq).. 2017. Intervenção Urbana.

7.
SIRTOLI, G. S.. 'A Biblioteca em Retratos' - Fotografia (Intervenção artistica: ENCONTROS: CAÇA AOS TESOUROS-POSTAIS), Experiência Bibliotheca: aproximações infra-ordinárias - UFPel, vinculado ao projeto de pesquisa DO PINCEL AO PIXEL: SOBRE A (RE)APRESENTAÇÃO DE SUJEITOS/MUNDO EM IMAGENS, e ao PHOTOGRAPHEIN - NÚCLEO DE PESQUISA EM FOTOGRAFIA E EDUCAÇÃO (UFPel/CNPq). 2016. Fotografia.

8.
BRANDAO, C. M. M. ; SIRTOLI, G. S. ; COSTA, I. F. ; MENUZZI, P. B. ; CARRARA, D. F. N. ; BITTENCOURT, L. B. ; CAMPOS, L. M. . Ação Artística coletiva CASA SAGRADA, IMAGEM/PALAVRA PROFANA, (Experiência Bibliotheca: aproximações infra-ordinárias - UFPel) vinculada ao projeto de pesquisa DO PINCEL AO PÍXEL: sobre as (re)apresentações de sujeitos/mundo em imagens, e ao PHOTOGRAPHEIN - NÚCLEO DE PESQUISA EM FOTOGRAFIA E EDUCAÇÃO (UFPel/CNPq).. 2016. Performance.

9.
BRANDAO, C. M. M. ; SIRTOLI, G. S. ; COSTA, I. F. ; CAMPOS, L. M. ; BITTENCOURT, L. B. . Intervenção Urbana (Lambes) - (RE)EXISTÊNCIA.DO PINCEL AO PIXEL: SOBRE AS (RE)APRESENTAÇÕES DE SUJEITOS/MUNDO EM IMAGENS, e ao PHOTOGRAPHEIN - NÚCLEO DE PESQUISA EM FOTOGRAFIA E EDUCAÇÃO (UFPel/CNPq).. 2016. Intervenção Urbana.

Outras produções artísticas/culturais
1.
SIRTOLI, G. S.. Arlinda Nunes: A trajetória de uma artista e sua atuação nas Artes Plásticas de Pelotas (Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo - MALG). 2017 (Colaboração em Exposição).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Congresso Internacional Walter Benjamin. Personalidade sem Aura: Imagens da arte na era de sua reprodutibilidade técnica. 2018. (Congresso).

2.
I Encontro Do Pincel ao Píxel: Imagens em Debate. 2018. (Encontro).

3.
II Simpósio A Questão do Estético. 2018. (Simpósio).

4.
Intervenção artística: ENCONTROS: CAÇA AOS TESOUROS-POSTAIS - Férias em Hogwarts.. Marcas da Infância na Bibliotheca. 2018. (Exposição).

5.
Intervenção artística: ENCONTROS: CAÇA AOS TESOUROS-POSTAIS - Semana do Patrimônio em Pelotas.. A Bibliotheca em Retratos.. 2018. (Exposição).

6.
NINHOS, CONCHAS E OUTRAS REDONDICES - Coletiva Fotográfica (Museu Histórico da Bibliotheca Pública Pelotense). 'Microcosmo' - Fotografia. 2018. (Exposição).

7.
Scratch Day Pelotas 2018.Oficina sobre Arte Postal. 2018. (Outra).

8.
V Congresso de Extensão e Cultura (CEC) - UFPel. O VER E O OLHAR: A FOTOGRAFIA COMO PROPULSORA DE REFLEXÕES ACERCA DA PRODUÇÃO DE IMAGENS. 2018. (Congresso).

9.
XVI Seminário de História da Arte - UFPel.A Censura e o Queer no âmbito das Artes Visuais. 2018. (Seminário).

10.
XXVII Congresso de Iniciação Científica (CIC) - UFPel. DO PINCEL AO PÍXEL: SOBRE AS (RE)APRESENTAÇÕES DE SUJEITOS/MUNDO EM IMAGENS. 2018. (Congresso).

11.
13th Women's Worlds (WW) Congress & Fazendo Gênero 11.Gênero e fotografia: do dadaísmo à contemporaneidade. 2017. (Seminário).

12.
Ciclo de Debates: DILEMAS E EXPECTATIVAS ACERCA DO SER PROFESS@R: FORMAÇÃO OU FORMATURA?.A FOTOGRAFIA E A ARTE POSTAL COMO OBJETOS DE REFLEXÃO DENTRO DA REALIDADE ESCOLAR. 2017. (Outra).

13.
III Seminário Internacional de Ensino da Arte.O OLHAR FOTOGRÁFICO COMO POTÊNCIA CRÍTICA NA SALA DE AULA. 2017. (Seminário).

14.
I Seminario Internacional de Investigación en Arte y Cultura Visual.O ROUBO DA MONA LISA: UMA ANÁLISE DA IMAGEM NA ÉPOCA DE SUA REPRODUTIBILIDADE DIGITAL. 2017. (Seminário).

15.
IV Congresso de Extensão e Cultura (CEC) - UFPel. A FOTOGRAFIA E A ARTE POSTAL COMO OBJETOS DE REFLEXÃO DENTRO DA REALIDADE ESCOLAR. 2017. (Congresso).

16.
IV Encontro História, Imagem e Cultura Visual ANPUH-RS..A Imagem e sua reprodutibilidade digital: de Mona Lisa à Che Guevara. 2017. (Encontro).

17.
XV Seminário de História da Arte - UFpel.FOTOGRAFIA, ARTE E CRÍTICAS SOCIAIS: DA POP À CONTEMPORANEIDADE. 2017. (Seminário).

18.
XXVI Congresso de Iniciação Científica (CIC) - UFPel. A CENSURA NO MUNDO DAS ARTES VISUAIS E OS REFLEXOS NA CONTEMPORANEIDADE. 2017. (Congresso).

19.
Casa Sagrada, Imagem/Palavra Profana - Ação Artística..CASA SAGRADA, IMAGEM/PALAVRA PROFANA. 2016. (Outra).

20.
Fotografia com Pipoca apresenta Blow UP: a Fotografia entre o Real e o Imaginado. 2016. (Outra).

21.
Intervenção: ENCONTROS: CAÇA AOS TESOUROS-POSTAIS)..A Biblioteca em Retratos. 2016. (Outra).

22.
XXV Congresso de Iniciação Científica (CIC) - UFPel. ANDY WARHOL: ANOTAÇÕES SOBRE UM FOTÓGRAFO ARTISTA. 2016. (Congresso).

23.
Marilyn Monroe: Mito Eterno. 2012. (Outra).

24.
Olimpíada Ambiental de Caxias do Sul. 2012. (Olimpíada).

25.
13º Mostra de Teatro Estudantil de Caxias do Sul. 2009. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SIRTOLI, G. S.; BRANDAO, C. M. M. ; DIAS, V. C. . ENCONTROS: CAÇA AOS TESOUROS POSTAIS Semana do Patrimônio em Pelotas (organização de Intervenção artística). Atividade vinculada ao projeto de pesquisa DO PINCEL AO PIXEL: SOBRE A (RE)APRESENTAÇÃO DE SUJEITOS/MUNDO EM IMAGENS, e ao PHOTOGRAPHEIN - NÚCLEO DE PESQUISA EM FOTOGRAFIA E EDUCAÇÃO (UFPel/CNPq).. 2018. (Outro).

2.
SIRTOLI, G. S.; BRANDAO, C. M. M. . LUZ E POESIA: A FOTOGRAFIA CIENTÍFICA ATRAVÉS DOS OLHARES DO ENSINO FUNDAMENTAL (Organização de Exposição Artística). Atividade vinculada ao projeto de pesquisa DO PINCEL AO PIXEL: SOBRE A (RE)APRESENTAÇÃO DE SUJEITOS/MUNDO EM IMAGENS, e ao PHOTOGRAPHEIN - NÚCLEO DE PESQUISA EM FOTOGRAFIA E EDUCAÇÃO (UFPel/CNPq).. 2018. (Exposição).

3.
SIRTOLI, G. S.; BRANDAO, C. M. M. ; DIAS, V. C. ; COSTA, I. F. . Fotografia com Pipoca (Sessões de Cinema Comentadas no Auditório da FAUrB). Atividade vinculada ao projeto de pesquisa DO PINCEL AO PIXEL: SOBRE A (RE)APRESENTAÇÃO DE SUJEITOS/MUNDO EM IMAGENS, e ao PHOTOGRAPHEIN - NÚCLEO DE PESQUISA EM FOTOGRAFIA E EDUCAÇÃO (UFPel/CNPq).. 2018. (Outro).

4.
SIRTOLI, G. S.; BRANDAO, C. M. M. ; CARRARA, D. F. N. ; COSTA, I. F. . NINHOS, CONCHAS E OUTRAS REDONDICES - Coletiva Fotográfica. Atividade vinculada ao projeto de pesquisa DO PINCEL AO PIXEL: SOBRE A (RE)APRESENTAÇÃO DE SUJEITOS/MUNDO EM IMAGENS, e ao PHOTOGRAPHEIN - NÚCLEO DE PESQUISA EM FOTOGRAFIA E EDUCAÇÃO (UFPel/CNPq). (Museu Histórico da Bibliotheca Pública Pelotense). 2018. (Exposição).

5.
BRANDAO, C. M. M. ; CARRARA, D. F. N. ; SIRTOLI, G. S. . I Encontro DO PINCEL AO PIXEL: IMAGENS EM DEBATE. 2018. (Outro).

6.
SIRTOLI, G. S.. Colaborador das atividades do projeto de extensão 'Fotografia com Pipoca'. Atividade vinculada ao projeto de pesquisa DO PINCEL AO PIXEL: SOBRE A (RE)APRESENTAÇÃO DE SUJEITOS/MUNDO EM IMAGENS, e ao PHOTOGRAPHEIN - NÚCLEO DE PESQUISA EM FOTOGRAFIA E EDUCAÇÃO (UFPel/CNPq).. 2017. (Outro).

7.
SIRTOLI, G. S.; BRANDAO, C. M. M. . Casa Sagrada, Imagem/Palavra Profana (Organização de Ação Artística). Atividade vinculada ao projeto de pesquisa DO PINCEL AO PIXEL: SOBRE A (RE)APRESENTAÇÃO DE SUJEITOS/MUNDO EM IMAGENS, e ao PHOTOGRAPHEIN - NÚCLEO DE PESQUISA EM FOTOGRAFIA E EDUCAÇÃO (UFPel/CNPq).. 2016. (Outro).

8.
BRANDAO, C. M. M. ; COSTA, I. F. ; SIRTOLI, G. S. . ENCONTROS: Caça aos Tesouros Postais (Organização de Intervenção Artística). Atividade vinculada ao projeto de pesquisa DO PINCEL AO PIXEL: SOBRE A (RE)APRESENTAÇÃO DE SUJEITOS/MUNDO EM IMAGENS, e ao PHOTOGRAPHEIN - NÚCLEO DE PESQUISA EM FOTOGRAFIA E EDUCAÇÃO (UFPel/CNPq).. 2016. (Outro).

9.
SIRTOLI, G. S.. Colaborador das atividades do projeto de extensão 'Fotografia com Pipoca'. Atividade vinculada ao projeto de pesquisa DO PINCEL AO PIXEL: SOBRE A (RE)APRESENTAÇÃO DE SUJEITOS/MUNDO EM IMAGENS, e ao PHOTOGRAPHEIN - NÚCLEO DE PESQUISA EM FOTOGRAFIA E EDUCAÇÃO (UFPel/CNPq).. 2016. (Outro).

10.
BRANDAO, C. M. M. ; SIRTOLI, G. S. ; COSTA, I. F. ; DIAS, V. C. ; CARRARA, D. F. N. . Mesa Redonda "GO WEST: Imigrantes que transformaram Hollywood", atividade relacionada ao projeto de pesquisa DO PINCEL AO PÍXEL: sobre a (re)apresentação de sujeitos/mundo em imagens, vinculado ao PhotoGraphein - Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação. 2015. (Outro).



Outras informações relevantes


Em 2018, foi contemplado com uma bolsa do programa Santander Ibero-Americanas para realizar período de mobilidade acadêmica no curso de Mestrado em Criação Artística Contemporânea da Universidade de Aveiro, Portugal.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 4:43:05