Renata Portela de Abreu

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9964524193271198
  • Última atualização do currículo em 07/12/2018


Acadêmica do curso de Engenharia Mecânica no Instituto Federal do Piauí. Participou da Equipe Sol do Equador, projeto de extensão desenvolvido no IFPI para representar a instituição na competição SAE Brasil Aerodesign, através da qual adquiriu conhecimentos sobre o projeto estrutural de aeronaves e desenvolveu pesquisa cientifica sobre o comportamento mecânico de materiais compósitos. Atualmente, desenvolve pesquisas na área de energias renováveis, com enfoque em energia eólica e hidrocinética. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renata Portela de Abreu
Nome em citações bibliográficas
ABREU, R. P.


Formação acadêmica/titulação


2014
Graduação em andamento em Engenharia Mecânica.
Instituto Federal do Piauí, IFPI, Brasil.
2011 - 2013
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Antoine Lavoisier, IAL, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Introdução ao CLP. (Carga horária: 8h).
Instituto Federal do Piauí, IFPI, Brasil.
2015 - 2015
Computação Numérica em MATLAB. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal do Piauí, IFPI, Brasil.
2015 - 2015
Desenho Assistido por Computador em SOLIDWORKS - Nível 3. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal do Piauí, IFPI, Brasil.
2015 - 2015
Introdução ao MATLAB. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal do Piauí, IFPI, Brasil.
2015 - 2015
Desenho Assistido por Computador em SOLIDWORKS - Nível 2. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal do Piauí, IFPI, Brasil.
2015 - 2015
Desenho Assistido por Computador em SOLIDWORKS - Nível 1. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal do Piauí, IFPI, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Piauí, IFPI, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO (PIBIC IT)

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12
Outras informações
Monitoria da disciplina de Álgebra Vetorial e Geometria Analítica do curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2017 - 2018
PROJETO DE UMA TURBINA PARA GERAÇÃO DE ENERGIA HIDROCINÉTICA APLICADA AO RIO PARNAÍBA
Descrição: A geração de energia por turbinas hidrocinéticas é absolutamente renovável, e consiste na transformação da energia cinética contida na correnteza de rios e mares em rotação de um eixo que, por sua vez, aciona um gerador elétrico. Este trabalho consiste em projetar uma turbina hidrocinética para produzir energia elétrica com o máximo de eficiência possível, a partir do potencial energético que o rio Parnaíba é capaz de fornecer. Para isso, será inicialmente realizada uma pesquisa acerca das características do rio relacionadas ao estudo. Em seguida, será feita uma revisão bibliográfica aprofundada sobre mecânica dos fluidos para a realização do projeto conceitual, e também sobre dimensionamento de turbomáquinas e análises com fluidodinâmica computacional para desenvolver a modelagem e analisar o projeto detalhado. Desta forma, serão analisadas as possibilidades de emprego da energia gerada a partir do projeto final da turbina, e indicadas as que mais se adequam às necessidades do estado do Piauí. Além disso, este projeto se configura o início de uma pesquisa para a disseminação da implantação efetiva da produção de energia hidrocinética a nível estadual..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
ESTUDO DE COMPÓSITOS (DO TIPO PAINEL EM SANDUÍCHE) APLICADOS A AERONAVES NÃO TRIPULADAS

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Abimael Lopes de Melo em 14/09/2018.
Descrição: Trata-se de um estudo comparativo de materiais para a obtenção de um compósito, com boas propriedades mecânicas, para a implantação em aeronaves não tripuladas. Desta forma, o presente trabalho utiliza de duas formas de teste: simulação computacional e ensaios em laboratório. A primeira, através do software ANSYS e a segunda, no Laboratório de Materiais do IFPI. O compósito desejado é do tipo Painel em Sanduíche, e será escolhido a partir da melhor combinação de núcleo e revestimento, com a matriz polimérica resina epóxi. Dentre os materiais de núcleo estão Madeira Balsa, Honeycomb e Espuma de PVC; e os revestimentos analisados serão Fibra de Carbono, de Aramida e de Vidro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - 2018
Projeto SAE IFPI AeroDesign
Descrição: Este projeto tem como principal finalidade estimular a pesquisa e o desenvolvimento científico na área de Engenharia Aeronáutica, e, consequentemente, disseminar os conhecimentos obtidos no meio acadêmico e na sociedade. O projeto oferece uma oportunidade única aos estudantes envolvidos, organizados em equipes, de desenvolverem um projeto aeronáutico em todas as suas etapas, desde a concepção, detalhamento do projeto, construção e testes, até colocá-lo efetivamente à prova diante de outros projetos congêneres. Os estudantes são levados a desenvolverem aptidões importantes em suas futuras carreiras: liderança, espírito de equipe, planejamento e capacidade de vender projetos e ideias. Além de fomentar a pesquisa científica, o projeto permite aos integrantes do projeto participar da Competição Nacional SAE Brasil AeroDesign, com uma aeronave cargueira rádio controlada, que seja o mais otimizada possível em todos os aspectos da missão, por meio de soluções de projeto criativas, inovadoras e multidisciplinares, que satisfaçam os requisitos e restrições impostas pelo regulamento da competição. O projeto traz problemas desafiadores e conhecimentos técnicos na área de Engenharia Aeronáutica para os alunos do curso de Engenharia Mecânica.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Certificado de Honra ao Mérito, Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
ABREU, R. P.; OLIVEIRA, D. P. C. ; SOUSA, P. A. S. ; MELO, A. L. . Análise do comportamento de compósitos sanduíche com núcleo de madeira balsa mediante ensaio de dobramento três pontos. Engenharias mecânica e industrial: Projetos e Fabricação. 1ed.: , 2018, v. , p. 37-.

2.
CORREIA, V. H. L. ; ABREU, R. P. ; SOARES, R. A. L. . Metodologia para o projeto de um rotor eólico para instalação em turbina de baixa demanda. In: Paulo Roberto Megna Francisco; Gisele Herbst Vazquez; Laerte Marques da Silva;. (Org.). CIÊNCIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA: Coletânea de Publicações 2018. 1ed.Campina Grande: EPGRAF, 2018, v. 1, p. 122-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CORREIA, V. H. L. ; ABREU, R. P. ; SOARES, R. A. L. . METODOLOGIA PARA O PROJETO DE UM ROTOR EÓLICO PARA INSTALAÇÃO EM TURBINA DE BAIXA DEMANDA. In: Congresso Técnico Científico de Engenharia e Agronomia, 2018, Maceió. CONTECC, 2018.

2.
CORREIA, V. H. L. ; ABREU, R. P. ; SOUSA, P. A. S. ; OLIVEIRA, D. P. C. . ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE COMPÓSITOS (DO TIPO PAINEL SANDUÍCHE) DIANTE DE ENSAIOS DE DOBRAMENTO TRÊS PONTOS. In: Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2018, Olinda. XII CONNEPI, 2018.

3.
ABREU, R. P.; CORREIA, V. H. L. ; SOARES, R. A. L. ; SOUSA, P. A. S. ; OLIVEIRA, D. P. C. . DIMENSIONAMENTO DE UM ROTOR HIDROCINÉTICO ATRAVÉS DO MÉTODO BEM PARA APLICAÇÃO EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS. In: Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2018, Olinda. XII CONNEPI, 2018.

4.
OLIVEIRA, D. P. C. ; ABREU, R. P. ; SOUSA, P. A. S. ; MELO, A. L. . ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE COMPÓSITOS SANDUÍCHE COM NÚCLEO DE MADEIRA BALSA MEDIANTE ENSAIO DE DOBRAMENTO TRÊS PONTOS. In: XXIII Congresso Nacional dos Estudantes de Engenharia Mecânica, 2016, Teresina. CREEM, 2016.

5.
CAMPOS, L. C. ; ABREU, R. P. . ANÁLISE DE TENSÃO EM PAINÉIS SANDUÍCHE COM NÚCLEO DE ESPUMA PVC PARA IMPLANTAÇÃO EM UM PROJETO DE AERODESIGN. In: XXIII Congresso Nacional dos Estudantes de Engenharia Mecânica, 2016, Teresina. CREEM, 2016.

6.
SOUSA FILHO, J. A. C. ; ABREU, R. P. ; FORTES, A. F. C. ; XAVIER, A. C. G. . ANÁLISE DE TRAÇÃO EM PAINÉIS SANDUÍCHE COM NÚCLEO DE MADEIRA BALSA PARA APLICAÇÃO INDUSTRIAL. In: IX Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica, 2016, Fortaleza. CONEM, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, D. P. C. ; ABREU, R. P. ; SOUSA, P. A. S. ; MELO, A. L. . ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE COMPÓSITOS SANDUÍCHE COM NÚCLEO DE MADEIRA BALSA MEDIANTE ENSAIO DE DOBRAMENTO TRÊS PONTOS.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CAMPOS, L. C. ; ABREU, R. P. . ANÁLISE DE TENSÃO EM PAINÉIS SANDUÍCHE COM NÚCLEO DE ESPUMA PVC PARA IMPLANTAÇÃO EM UM PROJETO DE AERODESIGN. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
ABREU, R. P.; SOUSA, P. A. S. ; OLIVEIRA, D. P. C. . Introdução aos Materiais Compósitos Reforçados com Fibras. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
75° Semana Oficial de Engenharia e Agronomia - SOEA. 2018. (Congresso).

2.
Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia. 2018. (Congresso).

3.
Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica (CREEM). ANÁLISE DE TENSÃO EM PAINÉIS SANDUÍCHE COM NÚCLEO DE ESPUMA PVC PARA IMPLANTAÇÃO EM UM PROJETO DE AERODESIGN. 2016. (Congresso).

4.
SAE Brasil Aerodesign.Equipe Sol do Equador IFPI. 2016. (Outra).

5.
Shell Eco-marathon. 2016. (Outra).

6.
SAE Brasil Aerodesign.Equipe Sol do Equador IFPI. 2015. (Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 11:00:34