Doris Regina Mieth Dal Magro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9917774371628760
  • Última atualização do currículo em 13/10/2018


Possui Mestrado em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste (2018). Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2002) e bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1995). Cursou Especialização em Lingua, Literatura e Ensino (2009), pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Trabalha como professora de Português na Secretaria de Educação do Estado do Paraná desde 2005. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Doris Regina Mieth Dal Magro
Nome em citações bibliográficas
DAL MAGRO, Dóris R. M.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: Textos de alunos do Ensino Fundamental: realidade, desafios e alternativas na constituição da autoria,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Rita Decarli Bottega.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2008 - 2009
Especialização em Lingua, Literatura e Ensino. (Carga Horária: 382h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: Como orientar o aluno a escrever um bom texto.
1998 - 2002
Graduação em Letras.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Orientador: Rita Maria Bottega.
1990 - 1995
Graduação em Administração.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora



Projetos de extensão


2018 - Atual
Práticas pedagógicas inovadoras para o ensino de Língua Portuguesa e Literatura: uma constribuição à formação docente inicial.
Descrição: O projeto tem como objetivo a formação dos alunos do 4º ano de Letras e demais participantes, por meio do contato com experiências pedagógicas inovadoras para ensino de Língua Portuguesa. O projeto será desenvolvido por meio da realização de sete encontros, todos abordando temas relevantes e interessantes para o ensino de Língua Portuguesa.Os encontros contarão com a presença de professores da rede ensino, com formação específica na área e com larga experiência, que farão a exposição de experiências pedagógicas exitosas em Língua Portuguesa e que já foram desenvolvidas com os seus alunos: uso da plataforma Skoob, google docs, escrita e reescrita, projetos pedagógicos inovadores e alternativos, conforme cronograma previamente encaminhado. Os encontros ocorrerão nas sextas-feiras, no bimestre final do ano letivo, na universidade, com duração de 2 horas cada um, mais um encontro de avaliação (15 horas no total) e envolverá a participação de seis professores da rede de ensino. Espera-se, além de atingir os objetivos elencados para o projeto, fomentar a aproximação da universidade com as escolas envolvidas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (3) .
Integrantes: Doris Regina Mieth Dal Magro - Integrante / Rita Maria Decarli Bottega - Coordenador / Vera Beatriz Pagnussati - Integrante / Luciana Alves Bonfim - Integrante / Fernanda Maria Muller Gehring - Integrante / Miriam Schröder - Integrante / Isabel Mattei - Integrante / Lucilene Schor - Integrante / Alice Stenzel - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Proficiencia em Lingua Espanhola, Program de Ensino de Linguas PEL/Unioeste.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DAL MAGRO, Dóris R. M.2017 DAL MAGRO, Dóris R. M.; BOTTEGA, R. M. D. . O ensino da escrita no ensino fundamental: relato de uma experiência pedagógica. LEIA ESCOLA (UFCG), v. 17, p. 73-90, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
DAL MAGRO, Dóris R. M.. Leitura, escrita e a mediação docente na constituição da autoria dos estudantes. In: Ivan Vale de Souza. (Org.). Língua portuguesa, linguagem e linguística. 123ed.Ponta Grossa - Paraná: Atena Editora, 2018, v. 2, p. 001-233.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DAL MAGRO, Dóris R. M.. Leitura, escrita e a mediação docente na constituição da autoria dos estudantes. In: III Seminario Internacional e IV Congresso Nacional em Estudos da Linguagem (SNEL), 2018, Cascavel. III Seminario Internacional e IV Congresso Nacional em Estudos da Linguagem (SNEL), 2018.

2.
DAL MAGRO, Dóris R. M.. Produção escrita e processos fonológicos: desafios para professores e alunos. In: 19ª Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários 'Leitura: perspectivas e desafios', 2017, Marechal Cândido Rondon, PR.. Anais da 19ª Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literarios, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DAL MAGRO, Dóris R. M.. A autoria na produção de textos dos alunos do Ensino Fundamental. In: Congresso Internacional de Trabalho e Educação, 2016, Foz do Iguaçu-Pr. Atuais Desafios dos trabalhadores da educação: utopias possiveis. Matelândia-PR: Gráfica Matelândia, 2016. v. 1. p. 01-80.

Apresentações de Trabalho
1.
DAL MAGRO, Dóris R. M.. Textos de alunos da educação básica: realidade, desafios e alternativas na constituição da autoria. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
DAL MAGRO, Dóris R. M.. III Simposio do Mestrado Profissional em Letras-Profletras. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
DAL MAGRO, Dóris R. M.. Producao escrita e processos fonológicos: desafio para professores e alunos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
DAL MAGRO, Dóris R. M.. Os textos de alunos da educação básica e a autoria. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
DAL MAGRO, Dóris R. M.. Leitura, escrita e a mediação docente na constituição da autoria dos estudantes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
DAL MAGRO, Dóris R. M.. Congresso Internacional de Trabalho e Educação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
DAL MAGRO, Dóris R. M.. Proposta e Critérios de Correção da Redação do Vestibular da Unioeste: Teoria e Práxis. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
DAL MAGRO, Dóris R. M.. Banca Permanente de Correção de Redações do Concurso Vestibular da Unioeste. 2014. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
19ª Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários "Leitura: perspectivas e desafios".Producao escrita e processos fonológicos: desafio para professores e alunos. 2017. (Outra).

2.
II Congresso Nacional do Profletras. A autoria nos textos de alunos do Ensino Fundamental. 2017. (Congresso).

3.
III Seminário Internacional e IV Congresso Nacioanal em Estudos da Linguagem (SNEL). Leitura, escrita e a mediação docente na constituição da autoria dos estudantes. 2017. (Congresso).

4.
Congresso Internacional de Trabalho e Educação. A autoria na produção de textos dos alunos do Ensino Fundamental. 2016. (Exposição).

5.
Formação em Ação-SEED-PR. 2016. (Oficina).

6.
III Simposio do Profletras Unioeste.A autoria na produção de textos dos alunos do Ensino Fundamental. 2016. (Simpósio).

7.
Simposio Sobre Formação Docente e Producao do Conhecimento. 2016. (Simpósio).

8.
Curso de Extensao/Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio. 2015. (Encontro).

9.
Dialogos e Reflexoes para práticas pedagógicas efetivas na educaçao das relações etnico-raciais. 2015. (Encontro).

10.
Formação em Ação-SEED-PR. 2015. (Oficina).

11.
XV Seminario de Extensão da Unioeste. 2015. (Seminário).

12.
Curso de Extensao/Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio. 2014. (Outra).

13.
Curso de Prevençao do uso de drogas para educadores de escolas publicas úlbi. 2014. (Oficina).

14.
Curso Disseminadores de Educação Fiscal. 2014. (Outra).

15.
Grupo de Trabalho em Rede- Educação, Tecnologia, Ensino. 2014. (Outra).

16.
Avaliaçao e Planejamento Educacional: por uma educação de qualidade. 2013. (Oficina).

17.
Encontro de formaçao das equipes multidisciplinares. 2013. (Oficina).

18.
Grupo de Trabalho em Rede- Educação, Tecnologia, Ensino. 2013. (Outra).

19.
Educacao, diversidade e inclusao. 2012. (Outra).

20.
IV Fórum das Licenciaturas. 2012. (Encontro).

21.
14ª JELL As linguas em diálogos/perspectivas e desafios na atualidade. 2011. (Congresso).

22.
O valor da escola pública. 2011. (Encontro).

23.
As necessidades da escola a partir de seus limites e avanços. 2010. (Oficina).

24.
Disseminação da Política Curricular e de Gestão Escolar da SEED-PR. 2010. (Oficina).

25.
Grupo de Trabalho em Rede- Educação, Tecnologia, Ensino. 2010. (Outra).

26.
Seminario Integrado de drogas, evasão, indisciplina e violencia nas e escolas. 2010. (Oficina).

27.
Disseminação da Política Curricular e de Gestão Escolar da SEED-PR. 2009. (Oficina).

28.
Estudos para Discussão sobre o processo de ensino aprendizagem. 2009. (Oficina).

29.
11ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. 2008. (Simpósio).

30.
Curso de Formação Continuada/Unioeste-PR. 2008. (Encontro).

31.
Grupo de Trabalho em Rede- Educação, Tecnologia, Ensino. 2008. (Outra).

32.
O currículo frente as deafios educacionais contemporâneos. 2008. (Oficina).

33.
II Simposio Estadual de Lingua Portuguesa. 2006. (Simpósio).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 12:38:53